quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TSE: VOTO CONSCIENTE

Em busca do voto consciente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa hoje (5) a segunda fase da campanha de esclarecimento sobre as eleições municipais de outubro. A segunda etapa tem como tema a compra de votos e será veiculada nas emissoras de rádio e televisão de manhã, no horário do almoço, à tarde e à noite. O objetivo é mostrar ao eleitor a importância da participação nas eleições e de evitar a troca de votos por vantagens.
Na propaganda, a Justiça Eleitoral alerta que quem vende seu voto ganha dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha menciona também a acessibilidade. De acordo com a propaganda, os eleitores com necessidades especiais votarão, sem dificuldade, pois serão dadas as condições necessárias.
Na campanha, serão abordadas ainda as questões sobre horário, comportamento no dia da eleição, a ordem em que o eleitor deve escolher seu candidato na urna e os documentos que poderão ser apresentados no momento de se identificar para votar.
A segunda etapa da campanha, promovida pela Justiça Eleitoral, faz parte do tema Valorize Seu Voto. Vote pela Sua Cidade. Vote Limpo. A ideia, segundo o TSE, é incentivar a participação consciente dos eleitores em outubro – o primeiro e o segundo turno ocorrerão nos dias 7 e 28, respectivamente.
Na campanha, a Justiça Eleitoral destaca a liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos com a ficha limpa. No total, são oito vídeos que têm como personagens um mecânico, um palhaço e uma idosa. Há também vídeos sobre a conquista do voto, explicações sobre a urna eletrônica, a acessibilidade, orientações sobre como votar e informações sobre a compra de votos.
A Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar a chamada “colinha” no dia das eleições, na qual devem estar os nomes e os números dos candidatos escolhidos. No primeiro turno, serão escolhidos prefeito e vereador. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno, quando o mais votado não atinge a marca de 50% mais um dos votos.

LAGAMAR-MG: ELEIÇÃO

Em Lagamar a campanha começa tomar um novo rumo. Os candidatos tendem intensificar as ações para convencer o eleitor. Tanto Jorge Olívio, como Dr. Cássio entram numa fase importante de definição para corrigir possiveis equivocos de coordenação para aliar o discurso nesta reta final que antecede o dia 07 de outubro.

VAZANTE-MG: ELEIÇÃO

A eleição em Vazante caminha para o mês decisivo de setembro. Os candidatos a prefeito e a Vereador terão que mostrar fôlego para chegar a vitória. Em Vazante a eleição transcorre em clima de cidade grande. Além das reuniões os programas na Tv e no Rádio são as armas que os candidatos têm para convencer o eleitor.

SÃO PAULO-SP: PESQUISA CONTINUA APONTANDO RUSSOMANO NA FRENTE

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (5) mostra o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, 14 pontos à frente de José Serra, do PSDB, segundo colocado.
Russomanno lidera a disputa com 35% das intenções de voto, contra 21% de José Serra e 16% de Fernando Haddad, do PT.
O levantamento feito entre segunda-feira (3) e terça-feira (4) mostra que Russomanno cresceu 4 pontos em relação à pesquisa anterior do instituto, realizada entre os dias 28 e 29 de agosto. Ele antes tinha 31%. Serra, que tinha 22%, caiu 1 ponto e Haddad, anteriormente com 14%, subiu 2 pontos.
Na atual pesquisa, Gabriel Chalita, do PMDB, tem 7%, seguido por Soninha Francine, do PPS, com 5%, e Paulinho da Força, que tem 1%.
Em um eventual segundo turno entre Serra e Russomanno, o candidato do PRB teria 58% contra 30% do tucano. Contra Haddad, Russomanno teria 56% e o candidato do PT 30%. Em um confronto entre Serra e Haddad, o petista venceria por 46% a 37%.
José Serra tem o maior índice de rejeição: 42%. Russomanno registra 12% - diminuiu em relação à pesquisa anterior, que era de 15%.
A pesquisa, que ouviu 1.078 eleitores, foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 711/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

TRABALHADOR ESQUECE DINHEIRO

Trabalhadores brasileiros têm R$ 267,5 bilhões em benefícios disponíveis para saque imediato, mas deixam de retirar o dinheiro por esquecimento ou falta de informação. Alguns deles, inclusive, prescrevem, ou seja, voltam para o governo caso não sejam reivindicados.A cifra é a soma total dos saldos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Fundo 157, da NFP (Nota Fiscal Paulista), dos abonos e rendimentos do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). No quadro abaixo, veja quem pode, os prazos e como ter acesso a grana.

QUANTO VALE UM ANÚNCIO NO FAUSTÃO

Considerado um grande vendedor pela Globo e por boa parte das agências de publicidade, Faustão é um dos maiores arrecadadores de publicidade da emissora. Para se ter uma ideia, um anúncio no “Domingão do Faustão” pode custar mais caro que uma propaganda veiculada nas novelas das casa, inclusive “Avenida Brasil”.
Para se ter uma ideia, uma break de 30 segundos no dominical custa cerca de R$ 250 mil. Se o comercial for exibido dentro do “Domingão” e chamado pelo apresentador, o valor sobe para R$ 550 mil. Já um testemunhal – quando ele próprio faz a propaganda de cabo a rabo – custa a bagatela de R$ 630 mil. No caso de merchandising, o valor pode chegar até a R$ 1 milhão.
Como base de comparação, na época de “Insensato Coração” uma publicidade de 30 segundos no intervalo da novela custava cerca de R$ 450 mil. Hoje, graça ao sucesso de “Avenida Brasil”, o valor gira em torno dos R$ 500 mil. Ou seja: menos que um testemunhal de Fausto Silva. Segundo uma fonte da coluna, somente o “Domingão” responde por pelo menos 7% do faturamento anual da Globo. Isso que é poder de fogo