segunda-feira, 19 de maio de 2014

ELEIÇÃO MINEIRA: PSB CADA VEZ MAIS LONGE DO PSDB

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou nesta segunda-feira que as alianças regionais que o PSB negocia em Minas Gerais neste pleito serão definidas pela direção nacional da legenda e podem não levar em conta acordos tradicionais, como o do seu partido com o PSDB. "Isso cabe muito mais à direção nacional porque a Executiva é provisória, não tem autonomia. Lá será feito o que a direção nacional decidir."

Segundo Lacerda, existem hoje no partido posições divergentes sobre a manutenção da aliança com os tucanos. "Há os que acham que se deve ter candidatura própria (ao governo de Minas Gerais) e os que acham que se deve apoiar o PSDB, até porque o PSB tem uma aliança já firmada com os tucanos." Ao falar dos que defendem candidatura própria, o prefeito citou o grupo ligado à Rede (partido que a ex-senadora Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos, tentou criar). "É algo que só vai se resolver na convenção do mês que vem", frisou.

Indagado sobre sua opinião pessoal a respeito do tema, Lacerda disse: "Eu tenho uma tese de que prefeito de capital não se envolve em pré-campanha, pois o dia a dia (de um prefeito) é muito duro."

Lacerda participou hoje de evento na capital paulista promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ele lembrou que foi convidado a ser candidato ao governo de Minas neste pleito, mas optou pela administração da cidade. "Optei pela gestão (de Belo Horizonte) e é esta posição que me induz a não tomar posição neste assunto."







" REFLETIR"

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade

CAMPINA GRANDE-PB: O MAIOR FORRÓ DO MUNDO

parque do povo
Foi divulgada na manhã desta segunda-feira (19) a programação completa do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. A festa vai de 6 de junho a 6 de julho no Parque do Povo e tem atrações como Garota Safada, Flávio José, Zé Ramalho, Lucy Alves, Elba Ramalho, Fagner, Padre Fábio de Melo, Santanna, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Genival Lacerda, Frank Aguiar, Gatinha Manhosa, Luan e Forró Estilizado e Branda Encantu’s.
Confira abaixo a programação completa:
santana6 de junho
Biliu de Campina
Jairo Madruga
As Coleguinhas
Santanna, o Cantador
07de junho
Final do Forró Fest
Capilé
Sirano e Sirino
Ton Oliveira
8 de junho
Assisão
Flávio José
Vicente Nery
encantus9 de junho
Projeto Fé e Cultura – Diocese
11 de junho
Coroné Grilo
Tribo Cordel
Forró dos Plays
12 de junho
Transmissão Brasil x Croácia
Branda Encantu’s
Inaldate Amorim
13 de junho
João Lacerda
Alcymar Monteiro
Forró do Bom
lucy14 de junho
Cavaleiros do Forró
15 de junho
Jurandir da Feira
Dorgival Dantas
Petrucio Amorim
16 de junho
Diocese
17 de junho
Transmissão Brasil x México
Banda Palov
elba18 de junho
Forró do Chefe
Rita de Cássia
Ramon Schnayder
19 de junho
Forró Bakana
Forró da Curtição
Solteirões do Forró
20 de junho
Frank Aguiar
Thiago Farra
Nando Cordel
Amazan
pe fabio21 de junho
Léo Marques
Flávio Leandro
Lucy Alves
Fagner
22 de junho
Genival Lacerda
Pinto do Acordeon
Zé Ramalho
Luan e Forró Estilizado
23 de junho
Transmissão Brasil x Camarões
Forró na Manha
Elba Ramalho
Antônio Barros e Cecéu
Eliane
Samyra Show e Forró 100%
wesley24 de junho
Zé Calixto
Edgley Miguel
Cristiano Araújo
Capilé
25 de junho
Afrodite
Musa
Ranniery Gomes
26 de junho
Jeito Nordestino
Forró Pegado
Forró Zoeira
27 de junho
Gatinha Manhosa
Geraldinho Lins
Jorge de Altinho
28 de junho
Edmar Miguel
Targino Gondim
Poeta Francinaldo
João Lima
29 de junho
Tony Dumond
Cezzinha
Yegor Gomez
30 de junho
Diocese
Padre Fábio de Melo
1º de julho
Forrózão Coco Seco
Forró Sacaneado
Diogo Cirne e Forró com Estilo
2 de julho
Valdo e Joverlane
Cavalo de Pau
Bonde do Brasil
3 de julho
Arreio de Ouro
Gabriel Diniz
Esculaxo
4 de julho
Niedson Lua
Fabio Carneirinho
Magníficos
5 de julho
Os Nonatos
3 do Nordeste
Waldonys
Forró do Movimento
6 de julho
Vinicius e Sobral
Adelmário Coelho
Felipe Lemos
Garota Safada



ROBERTO CARLOS: CONTRA AS BIOGRAFIAS




roberto-casrloss
O cantor e compositor Roberto Carlos continua em sua defesa pela preservação do direito dos artistas em manter o controle sobre as realização de biografias. Na semana passada, Roberto, por meio de seu Instituto Amigo, criado em dezembro, entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa participar das discussões do processo de publicação de biografias no Brasil.
 
Se o pedido for aceito, o instituto poderá participar na figura de “amicus curiae”, ou seja como interessado na causa. E um dos principais benefícios será o de ter o direito à sustentação oral de seus argumentos no dia do julgamento, o que seria feito por Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos advogados do músico. Em audiência passada no Supremo, outras entidades participaram como “amicus curiae” como a Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Academia Brasileira de Letras, que argumentaram favoravelmente aos biógrafos.
 
Roberto Carlos pretende, com isso, confirmar seu parecer negativo contra a ação movida pela Associação Nacional dos Editores, que luta para modificar dois artigos do Código Civil que, segundo a entidade, permitem censura prévia, pois, possibilitam, entre outras ações, o proibição da publicação da obra, caso o biografado se sinta ofendido de alguma forma.
 
O instituto do cantor quer mostrar que a supressão desses artigos “viria a tolher direito de reparação de dano à honra e à imagem das pessoas biografadas”, conforme detalha o pedido enviado ao Supremo. Atualmente, qualquer biografado consegue vetar o lançamento de obras sem autorização prévia. E o caso mais famoso envolve justamente Roberto Carlos que, em 2007, conseguiu na Justiça que fossem recolhidos 11 mil exemplares do livro “Roberto Carlos em Detalhes”, escrito por Paulo César Araújo e editado pela Planeta.



ANA PAULA PADRÃO: JORNALISMO ISENTO É UMA FALÁCIA

Há mais de um ano fora da TV, a ex-âncora Ana Paula Padrão, 48 anos, falou ao Morning Show sobre a função que mais reina em seu currículo: a experiência em bancadas de telejornal. Ana Paula disse que recusou alguns convites para ancorar por estar focada em outros projetos, como participar de debates e palestras e cuidar de duas empresas. “Desde que saí da TV, eu recebo convites para voltar. Mas eu não quero mais ter compromissos diários. Se forem diários, que sejam gravados. Bancada de jornalismo eu já não vou mais fazer”, afirmou a apresentadora.
 
Sobre o papel do jornalismo como formador de opinião, Ana Paula declarou: “Eu acho que existem notícias que merecem comentários e outras que têm comentários exagerados.” E frisou a importância da imagem do comentarista: “Você é visto pelos telespectadores como uma autoridade. Essa história de ‘jornalismo isento’ é uma falácia. A nossa opinião vai influenciar outras pessoas, por isso a gente tem que ter cuidado com o que diz.
 

ELEIÇÃO MINEIRA: PSDB LANÇOU OFICIALMENTE ANASTASIA PARA O SENADO E DINIZ PINHEIRO COMO CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR NA CHAPA COM PIMENTA DA VEIGA

O PSDB lançou oficialmente nesta segunda-feira, na sede do Cruzeiro, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a chapa com a qual irá concorrer nas eleições deste ano. O ex-prefeito da capital Pimenta da Veiga foi confirmado como pré-candidato ao governo de Minas Gerais, com o deputado Dinis Pinheiro (PP) como vice. O ex-governador Antonio Anastasia também foi anunciado como pré-candidato ao Senado.
 
Liderada pelo senador e pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves, que esteve presente ao evento, a aliança, batizada de Movimento Todos por Minas, reuniu prefeitos, parlamentares e militantes no ginásio do Cruzeiro.
 
O anúncio oficial das candidaturas foi feito pelo próprio Aécio, que pediu a continuidade do trabalho que vem sendo feito no estado. "Com Pimenta e com o povo mineiro, vamos mostrar que aqui não. Aqui em Minas o trabalho vai continuar", destacou Aécio Neves. 

PTB: MAIS UM PARTIDO QUE MANIFESTA APOIO A DILMA

Os senadores, os deputados e os dirigentes regionais do PTB estão vindo para Brasília, na quarta-feira, para manifestar o apoio dos trabalhistas à candidatura da presidente Dilma Rousseff. O ato será na sede do PTB e dos 27 estados, 23 diretórios regionais estão fechados com a candidata petista ao Planalto.
 
-- A aprovação formal da coligação vai ocorrer na convenção, em junho, mas estamos nos antecipando e promovendo um ato político de apoio à presidente -- afirma o presidente nacional do PTB, Benito Gama.
         
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, nega a possibilidade do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles concorrer a vice na chapa de Aécio Neves. Ele afirma que há um compromisso fechado com a presidente Dilma. Além disso, integrantes da Executiva do PSD negam este movimento. Alegam que apoiar o PSDB ao governo paulista é uma coisa, mas que seria questionável do ponto de vista ético Kassab romper o compromisso de dar o tempo de TV do partido para a campanha da presidente Dilma.
 
-- O apoio à reeleição da presidente Dilma está consolidado. Parece que há uma estratégia para criar um clima de debandada. Não sei como o Meirelles poderia ser vice do Aécio se a questão com a Dilma é fechada -- diz Kassab.
         
A coligação da reeleição deve ter, além do PT; o partido do vice, o PMDB; partidos de esquerda, como o PCdoB e o PDT; e, o partido do senador Marcelo Crivella, o PRB. A presidente Dilma não conseguirá repetir os partidos que a apoiaram nas eleições de 2010.
        
O PSB terá como candidato à Presidência o ex-governador Eduardo Campos (PE) e o PSC lançará seu presidente, o Pastor Everaldo, para o Planalto. Os nanicos PTC e PTN abandonaram a aliança e se acertaram com o candidato do PSDB, senador Aécio Neves.
        
Há divisão no PR. O líder na Câmara, Bernardo Santana, é muito ligado ao tucano Aécio Neves. Ele tentou anunciar, no início do mês, a independência do partido, mas teve de recuar.

COPA NÃO TERÁ INFLUÊNCIA NA ELEIÇÃO

claudio humberto novo
Pesquisa realizada pelo banco suíço UBS para avaliar macroeconomia e estratégia de investimento, mostra que não há relação direta entre o resultado em campo na Copa do Mundo e a avaliação de governantes no Brasil. Em 1994, quando o Brasil conquistou o tetra, a avaliação do governo era positiva, com o sucesso do Plano Real. Oito anos depois, em 2002, na conquista do penta, a avaliação do governo caiu 2 pontos.
DATA DE VALIDADE
O estudo conclui que a Copa poderia influir se ocorresse até duas semanas antes das eleições. A Copa deste ano acaba 79 dias antes.

TEMER RATIFICANDO A UNIÃO DO PMDB COM O PT

1312404056514-dilma-e-temer
O vice-presidente Michel Temer ficará pendurado ao telefone pelos próximos 23 dias. Ele decidiu ligar para os 494 correligionários com direito a voto na convenção nacional do PMDB que decidirá o futuro da aliança com o PT federal. Como o encontro está marcado para 10 de junho, terá de executar mais de duas dezenas de telefonemas por dia. “Vou ligar para cada convencional”, disse Temer ao blog do Josias de Souza, “inclusive para aqueles que dizem votar contra a aliança”.

IBOPE DIVULGA NOVA PESQUISA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

dilma aecio e campos
O Ibope deve divulgar na próxima quinta-feira nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República nas eleições deste ano. A série de 2002 entrevistas começou a ser feita na quinta-feira da semana passada e terminará no dia 22, data prevista para divulgação, conforme o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de verificar a preferência dos eleitores para a Presidência da República, a pesquisa ainda vai avaliar o grau de confiança na presidente Dilma Rousseff, como está seu governo e como ela vem administrando o país.
 
O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem reiterado que não será candidato, continua inserido entre os nomes oferecidos para a escolha do entrevistado. Além de Lula e Dilma também aparecem os nomes de Aécio Neves, Eduardo Campos, Eymael, José Maria, Levy Fedélix, Mauro Iasi, Pastor Everaldo, Randolfe Rodrigues e Eduardo Jorge. O trabalho de âmbito nacional, de acordo com o registro, será pago pelo próprio Ibope. Não é informado se algum veículo de comunicação divulgará os resultados da pesquisa.

FPM PODE AUMENTAR

dinheiro jucurutuA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode decidir, nesta quarta-feira (21), sobre a ampliação da fatia da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O aumento em dois pontos percentuais, para chegar a 25,5% do bolo, é previsto em Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/2013) apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
 
A ampliação dos repasses para as prefeituras foi a principal bandeira da 17ª Marcha dos Municípios, realizada de 12 a 15 de maio, em Brasília. Entre os encontros políticos, houve uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quando as lideranças do evento pediram a votação da matéria.
Segundo a autora, o objetivo é abrandar os efeitos da crise econômica e financeira mundial sobre as finanças dos municípios. Esse impacto teria sido ampliado pelas medidas econômicas adotadas pelo governo federal, que incluíram isenções e reduções tributárias prejudiciais às prefeituras. O efeito combinado em termos de perda de repasse para o FPM é estimado em R$ 8,4 bilhões.

ELEIÇÃO MINEIRA: PIMENTEL ASSUME COMPROMISSO COM A CUT


pimentel
Pimentel mostra o documento com os itens propostos pela CUT para pautar ações do próximo governador

Com um discurso de união entre as várias correntes sindicais que o apoiam, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Fernando Pimentel, assinou no domingo (19) uma carta de compromissos com a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O documento tem 13 itens e apresenta ações que devem ser realizadas e priorizadas por Pimentel, caso seja eleito para comandar Minas Gerais entre 2015 e 2018. O mesmo texto será submetido aos demais candidatos.

“Vim aqui para assumir um compromisso, mas vim também para pedir aos companheiros e companheiras que esse compromisso que eu vou assumir seja de mão dupla. Temos que estar juntos para a tarefa que nos espera”, pediu.

Ao mesmo tempo, o pré-candidato disse que governar o estado poderá ser ainda mais difícil do que vencer o pleito, em outubro. “Não há como resolver essa questão se nós não estivermos juntos. Não no momento da campanha. Esse é fundamental, sabemos fazer. Mas a campanha termina em outubro. Mais importante do que isso é nós estarmos juntos ao longo de quatro anos de governo. Porque, se chegarmos lá, não será um governo fácil. Será de reconstrução. Temos que ter ciência disso”, disse.

Pimentel criticou o ciclo de governo do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que há 12 anos dirige o Estado e não teria diálogo com os movimentos sindicais. “Estamos vivendo talvez o pior, ou um dos piores momentos em Minas Gerais na relação entre poder executivo e movimento sindical. Nunca houve na história um momento em que as entidades representativas dos trabalhadores, especialmente do setor público, fossem tão desprezadas, pisoteadas, e afastadas da verdadeira negociação, legítima e respeitosa, como deve ser entre o governo constituído e os trabalhadores”.

O pré-candidato disse, ainda, que não irá privatizar as estatais de energia (Cemig) e água e esgoto (Copasa), e que deverá priorizar a prestação de serviços públicos nessas empresas, ao invés do lucro de acionistas.

Carta

A carta de compromissos foi assinada por Pimentel durante a 13ª Plenária Estatutária da CUT-MG, e foi lida pela presidente da central sindical no Estado, Beatriz Cerqueira. As ações de compromisso solicitam uma participação aberta dos movimentos sociais no governo, o fortalecimento do Estado, mais investimentos em saúde e educação, melhorias salariais para servidores públicos e a não privatização de empresas estatais, dentre outros.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: AÉCIO DE OLHO NOS PEQUENOS PARTIDOS PARA AUMENTAR TEMPO DE TV

: O pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves, atende  ligação durante entrevista concedida à Reuters em abril, em Brasília. Nesta sexta-feira, o senador prometeu transparência na política fiscal, redução das bandas de inflaçã
Com o objetivo de aumentar o seu tempo de televisão, o senador e presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves (MG), tenta conquistar o apoio de seis partidos "nanicos": PT do B, PTN, PTC, PSL, PMN e PEN; a iniciativa, se for concretizada, pode render 20 segundos a mais de propaganda partidária para o tucano, que, no cenário atual, conta com três minutos e 42 segundos



QUEDA NO JORNALISMO DAS GRANDES EMISSORAS

:
À exceção do Jornal da Record, todos os principais telejornais das maiores emissoras estão perdendo audiência de modo irreversível; números do Ibope mostram que tombo maior é no Jornal Nacional, ancorado por William Bonner; perda na Grande São Paulo foi de 9% na pontuação de janeiro a abril; audiência nacional, que era de quase 50 pontos nos anos 1990, está agora em apenas 29 pontos de média; na baixa mais dramática, encostou em 25,4; no SBT, nem a polêmica Rachel Sheherazade evitou queda de 4%, enquanto na Band o informativo de Ricardo Boechat tem média de 2,9 pontos contra 3,4 antes; a 'culpa', dizem especialistas, é da internet, que informa antes; mas, convenhamos, apesar de mudanças de âncoras, fórmula dos telejornais é a mesma desde os anos 1970; caducou


ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: KASSAB NEGA APROXIMAÇÃO COM AÉCIO

:
Em entrevista ao 247, o ex-prefeito Gilberto Kassab comentou a especulação política do fim de semana: a de que Henrique Meirelles, filiado ao seu PSD, poderá ser vice na chapa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014; "uma tese furada", afirmou; Kassab explica que o apoio à reeleição da presidente Dilma foi o primeiro compromisso assumido pelo PSD e não será quebrado; o que não significa que diretórios regionais do partido não possam adotar caminhos mais próximos ao PSDB; "mas nada muda na aliança nacional com Dilma", assegura; alívio no Planalto


ELEIÇÃO MINEIRA: DEPUTADA FEDERAL JÔ MORAIS DEFENDE À BANDEIRA DA MUDANÇA EM MINAS

Zeca Ribeiro/Agência Câmara:
Deputada federal critica "manipulação sobre real situação de Minas" e diz que "democracia e liberdade" só virão com "um governo democrático e popular"; segundo Jô Moraes (PCdoB), as Caravanas da Participação, às quais o PCdoB irá se juntar, vão "inaugurar o diálogo em Minas"; é preciso colocar o estado no rumo do Brasil, completou ainda a parlamentar



SERRA NEGA QUE SEJA VICE DE AÉCIO

:
Através do Facebook, na noite deste domingo (18), José Serra (PSDB) informou que não há menor interesse em ser o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo também tucano Aécio Neves, de mesmo partido; segundo ele, "inexistem 'interlocutores'" atuando em seu nome; de acordo com o tucano, foi o "jornalismo criativo, que pertence ao terreno da ficção", quem nutriu tal informação; no entanto, o que ele chama de jornalismo criativo foram notas publicadas pelos colunistas mais próximos a Serra na mídia tradicional, como Reinaldo Azevedo, Eliane Cantanhêde e Dora Kramer; sem espaço no time de Aécio, ex-governador avisa que disputará uma vaga no Senado ou na Câmara Federal; "No mais, estarei junto com o meu partido no esforço para vencer esta estranha mistura de atraso e inércia que tomou conta do país", afirmou


ELEIÇÃO EM MINAS: TUCANOS QUEREM TURBINAR A CAMPANHA DE PIMENTA DA VEIGA

Ao lançar nesta segunda-feira a sua chapa completa em Minas, com a confirmação de Anastasia e Dinis Pinheiro nas vagas de senador e vice, o grupo aecista deflagra um esforço concentrado nas suas bases para alavancar a candidatura de Pimenta da Veiga a governador e turbinar as intenções de voto de Aécio para presidente. Até o início da Copa do Mundo, a campanha aecista vai rodar a plena carga no Estado.

ELEIÇÃO MINEIRA: CLÉSIO SUMIU

O senador Clésio Andrade não tem sido visto em reuniões políticas. Sumiu após a decisão do PMDB de se aliar ao PT. E ao sair de cena, deixou no ar a sua posição na campanha em Minas: se ficará ao lado do seu partido ou dos adversários tucanos.

WILL NUNES:

Uma coisa já parece certa: Clésio não deve se candidatar a nada. As vagas de governador, vice e senador na chapa PT-PMDB já estão preenchidas por Fernando Pimentel, Antônio Andrade e Josué Gomes. E a opção do mandato de deputado federal esbarra em obstáculo de ordem familiar: ao disputar este cargo, Clésio poderia comprometer a reeleição do próprio sobrinho Diego Andrade.

ELEIÇÃO EM MINAS: SUSPENSA NEGOCIAÇÃO DOS SUPLENTES DE ANASTASIA

As duas vagas de suplente de Anastasia deverão ficar em aberto por mais um tempo, no aguardo de negociações que ainda rolam nos bastidores. A segunda suplência está reservada ao PSB. Porém, se os partidários de Eduardo Campos insistirem em lançar candidato a governador, em vez de apoiar o nome tucano, a vaga será entregue a um parceiro histórico do PSDB: o DEM.

ELEIÇÃO MINEIRA: O DUELO NAS GRANDES CIDADES

Pimenta da Veiga X Pimentel

As cidadezinhas do interior,  vão definir as eleições para os cargos do Poder Executivo, mas é nos municípios de porte médio que os pré-candidatos a governador Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) concentram a campanha. A receita deve ser seguida pela presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e pelo senador Aécio Neves, presidenciável tucano que precisa ser conhecido no restante do país.

A razão é simples: nas grandes cidades, o apoio dos prefeitos tem impacto bem menor. “Os candidatos vão priorizar as cidades maiores, que terão mais eventos de campanha do que as pequenas. É assim que Aécio e Dilma, Pimenta e Pimentel estão fazendo”, diz o professor da PUC Minas, Malco Camargos. Já nos municípios de menor porte, os prefeitos têm mais condições de levar a mensagem dos candidatos a cargos executivos (governador e presidente), porque são mais influentes e têm mais proximidade com o eleitor