terça-feira, 6 de setembro de 2011

TSE: MINISTRA DIZ QUE O PSD SERÁ PRIORIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS

A ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de registro do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse hoje (5) que o assunto será sua prioridade nos próximos dias. “Vou paralisar meu trabalho aqui no STJ [Superior Tribunal de Justiça] para me dedicar integralmente a esse processo [de registro do PSD]. Quando se está na Justiça Eleitoral, em face da celeridade, todo processo tem prioridade”, disse a ministra, durante a posse de dois novos colegas no STJ.

O PSD entrou com pedido de registro no TSE no dia 23 de agosto, e após o prazo para impugnações, a ministra Andrighi encaminhou os autos para manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral no dia 31 de agosto.

De acordo com o procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, a procuradoria deve enviar seu parecer sobre o caso ainda esta semana. “Como tudo no eleitoral os prazos são curtos e vamos nos manifestar muito rapidamente”, disse Gurgel durante a solenidade de posse no STJ.

ELEIÇÕES EM GUARDA-MOR

Correligionários do ex-prefeito Dr. Rômulo e do vereador Edgar José de Lima estão otimistas com a união da oposição. Os oposicionistas estão convictos que o atual prefeito Gilmar Ferreira será mesmo candidato a reeleição.

LAGAMAR-MG: JORGE OLÍVIO E A PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO

Pela as atitudes de Jorge Olívio ele deve ser mesmo o candidato do atual prefeito Ari Batista.Quem o conhece sabe que ele luta para viabilizar sua candidatura no grupo da situação. Primo do atual prefeito e um dos mais importantes colaboradores do prefeito de Lagamar o seu nome passa a ser o mais citado para a disputa municipal de 2012.

VAZANTE-MG :PESQUISAS ELEITORAIS

Várias pesquisas estão circulando em Vazante. O detalhe que nenhum Instituto resolveu divulgar oficialmente os números apurados na coleta de dados. O que se ouve são especulações. Por tanto a única maneira de saber é atraves dos institutos de pesquisas ou das pessoas que encomendaram as mesmas. Como ninguém fala abertamento sobre o assunto a conversa circula apenas nos bastidores. Nos bastidores a informação extra-oficial aponta que os nomes melhores avaliados pela a comunidade são do grupo da situação. O atual prefeito Orlando Fialho (o prefeito da água), o ex-prefeito Jacques Soares Guimarães e Dr. Leonardo. Na oposição o nome de destaque é o ex-prefeito Dr. José Benedito e Alcides Diniz. Agora quem tiver informação oficial de institutos de credibilidade com registro nos órgaos competentes e queiram divulgar aqui no blog fiquem a vontade.

VAZANTE-MG: TEM MAIS PARTIDOS DO QUE ELEITOR.

Em Vazante não vai faltar partido para quem desejar ser candidato a prefeito ou a vereador. Já estão legalizados para o processo eleitoral de 2012: PMDB,PT,PTB,PSDB,DEM,PPS,PV,PSB,PRB,PDT. Outros estão a caminhos da legalização visando a sucessão municipal do próximo ano. Do jeito que vai terá mais partidos do que eleitor.

PRODUTORES RURAIS: DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE CONTRA A FISCALIZAÇÃO ABUSIVA

Na reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, dia 31 de agosto, os deputados aprovaram o requerimento nº 100/11 do parlamentar Onyx Lorenzoni (DEM/RS) que “solicita realização de Audiência Pública para apurar denúncias de ação abusiva de agentes da fiscalização do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal contra produtores rurais associados ao Consórcio de Empregadores Rurais de Ibiraiaras/RS”. O deputado federal, presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade votou a favor do requerimento. Segundo Antônio Andrade, esse abuso ocorre também em Minas Gerais, principalmente na região Noroeste, especificamente em Unaí e Paracatu. “A fiscalização tem sido abusiva”, afirmou. Ele cumprimentou o deputado Onyx pelo requerimento e solicitou que essa ação fosse estendida para todos os estados do Brasil.

FINANCIAMENTO DE CAMPANHA

A Câmara deve jogar no colo do Senado a responsabilidade de encontrar uma nova fonte de financiamento para a Saúde. A votação da Emenda 29 está prevista para ocorrer somente no próximo dia 28, mas líderes governistas admitem ser difícil um consenso até lá, diante de tantas propostas que estão em discussão entre os deputados. Caso a indefinição persista, a Câmara deve aprovar novos recursos para o setor sem apontar como essa conta será paga. “Deixa o Senado se virar também para encontrar uma saída. Por que as notícias ruins só devem ser dadas pelos deputados?”, questionou o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO)

A FORÇA DO NOROESTE DE MINAS NA PRODUÇÃO DE GRÃOS

O Noroeste de Minas Gerais liderou a produção de grãos no Estado em 2011. A região foi responsável por 25,4% da safra estadual, com 2,7 milhões de toneladas. Houve um crescimento de 13,9% em relação à produção colhida em 2010. A safra do Noroeste contribuiu para uma colheita recorde no Estado de 10,6 milhões de toneladas.

Os números da produção de grãos estão no último relatório do IBGE sobre a safra de 2011, que está praticamente encerrada. Segundo o levantamento, a região do Alto Paranaíba aparece em segundo lugar no ranking do Estado com 2,4 milhões de toneladas, que correspondem a 22,3% do total em Minas. O Triângulo Mineiro vem em seguida com 2,2 milhões de toneladas colhidas. O número representa 20,8% da safra mineira.

Entre os municípios, Unaí (Noroeste) aparece como o principal produtor de grãos em Minas Gerais, com uma safra de 798,5 mil toneladas. Em seguida ficou Uberaba (Triângulo), com 577,6 mil toneladas. Completam a lista dos cinco maiores produtores os municípios de Buritis, Paracatu (ambos no Noroeste) e Perdizes (Alto Paranaíba)