terça-feira, 28 de junho de 2016

MONTES CLAROS: PMDB E PT JUNTOS?

Surgem rumores em Montes Claros que o PMDB e o PT estariam programando uma reunião para discutir uma possível união entre as duas legendas de olho na disputa municipal.


MONTES CLAROS: VEREADOR DESISTE DE DISPUTAR A REELEIÇÃO

O vereador do PTB, Edwan do Detran, supreende e anuncia que não será mais candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Montes Claros. Alega uma profunda decepção com a política.


BOLSONARO PODE PERDER O MANDATO


Mesmo sem quórum, com apenas quatro deputados na sala da reunião marcada para hoje (28), o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), instaurou processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). No prazo de duas sessões, Araújo disse que anunciará o nome do relator do caso a partir de uma lista tríplice que inclui os nomes de Zé Geraldo (PT-PA), Valmir Prascideli (PT-SP) e Wellington Roberto (PR-PB). O parlamentar é acusado, de acordo com uma representação do Partido Verde, de apologia ao crime de tortura.
O parlamentar que ficará responsável por elaborar parecer a favor ou contra a cassação do mandato de Bolsonaro deve ser do PT ou PR em função dos critérios definidos pelo Código de Ética, que restringe as indicações, excluindo parlamentares que sejam do mesmo partido, bloco ou estado do representado ou aliados.

GUERRA CONTRA O AEDES

A lei que permite entrada forçada de agentes de saúde em imóveis suspeitos de terem focos doAedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União. A origem da lei foi uma Medida Provisória publicada em janeiro pela presidenta afastada Dilma Rousseff, com o objetivo de definir as regras para o combate ao mosquito.
Entre os vetos do presidente interino, Michel Temer, está o que isentava de impostos produtos como repelentes, larvicidas e inseticidas usados para o combate ao Aedes. O artigo que previa incentivo fiscal do imposto devido por pessoas físicas e jurídicas que fizessem doações a projetos de combate ao mosquito também foi vetado.

IMPEACHMENT ANTES DAS OLIMPÍADAS


O governo interino acredita que a votação do impeachment no Senado será realizada dias antes de a Olimpíada começar, em 5 de agosto.
A torcida é para que, caso seja aprovado, a situação livraria livraria Michel Temer e o cerimonial do COI de constrangimentos na cerimônia de abertura.
De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a dúvida ainda paira sobre se Dilma compareceria ao evento, mesmo que ‘impeachmada’.
Segundo o Planalto, há possibilidade de Antonio Anastasia marcar a votação justamente para a semana de abertura, dias antes do início do evento.

INFLAÇÃO SERÁ DERRUBADA?

ilan
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, fez um duro discurso contra a inflação e prometeu levar o custo de vida para níveis mais baixos. Segundo ele, já em 2017 os preços ao consumidor vão apresentar variações mais amenas.
“Meta de 4,5% para 2017 é o nosso objetivo”, afirmou. A fala dele ocorreu antes da apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, documento mais importante do Banco Central e que traz projeções para o custo de vida e para a economia.

CUNHA CORRE CONTRA O TEMPO


cunha_IPA defesa do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento requerendo o arquivamento do pedido de prisão do parlamentar, feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O documento foi protocolado ontem (27).
Os advogados alegam que, no pedido de prisão, o procurador-geral, Rodrigo Janot, argumentou que Cunha estava desobedecendo a decisão do STF que determinou o afastamento dele da presidência da Câmara.
“A defesa foi surpreendida com a notícia de que o órgão acusatório teria pedido a prisão do ora requerente, sob o argumento de que este estaria descumprindo a medida cautelar que lhe foi imposta, ao pretender ir à Câmara dos Deputados, mesmo que não fosse no exercício de seu mandato”, diz o documento

PESQUISA: TEMER E CUNHA REJEITADOS

:
Levantamento realizado pelo Instituto Ipsos entre os dias 2 e 13 de junho mostra um cenário mais do que ilustrativo sobre os dois principais responsáveis pela ruptura democrática vivenciada no Brasil atualmente; segundo o Ipsos, a rejeição ao interino Michel Temer chega a 70% dos brasileiros, enquanto o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB) é rejeitado por 79% da população; leia na íntegra o levantamento do Ipsos

JUDICIÁRIO EM ALTA


"A popularidade presidencial de Rodrigo Janot, Sergio Moro e Joaquim Barbosa tem sido tratada com naturalidade excessiva mas merece uma pausa para reflexão. Caso venham a disputar a presidência ou qualquer outro cargo eletivo, estarão colhendo, nas urnas, aquilo que plantaram nos tribunais", escreve Paulo Moreira Leite; segundo ele, antes de atravessar a fronteira de um poder, o Judiciário, para outro, o Executivo, Janot, Moro e Barbosa produziram, com motivos justificáveis, ou não, o "extermínio jurídico-político" de cidadãos que mais tarde poderiam ser obrigados a enfrentar como adversários numa eleição; PML cita o exemplo do juiz Maximiliano Robespierre (1758-1794), que foi chefe da Revolução Francesa no período do Terror; "Dirigiu um processo tão generalizado de execuções pela guilhotina que o índice de crescimento demográfico do país chegou a ficar negativo no período. A questão, na França de 1794 ou no Brasil de 2016, não é jurídica. Acima de tudo, é política"