sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEGUNDO O JORNALISTA CLAUDIO HUMBERTO: SERRA EM CONFLITO NO PSDB

O ex-governador paulista José Serra tem enfrentado dificuldades para reunir um número significativo de políticos do PSDB que, liderados por ele, realizem filiação coletiva ao Partido Popular Socialista (PPS). A “janela” para a mudança, sem risco de perder mandato, será a fusão ao Partido Municipalista Nacional (PMN), a pretexto de “criar” uma terceira agremiação. Serra tem menos aliados que imaginava, no PSDB.
Daqui não saio
Nem mesmo aliados fiéis como o senador Aloysio Nunes (SP) topam se juntar a aventura de José Serra no PPS: “Do PSDB eu não saio”.
Trio ternura
Por trás do insucesso de Serra estão três tucanos ilustres convencendo “serristas” a ficarem no PSDB: FHC, Geraldo Alckmin e Aécio Neves.
Manobra?
Há tucanos que não acreditam que Serra saia do PSDB para presidir o PPS. Seria uma manobra para se valorizar e enfraquecer Aécio Neves.

LULA QUESTIONA O MONOPÓLIO DA MÍDIA NO BRASIL

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou na noite desta quinta-feira, durante debate no prédio do Mercosul, em Montedivéu, o monopólio dos meios de comunicação como um dos principais desafios dos governos latino-americanos. Durante o seminário “Transformações em risco? Perspectivas e tensões do progressismo na América Latina”, de que também participaram presidente do Uruguai, José Pepe Mujica e o secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), Victor Báez, Lula destacou que "não pode haver um monopólio dos meios de comunicação".

Segundo o ex-presidente brasileiro, "esse é um tema extremamente delicado e que tem que ser debatido em vários países". "Outro dia eu vi o [presidente Barack] Obama se queixando dos meios de comunição nos Estados Unidos. Se você vai na Alemanha, você ouve a Angela Merkel se queixar de alguns setores da imprensa", comentou. "No Brasil, nós temos nove famílias que determinam praticamente todo o poderio dos meios de comunicação", destacou Lula, acrescentando que "não é fácil mudar" esse cenário.

"Fizemos uma grande conferência, no Brasil, de que participaram milhares de pessoas e aprovamos um programa que agora está sendo discutido no Ministério das Comunicações para ver como se encaminha o debate para a sociedade avançar", lembrou Lula. "Porque nós queremos avançar, não queremos polemizar. O que nós queremos é provar que uma legislação que tem uma regulação feita em 1962 não vale para 2013. Não vale porque a gente não tinha um terço das coisas que nós temos hoje", explicou.

EX-PREFEITOS SENDO LEMBRADOS: JÁ OS ATUAIS?

Uma pesquisa deve circular em breve em Vazante, Guarda-Mór e Lagamar para avaliar os 100 dias dessas administrações. Dados preliminares aponta que ex-prefeitos já estão sendo lembrados. Já os atuais estão em situação de auto crítica..

OPOSIÇÃO TAMBÉM SE ORGANIZA PARA TOMAR O PODER DOS TUCANOS EM MINAS

Enquanto o nome da situação não é definido, partidos adversários já começam a consolidar e fortalecer a imagem de seus pré-candidatos. A ideia é sair na frente e fixar junto ao eleitorado mineiro os nomes e bandeiras de quem deve estar em campanha em outubro do ano que vem.

No PT, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, se tornou consenso até mesmo na ala de seus desafetos políticos. O ex-prefeito de Belo Horizonte participou de todas as 22 inserções do partido em propagandas partidárias que foram veiculadas entre 25 e 29 de março.

Pimentel fará palanque para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no Estado.

Já o PMDB confirmou o senador Clésio Andrade como nome para o governo na semana passada e anunciou a intenção de lançar chapa única com um peemedebista também candidato ao Senado. O mais cotado é o ex-ministro Hélio Costa.

Com o objetivo de garantir a proximidade com o PMDB até as eleições do ano que vem, o Palácio do Planalto destinou o Ministério da Agricultura ao deputado federal e então presidente da legenda em Minas, Antônio Andrade.

União. Conforme reportagem de O TEMPO, na edição de ontem, as cúpulas nacionais petista e peemedebista cogitam se juntarem no ano que vem para formar palanque único com objetivo de derrotarem os 12 anos do PSDB à frente do Palácio Tiradentes.

VICE-GOVERNADOR COLOCOU O PÉ NA ESTRADA PENSANDO NO GOVERNO DE MINAS

Criticado pelas viagens ao interior do Estado, o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), cumpriu agenda oficial fora de Belo Horizonte em quatro ocasiões em 2013.

Em duas delas esteve junto do governador Antonio Anastasia (PSDB), com quem participou de uma reunião gerencial e uma visita à barragem de Jequitaí, no Norte de Minas.

O pepista esteve ainda em Araxá, no Triângulo Mineiro, em evento para jovens empreendedores e em Ubá, na Zona da Mata, em ação de governo em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Na última segunda-feira, o vice-governador esteve em Montes Claros, na região Norte de Minas, e, ontem, em Varginha, no Sul do Estado. Pinto Coelho foi convidado pelo presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB), e pelo deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB)  dois nomes que estão na lista de indicados ao governo, mas que não oferecem resistência à candidatura de Pinto Coelho,  para participar de um seminário.

WILL NUNES: o fato do vice-governador antecipar a campanha ao governo de Minas, já começou a irritar alguns  tucanos que também pretendem ocupar a vaga de Anastasia. O perigo agora é controlar o fogo amigo.

PATOS DE MINAS-MG: PREFEITO DEU POSSE AO NOVO SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO

O Prefeito Municipal de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, deu posse, na manhã dessa sexta-feira (05), ao novo secretário de planejamento urbano e desenvolvimento econômico. O arquiteto e professor, João Paulo Alves de Faria, assumiu o cargo na vaga deixada pelo engenheiro João Vitor Caixeta.
Antes da assinatura do termo de posse, o prefeito Pedro Lucas justificou a saída de João Vitor. Segundo ele, o engenheiro pediu demissão por motivos de saúde. Ele também falou sobre a escolha do novo secretário. De acordo com o prefeito, pelo menos quatro funcionários de carreira do município foram procurados, porém preferiram não assumir o trabalho.
Eles, então, indicaram João Paulo que é graduado em arquitetura, sendo professor nos cursos de engenharia do UNIPAM e também da FPM. O novo secretário que comandará o “pulmão da administração”, como disse o prefeito, também é empresário, sendo sócio em um escritório de arquitetura e em uma loja de materiais de construção.
O novo secretário informou que vai fazer uma análise aprofundada dos projetos e convênios da prefeitura para saber o que pode ser feito. Ele ressaltou que gosta muito da cidade e vai trabalhar muito para contribuir com o desenvolvimento do município. No discurso de posse, Pedro Lucas cobrou cumprimento da carga horária e ressaltou a responsabilidade do cargo.

VAZANTE-MG: EX-VICE PREFEITO EM SINTONIA COM A COMUNIDADE

O ex-vice-prefeito de Vazante Gabriel Rosa (PSD) que chegou a ocupar o cargo de prefeito por alguns meses, disse que se sente feliz com a receptividade da população. Segundo ele depois do insucesso da campanha municipal o contato com o  povo continua sendo sempre de respeito e admiração. 

O jovem advogado Gabriel Rosa é um nome que a deve ser lembrado pela a oposição. Fiel ao grupo é um dos nomes que a população já lembra com saudade.

LULA E DILMA ANALISAM CENÁRIO POLÍTICO DE 2014

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma fizeram um raio-x das eleições presidenciais, anteontem. No Rio, a ordem é “deixar rolar” até o ano que vem. Em São Paulo, Lula criou a expressão “Edukin”, devido ao apoio do PSB de Eduardo Campos ao tucano Geraldo Alckmin. Ambos apostam alto em Fernado Pimentel em Minas, pois o PSDB não teria um sucessor forte. Em Pernambuco, avaliam que terão de improvisar um palanque e prevêem uma vitória acachapante de Eduardo Campos. No Ceará, a expressão usada foi: "O Cid é nosso". Avaliaram que dá para vencer no primeiro turno, mas que se tiver segundo turno o adversário será Aécio Neves (PSDB).

REFORMA POLÍTICA

A reforma política está na pauta do Plenário da Câmara para a próxima semana: na terça (9) e na quarta (10), os deputados deverão votar novas regras para o sistema eleitoral do País. Entre os temas a serem debatidos estão o financiamento de campanhas políticas e o formato das votações. O relator das propostas, deputado Henrique Fontana (PT-RS), explicou hoje (4), em entrevista coletiva, alguns pontos que farão parte do debate.
Duas propostas de emenda à Constituição (PECs 10/95 e 3/99) e um projeto de lei (1538/07) deverão nortear a discussão. Segundo os substitutivos a serem apresentados por Fontana, as coligações eleitorais ficarão proibidas nas eleições proporcionais. Os partidos que se unirem nas eleições deverão formar as chamadas federações partidárias, que durarão pelo menos quatro anos.
Além disso, de acordo com as PECs, todas as eleições passarão a acontecer apenas uma vez a cada quatro anos – não mais em dois grupos, de dois em dois anos, como ocorre atualmente. Para tanto, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 teriam mandato de seis anos. Outra medida prevista é a mudança nas datas de posse dos eleitos – 5 de janeiro para os prefeitos, 10 de janeiro para os governadores e 15 de janeiro para o presidente da República.
As alterações previstas nas propostas de reforma política são muitas e, segundo Fontana, o debate pode se estender por até três semanas. Além disso, qualquer deputado poderá apresentar em Plenário outra proposta, desde que ela não dependa de alteração da Constituição. “Esse tema é complexo e não pode depender de consenso para votação. O País tem necessidade urgente de um novo sistema político”, afirmou.

LEGENDAS DE OLHO NA JANELA PARA MUDAR DE PARTIDO

PT e PMDB planejam apresentar emenda à reforma política para criar “janela” que permita mudar de partido sem perder o mandato.

LIGAÇÕES DE TELEFONE FIXO PARA CELULAR FICARÃO MAIS BARATAS

As ligações de telefones fixos feitas para celulares ou rádios ficarão pelo menos 8,77% mais baratas a partir de amanhã, dia 6. O desconto vale tanto para chamadas de longa distância (DDD) como para chamadas locais. A decisão foi aprovada pelo conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e publicada no “Diário Oficial” da União no começo de março.A redução de 8,77% vale para o preço da tarifa de Telefônica, Oi, CTBC, Sercomtel e Embratel.

CONSUMO DE ÁGUA ENGARRAFADA PASSARÁ CONSUMO DE REFRIGERANTES

A água engarrafada será a bebida preferida dos americanos “em cinco ou seis anos”, disse nesta quinta-feira, em Washington, o presidente da empresa Nestlé Waters North America. “As vendas (de água) subiram 7% no ano passado, a alta mais expressiva em seis anos”, afirmou Kim Jeffery durante uma entrevista coletiva, enquanto as de refrigerantes caíram paralelamente 1%.

“A tendência se reforça e se acelera, visto que o consumo de refrigerante atravessa um mau momento”, acrescentou. Por volta de 70% do aumento das vendas de água engarrafada nos últimos dez anos ocorreu em detrimento dos refrigerantes, afirmou.

GUARDA-MÓR-MG: PREFEITO PRECISA REAGIR

Sem reação diante das críticas que começa a receber da oposição o prefeito de Guarda-Mór Edgar Jose de Lima ainda não conseguiu convencer a população dos seus quase 100 dias de administração. Segundo a oposição o prefeito já estaria tendo crescimento no quesito rejeição, fazendo a comunidade lembrar do ex-prefeito Gilmar Ferreira.

LAGAMAR-MG: PREFEITO E OS DESÁFIOS NO ATENDIMENTO MÉDICO

O prefeito de Lagamar Dr. Cássio Marra está tentando melhorar o atendimento médico. Bandeira de campanha ele agora tenta traçar uma nova gestão para responder os anseios da população.

VAZANTE-MG: POPULAÇÃO REAGE CONTRATAÇÃO DE MÉDICO

Cresce as reclamações da população diante do atendimento médico prestado pelo o município. O problema se agravou ainda mais quando a comunidade descobriu que um dos médicos contratados pela a prefeitura era acusado de encomendar a morte do ex-prefeito da cidade de Berilo-MG. Apesar de pouca divulgação na mídia local o assunto se espalhou entre os vazantinos que estão questionando agora, quais os critérios feitos na hora de contratar um profissional da medicina para atender no município.

Fato é que a contratação pegou mal junto a sociedade exigindo uma ação rápida do prefeito no sentido de esclarecer a situação.

Entenda o caso segundo matéria divulgada  no site vazantenet:
 
A Justiça condenou o médico Luiz Antônio Nogueira, a 20 anos e 6 meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, pelo assassinato do ex-prefeito de Berilo, Cláudio Waldete Coelho Santos (o popular Ioiô), morto em junho de 2008. O médico seria o mandante do crime que teria sido motivado por vingança e por questões políticas.
Em novembro de 2011, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, sob a Presidência do Desembargador Paulo Cézar Dias, reduziu a pena do Dr. Luiz Antônio Nogueira, acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de Berilo-MG para 15 anos e dois meses de reclusão, mantido o regime inicialmente fechado para o seu cumprimento.

MINAS LIDERA QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A produção industrial registrou queda em fevereiro ante janeiro em 11 dos 14 locais investigados na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda mais acentuada ocorreu em Minas Gerais (-11,1%), após expansão de 1,5% no mês anterior.

Outros recuos foram verificados na Bahia (-3,7%), no Ceará (-3 2%), em Pernambuco (-3,2%), no Pará (-2,5%), Paraná (-2,2%), na Região Nordeste (-2,0%), no Espírito Santo (-1,8%), Rio de Janeiro (-1,5%) e Amazonas (-1,2%).

VAZANTE-MG: CHITÃOZINHO E CHORORÓ NA FESTA DE MAIO

A  dupla Chitãozinho & Xororó fará parte  da 132ª Festa em louvor a Nossa Senhora da Lapa, que será realizada nos dias; 1, 2, 3 e 4 de maio em Vazante/MG.

Além da dupla estão confirmados:  1º de maio a dupla Henrique e Juliano, dia 2 Rio Negro e Solimões e no dia 3 show com a Banda Anjos de Resgates no Santuário de Nossa Senhora da Lapa e após no ginásio poliesportivo Reni Soares da Cunha,  show com a dupla Chitãozinho & Xororó.

VAZANTE-MG: PREFEITURA GASTOU R$ 243.900,00 (DUZENTOS E QUARENTA E TRÊS MIL E NOVECENTOS REAIS) COM O CARNAVAL

O Governo Municipal de Vazante divulgou na manhã desta quinta-feira (04) o custo final do Carnavazante 2013, realizado de 08 a 12 de fevereiro deste ano. Foram cinco dias de festa, sendo oito shows de médio e grande porte, todos em um mega trio elétrico. De acordo com os dados divulgados na prestação de contas o valor total do Carnavazante foi de R$ 243.900,00, conforme a licitação já encaminhada à Câmara Municipal.
O Carnavazante 2013 proporcionou ainda ajuda a Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, a qual é uma das mantenedoras da Casa de Apoio, para pacientes com Câncer, em Barretos/SP. Durante os cincos dias de festa foi arrecadado uma receita de R$ 81.790,00. Houve, segundo a diretoria da Associação despesas de R$ 47.502,36 o que resulta em um saldo de R$ 34.297,64, valor 70% a mais que em 2012 e que jamais foi alcançado em eventos dessa natureza em nosso município.

fonte: assesoria de eventos PMV

VAZANTE-MG: MÉDICO ACUSADO DE ENCOMENDAR MORTE DE EX-PREFEITO TRABALHAVA EM VAZANTE

O prefeito de Vazante Dr. José Benedito dos Reis Calçado solicitou a empresa contratada na manhã desta quinta-feira (4) o desligamento do médico cirurgião Dr. Luiz Antônio Nogueira, de 69 anos. Ele é acusado de encomendar a morte do ex-prefeito de Berilo, Cláudio Valdete Coelho Santos, de 47 anos.
Entenda o caso:
A Justiça condenou o médico Luiz Antônio Nogueira, a 20 anos e 6 meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, pelo assassinato do ex-prefeito de Berilo, Cláudio Waldete Coelho Santos (o popular Ioiô), morto em junho de 2008. O médico seria o mandante do crime que teria sido motivado por vingança e por questões políticas.
Em novembro de 2011, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, sob a Presidência do Desembargador Paulo Cézar Dias, reduziu a pena do Dr. Luiz Antônio Nogueira, acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de Berilo-MG para 15 anos e dois meses de reclusão, mantido o regime inicialmente fechado para o seu cumprimento.

fonte:vazantenet

MINISTÉRIO PÚBLICA REAGE A PRERROGATIVA DE INVESTIGAR

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) voltou a abordar um tema que vem colocando o órgão em frente oposta às as polícias Civil e Federal – a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. Em carta aberta, divulgada no site oficial da instituição nesta sexta-feira, o Ministério Público voltou a expressar seu repúdio ao adendo – que retira das instâncias federal e estaduais do MP a prerrogativa de investigar violações dos Direitos Humanos.

CRIANÇAS MAIS CEDO NA ESCOLA

A sanção da Lei 12.796, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, reduz a idade de matrícula de crianças em escolas. O ato, que alter a lei nº 9.394, de 1996, prevê em seu artigo 6º que “é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade”.

Na lei anterior, a obrigatoriedade para matrícula era restringida aos seis anos. Uma emenda constitucional publicada em 2009 instituía o limite entre os 4 e os 17 anos – medida sancionada em lei nesta sexta.

O documento divide a educação básica em três seções – pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. A carga horária estabelecida define um mínimo de oitocentas horas anuais, distribuídas em duzentos dias de trabalho educacional. As jornadas são de sete horas, para o período integral, e quatro, para o período parcial. A frequência mínima exigida é de 60% do total de horas. Os estados e municípios tem até 2016 para cumprirem as demandas exigidas pela nova Lei.