segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

DILMA E LULA?


A ausência da presidente Dilma Rousseff na festa de 36 anos do PT e seu apoio a medidas como a reforma da Previdência e a abertura parcial do pré-sal, com controle ainda da Petrobras, alimentam os rumores de que o Palácio do Planalto e o Partido dos Trabalhadores estariam definitivamente rompidos; no entanto, a percepção não bate com os movimentos recentes da presidente Dilma, que já fez duas trocas pedidas por Lula – Jaques Wagner no lugar de Aloizio Mercadante e Nelson Barbosa no lugar de Joaquim Levy – e deve oficializar a terceira nesta segunda-feira 29, com a saída de José Eduardo Cardozo; o fato concreto é que para um eventual terceiro governo Lula, melhor será encontrar um país com a situação fiscal equacionada; ou seja: mesmo que não apoie publicamente a reforma da Previdência, Lula poderá ser seu beneficiário.

GOVERNADOR TUCANO DE SÃO PAULO PODE IR PARA O PSB

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem avalizado o ingresso de deputados, prefeitos e vereadores no PSB. O partido pode ser o destino do próprio governador, caso ele não tenha chance de ser o candidato tucano a presidente da República em 2018. Segundo um dirigente do PSB nacional, o objetivo é promover o ingresso, no partido, de cerca de 20 potenciais candidatos a prefeito para dar plataforma ao projeto presidencial de Alckmin.

MINAS: PMDB GANHA MAIS TRÊS DEPUTADOS

Em solenidade na sede do PMDB, em Belo Horizonte, três deputados estaduais se filiaram nesta segunda-feira à legenda. A bancada estadual vai para 13 cadeiras, superando o PT com dez. Estão se filiando Thiago Cotta, ex-PPS e ex-PMB; Isauro Calais, ex-PMN; e Douglas Melo, ex-PSC.

Segundo o vice-governador e presidente estadual do partido,  Antônio Andrade, 10 deputados da base aliada manifestaram interesse em se filiar. Três foram aceitos segundo critério territorial, onde faltam representantes da legenda.

Segundo Andrade, o crescimento da bancada, que agora supera a do PT, não irá afetar os acordos entre as legendas em torno da sucessao de Adalcleves Lopes na presidência da Assembleia Legislativa. O acerto inicial entre os partidos era de "rodízio" na presidência. Mas ao que tudo indica, na prática, embora Adalclever venha dizendo a aliados que nao quer continuar, ele deverá ser reeleito.

O secretário de Governo, Odair Cunha, afirmou que em Minas PT e PMDB têm mais pontos de convergencia a celebrar do que divergências. Adalclever Lopes tambem afirmou que em Minas o PMDB"não está no governo, é governo". Segundo ele, PMDB está nas trincheiras para defender Minas.

DATAFOLHA: A FORÇA DO LULA

:
Em qualquer cenário, seja com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra como candidato do PSDB, o ex-presidente Lula aparece no segundo turno pelo PT, segundo novo levantamento Datafolha, com 20% das intenções de voto, em média; dados marcantes da pesquisa são o mau desempenho dos tucanos e a rápida ascensão do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que figura como quarto colocado; ele deve ir para o PSC para se candidatar; em um quarto cenário com 3 tucanos na disputa, caso Alckmin se lance pelo PSB e Serra pelo PMDB, Aécio ficaria tecnicamente empatado com Lula na liderança, com 20 e 19%, respectivamente; Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, destaca a capacidade de recuperação do ex-presidente: “A taxa de rejeição dele é alta hoje, mas ainda há um contingente grande (37%) que o considera o melhor presidente que o país já teve e uma percepção do eleitor de que haverá melhoras na economia".

LULA VAI PARA A BRIGA CONTRA A GLOBO


:
Na festa de aniversário de 36 anos do PT, o ex-presidente Lula se pintou para a guerra e escolheu um alvo poderoso: a Globo, maior monopólio de comunicação do planeta, que ele não enfrentou em seus dois governos; "A gente não tem hoje um grande partido de oposição. Nós temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, chamado outros jornais, que é quem de verdade lidera a oposição no país"; Lula também sinalizou que será candidato em 2018, ao dizer que terá "72 anos e tesão de 30"; com a guerra declarada, Globo tentará intensificar ainda mais o combate contra o líder político que, para 37% dos brasileiros, foi o melhor presidente da história; quem vencerá a batalha: Lula ou os Marinho?

TUCANOS BRIGAM PARA DISPUTAR A CAPITAL DE SÃO PAULO


:
Em meio a tensão, vandalismo, briga, polícia e um pedido de impugnação, os candidatos apoiados pelo senador José Serra, Andrea Matarazzo, e pelo governador Geraldo Alckmin, João Doria Jr., seguem para o segundo round de uma disputa que escancara a divisão tucana em São Paulo; com 6.216 votos apurados, Doria ficou à frente com 43,13% do total, contra 32,89% de Matarazzo; o deputado federal Ricardo Tripoli, que tinha os apoios de José Aníbal e de Bruno Covas, ficou em terceiro, com 22,31%; o partido ainda analisará 260 votos questionados por problemas técnicos; a definição do candidato poderá, no entanto, ser decidida no tapetão; apoiadores de Matarazzo e de Trípoli representaram contra João Doria junto à Executiva Municipal denunciando abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores e infrações à lei da Cidade Limpa.

SUCESSÃO DE BH: PMDB JÁ TEM DOIS PRÉ-CANDIDATOS

A sucessão municipal começa a se desenhar em BH. Pelo menos no PMDB dois deputados federais brigam para disputar a capital. Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco.

EX-FUNCIONÁRIO DETONA A GLOBO

:
Demitido do GloboNews em novembro do ano passado, sem direito a comunicado de despedida, o jornalista Sidney Rezende disparou contra a Globo; em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, ele fez duras críticas contra a emissora, onde trabalhou durante mais de 20 anos; disse que a TV Globo está "extrapolando os seus limites" e "impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara"; "A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol", completou.

PROUNI: LISTA DE ESPERA


Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera até amanhã (29). A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas etapas anteriores.
O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.
Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.

MINISTRO DA JUSTIÇA VAI DEIXAR O GOVERNO


jose eduardo cardozo 1Segundo informação na coluna de Monica Bergamo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve deixar pasta nesta semana. Interlocutores da equipe de Dilma Rousseff dizem que ele já tomou a decisão. Afirmam ainda que, embora a presidente preferisse que ele continuasse onde está, desta vez Cardozo, que já ameaçou pedir demissão em outras oportunidades, não deve voltar atrás.
Os dois já teriam inclusive conversado sobre a eventual demissão. Não está descartada a possibilidade de ele ser aproveitado em outro cargo. A saída do titular da Justiça, se efetivada, ocorrerá em um dos momentos mais delicados do governo Dilma: bombardeada por denúncias que podem envolver a sua campanha eleitoral, em especial depois da prisão do marqueteiro petista João Santana, a presidente está cada vez mais isolada e distante até mesmo do PT, partido que a elegeu e ao qual é ainda filiada.

LULA ABRE FOGO VERBAL E VAI PARA 2018

lula_pt

Boa parte do discurso do ex-presidente Lula durante a festa de aniversário pelos 36 anos do PT, na noite deste sábado 27, no Rio de Janeiro, teve como alvo as Organizações Globo, dos irmãos Marinho, empresa que lidera a campanha midiática contra o ex-presidente e em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“A gente não tem hoje um grande partido de oposição. Nós temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, chamado outros jornais, que é quem de verdade lidera a oposição no país”, disse o petista à militância. Lula disse também que “não imaginava”, depois de brigar na Constituinte para ter um Ministério Público forte e independente, “ver hoje um Ministério Público fazendo o jogo da imprensa, fazendo o jogo da Veja e do Globo

FACEBOOK: VIDEOS AO VIVO

O executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que provavelmente mês que vem a rede social incorporará em nível mundial a possibilidade de transmitir ao vivo para todos seus usuários.
Zuckerberg antecipou esta nova ferramenta do Facebook em um encontro em Berlim, na última sexta-feira (26) no qual respondeu às perguntas do público, e no qual explicou que a empresa está há alguns meses fazendo testes com este sistema.
“O objetivo não é que poucos possam transmitir ao vivo. Queremos que todo mundo tenha esse poder em seu bolso”, o cofundador do Facebook.

CUNHA COMEÇA A SE PREOCUPAR

537617-970x600-1

O desgaste que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enfrenta, com a possibilidade de virar réu na Lava-Jato, além da derrota na eleição da liderança do PMDB na Casa, já respinga em municípios fluminenses onde ele firmou suas bases eleitorais. Prefeitos ligados a Cunha estudam desistir da reeleição.
Outros aliados, incluindo filiados a diferentes siglas, temem não contar com a estrutura eleitoral oferecida por Cunha em eleições anteriores. A maioria já descarta usar a imagem dele nas campanhas, com receio da rejeição.
— Na política, somos aliados até a hora do calvário do outro. Não vai ser diferente com Cunha. Muitos candidatos não vão querer colar sua imagem à dele — afirma um dos líderes do PMDB no estado: — Mas isso não quer dizer que ele deixará de ter nomes na disputa. Cunha navega por outras legendas.