sexta-feira, 18 de março de 2011

MUNICÍPIOS: QUEDA NO FPM

As prefeituras recebem, hoje, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente à segunda parcela do mês de março. A transferência será 6,2% menor do que a estimada pela Receita Federal no último dia 10 e 12,7% inferior, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, informou que, caso a previsão da Receita para o terceiro decêndio se concretize, o repasse total do mês de março será de R$ 3,08 bilhões, valor que corresponde a uma queda de 14,8% em relação ao mesmo período de 2010. Paulo Ziulkoski avalia que o FPM não manterá nos próximos meses o desempenho observado em janeiro e fevereiro. São esperadas quedas de 5,1% para abril e 9,4% para maio.

SENADO E O FIM DA REELEIÇÃO

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta quinta-feira o fim da reeleição e mandato de cinco anos para presidente da República , governadores e prefeitos. Pela proposta, os candidatos que estão no cargo ainda poderão concorrer à reeleição, que seria permitida até 2014. O presidente da República que assumir em 2015 teria um cargo de cinco anos.

No caso da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, se ela concorrer à reeleição e vencer, na prática ganharia mais um ano de mandato. A comissão apenas chegou a uma proposta consensual da ideia, mas sem aprovação de um texto final. Também foi aprovada a manutenção do voto obrigatório.
WILL NUNES COMENTA: caso ocorra realmente o fim da reeleição os atuais prefeitos poderão ainda disputar mais um mandato em 2012, permanecendo assim (caso de vitória) 9 anos no poder. Apesar de muitos reclamarem do desgate natural do poder, eu aposto que a grande maioria tentará a releição. Alguém duvida?

EX-GOVERNADOR DE BRASILIA-DF ABRE A BOCA E ATINGE DEM E O PSDB

O ex-governador do DF José Roberto Arruda concedeu entrevista revelando os políticos do seu ex-partido, o DEM, e do PSDB que lhe pediram auxílios financeiros. Ele ressalta que as doações eram sempre feitas aos presidentes dos partidos, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o então senador Sergio Guerra (PSDB-PE). Arruda concedeu a entrevista em setembro do ano passado à revista Veja, por meio do repórter Diego Escosteguy, mas jamais foi publicada. Esta semana, no entanto, circulou a informação de que o repórter estrearia como o mais recente contratado da revista Época, neste fim-de-semana, assinando reportagem de capa baseada na entrevista. Na noite desta quinta-feira, Veja se antecipou e a divulgou em seu site.

Quais líderes do partido foram hipócritas no seu caso? A maioria. Os senadores Demóstenes Torres e José Agripino Maia, por exemplo, não hesitaram em me esculhambar. Via aquilo na TV e achava engraçado: até outro dia batiam à minha porta pedindo ajuda! Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV). Eu ajudei, e até a Micarla veio aqui me agradecer depois de eleita. O senador Demóstenes me procurou certa vez, pedindo que eu contratasse no governo uma empresa de cobrança de contas atrasadas. O deputado Ronaldo Caiado, outro que foi implacável comigo, levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília.

LIBERDADE DE PENSAMENTO

Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas? Seguindo esse conceito de vida, quero ratificar mais uma vez que não publicaremos opiniões e comentários ofensivos a honra e a dignidade das pessoas.

FILHOS DE DR. CÁSSIO OPINAM SOBRE PLANTÃO DO PAI EM POSTO DE SAÚDE DA PREFEITURA DE LAGAMAR.

Me disse ontem a noite , para nosso espanto e depois de darmos uma bronca daquelas nele , que iria dar plantão neste final de semana , e talvez no outro também , no Posto de Saúde de Lagamar , principalmente para que a cidade não fique na incerteza se o médico plantonista irá ou não , e inicialmente ficamos uma fera com ele. Dissemos para ele que muitos não entenderiam o que ele está a fazer dando estes 2 plantões , e mesmo que lá estando salvasse uma vida de cada lado político. Muitos não valorizam a vida como deveriam – nós faríamos quase tudo para termos nosso irmão Albert , o nosso avô Wilde de volta e com saúde. Não concordamos com a sua postura , mas ele nos disse que como médico , que também seremos , para ele seria um crime não ajudar com seus serviços em caso de necessidade - como você perdoaria alguém que não foi trabalhar ou ajudar , e que isto pudesse mesmo de longe causar uma perda de uma vida , seja de que lado qualquer que fosse.
Ele nos disse que , como médico , assim com o Vivaldo que foi policial , ele é médico o tempo todo e o Vivaldo sempre terá de atuar como bom policial mesmo sem a farda , porque deles dependem a vida de muitas pessoas. Ele não esta sendo contratado para trabalhar na prefeitura e nem traindo seus eleitores – está ajudando a cidade e seus moradores , o que deveria ser a meta de todos que se dispõem a trabalhar pelo município , politicos ou não. Pergunto a todos nos se pararíamos para ajudar alguém em um acidente de transito , em uma queda , ou qualquer que estivesse caído no chão , só se fosse do mesmo lado político , ou da mesma religião , ou se fosse atleticano?? As vitimas do Japão do terremoto e do tsunami estão perguntando alguma coisa as que estão socorrendo-as? E quem socorre alguém de outro time é culpado de quê?? Você elegeria alguém que só ajuda e atende só a parte que interessa para ele , seja família ou políticos do seu partido – é esta pessoa que você quer no comando de sua cidade e de seu futuro ?? Um vereador , prefeito , deputado ou presidente tem a obrigação de zelar do povo , de todo mundo.
Assinam a nota: Carell,Cássio e Caio

WILL NUNES COMENTA: como todo mundo sabe em Lagamar Dr. Cássio disputou e perdeu a última eleição municipal para o atual prefeito Ari Batista que enfrenta já há algum tempo dificuldades na área de saúde. A decisão de Dr. Cássio de aceitar o convite do governo municipal de atender no posto de saúde está criando uma série de interpretações na cidade. Alguns estão achando que por trás do convite feito pelo o atual governo, existe uma manobra política de atrair Cássio para o grupo da situação. Os questionamentos surgem com as seguintes perguntas: por que só agora o prefeito Ari Batista permitiu a contratação de Dr. Cássio? Se o problema na saúde de Lagamar ocorre já algum tempo, porque ele não fez isso antes?
A verdade é que as pedras da sucessão municipal de 2012 em Lagamar estão no tabuleiro para serem mexidas, e só o tempo dirá quem dará o xeque mate. Situação ou oposição?

RELANÇADA A FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA

Formada por 215 deputados e senadores, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi relançada em Brasília, num almoço que deu início aos trabalhos nesta legislatura. O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva de Leite, Antônio Andrade, prestigiou o evento. Ele participa da Frente da Agropecuária no Congresso Nacional desde a gestão anterior.

Segundo Antônio Andrade, é preciso defender o agronegócio brasileiro, hoje, responsável por 27% do PIB no país. O deputado, como a maioria dos membros da Frente, é oriundo de família de produtor rural e por isso conhece bem as pressões que a classe sofre.

Temas como redução do orçamento do Ministério da Agricultura, reforma tributária em especial a redução dos impostos sobre os alimentos e insumos, dívidas agrícolas, defesa sanitária animal e vegetal seguro rural e ações que interferem na renda do produtor vão estar na pauta da FPA. Um dos desafios da entidade neste ano é a aprovação de uma nova legislação ambiental compatível com os avanços da agricultura e da pecuária brasileiras.