sábado, 14 de setembro de 2013

ESPECIALISTA: COCA-COLA PODE CAUSAR CÂNCER

Pesquisas indicam que algumas substâncias presentes na Coca-Cola podem causar até câncer. Além disso, falhas no processo de fabricação aumentam as chances de provocar danos irreversíveis em quem consumiu a bebida.
De acordo com o toxicologista Anthony Wong, foi detectado uma quantidade exagerada do corante caramelo IV, uma substância que dá cor e sabor ao refrigerante.
— Esse produto em maior quantidade é considerado potencialmente cancerígeno.
Segundo o especialista, o caramelo IV está relacionado ao câncer de pulmão, esôfago e sangue. A bebida, vendida no Brasil, tem 67 vezes mais quantidade desta substância que a Coca-Cola vendida na Califórnia, nos Estados Unidos.
O diretor do Centro pela Ciência de Interesse Público, da Califórnia, Michael Jabocson, explica que o corante deveria ser retirado pela indústria.
— A substância representa uma ameaça à saúde pública.
A indústria Coca-Cola do País informou que o uso do caramelo IV segue critérios definidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A quantidade utilizada não indica riscos à saúde.



REFLETIR

“Uma pessoa sem senso de humor é como uma carroça sem molas , sacudida por cada seixo na estrada.”
Henry Ward Beecher



CRIAÇÃO DE PEIXE EM ÁGUA DOCE

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou, na semana passada, novas diretrizes nacionais que alteram a Resolução 413/2009, tornando mais simplificado e rápido o licenciamento ambiental para empreendimentos aquícolas (cultivo de peixes de água doce e salgada). A expectativa é que a nova resolução seja publicada no Diário Oficial da União ainda neste mês. Publicada, entra em vigor automaticamente.

A previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura é que o licenciamento de parques aquícolas, que poderia demorar até seis anos, seja viabilizado em até três meses. “A resolução deixa mais ágil o processo de licenciamento pelo fato de trabalhar com uma licença única. Antes eram necessárias as licenças prévia, de instalação e de operação. Todos os órgãos ambientais estaduais deverão atender à nova resolução, alicerçada na preservação da biodiversidade e na proteção sanitária para as espécies cultivadas”, explicou a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.



AÉCIO E SERRA JUNTOS?

Diante dos rumores de que haverá prévia no PSDB para definir quem será o candidato ao Palácio do Planalto em 2014, o senador e pré-candidato tucano a presidente, Aécio Neves (MG), disse que não trabalha com a hipótese da haver uma disputa interna na legenda tucana. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
"Em todos os encontros que tenho tido com Serra jamais tive essa impressão e jamais partilhei esse tipo de opinião com quem quer que seja. Pelo contrário, tenho a convicção de que estaremos juntos, qualquer que seja o cenário, certamente para descontentamento de muitos que apostam e trabalham para a nossa divisão", declarou Aécio à colunista.
Diante dos rumores de que haverá prévia no PSDB para definir quem será o candidato ao Palácio do Planalto em 2014, o senador e pré-candidato tucano a presidente, Aécio Neves (MG), disse que não trabalha com a hipótese da haver uma disputa interna na legenda tucana. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
"Em todos os encontros que tenho tido com Serra jamais tive essa impressão e jamais partilhei esse tipo de opinião com quem quer que seja. Pelo contrário, tenho a convicção de que estaremos juntos, qualquer que seja o cenário, certamente para descontentamento de muitos que apostam e trabalham para a nossa divisão", declarou Aécio à colunista.




LAGOA GRANDE: GOVERNO COM OS PÉS NO CHÃO

Diante da crise que afeta os municípios o prefeito de Lagoa Grande Dr. Márcio Valeriano tem enfrentado os problemas do dia-a-dia com diálogo e simplicidade. Alheio a onda de pessimismo que toma conta da região, tem administrado  a cidade com os pés no chão, sem reclamar das dificuldades e convicto que fará um governo capaz de atender as expectativas da população.
 
Sempre, calmo e tranquilo, mantém a rotina de sempre mantendo contato direto com a comunidade e respeitando quem pensa de forma antagônica do governo.

AÉCIO DE OLHO NO PP

O comando da campanha de Aécio Neves (PSDB) ao Planalto está investindo pesado no PP. O objetivo é evitar que o partido, presidido pelo senador Ciro Nogueira (PI), faça uma coligação oficial com o PT da presidente Dilma. Contam com aliados internos, que enfrentam os petistas no Rio Grande do Sul, no Rio e em Minas Gerais.

A FORÇA DOS MAIS MÉDICOS

“O Programa Mais Médicos vai ser para a presidente Dilma o que o Bolsa Família foi para Lula.”
Eunício Oliveira
Líder do PMDB no Senado (CE)

O TROCA A TROCA DE PARTIDOS

A Câmara virou uma feira de negócios na reta final para a troca de partido, dia 5 de outubro. Alguns deputados relatam que seus colegas estão negociando sem constrangimento seus mandatos. O valor de mercado é registrado em guardanapos no cafezinho do plenário: cada 100 mil votos equivalem a R$ 28 mil do Fundo Partidário. No momento, 100 deputados estudam trocar de partido e estima-se que uns 60 o farão. Uma parte desses, tem a promessa de receber em dinheiro valor correspondente ao incremento do Fundo Partidário. Tem casos de deputados se comprometendo com dois ou três partidos para tentar reduzir o risco de o “negócio” dar errado.

TSE: CAMPANHA LIBERADA NO TWITTER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou na quinta-feira, a campanha eleitoral pelo Twitter. Por 5 votos a 2, os ministros derrubaram uma decisão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte que tinha multado o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) por propaganda eleitoral antecipada na rede social.

"Não há que falar em propaganda eleitoral realizada por meio de Twitter, uma vez que essa rede social não leva ao conhecimento geral e indeterminado as manifestações nela divulgadas", afirmou o relator Dias Toffoli. De acordo com o ministro, as mensagens postadas são conversas restritas entre usuários previamente aceitos entre si.

Até quinta-feira, o entendimento do TSE era contrário à liberação da propaganda no Twitter antes de julho do ano eleitoral. Em 2011, Toffoli defendeu o uso livre da ferramenta. "Estamos aqui a proferir um voto que é arcaico. É arcaico pelos meios de comunicação que hoje se colocam à disposição das pessoas, que não é mais telefone, não é mais carta, não é mais telegrama. Os meios de comunicação são esses: as redes sociais", disse.

LULA DIVULGA NOTA DIANTE DA MORTE DO AMIGO LUIZ GUSHIKEN

Em nota, o ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia se despediram de Luiz Gushiken, que foi ministro da Secretaria de Comunicação entre 2003 e 2006, quando ajudou a implantar um modelo de desconcentração das verbas publicitárias. No governo Lula, Gushiken também foi responsável pela gestão dos principais fundos de pensão estatais.
Leia abaixo:
 
Luiz Gushiken foi um militante político brilhante, um conselheiro, um companheiro e um grande amigo. Um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social.
Nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível.
 
Neste momento de dor, queremos nos juntar e prestar nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e todos aqueles que, como nós, só podem agradecer a Deus ter convivido com uma pessoa tão iluminada quanto Luiz Gushiken.
Nossos mais sinceros sentimentos.
 
Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva

BRASIL SUPREENDE ECONOMISTAS

Surpreendidos com o bom desempenho do comércio varejistas em julho, que cresceu 1,9% na comparação com o mês anterior, descontado o comportamento típico das vendas no período, economistas de consultorias e de bancos fizeram mea-culpa para descobrir onde erraram nas projeções.
É consenso que o erro nas estimativas ocorreu porque o impacto da desaceleração de inflação nas vendas foi subestimado. A inflação oficial do País em julho foi próxima de zero (0,03%), ante 0,26% em junho.

DILMA LIBERA RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Começa a ser depositada, a primeira parcela do repasse financeiro de R$ 3 bilhões do governo federal para municípios dos 26 estados e o Distrito Federal. Os recursos foram anunciados pela presidenta Dilma Rousseff em julho, durante a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, para que os prefeitos possam investir na melhoria da prestação de serviços para a população.

CAI A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL

A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 75% entre 1990 e 2012, de acordo com relatório da ONU divulgado nesta sexta-feira (13). Se, em 1990, o país registrou 52 mortes de crianças a cada mil nascidos vivos, em 2012, a taxa foi de 13 mortes a cada mil nascidos vivos.
A mortalidade infantil considera os óbitos de crianças com menos de um ano de idade. Os dados são de estudo realizado com a colaboração da Unicef, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial.

VAZANTE: RENASCENDO A ESPERANÇA

A meta da oposição agora em Vazante é trabalhar para unir forças para realizar um projeto que possa resgatar o município renascendo a esperança no coração do vazantino no sentido de mudar a triste realidade que toma conta da cidade.
 
O movimento ganha força nas bases que estão exigindo das lideranças uma maior atenção para concretizar uma nova opção de mudança em Vazante.

LAGAMAR: UM IMENSO VAZIO TOMA CONTA DA ADMINISTRAÇÃO

A falta de decisão do prefeito Dr. Cássio Marra em não definir uma estratégia de governo colaborou para a grave situação política e administrativa que vive o município. A eufória da vitória deu vez agora a um imenso vazio que toma conta da atual administração. Apenas as pessoas muito próximas estariam dando apoio ao prefeito Marra.

VAZANTE: SUPERAR AS DIFICULDADES?

Apesar da crise que afeta Vazante correligionários do prefeito Dr. José Beedito e Jeovanine acreditam que a dupla superará as dificuldades.

REFLETIR

“Uma pessoa sem senso de humor é como uma carroça sem molas , sacudida por cada seixo na estrada.”
Henry Ward Beecher