quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ATUALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 1,6 milhão de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que estão há mais de dois anos sem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, devem passar pela revisão cadastral até o fim deste ano.
Os beneficiários têm até 13 de dezembro para apresentar, aos gestores municipais do programa, os documentos de identificação pessoal do Responsável Familiar e demais pessoas da família, bem como comprovante de residência e conta de energia elétrica, entre outros, que ajudem na qualificação da coleta de informações.

MINISTROS NA ESTRADA

Dez ministros se reuniram ontem com Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti. A orientação do Planalto foi para apressar as obras e entregar tudo para a população. “Chegou a hora da colheita e nós temos o que mostrar”, proclamou Gleisi. Os ministros vão andar país afora, evitando que prefeitos e governadores se apropriem de obras federais.


ADMINISTRAÇÕES SEM INOVAÇÃO

Um dos principais problemas de algumas prefeituras da nossa região foi o excesso de contratação; contratos por conveniência política de aliados, que mais estão atrapalhando do que ajudando. São até agora administrações  sem inovações e postura de mudança, o discurso de campanha estão cada vez mais longe da realidade  provocando reações negativas na sociedade.

LAGAMAR-MG: AINDA HÁ TEMPO DE RECUPERAÇÃO

Correligionários do prefeito de Lagamar-MG, Dr. Cássio Marra acreditam que o governo ainda tem tempo de se recuperar das recentes ondas de dificuldades. Mas para isso é fundamental que tenha  objetivos concreto.  

VAZANTE-MG: INSCRIÇÕES PARA CURSOS NA FUNDAÇÃO CONSCIENCIARTE

Fundação Conscienciarte em parceria com a Prefeitura Municipal de Vazante e Votorantim Metais comunica que estão abertas novas inscrições de 13 a 30 de agosto para os seguintes cursos:
- Áudio Visual
- Corte e Costura
- Conecta (Informática)
- Esporte Cidadão (natação, hidroginástica, circuito, localizada, vôlei, futsal, handbol)
- Manicure
- Maquiagem
Os interessados deverão comparecer à sede da Fundação Conscienciarte na Rua Quintino Vargas, 52, munidos de xerox dos documentos pessoais e comprovante de endereço.
Os alunos interessados nas aulas de hidroginástica devem apresentar atestado médico e os menores de 18 anos deverão comparecer com pais ou responsáveis no ato da inscrição.

PATOS DE MINAS-MG: MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA DA UFU

A novela do campus da UFU em Patos de Minas ainda poderá render longos e diversos capítulos. Em reunião extraordinária nessa terça-feira (13) na Câmara Municipal, ficou clara a divisão no pensamento dos vereadores sobre o que de melhor deve ser feito para solucionar o impasse. Alguns acham que se deve trabalhar para agilizar o julgamento do processo judicial, outros acham que o melhor a ser feito é conseguir a doação da área na região da Escola Agrícola.
 
O vereador Lázaro Borges deixou clara sua posição. Para o legislador, o campus da UFU deve continuar na região dos 30 Paus. A vereadora Edimê Avelar contou que esteve com o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, para que ele interceda junto ao Tribunal Regional Federal para que agilize o julgamento da ação que paralisou a construção do campus da UFU na Região dos 30 Paus. Ela pediu união de todos nesse sentido.
 
O vereador Francisco Frechiane foi outro favorável a trabalhar para que se julgue o processo judicial. Ele contou que o presidente do TRF1 virá a Patos de Minas na próxima semana para a inauguração da 2ª Vara da Justiça Federal na cidade e esta seria uma ótima oportunidade para que se monte uma comitiva para levar a ele os prejuízos causados pela demora no julgamento. Ele acredita que só com o julgamento será resolvido o impasse.
 
De acordo com o vereador, esteve com os Promotores Estaduais e Federais e a posição deles também é nesse sentido. O legislador contou que caso seja feita a escolha pelo terreno da Escola Agrícola, uma nova ação judicial pode ser apresentada o que poderá de novo interromper a construção. “Se não for feito o chamamento público, poderá ocorrer uma nova ação judicial”, afirmou.
 
Já o vereador Lindomar Tavares, Braz Paulo e José Lucilo- Duda- discordam desse posicionamento. Segundo eles, não será necessário o chamamento público, porque o terreno na área da Escola Agrícola será doado por uma instituição pública. Eles ressaltaram também que esta seria a forma mais ágil já que a pessoa que pode resolver o problema é o Secretário de Agricultura Elmiro Nascimento.
 
Lindomar Tavares informou que o secretário de agricultura é o presidente da comissão que vai avaliar a doação do terreno, tendo uma força muito grande no processo de doação. O vereador destacou também que Elmiro Nascimento poderá acionar de forma mais rápida essa reunião para que se decida se será mesmo doado o terreno para a construção da UFU.

PESQUISAS: AVALIAÇÃO DE PREFEITOS E EX-PREFEITOS

No próximo mês pesquisadores estarão nas ruas de Vazante e em outras cidades vizinhas para um estudo sobre a intenção de votos. Lideranças encomendarão uma pesquisa para avaliar a stituação dos prefeitos e de ex-prefeitos.Os números trarão um termômetro para  avaliar a importância dos apoios nas eleições do próximo ano.

ANASTASIA CONTINUA FAZENDO CORTES NO GOVERNO DE MINAS


O governo de Minas vai cortar quase 60% da sua frota de veículos oficiais. A ação faz parte do pacote de medidas administrativas anunciadas pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), no mês passado, para redução dos custos e racionalização da máquina pública. Dos 139 veículos que serão recolhidos, 40 já foram entregues pelo Executivo ontem. Servidores da Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS) também serão demitidos.


De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), as pastas e órgãos do Executivo “realocarão os motoristas que são servidores estaduais e devolverão para a MGS aqueles que são contratados”. A pasta, porém, não informou o número de trabalhadores da empresa que serão dispensados.
Ao todo, o governo do Estado possuía uma frota de 216 veículos. Segundo a Seplag, do total de automóveis que serão de devolvidos, 80 são locados e outros 59 próprios. Os carros de propriedade do governo serão leiloados.
Ainda segundo a pasta, o processo começou no dia 12 de agosto. “O prazo para que os órgãos finalizem as medidas administrativas para cumprimento da determinação é 31 de agosto, mas a expectativa é antecipar esse prazo e concluir a devolução dos veículos até o fim da próxima semana”, informou, em nota, a secretaria.
A partir de agora, os órgãos estaduais manterão apenas um veículo de representação para atendimento de seus respectivos dirigentes máximos. A previsão feita pelo governo é que a redução das despesas relacionadas à manutenção e a combustível, entre outras, chegue a R$ 11 milhões. 


CÂMARA FEDERAL APROVA PROJETO DOS ROYALTIES

Em rápida votação, a Câmara dos Deputados fez valer na tarde desta quarta-feira (14) o acordo costurado mais cedo entre parlamentares e governo e aprovou o projeto de lei que destina os royalties do petróleo para a saúde e para a educação. A votação foi simbólica e a matéria segue agora para sanção. Foi suprimido um dispositivo no texto que previa um mínimo de 60% de excedente em óleo para a União, também como parte do acordado.

Nas negociações mais cedo, o governo aceitou destinar, ao menos momentaneamente, uma parte do capital do Fundo Social do petróleo para a saúde e para a educação. O principal impasse girava em torno do uso desse fundo. O governo vinha defendendo que apenas os rendimentos desse fundo tivessem como destino a educação. O relator da matéria, André Figueiredo (PDT-CE), por outro lado, queria que 50% do capital total do fundo fosse para a educação.

No acordo costurado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que, num primeiro momento, será usado o capital de 50% do Fundo Social e depois, num novo projeto, a combinação do principal e o rendimento do fundo. "Temos que combinar as duas coisas. Não adianta ir tirando tudo do Fundo e não ter nada para amanhã e depois de amanhã", argumentou o ministro.


DILMA INVESTIRÁ FORTE EM SÃO PAULO

Em encontro reservado ontem em Brasília, Dilma Rousseff e Lula elegeram a recuperação da popularidade de Fernando Haddad como prioridade absoluta. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, os dois concluíram que a capital paulista é um reduto fundamental para a reeleição da presidente em 2014. A operação petista tem como eixo principal a imersão de Dilma em São Paulo, por onde ela passará novamente no dia 23, para evento sobre financiamento estudantil.
Lua de mel A relação entre Dilma e Haddad esfriou no auge dos protestos, quando o prefeito hesitou na redução das tarifas de ônibus, defendida pelo governo federal.
Marca Agora, o prefeito aposta na parceria com Dilma para se reerguer. O pacote de reforma educacional do município, que será lançado hoje, foi batizado de "Mais Educação São Paulo", tomando emprestado o nome de um programa do Ministério da Educação.
O que importa Para aliados do prefeito, o fundamental seria que a presidente desse o aval à municipalização da Cide e que o Congresso avançasse com o projeto de renegociação das dívidas.

MINAS GERAIS: BRIGA INTERNA DO PT

Começou o embate no PT de Minas Gerais rumo à presidência do partido em 2014. De um lado está o deputado federal Odair Cunha, que tem o apoio do presidente estadual da legenda, Reginaldo Lopes, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Do outro, a secretária de Finanças do PT estadual, Gleide Andrade de Oliveira, apoiada pelos ex-ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias e da Secretaria Geral da Presidência Luiz Dulci como cabos eleitorais. Curiosamente, as duas alas convergem na medida em que defendem o nome de Pimentel ao Governo de Minas em 2014.

A secretária Gleide, que promete uma relação estreita com os movimentos sociais, foi a primeira a se inscrever, na sede estadual do PT, na manhã desta terça-feira (13). Oposicionista à gestão do atual presidente estadual da sigla, a dirigente alega que as bases do PT mineiro estão abandonadas porque Lopes também tem que se dedicar ao mandato de deputado federal. "A base do PT está extremamente carente e necessitada", disse. "Ela não será presidente só em tempo de eleições e vai contribuir para a regionalização do partido e a construção de um projeto de governo para o PT", afirma Ananias.

Ao argumentar que fica difícil conciliar as atividades dentro do partido com mandato de deputado federal, em referência a Reginaldo Lopes, Gleide tem a seu favor o posicionamento do ex-deputado federal Virgílio Guimarães. De acordo com ele, o ex-presidente Lula, principal nome do PT, sugeriu ao atual dirigente nacional do PT, Rui Falcão, que não se tentasse uma cadeira na Câmara para se dedicar à presidência da sigla.

PSDB: A CELEUMA CONTINUA

Com pretensão de disputar o Planalto em 2014, José Serra continua a pressionar o PSDB para a organização de plenárias. No entanto, desde a última pesquisa Datafolha aliados e Aécio Neves minimizaram a ameaça para o atual titular da vaga.
Serra marcou, na pesquisa divulgada no domingo, de 8% a 15% das intenções de voto, contra 8% a 13% do mineiro. Serra tem ainda rejeição de 36%, contra 23% de Aécio.
Para o grupo, o desempenho não motiva mudanças na estratégia presidencial do mineiro. No entanto, Aécio insiste na importância de manter a união no PSDB em torno de sua campanha, com a permanência de Serra no partido.
Em visita ao governador tucano Beto Richa (PSDB), em Curitiba, Serra afirmou ainda que ele "certamente" será candidato a "alguma coisa" nas próximas eleições.

BRASÍLIA: MÉDICOS GANHAM ÓTIMOS SALÁRIOS

Além de ter a maior quantidade de médicos por número de habitantes do país- 4,09 profissionais para cada grupo de mil pessoas- o Distrito Federal tem a maior média salarial da categoria- R$16,9 mil, segundo balanço da Secretaria de Transparência.

O valor médio leva em consideração os servidores aposentados e os pensionistas, e tem como base o piso salarial atual que é de R$3.949,22 para 20 horas de trabalho, e R$7.838,27 por 40 horas, mas esses valores subirão ainda este ano com o novo Plano de Carreiras, Cargos e Salários da categorias (PCCS).

"Nós vamos encaminhar o PCCS dos médicos à Câmara Legislativa junto com os demais planos de carreira de outras categorias ainda esta semana. A expectativa é vê-los aprovados até o fim do mês", informou hoje à Agência Brasília o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda.
O plano de cargos dos médicos prevê aumento de 66% dividido em três parcelas, e, quando estiver totalmente implantado em 2015, elevará para R$6,6mil e R$13,2mil o piso dos profissionais com jornada de 20 horas e 40 horas, respectivamente.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) calcula, todo início do ano, o piso salarial ideal. O deste ano é de R$10.412,00, valor que é utilizado como referência nas reivindicações da categoria e orienta as negociações coletivas de trabalho dos sindicatos regionais.