segunda-feira, 21 de abril de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: PIMENTA VOLTA A NEGAR QUE DEIXARÁ A DISPUTA PELO O GOVERNO DE MINAS

O candidato tucano ao governo de Minas Pimenta da Veiga afirmou ontem que não existe qualquer possibilidade de deixar a disputa pelo Palácio da Liberdade por causa do indiciamento da Polícia Federal em razão de ter recebido um pagamento de R$ 300 mil feito por agências do empresário Marcos Valério. O ex-ministro disse, durante encontro estadual da juventude tucana, que os boatos de que ele seria substituído como candidato do PSDB partiram de adversários políticos que tentam desvirtuar informações para ganhar votos no estado.

GRINGOS FALAM DE NÓS

the economistA última edição da revista The Economist traz uma reportagem bastante crítica ao mercado de trabalho no Brasil e em especial à produtividade dos trabalhadores. Com o título “Soneca de 50 anos”, a reportagem diz que os brasileiros “são gloriosamente improdutivos” e que “eles devem sair de seu estado de estupor” para ajudar a acelerar a economia.
 
A reportagem diz que após um breve período de aumento da produtividade vista entre 1960 e 1970, a produção por trabalhador estacionou ou até mesmo caiu ao longo dos últimos 50 anos. A paralisia da produtividade brasileira no período acontece em contraste com o cenário internacional, onde outros emergentes como Coreia do Sul, Chile e China apresentam firme tendência de melhora do indicador.
 
“A produtividade do trabalho foi responsável por 40% do crescimento do PIB do Brasil entre 1990 e 2012 em comparação com 91% na China e 67% na Índia, de acordo com pesquisa da consultoria McKinsey. O restante veio da expansão da força de trabalho, como resultado da demografia favorável, formalização e baixo desemprego”, diz a revista

DIA DE TIRADENTES


Joaquim José da Silva Xavier, este é o nome do único heroi brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo, em novembro daquele mesmo ano.
 
Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.
 
Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos como é pintado e caracterizado em algusn livros. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.
 
Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.
Ironicamente, 30 anos depois de ter projetado essas melhorias, Dom João VI mandou fazer a canalização do rio, seguindo os planos de Tiradentes. Em 1889, exatamente 100 anos depois, o engenheiro André Paulo de Frontin canalizou as águas da Serra do Tinguá, dentro dos mesmos moldes arquitetados pelo inconfidente.
 
Tiradentes não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia idéias iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.
 
Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.
Do site História Digital

TSE: JOVENS VOTANDO EM PESO

Segundo dados consolidados em fevereiro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Eleições de 2014 baterão recorde em número de jovens aptos a votar em outubro, para presidente, governadores, senadores e deputados.
 
O TSE informa que houve um salto de 1,8 milhão em 2010 para 2,3 milhões este ano entre eleitores de 16 e 17 anos. Aumento discreto também foi observado na faixa etária de 18 a 24 anos.
 
Com uma possibilidade no aumento dos votos em branco e nulo, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha para conscientizar o público jovem sobre a participação democrática pela via eleitoral.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

VacinaçãoA campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
 
O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

" REFLETIR"

A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano"
Joseph Joubert

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

o que é páscoa, o que se comemora na pascoa


 
"A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. As páscoas cristãs e judaicas estão ligadas diretamente não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas pelo seu símbolo maior de renovação, renascimento e principalmente transformação. Nessa páscoa realize esse ritual de mudanças e deixe a Luz do Jesus ressurreto iluminar e guiar seus caminhos. Feliz Páscoa!" (Significado de páscoa)

A páscoa é uma data muito especial para as religiões católica e judáica, as vezes as duas datas coincidem e o fato é noticiado em todo o mundo, uma prova de como as duas religiões se aproximam em determinados assuntos.

EEIÇÃO EM MINAS: CANDIDATO TUCANO AO GOVERNO DE MINAS, CULPA A OPOSIÇÃO SOBRE BOATOS DA SUA DESISTÊNCIA

O pré-candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, disse ontem que os boatos de que ele desistiria de disputar as eleições saíram da oposição, que tenta, “a todo custo, desestabilizar sua candidatura”. Ele afirmou que tem energia suficiente para ir para as ruas dialogar com os eleitores e que isso vai fazer a diferença.

Sobre seu indiciamento pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro e envolvimento com o empresário Marcos Valério, o pré-candidato garantiu que tem a convicção de que isso não irá prejudicar sua candidatura nem a do senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República.
Pimenta da Veiga afirmou que a sua campanha já conta com o apoio de 18 partidos e que ainda não há uma definição se o PSB, legenda do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, irá participar da composição com o PSDB em Minas. O pré-candidato deu as declarações durante o Encontro Estadual da Juventude do PSDB, que reuniu cerca de 200 jovens em um hotel no centro de Belo Horizonte, em pleno domingo de Páscoa.
O evento também contou com a presença da esposa do pré-candidato tucano ao governo de Minas, Ana Paula, e do filho, Pedro Pimenta da Veiga. Foram divulgadas gravações de vídeo demonstrando apoio ao pré-candidato tucano, como a do senador Aécio Neves e a do presidente estadual do PSDB em Minas, Marcus Pestana.
Ana Paula Pimenta da Veiga disse aos jovens que está casada há mais de 25 anos e que nunca viu deslize ético de seu marido. Por isso, “calúnias que atingem à moral de Pimenta vão voltar para quem inventou as maldades, e o PT não vai conseguir nivelar todos em um mesmo patamar”, disse.
Ana Paula garantiu que, se o marido for eleito, vai dar continuidade ao trabalho social já desenvolvido em Minas.
 
Detalhe
 
Representação. O cerimonial anunciou o secretário adjunto de Lazer, Roberto Tross, como representante de Marcio Lacerda. Mas Pimenta da Veiga admite que o prefeito ainda não se posicionou.

BR-O40: MOTORISTAS PODERÃO PAGAR PEDÁGIO ANTES DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO

             
A privatização da BR–040 entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Brasília (DF), passando por Belo Horizonte, traz a usuários a esperança de poder trafegar por uma estrada mais segura, especialmente no trecho a ser duplicado – 557 km dos 936,8 km concedidos. No entanto, a duplicação vai começar por Goiás, e os usuários da rodovia no trecho mineiro terão que pagar pedágio antes de percorrer pistas duplas.
 
Conforme o contrato, a cobrança do pedágio começa após a conclusão de 10% de toda a duplicação. A previsão era que os trabalhos começassem amanhã – com expectativa de término em 2019 –, mas o contrato ainda não havia sido homologado até a última quarta-feira.
O Tribunal de Contas da União havia recomendado que o governo definisse pontos com mais batidas para serem inclusos nos 10% iniciais da obra. Porém, conforme a Invepar – controladora da concessão rodoviária e de outras nove –, os serviços vão começar entre Cristalina (GO) e Paracatu (MG)(veja arte abaixo).
O primeiro ponto para pagamento da tarifa de R$ 3,20 será em Cristalina, mas as outras dez praças ficam em Minas. A Invepar informou, por meio da assessoria de imprensa, que, mesmo que a obra comece por Goiás, trabalhos paralelos serão feitos no trecho mineiro considerado prioritário, entre Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, na região Central. “Ainda neste ano, vão ser iniciadas as obras de recuperação. Em um primeiro momento, serão feitas intervenções emergenciais.”