segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE CONVIDA PEEMEDEBISTAS PARA ENCONTRO EM BRASÍLIA-DF

Em nome do presidente nacional do PMDB (em exercício), Senador Valdir Raupp, convido os peemedebistas mineiros para o Fórum Nacional "O PMDB e os Municípios - Cidade - Cidadania - Cidadão" a realizar-se dia 15/09/2011, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília - DF.

Buscaremos, nesse fórum partidário, subsídios para a estratégia eleitoral de nossa legenda para as eleições municipais de 2012, fato que por si só revela a importância de sua participação.
Contamos com sua presença.
Cordialmente,

Antônio Andrade

Presidente do PMDB-MG

Deputado federal

REFORMA POLÍTICA

A Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados deu prazo até amanhã terça-feira (13), para que os deputados federais apresentem, no colegiado, emendas ao anteprojeto do deputado Henrique Fontana (PT-RS). Com isso, a votação do relatório final foi transferida para o dia 21 deste mês. Os prazos anteriores eram os dias 9 e 14 de setembro, respectivamente. Para debater o anteprojeto, os deputados continuaram a marcar divergência em relação ao anteprojeto de Fontana.

Um dos mais incisivos foi o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que cobrou a coincidência de mandatos, a janela para mudança partidária e mudanças nas regras das federações partidárias e financiamento público apenas para a lista fechada preordenada. Em relação à coincidência de mandatos, o deputado do Piauí sugeriu que os mandatos dos prefeitos e vereadores eleitos em 2012 sejam de apenas dois anos, para que haja a coincidência, em 2015, da posse de todos os cargos eletivos obtidos em 2014.

PSD NA EXPECTATIVA DO TSE

O Jornal Valor Econômico circulou com a informação de que quatro novos partidos aguardam julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 7 de outubro para disputarem a eleição de 2012. A lei que determina que, para participar da eleição, o candidato deve estar filiado na legenda, no mínimo, um ano antes do dia da votação. Se todos forem aprovados, o Brasil passará a ter 31 partidos políticos oficialmente registrados.

Tentam o aval do TSE o Partido Social Democrático (PSD), articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o Partido Pátria Livre (PPL), formado pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro, grupo que participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, durante a ditadura militar; o Partido dos Servidores Públicos e da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB), formado inicialmente por funcionários públicos de Goiás (GO); e o Partido Democrático da Vida Social (PDVS), criado no Rio de Janeiro. Os quatro partidos ingressaram com lista assinada por, no mínimo, 492 mil eleitores a favor da criação do partido. O número, que representa 0,5% do total de eleitores do país, é o mínimo exigido pela legislação para formar uma legenda e precisa estar dividido entre nove Estados.

PMDB REALIZARÁ GRANDE ENCONTRO EM BRASÍLIA-DF

PMDB fará em Brasília, na próxima quinta(15) um encontro da Cúpula sem a presença da presidente Dilma Rousseff.

Pretende-se reunir num auditório mais de 2 mil lideranças –de vereadores ao vice-presidente Michel Temer; de congressistas a governadores e ministros.

O encontro ocorre 11 dias após o Congresso do PT, no qual a cúpula da legenda de Dilma teve de barrar no voto proposta que vetava alianças com o PMDB no ano que vem.

O partido de Temer organizou sua pajelança no formato de seminário. Chama-se “O PMDB e os Municípios.”

Vai durar uma tarde inteira e desaguará num coquetel. Na sessão de abertura, falam os caciques. Entre eles Temer, Renan Calheiros, José Sarney e Henrique Alves.

Depois, haverá quatro painéis. Em pelo menos dois deles, escalaram-se expositores com ideias distanciadas dos interesses do Planalto.

ENSINO PÚBLICO EM BAIXA NO ENEM

Responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.

No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é “intolerável” e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.

Os resultados de cada escola estarão disponíveis para consulta na manhã de hoje (12) no site do Inep.

INTERNET RÁPIDA NO CELULAR

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o governo já autorizou investimentos de R$ 200 milhões na infraestrutura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com o objetivo de oferecer internet rápida pelo celular.

No programa semanal "Café com a Presidenta", ela explicou que a ideia é que brasileiros e turistas possam ter acesso à transmissão de voz e de imagens de alta qualidade pelo telefone móvel, no país.