sexta-feira, 24 de junho de 2016

MONTES CLAROS: DOIS PÓLOS

O cenário político de Montes Claros caminha em direção a dois importantes pólos. Humberto Souto e Ruy Muniz. Os dois devem mesmo centralizar as atenções na disputa pela a prefeitura montes-clarense.

MONTES CLAROS: SUCESSÃO MUNICIPAL

A nova comissão provisória do PSB terá a advogada Marilda Marlei e Silva como a nova presidente e Jair de Sá Miranda como vice. Afastado o prefeito Ruy Muniz aguarda decisão judicial para tomar sua decisão em relação ao pleito eleitoral.

LACERDA ABANDONA AÉCIO

:
Prefeito Marcio Lacerda (PSB) confirmou ontem a escolha do economista Paulo Brant como seu candidato à disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte deste ano;  decisão desmancha a aliança de uma década entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o prefeito e muda o jogo para a disputa do governo de Minas Gerais em 2018; "Gostaria que o Paulo Brant fosse candidato também deles. No momento não há um nome que a gente enxergue que seja capaz de agregar.

SUCESSÃO EM BH: DISPUTA NO PMDB

Eleições. Ontem, o PMDB realizou mais uma reunião na tentativa de acabar com o impasse entre os deputados Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco, pré-candidatos da sigla à Prefeitura de Belo Horizonte, e que não querem “largar o osso”. Segundo uma fonte, os dois políticos se reuniram com o vice-governador e presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade para tentarem fechar um acordo, mas a conversa não surgiu efeito, e as negociações continuam. 

REFORMA ADMINISTRATIVA DO GOVERNO PIMENTEL

Pimentel vai aproveitar a reforma para reorganizar o secretariado. Tadeu Leite (PMDB) e André Quintão (PT), que estavam nas secretarias de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, e de Trabalho, respectivamente, terão novo endereço. O primeiro deve ir para a de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, o outro para o Servas. Eles haviam retornado à Assembleia para apoiar a reforma. Assim, João Alberto (PMDB) deve retornar para a ALMG. Ontem, ele esteve na Casa. Depois de perder a suplência por “rebeldia”, ele volta “tranquilo”. Fábio Cherem (PSD) vai para o Desenvolvimento Econômico que será fundida com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, hoje de Miguel Corrêa (PT). Este deve ir para a Sedru, que era de Leite. 

ASSEMBLEIA SEM QUÓRUM

A reforma administrativa do governador Fernando Pimentel não foi votada ontem por falta de quórum na Assembleia Legislativa de Minas. Nos bastidores, a informação é que os deputados, da base e da oposição, decidiram usar a votação para pressionar o Executivo a pagar as emendas parlamentares ainda de 2015 que ainda não foram executadas. Por ano, a cota de cada um dos 77 deputados é de R$ 1,5 milhão. Em ano eleitoral, eles estão preocupados com os compromissos firmados com as prefeituras onde cada um deles tem base eleitoral. Pela regra, o limite para os repasses, antes do dia da eleição, é 30 de junho. 

SUCESSÃO EM BH: LACERDA NÃO SE ACERTA COM AÉCIO


O prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), rejeitou o último “apelo” do PSDB sobre a composição de uma chapa entre os dois partidos para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Os tucanos haviam dado o prazo de até o fim desta semana para que o socialista decidisse se abriria mão da cabeça de chapa, ficando com a indicação do vice. Mas, em reunião ontem com o ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho (PP), que conduziu a negociação, Lacerda rejeitou o acordo.

O prefeito lançou como pré-candidato o empresário Paulo Brant, enquanto os tucanos estão trabalhando com o nome do deputado estadual João Leite. Segundo uma fonte próxima ao socialista, Lacerda tomou a decisão de insistir em Brant porque ele tem experiência. “A gente entende que o PSB tem um bom nome para a disputa, podemos chegar ao segundo turno. Ele tem experiência na área pública e na privada, e tem tudo para dar certo”.

CUNHA, VOCÊ TEM CONTAS NO EXTERIOR?


clique

MUNICÍPIOS SEM VOZ


temer_idade
O presidente interino da República, Michel Temer, disse hoje (23) que não está em discussão um eventual acordo sobre a dívida dos municípios. Segundo Temer, o acerto sobre os débitos dos estados com a União, firmado esta semana, vai beneficiar, indiretamente, as prefeituras.
“Isso [o acordo] vai refletir em benefícios para os municípios”, disse Temer após participar da cerimônia de entrega de credenciais de novos embaixadores, no Palácio do Planalto. Pelo acordo, os estados terão uma folga no orçamento, já que vão ganhar mais prazo para pagar os débitos com o governo federal e carências de 100% das parcelas até dezembro.
Os municípios, no entanto, reivindicam tratamento semelhante ao que foi concedido pelo governo federal aos governadores. Em documento enviado a Temer na última segunda-feira (20), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) diz que as prefeituras estão em situação “pré-falimentar”.

CANDIDATOS DEVEM FICAR ATENTOS

A Justiça Eleitoral vai punir os pré-candidatos que utilizarem propaganda paga nas redes sociais para fazer campanha eleitoral. 

ATÉ VOCÊ ROMÁRIO?

deputada
A deputada Mara Gabrilli não gostou da forma como ocorreu a nomeação da ex-deputada Rosinha da Adefal para a Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Sem frear as palavras, Mara afirma que a nomeação foi um acordo do Palácio do Planalto com o senador Romário em troca do voto dele no impeachment de Dilma Rousseff.
A nomeação foi publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União.
Diz Mara Gabrilli:
— Romário trocou o voto no impeachment por este cargo. Ele, que se diz honesto, está fazendo o jogo mais podre da política. Fez barganha de voto. Depois de dizer publicamente que poderia votar a favor de Dilma, foi ao Planalto, esteve com o presidente Temer e pediu o cargo. Logo depois, como recompensa, a indicada dele se torna secretária.

CASSAÇÃO DE CUNHA


cunhaI
A expectativa sobre a possível cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), cuja votação no plenário é estimada para julho, deflagrou a corrida pela presidência da Casa. Há pelo menos dez nomes cotados, a maior parte dentro da própria base aliada do Governo.
Nos bastidores, a preocupação principal do Planalto é haver um racha na base aliada por conta da fragmentação de candidaturas. Diversos líderes de partidos governistas foram ao presidente em exercício, Michel Temer, pedir para manter a unidade dentro da base, essencial para conseguir a aprovação de matérias na Câmara

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AUMENTA O NÚMERO DE PEDIDOS DE APOSENTADORIA


O presidente em exercício Michel Temer se reuniu há algumas semanas com centrais sindicais e defendeu novamente a reforma da Previdência. Esta iniciativa bastou para que os números de pedidos de aposentadoria aumentassem em todo o país, como medida para que trabalhadores evitem perdas em seus benefícios.

PSC JÁ SOFRE COM A LÍNGUA DE BOLSONARO


BolsonaroRenatoAroeiraO PSC, que investiu na filiação do deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) para ser candidato ao Palácio do Planalto em 2018, está em polvorosa.
Como um partido cristão vai lançar um nome réu no STF por incitar o estupro? Pastor Everaldo, presidente do partido, está furioso e todos procuram um discurso.
O primeiro efeito já resultou numa decisão do diretório do Rio, reduto do deputado, há semanas, prevendo que ele se tornaria réu. O PSC vai lançar um filho de Bolsonaro à prefeitura, e não mais o deputado federal, como estava programado.