terça-feira, 1 de abril de 2014

PROJETO PREVÊ PENA DE DETENÇÃO PARA CASOS DE BULLYING

fabio seca
 
O Projeto de Lei 1011/2011, do deputado federal Fábio Faria (PSD/RN), que tipifica o crime de intimidação escolar ou bullying, já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e poderá ser votado em Plenário na próxima semana. Foi o que pediu o autor ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que convocou um esforço concentrado de 7 a 11 deste mês, com votação de matérias importantes.
 
A proposta prevê pena de detenção de um a seis meses, além de multa, para esses casos. A pena pode aumentar em casos específicos. Quando houver violência, a pena será de detenção de três meses a um ano e multa, além de sanção já prevista em lei para a agressão física. Se a intimidação envolver discriminação por raça, cor, etnia, religião ou origem, a pena será de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. A mesma pena será aplicada se as vítimas forem pessoas idosas ou com deficiência.

PARTIDOS DEVEM FICAR ATENTOS COM REGISTRO NO TSE


calendario TSEOs 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até o dia 14 de abril de abril para enviar via internet, a relação de seus filiados. Esta é uma exigência da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), a qual determina que as listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos.
 
As informações devem ser disponibilizadas todos os anos para a Justiça Eleitoral pelos próprios partidos, por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Após receber a relação dos filiados, o Tribunal Superior Eleitoral inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destaca as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda.
 
A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral, a filiação constante na última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada (parágrafo 1º do artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos). Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.

COROMANDEL: EX-PREFEITA EM ALTA

Em Coromandel cresce o nome da ex-prefeita Dione Peres na oposição. Depois de administrar por duas vezes a cidade, ela é citada como o principal nome oposicionista para disputar a eleição de 2016. Seu nome está sendo lembrado principalmente agora que o governo do prefeito Gambá ainda não decolou.

VAZANTE: OPOSIÇÃO PRECISA ACERTAR OS PONTEIROS

 

relogio-veraoEstá na hora da oposição acertar os ponteiros. A eleição se aproxima e, em Vazante não existe nenhuma articulação política envolvendo as grandes lideranças locais.

PARACATU: CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA

Estão abertas as inscrições para candidatos de diversos níveis escolares pleitearem 417 empregos públicos na Prefeitura Municipal de Paracatu, cidade do noroeste mineiro. Do total, 30 vagas são para as pessoas que apresentam alguma deficiência.

O processo seletivo simplificado receberá formulários de participação no endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br até as 18h do dia 25 de abril. Participantes terão de desembolsar R$ 30 e R$ 130.

A seleção se dará por exames de múltipla escolha na cidade de Paracatu (MG), marcados para 20 de julho. Os testes serão aplicados das 9h às 12h e trarão questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos, conforme a carreira desejada.

O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado até o dia 1º de agosto. Aprovados para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias também passarão por curso de formação.


fonte:paracatunet

VEM AI! CONTAS DE LUZ NO SISTEMA PRÉ-PAGAS

Os consumidores poderão aderir em breve ao sistema de contas de luz pré-pagas. O modelo será semelhante ao funcionamento dos telefones celulares pré-pagos, ou seja, o consumidor comprará créditos de energia para consumo posterior. A adesão será voluntária e não terá ônus. O regulamento do novo sistema foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão do diretor geral, Romeu Rufino, é que o modelo esteja disponível a partir de 2015.          

Quem aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 20 kW/h, a ser pago na compra subsequente. Depois disso, o consumidor poderá comprar novos créditos quantas vezes quiser, desde que a aquisição seja de, no mínimo, 5 kW/h, em agências credenciadas ou pela internet.
 
A tarifa de energia será a mesma oferecida ao cliente convencional, que paga a conta depois do consumo. As distribuidoras que quiserem poderão oferecer desconto para os clientes do sistema pré-pago, para incentivar a adesão. Em outros países que já adotam o sistema, o desconto na tarifa é de cerca de 5%, segundo o diretor da Aneel André Pepitone.
 
O cliente será avisado previamente se seus créditos estiverem acabando, por meio de alarmes visuais e sonoros do medidor eletrônico, para que tenha tempo hábil de providenciar nova carga. Para não ficar sem luz, poderá solicitar um crédito de emergência de 20 kW/h para a distribuidora, o equivalente a um consumo residencial médio de três dias.
 
Se não gostar do sistema, o consumidor pode pedir o retorno ao modelo convencional, e a empresa terá 20 dias para atendê-lo. A ideia é oferecer o sistema para clientes residenciais e comerciais. Grandes consumidores, como indústrias, não poderão aderir.

ELEIÇÃO: PMDB MINEIRO E O JANTAR COM O VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER

Um jantar nesta terça-feira (1º) em Brasília reuniu os deputados do PMDB na Câmara Federal. A bancada de Minas compareceu desfalcada e dividida. O jantar foi promovido pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), na casa do deputado Tadeu Filippelli, presidente regional do PMDB no Distrito Federal. Temer convidou os 76 parlamentares peemedebistas na Câmara, para discutir os problemas de relacionamento com o governo federal.
Para o presidente do PMDB-MG, deputado Antônio Andrade, a iniciativa do jantar de Temer com a bancada federal pode colocar freio a um movimento para que o partido se torne independente não apenas nas votações, mas no plano eleitoral. “O PMDB faz parte do governo Dilma. Quem não vota nas teses da presidente, não está votando no PMDB”. 
 
Ele disse que os deputados descontentes não têm motivo e nem razão para chorar. “A briga maior não é por espaço no governo, é por causa das eleições”, explica. “A insatisfação é com a composição dentro do estado”. Segundo ele, “não podemos, de forma nenhuma, ficar contra (a Dilma). Isso vale para todos os deputados do PMDB”.
 
Para o dirigente, não existe independência política. “Isso é conversa pra boi dormir. O PMDB preside a Câmara e o Senado. Deputado que quiser ser independente, deve abrir mão de emendas e cargos e passar para a oposição”. Segundo ele, a base do governo conversa, pode melhorar um projeto e até recusá-lo.
 
O deputado Mauro Lopes disse que o vice-presidente Michel Temer vai ouvir alguns clamores de uma minoria que prega a independência do governo Dilma. “O convite veio, mas não tem o cardápio da conversa”. Ele lembra que apenas três parlamentares mineiros (dois deputados federais e um senador) defendem a tese de candidatura própria. “É uma aventura duvidosa. O PMDB não tem candidato que tem voto”, diz, em referência ao pré-candidato a governador, Clésio Andrade. Segundo Lopes, a coligação com o PT mineiro praticamente arquitetada. 
 
Caso o PMDB lance Clésio, “vai prejudicar a eleição proporcional. “Se o PMDB sair sozinho, elegerá 2 ou 3 deputados federais. Em 2010, elegeu 7 para a Câmara e 9 para a Assembleia, em coligação com o PT”. Com candidato próprio, o partido “não vai ter 10% dos votos dos mineiros”. 
 
Para o vice-presidente do PMDB-MG, Saraiva Felipe, o vice Michel Temer vai discutir a situação incômoda com a bancada e a importância da coalizão com o PT. Já o deputado Leonardo Quintão disse que a bancada mineira não tem nem coordenador, de tanto que está sumida, por conta da disputa interna no partido. Ele contou que já assinou o pedido de CPI da Petrobras.
 
O deputado Newton Cardoso criticou o PT e disse que no PMDB o clima é de guerra. “Contra essa aliança, vamos afirmar a independência do governo”.

DO MESTRE: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


















Foto: O que te faz feliz? #DiaDaFelicidade

AÉCIO O QUERIDINHO DA GRANDE MÍDIA

Gente!Vocês já perceberam como a grande mídia trata o senador Aécio Neves. Lendo os jornais, ouvindo rádio, assistindo TV, não sai uma nota questionando ele. É o político perfeito, é assim como é tratado pela os meios de comunicação.
 
Enquanto isso todo o dia sai uma matéria negativa  contra os seus adversários, numa clara manifestação de apoio dos grandes meios de comunicação ao candidato a presidência da república, menosprezando a capacidade e a inteligência do povo brasileiro. Aécio é a oitava maravilha política dos últimos tempos da política brasileira?  Ou tão brincando com a nossa consciência. 

Foto: George Gianni/PSDB:

DEBATE SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

:
Aplicação de penas alternativas para tornar o Judiciário efetivo e a manutenção da maioridade penal em 18 anos foram defendidas pelo ministro do STJ, ministro Sebastião Reis Júnior; “Reduzir a maioridade não vai resolver problema nenhum. O grande problema é a falta de preparo do Estado em dar educação e uma perspectiva de vida aos menores carentes. O Estado se omite e o crime é o caminho que acaba sendo escolhido", disse 


REFLETIR

Foto: Para pensar...

LAGOA GRANDE: PRIMEIRO PASSEIO CICLÍSTICO CONTRA AS DROGAS

O Prefeito Municipal de Lagoa Grande Dr. Márcio Valeriano vai aproveitar a Festa de 22 do Aniversário da Cidade para estimular e incentivar a campanha de Combate as Drogas. Com o tema " Acorda Lagoa! Eu quero Vida " pretende realizar um grande encontro durante o primeiro grande passeio ciclístico contra as drogas na cidade. As pessoas inscritas concorrerão ao sorteio de bicicletas. As inscrições estão sendo feitas na Prefeitura e terminam dia 26 de abril 2014. Só concorrerão ao sorteio quem fizer a inscrição.
 
Foto: Participem deste ato contra as drogas...

VAZANTE: BOATOS SOBRE A RENÚNCIA DO PREFEITO

Boatos sobre a renúncia do prefeito Dr. José Benedito tomou conta da cidade. Fato desmentido depois que alguém lembrou que hoje é primeiro de abril, Dia da Mentira.
 
Já tinha gente se preparando para uma nova posse na cidade. O alvoroço era grande no meio político sobre os boatos do afastamento do prefeito.Ternos esquecidos no guarda-roupa estariam recebendo tratamento especial para a posse.

VAZANTE: PREFEITO COBRA MAIS ATITUDE DA POPULAÇÃO PARA MANTER A CIDADE LIMPA

Em um de seus recentes discursos, o prefeito de Vazante José Benedito, do PHS, cobrou mais conscientização da população no sentido de colaborar com a limpeza pública e em outros aspectos que envolvem o bem estar da comunidade.

O prefeito citou como exemplo as pessoas que não usam adequadamente as caçambas de lixo ou deixam cachorros soltos pelas ruas da cidade.
  

VAZANTE: DEFINIDO OS SHOWS DA FESTA DA LAPA

Além do cantor Amado Batista, que já havia sido confirmado pela Assessoria de Eventos da Prefeitura de Vazante, a programação de shows da 133ª Festa da Lapa terá outras três atrações artísticas.

A programação oficial de shows da festa foi anunciada na noite do último sábado durante a novena rural no Haras da Constril. As apresentações dos shows no estacionamento do Ginásio Reni Soares da Cunha será aberta no dia 1º de maio com o cantor Amado Batista. No dia 2 de maio, dois shows serão realizados no mesmo local, sendo um com o cantor Charles Valadão e outro com a dupla sertaneja Fred e Gustavo.

No dia 3 de maio, logo após a celebração da missa e a procissão de Nossa senhora da Lapa, haverá show religioso com o grupo Cantores de Deus na Praça do Santuário.


Fonte: Rádio Montanheza

PROJETO PODE ALTERAR ELEIÇÕES DE 2016

No projeto de Reforma Política que tramita no Congresso a proposta determina  a coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal a partir de 2018. Para que isso ocorra, fica estabelecido que os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 terão mandato de apenas dois anos, podendo se candidatar à reeleição em 2018.
 
WILL NUNES:
 
Tem hora que eu penso que alguns políticos vivem em outro planeta, fora da realidade do povo brasileiro. Mudas as regras do jogo político numa facilidade de dá inveja. Depois reclamam do poder judiciário quando executam as leis criadas por eles próprios.

REFORMA POLÍTICA

Lula Marques/FolhaReunidos na noite desta segunda-fiera (31) na residência funcional do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, líderes de partidos governistas e oposicionistas decidiram apressar a tramitação da proposta de reforma política. Deseja-se votar a encrenca no plenário em 13 de maio.
 
O projeto foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ficou pronto em novembro do ano passado. Inclui o fim da reeleição, o voto facultativo e a coincidência de todas as eleições (municipais, estaduais e federal) a partir de 2018. Pressionando aqui, você chega à íntegra. Aqui, você encontra um bom relato sobre a emenda.
 
“Vamos submeter a reforma a um referendo popular”, disse Henrique Alves. “Queremos que o povo confirme a reforma. A ideia é que o referendo seja feito na primeira eleição que vier acontecer depois da aprovação da proposta. Se formos ágeis e o Senado concordar, podemos ter o referendo até na eleição de 2014.”

GOVERNO FEDERAL DEIXA DE ARRECADAR COM A PROPAGANDA PARTIDÁRIA E ELEITORAL


politicoO horário eleitoral obrigatório na verdade só é “gratuito” para os partidos políticos. A União deixará de receber R$ 840 milhões em impostos para compensar as perdas com publicidade das empresas de rádio e televisão, que são obrigadas à divulgação da propaganda partidária e eleitoral.
 
O benefício às emissoras que veiculam o horário eleitoral obrigatório é garantido pela legislação eleitoral (lei 9.504/2007). O valor deduzido em imposto de renda corresponde a 80% do que as empresas receberiam caso vendessem o espaço para a publicidade comercial.

A CULPA É DA BEBIDA

O Ministério da Fazenda confirmou que a partir desta terça-feira, 1º, haverá aumento da tributação que incide sobre cerveja, água, isotônicos e refrigerantes. A elevação da tributação já estava programada desde 2012, mas havia uma expectativa de que o governo adiasse mais uma vez a mudança por conta da pressão de alta da inflação nesse início do ano, das eleições presidenciais e da Copa do Mundo.

VAZANTE: ASSUNTO GUARDADO A SETE CHAVES


sete chavesUm assunto delicado está guardado a sete chaves na política de Vazante. Os comentários dos bastidores na cidade é que algo pode acontecer a qualquer momento na Casa Legislativa. Se é verdade ou não, o tempo dirá.

VAZANTE: POLÍTICA MAIS FRIA DO QUE PÉ DE DEFUNTO

Se a situação vai mal em Vazante, a oposição caminha sem projeto, sem uma força local para traçar novas metas para o futuro da cidade. A oposição caminha de forma desarticulada, sem decisões práticas. Desse jeito vai ser difícil fazer majoritário seus candidatos.
 
Ufa! A política de Vazante consegue ser mais fria do que pé de defunto.

Do jeito que vai, tudo pode acontecer!! Até Dr. José Benedito fazer majoritário seus candidatos e ainda ser reeleito em 2016.

AS BELAS PRAIAS DA NOSSA LINDA NATAL-RN

Conhecer Natal é sentir a verdadeira felicidade da natureza. Bela capital do nosso querido Rio Grande do Norte. Lugares maravilhosos que nos enche de orgulho e felicidade!!
Praia de Jenipabu, no litoral Norte do RN é uma das atrações (foto: Canindé Soares)
Praia de Jenipabu, no litoral Norte do RN é uma das atrações (foto: Canindé Soares)
Do G1 RN – Localizado na esquina do continente, o Rio Grande do Norte é conhecido pelas praias e  paisagens de seu litoral. O G1 preparou um catálogo especial para quem deseja conhecer as belezas que o estado tem a oferecer. Com imagens do fotógrafo Canindé Soares, segue uma lista de praias dos litorais Sul e Norte do RN, além de outras atrações que turistas e potiguares não podem deixar de conhecer.
Natal
Praia de Ponta Negra, com destaque para as dunas do Morro do Careca (foto: Canindé Soares)
Praia de Ponta Negra, com destaque para as dunas do Morro do Careca (foto: Canindé Soares)
As primeiras atrações ficam por conta das praias urbanas da capital potiguar. Em Ponta Negra, na zona Sul da cidade, o visual do Morro do Careca – um dos principais cartões postais de Natal – se destaca. Ao longo da praia bares, restaurantes, hotéis e pousadas estão à disposição de quem deseja conhecer o lugar. Pela Via Costeira, avenida que liga as zonas Sul e Leste de Natal, é possível chegar às demais praias urbanas com uma bela vista do Parque das Dunas e da praia durante todo o trajeto. Na outra ponta da via estão as praias dos Artistas, Areia Preta e do Forte.
Litoral Sul
Pirangi: Pirangi está a quinze minutos de Ponta Negra, tomando a pista dupla da Rota do Sol na direção sul. No caminho, vale uma paradinha para fotos em frente à Base de Foguetes da Barreira do Inferno, onde as visitas podem ser agendadas.
Logo em seguida, na Vila de Pium, fica a Praia de Cotovelo, de onde se pode ter a vista da barreira que dá o nome à base. É um despenhadeiro de falésias vermelhas à beira-mar. Em Pirangi também há passeios de barco até os parrachos.
A principal atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo, uma árvore centenária, de dez mil metros quadrados de copa, ainda em expansão e frutificando. Uma taxa simbólica é cobrada para a visita ao cajueiro, sendo revertida para a proteção e manutenção da árvore.
Praia de Pirangi, com destaque para o maior cajueiro do mundo (foto: Canindé Soares)
Praia de Pirangi, com destaque para o maior cajueiro do mundo (foto: Canindé Soares)
Pipa: Apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil, Pipa tem o acesso pela BR 101 ou beira-mar. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios em Pipa.
É uma praia simples e chique ao mesmo tempo, com artesanato da terra e lojas de grifes famosas, mas principalmente um recanto de natureza exuberante com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica. A noite tem opções para todos os gostos. Os visitantes podem conhecer bares, pubs, restaurantes, pizzarias e boates.
Praia da Pipa é uma das mais conhecidas do RN (foto: Canindé Soares)
Praia da Pipa é uma das mais conhecidas do RN (foto: Canindé Soares)
Barra do Cunhau: Barra do Cunhau é uma das praias mais completas do litoral sul. Vila de pescadores ainda preservada, a paisagem é formada por antigos e altos coqueirais, mangues, o rio e o mar. Há trechos de mar calmo à beira do rio e outros agitados, com boas ondas para surfe no Pontal. Também há bons hotéis e restaurantes.
O Rio Curimataú, de água salgada, é ótimo para esqui aquático, windsurf, kitesurf, pescar e nadar. Há opção de passeio de barco para um banho na praia do outro lado, além de mergulho em uma das gamboas do manguezal. A praia fica a cerca de 13 quilômetros de Pipa.
Coqueirais na praia de Barra de Cunhau, no litoral Sul (foto: Canindé Soares)
Coqueirais na praia de Barra de Cunhau, no litoral Sul (foto: Canindé Soares)
Baía Formosa
Baía Formosa é uma baía lindíssima, paraíso de surfistas e ecoturistas. Possui uma vila de pescadores, praias virgens, reserva de mata atlântica preservada e uma pequena infraestrutura turística com barracas, bares, pousadas e chalés à beira-mar.
Passeios de buggy levam até a semideserta praia de Sagi, na divisa com a Paraíba. Com um pouco de sorte é possível avistar um peixe-boi-marinho em sua área de preservação. Vale uma visita à reserva da Mata Estrela. É a maior reserva de mata atlântica do estado, com quase dois mil hectares preservados à beira-mar. Ainda tem macacos, saguis, árvores centenárias e muitas espécies em extinção da fauna e flora nordestinas.
O acesso à Baía Formosa é feito pela BR 101, atravessando os canaviais ou de buggy, pelo litoral, partindo de Pipa e cruzando os rios de balsa. Outra opção é o mergulho na Lagoa Araraquara, conhecida por lagoa da Coca-cola, pela sua cor escura.
Litoral Norte
Jenipabu: As dunas de Jenipabu são conhecidas por terem sido palco de novelas como Tieta, O Clone e Flor do Caribe. A paisagem do encontro das dunas brancas, coqueiros, arrecifes e o mar formam um dos cartões postais mais bonitos do estado.
Localizada a 30 quilômetros de Natal, a praia é famosa pelos passeios de buggy nas dunas móveis. Outro passeio procurado é o de dromedário, que também acontece nas dunas. Para quem prefere o mar, uma volta de jangada é uma boa opção.
A praia de Jenipabu e suas famosas dunas móveis (foto: Canindé Soares)
A praia de Jenipabu e suas famosas dunas móveis (foto: Canindé Soares)
Maracajaú: Maracajaú não é somente lindos coqueirais, dunas de areia branca e lagoas maravilhosas. É também o paraíso do mergulho. As águas claras e os 13 quilômetros de arrecifes de corais são protegidos pela Área de Proteção Ambiental de Maracajaú.
Lá se pode encontrar flutuantes fundeados com estrutura de bar e lanches. São fornecidas máscaras e respiradouros, além de serviço de mergulho com cilindro e aulas para iniciantes. O acesso ao flutuante é feito em lanchas rápidas e catamarãs.
O parque aquático Ma-Noa Park, perto da Ponta dos Anéis, tem estrutura de piscinas, tobogãs, bares e restaurantes. Vale uma visita à Árvore do Amor e ao farol no Cabo de São Roque.
Nas proximidades podem ser visitadas praias como Caraúbas, Pititinga, Punaú e Rio do Fogo. Maracajaú fica a 60 quilômetros de Natal. O acesso é pela BR 101.
São Miguel do Gostoso: A praia é o paraíso dos velejadores locais, nacionais até mesmo internacionais. O local é considerado um dos melhores para a prática do windsurf e kitesurf, e tem atraído um número cada vez mais crescente de esportistas do mundo inteiro.
O município tem muitas pousadas e vários bares com gastronomia diversificada. O Terminal Turístico do Gostoso, localizado na praia da Xêpa, é uma das atrações do local.
O fim da tarde em São Miguel do Gostoso é um atrativo à parte (foto: Canindé Soares)
O fim da tarde em São Miguel do Gostoso é um atrativo à parte (foto: Canindé Soares)
Pólo Costa Branca
A Costa Branca tem praias ainda virgens, onde a vegetação do sertão encontra o mar, o colorido das dunas e as falésias.
Visite Enxu Queimado e suas águas calmas, com rico manguezal. Caiçara do Norte, um povoado de vida simples e praias lindas. Vá à praia de Soledade, na área de prospecção de petróleo. Ela tem um visual diferente, resultado da constante queima dos gases da exploração de petróleo. À noite, as tochas de fogo viram atração turística.
Em Porto do Mangue as principais atrações são as dunas cor de rosa, falésias e praias desertas. Na enseada de Ponta do Mel podem ser encontradas dunas, as piscinas naturais da praia de São Cristovão e as dunas móveis da Praia Redonda.
Na praia de Galinhos, os visitantes vão se deparar com uma península isolada com manguezais, águas calmas, imensas dunas, lagoa e salinas. O acesso ainda é feito de barco e o transporte dentro da cidade em carroças. A praia de Tibau é a última do litoral potiguar. Lá são feitas as famosas garrafinhas com desenhos de areias coloridas.

VAZANTE: POR QUE O MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO NÃO É DISCUTIDO NO MUNICÍPIO?

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas (Amig) está indo às ruas para pressionar o Congresso a aprovar o marco regulatório da mineração. Hoje, às 14h, a entidade faz um ato público em apoio ao projeto na praça Tiradentes em Ouro Preto. O Código Mineral agarrou e não tem nenhuma perspectiva de ser votado este ano.
 
WILL NUNES:
 
Curioso que em Vazante por ser uma cidade mineradora a gente não percebe nenhuma movimentação em torno desse assunto. Por que será que o tema passa desapercebido no executivo e no legislativo vazantino, já que no fundo a prefeitura deveria se interessar em aumentar a arrecadação do município. Vai ver que o governo municipal não esteja precisando em aumentar a receita?
 
O grande dilema em torno da mineração é que no futuro o minério acaba. Daqui a 20 anos, 30, 40 anos, não sabemos. Mas uma coisa é certa vai acabar,
 
Em Vazante além do legado dos problemas naturais que deixam a exploração do minério o que poderá ficar de bom para as novas gerações?
 
Esse debate deveria ser algo constante entre a empresa, sociedade organizada, poderes públicos e a comunidade. Algo que pouco se fala na cidade.
 
Talvez agora com o debate em torno do projeto do Marco Regulatório da Mineração o tema possa vir a tona.
 
Ou, ninguém tem interesse em debater novos caminhos do uso do solo de Vazante para um projeto sustentável que abra novos caminhos para mais recursos serem investidos em saúde, educação, infraestrutura, cultura e lazer.

FELIXLÂNDIA: PREFEITO FAZ SORTEIO PARA PAGAR 13º E IRRITA SERVIDORES


A forma encontrada pela Prefeitura de Felixlândia, a 180 km de Belo Horizonte, para quitar o 13º salário e os vencimentos de dezembro de 2012 do pessoal da educação tem gerado revolta na cidade. Passados 15 meses do prazo para a quitação dos atrasados, apenas parte dos 150 funcionários públicos da área conseguiu sacar o dinheiro. São, literalmente, poucos sortudos que tiveram os nomes escolhidos numa sessão pública que definiu, através de sorteio, quem teria direito a retirar o pagamento.         

Convocados pelo prefeito Humberto Alves Campos (PSDB), em junho do ano passado, os professores se reuniram em um centro comunitário e acompanharam, um a um, os nomes serem retirados de uma caixa de papelão. Transformada em uma espécie de bingo, a escala de pagamento iria de julho a dezembro de 2013. A ordem de quem seria beneficiado dependia do lote de R$ 60 mil. Quando o valor estourava, passava-se para o lote do próximo mês.
Como se não bastasse o fato de terem que contar com a sorte para receber os salários em atraso, os professores e servidores da educação em Felixlândia foram surpreendidos, um mês após o sorteio, pela notícia de que a prefeitura suspenderia o pagamento dos agraciados de agosto a dezembro. Só receberam os sortudos do lote de julho.
O prefeito Humberto Alves Campos confirma a denúncia dos professores sobre a realização do sorteio. Sem dinheiro em caixa, desde que assumiu, em 2013, Alves Campos diz ter herdado uma dívida do antecessor, Marconi Antônio da Silva (PSC). Eram R$ 6 milhões em dívidas, dos quais quase R$ 2 milhões de vencimentos em atraso, segundo ele. O sorteio, justificou o prefeito, foi a forma mais “democrática” de colocar os vencimentos em dia.
Ele conta que só não prosseguiu o pagamento até o fim de 2013 porque foi alertado por seu secretariado de que o dinheiro usado para quitar os atrasados vinha do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2013 e que, por isso, não poderia ser usado para debitar despesas públicas de 2012.
 
Aliados. As queixas contra o prefeito não cessam. O presidente do sindicato dos servidores municipais de Felixlândia, Adelmo Teixeira, denuncia que para ter os salários pagos em dia é preciso que o servidor seja aliado do prefeito. “Servidores efetivos sofrem mais. Aqueles que foram colocados pelo prefeito recebem regularmente,” criticou.

COMENTARISTA DA RÁDIO ITATIAIA É DEMITIDO POR CRITICAR JOGADOR DO GALO

Após polêmicos comentários em um programa esportivo da rede de televisão BH News relacionadas às recentes atuações do atacante Neto Berola, o comentarista Lélio Gustavo foi demitido da Rádio Itatiaia. O jornalista, que possuía mais de 20 anos de trabalhos prestados à emissora, utilizou o espaço na TV para defender o companheiro de imprensa Bob Faria, da Rede Globo, que foi xingado por Berola nas redes sociais.          
Após a vitória no clássico sobre o América, válido pela primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro, o jogador utilizou sua conta pessoal no Instagram para disparar uma mensagem nada amistoso ao comentarista da Rede Globo. “Chupaaaaaaa Bob m... Faria! So sabe cornetar, so pq não pago pra falar bem de mim,agora vc vai ter motivos pra poder falar mal de mim seu Ma…… do car...! Aqui é Galo e pode torcer contra!”, postou Berola.  
Poucos dias depois, Lélio Gustavo não poupou palavras a Berola. E, no meio dos xingamentos, ele acabou ofendendo o Vitória, ex-clube do atacante atleticano, chamando a agremiação de "time de merda". Um dia depois, os baianos se manifestaram com uma nota de repúdio e prometem tomar medidas legais contra Lélio.

Nesta segunda-feira, o comentarista acabou demitido. Em contato com O TEMPO, Lélio confirmou o fato, bastante comentado nas redes sociais, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto. A reportagem entrou em contato com a direção da Rádio Itatiaia. A emissora preferiu não comentar o fato e apenas informou que o comentarista foi desligado do quadro de profissionais da casa. Um comunicado oficial será emitido pela Rádio Itatiaia nos próximos dias.

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE DEIXA O GOVERNO PARA ASSUMIR PRESIDÊNCIA DO PSD EM MINAS

Um dos aecistas mais fervorosos dentro do PSD, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Silveira, deixa o cargo na próxima sexta-feira (4 de abril) e assume no dia seguinte o comando estadual de seu partido. Ele entrará no lugar do atual presidente, Paulo Safady Simão, que irá disputar vaga de deputado federal. A medida é de segurança e visa impedir que a direção nacional altere os rumos do partido, que já anunciou apoio ao pré-candidato tucano a governador.