sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS PODERÃO SER PROIBIDAS

A partir de 2014, as alianças partidárias poderão limitar-se às eleições para Presidente da República, governadores, prefeitos e senadores. A inovação está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/11, que está pronta para o primeiro turno de votação no Plenário do Senado. Uma vez aprovada a proposta, passarão a ser proibidas as chamadas coligações proporcionais, por meio das quais diversos partidos podem apresentar chapa comum nas eleições de deputados federais, estaduais e distritais, além de vereadores.

INSCRIÇÕES DO PROUNI

O Ministério da Educação divulgou que o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2013, que oferece bolsas de estudo de 50% e  100% em instituições particulares de ensino superior será de de 17 de janeiro de 2013 às 23 horas e 59 minutos de 21 de janeiro de 2013. As inscrições poderão ser feitas no site do Prouni.

LAGOA GRANDE: ATENDIMENTO MAIS HUMANIZADO

Os primeiros dias de governo de Dr. Márcio em Lagoa Grande tem sido de tranquilidade e valorização dos funcionários da prefeitura. Atencioso faz questão de dizer a todos que o patrão do funcionalismo público é o povo, por tanto a prioridade é atender bem e prestar um grande serviço para a população. Na área de  saúde a orientação é um atendimento mais humanizado.

LAGAMAR: QUEM FARÁ OPOSIÇÃO A DR. CÁSSIO

Quem será o nome que liderará a  oposição ao governo de Dr. Cássio Marra. O ex-prefeito Ari Batista, Vivaldo Donizete, Jorge Olívio, os irmãos Ronan e Pedro Andrade, ou outros nomes surgirão?....Quem fará esse papel durante a nova administração? 

PREFEITOS NÃO CUMPREM LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, estima, com base em dados de fornecedores e folhas de pagamento, que até 4 mil prefeituras, de um total de 5,5 mil, podem não ter cumprido no ano passado a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas para o controle dos gastos públicos. Um estudo promovido pela entidade mostrou que 97,37% dos prefeitos que encerraram a gestão no ano passado estavam com dificuldades para cumprir o que determina a lei, a um mês do encerramento do mandato.

É MELHOR PERDER DO QUE SE ARREPENDER

Uma frase tem chamado atenção  em Vazante. " É melhor perder do que se arrepender ". Só não sei dizer qual é a referência que a frase quiz fazer. Será que foi a política local?

PERSONAGENS DO MENSALÃO TERÃO DESTAQUE NO CARNAVAL

Os personagens de escândalos políticos recentes vão “dar as caras” no carnaval deste ano em Pernambuco. Do julgamento do mensalão à operação Porto Seguro e, lógico, a vassourada da presidente Dilma Rousseff (PT) nos ministérios. Todos “homenageados” com máscaras. As mais procuradas no comércio são as do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa

PESQUISA PODERÁ SER MAIS FISCALIZADA

A Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga as empresas que realizam pesquisa eleitoral a registrar, junto à Justiça Eleitoral, o nome e o endereço completo dos entrevistados. A medida, que está prevista no Projeto de Lei 4527/12, do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), pretende garantir mais instrumentos de fiscalização dos resultados desse tipo de pesquisa.
“Precisamos avançar no sentido de cobrar mais seriedade na coleta de dados realizada pelas entidades e empresas que trabalham com pesquisas eleitorais, imputando às mesmas, ao contratado e ao beneficiário, a responsabilidade criminal pela divulgação de dados fraudulentos”, argumentou Padilha.

NOVA LEGENDA PARA MARINA SILVA

A um ano e oito meses da eleição presidencial, a ex-senadora Marina Silva decidiu criar um partido para lançar sua candidatura à sucessão da presidente Dilma Rousseff. O embrião da futura legenda será o Movimento Social Nova Política, movimento suprapartidário lançado no ano passado pela ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula.

Inicialmente, Marina pretendia anunciar a intenção de recolher as quase 500 mil assinaturas necessárias para formar a nova legenda na semana que vem, mas foi aconselhada a adiar para fevereiro, na reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional. A ideia é que o novo partido seja formado com políticos oriundos de várias legendas

CIRO GOMES VIRA COMENTARISTA ESPORTIVO

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes se afastará da política em 2013 e 2014 para estrear como comentarista esportivo da Rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza, na próxima quarta-feira (16), às 11h50 da manhã. Terá um programa diário de 10 minutos onde comentará os preparativos do Brasil para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. Antecipando como serão seus comentários, Ciro Gomes já adiantou em uma chamada que a emissora, conhecida carinhosamente como Verdinha, que "vamos ao hexa Brasil".

POLÍTICA EXIGE GESTOS SIMPLES DE ATENÇÃO

O que mais irrita companheiro político é a falta de valorização. Muitas vezes não é emprego, nem vantagem política. É uma visita, aperto de mão, abraço, uma lembrança que faça a pessoa se sentir importante. Fato que as pesquisas e os números frios captados pelo os marqueteiros de plantão não são capazes de perceber. E que qualquer cidadão comum do povo sabe como ninguém.

PREFEITOS :CUIDADO COM O FIM DA LUA DE MEL

Atenção prefeitos que ganharão as eleições com forte apoio popular. A lua de mel com o povo não demora acabar.

VAZANTE: CUSPINDO MARIBONDO

Correligionários de Dr. José Benedito e Jeovanine que ficaram de fora do governo estão cuspindo maribondo. A revolta é grande.

VAZANTE: CUIDADO COM A DENGUE

A nova administração deve ficar atenta no combate ao mosquito da dengue. Vazante no ano passado foi reconhecida pelo o governo do estado como referência nessa batalha em defesa da saúde da população. Por determinação do ex-prefeito Orlando Fialho todas as medidas foram tomadas para evitar a proliferação do mosquito. Inclusive realizando campanha da limpeza pública, divulgação e parcerias com as escolas travando uma verdadeira guerra contra a dengue.

LAGOA GRANDE: MODERNIZAR E AVANÇAR

O prefeito de Lagoa Grande Dr. Márcio assumiu a prefeitura com a proposta de modernizar e avançar no desenvolvimento do município. Com firmeza e determinação a palavra de ordem aos colaboradores é trabalho, e trabalho para uma cidade cada vez melhor.

CORTAR GASTOS OU CONTRATAR?

Prefeitos devem ficar atentos a cortar gastos no início do Governo, diante das necessidade de cumprir as metas iniciais da gestão. Mas tem gente pensando ao contrário, cedendo a pressão de companheiros e contratando, contratando e contratando.....

VAZANTE: SECRETÁRIO AFASTADO DA POLÍTICA

O ex-secretário da fazenda Divino Boaventura saiu do cenário político. Depois de ter ocupado o cargo de secretário por longos anos e com forte atuação política presidindo inclusive  o PSD, tudo indica agora que deverá mesmo  apenas se dedicar a presidência do Sicoob Credivaz. Que a oposição pretende tomar na próxima eleição  concorrerendo com um grupo forte.

VAZANTE: E AS PRIMEIRAS METAS?

Quais são as primeiras ações de Dr. José Benedito para os próximos 6 meses de governo? Já que algumas promessas de campanha é preciso ter um pouco de paciência para que elas possam ser exutadas.Agora algumas coisas de imediato precisam acontecer diante da ótima situação de infraestrutura que ele recebeu do ex-prefeito Orlando Fialho. Todo mundo sabe que  tempo passa e não espera por ninguém....

VAZANTE: VEREADOR PODE SER TORNAR FORTE CANDIDATO A PREFEITO

Ninguém pode tirar a possibilidade do vereador mais votado de Vazante se tornar um nome forte para concorrer na próxima eleição municipal para prefeito. Reginaldo Alves hoje é uma realidade política. Cresceu sem apoio das grandes lideranças e ocupou seu espaço no cenário político do município. Se souber conduzir seus próximos passos, com certeza terá seu nome lembrado na próxima sucessão municipal. Basta olhar  o que ocorreu com o ex-vereador Pedro Lucas que se tornou prefeito de Patos de Minas.

VAZANTE: OPOSIÇÃO DORME, E O ESPAÇO FICA ABERTO

A nova oposição de Vazante vai ficar adormecida por muito tempo. Ninguém quer assumir o papel oposicionista. Na verdade muita gente quer que a estrada seja feita, para depois caminhar em cima como se fosse o construtor.Na verdade o espaço está aí, para ser ocupado por alguém que queira verdadeiramente se tornar um nome forte para as próximas eleições, sem depender das grandes  lideranças para crescer, e se tornar um nome viável para a próxima eleição municipal.

VAZANTE: O NOVO GOVERNO AINDA INSISTE EM FAZER CRÍTICAS

Algumas pessoas do atual governo insistem continuar criticando as administrações passada, sem querer encarar a realidade que hoje estão no poder, sujeito a cometer equivocos e situações que darão margem a um debate político. O novo governo precisa criar uma agenda positiva e governar. Já que o povo começará em breve  a cobrar promessas de campanha. Inclusive o fim da taxa de esgoto.

GUARDA-MÓR: ABRA O OLHO PREFEITO

O prefeito de Guarda-Mór Edgar José de Lima deve ficar atento. Depois de uma campanha vitoriosa feita com simplicidade, humildade e pé no chão. O povo agora quer que ele começe a anunciar suas ações. Já que o poder atrae muita gente que durante a campanha pouco fez, mas depois da vitória diz que muito realizou. Abra o olho prefeito....Um governo se faz se faz principalmente com planejamento ,competência, ação e projetos.

LAGAMAR> VEREADORES INSATISFEITOS

O prefeito Cássio Marra deve ficar atento na Câmara Municipal, vereadores do seu grupo político estariam insatisfeitos com algumas nomeações.

LAGAMAR: VETE O NOME MAIS INFLUENTE DO GOVERNO

Secretário e amigo pessoal há anos do prefeito Cássio Marra, o empresário Vete é hoje o nome mais influente da atual administração.

LAGOA GRANDE: PREFEITO COM VISÃO DE VANGUARDA

Diferente de outros prefeitos que ainda não conseguirão apagar o fogo dos insatisfeitos, depois das nomeações, e perdem tempo sem fazer se quer um planejamento para os próximos meses. O prefeito de Lagoa Grande Dr. Márcio já executa ações fazendo a máquina pública andar beneficiando a população e fazendo acontecer.Depois de formar a equipe de governo e designar tarefas e metas para cada secretário,  pediu empenho e dedicação à todos no sentido de realizar um grande governo popular.

VAZANTE: MÉDICO MOSTRA INFLUÊNCIA

Depois de Jeovanine Rabelo o nome que surge agora como influente no governo de Dr. José Benedito é do médico Clésio Resende. Além de ter indicado o nome da secretária de saúde Janaína Araujo, ele estaria sendo um dos conselheiros que o prefeito estaria mais ouvindo. Dr. Clésio tem uma relação de amizade  antiga com Dr. José.

VAZANTE: NOMEAÇÕES CRIAM MAL ESTAR

Até agora Dr. José Benedito e Jeovanine estão apagando fogo que começou depois das nomeações. Quem ficou de fora do governo está inconformado. E olha que a fila é grande...

NOVO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

O valor piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada hoje (10) pelo Ministério da Educação. Com o aumento, o valor passa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por estados e municípios em fevereiro.

SÃO PAULO: VIOLÊNCIA FAZ POPULARIDADE DO GOVERNADOR CAIR

A parcela da população que considerava o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) "ótimo" ou "bom" caiu de 40% em setembro para 29% em outubro, de acordo com dados do Datafolha. Em setembro, a gestão era ruim ou péssima para 17% dos paulistanos. Já em outubro, o percentual subiu para 25%, fazendo com que o tucano perdesse 11 pontos em apenas um mês, pior avaliação de um governador de estado desde 1997.

CAPITAL SOFRE COM AS FORTES CHUVAS

Belo Horizonte e região metropolitana amanheceram chuvosa nesta sexta-feira (11/01). As pancadas de chuva se intesificaram por volta das 7 horas. Devido a chegada de uma frente fria, a previsão é que o tempo fique fechado durante todo o dia.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta sobre a possibilidade de ocorrência de temporais, com trovoadas e rajadas de vento, em áreas isoladas, até a próxima segunda-feira (14). No interior de Minas, há risco de chuvas acima de 100 mm no Triângulo e nas regiões Oeste e Sul do Estado.

Por causa da forte chuva na capital, os motoristas devem redobrar a atenção. Segundo a BHTrans, há um alagamento na avenida Antônio Carlos com Barragem e o trânsito é lento no sentido Centro, refletindo na avenida Pedro I até a rua Eugênio Volpini. Já quem passa pelas BR's 381 e 040 também deve ficar atento por causa de acidentes.  

As pistas estão molhadas e os motoristas estão com pouca visibilidade.
A forte chuva também dá bastante trabalho ao Corpo de Bombeiros. Uma árvore caiu sobre o muro de um prédio residêncial na rua Gerson Blumberg, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha. Não houve vítimas e uma viatura da corporação foi ao local, onde alguns galhos foram cortados.

COPASA: ATENDIMENTO TELEFÔNICO GRATUITO

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – acaba de concluir o processo de implantação do atendimento telefônico gratuito para toda a população. A medida atende a uma resolução da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
A implantação do serviço de atendimento telefônico gratuito (115) pela Copasa foi realizada em três etapas, iniciada em 2 de janeiro de 2012 e concluída este mês. Segundo a direção da Companhia a implantação em etapas foi necessária devido ao grande número de municípios atendidos, à dimensão territorial do Estado e a necessidade de adequação operacional junto as empresas de telefonia.
Com a implantação do novo sistema, todos os municípios atendidos pela Copasa estão integrados à uma nova central de teleatendimento e têm acesso ao serviço telefônico gratuito, todos os dias, durante 24 horas, para a solução de problemas comerciais e operacionais. O total de habitantes beneficiados é de 13,9 milhões

PATOS DE MINAS: CONCURSO DE CORPO DE BOMBEIROS

Quem sonha em ingressar na carreira militar e fazer parte do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais não pode perder esta oportunidade. A Secretaria de Defesa Social publicou edital do concurso público para a formação de soldados e de oficiais. Mais de 800 pessoas serão contratadas e Patos de Minas, que pleiteia a elevação da Companhia para Batalhão, pode ficar com parte destas vagas.

São 30 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, sendo 27 para o sexo masculino e três para o sexo feminino. O curso será ministrado na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, com duração de três anos. Os candidatos aprovados no concurso serão incluídos na graduação de praça especial, como cadete do primeiro ano, com salário inicial de R$ 3.541,00.

Para se inscrever no concurso para oficiais é preciso ser brasileiro nato, ter no mínimo 18 (dezoito) anos e no máximo 30 (trinta) anos, no início do curso (nascidos entre 26/09/1995 e 26/09/1983), ensino médio completo (2º grau) ou equivalente até a data da matrícula, altura mínima de 1,60 m. As inscrições começam no dia 20/02/2013 e terminam no dia 27/03/2013. A taxa de inscrição é de R$110,00.

Os editais estão disponíveis no site da Fumarc, organizadora do concurso: www.fumarc.com.br e no portal do Corpo de Bombeiros Militar: www.cbmmg.mg.gov.br

VAZANTE: E O CARNAVAL?

Nenhuma nota oficial ainda foi divulgada como será o carnaval de Vazante esse ano. Mas  muito se fala em mudança de local. Sairia do espaço aberto do Ginásio Poliesportivo Reni Soares da Cunha  para a Avenida Paracatu no centro da cidade.

A DECADÊNCIA DA VELHA MÍDIA

A grande mídia caminha  inexoravelmente para sua intranscendência definitiva. Faz campanha, em coro, contra o governo da Dilma e contra o Lula, mas estes têm apoio próximo aos 80%, enquanto irrisórias cifras expressam os setores que assimilam as posições da mídia.
Uma pena, porque a imprensa chegou a ter, em certos momentos, papel democrático, com certo grau de pluralidade na história do país. Agora, reduzida a um simulacro de "imprensa livre", ancorada no monopólio de algumas famílias decadentes, caminha para seu final como imprensa, sob o impacto da falta de credibilidade total. Uma morte anunciada e merecida.
Trecho de um Artigo publicado originalmente no Blog do Emir, no site Carta Maior

VAZANTE: VEREADOR INDEPENDENTE

O vereador mais votado de Vazante Reginaldo Alves começa o ano com uma postura independente que lhe garantiu vaga  na Casa Legislativa. Sem meias conversas  já deixou claro que fará um trabalho independente, porém em sintonia com o povo na Câmara Municipal. Durante  bate papo político informal entre algumas pessoas no Skinão,ele deixou claro que manterá sua postura de visão crítica diante dos fatos da nova administração, independente que o seu partido PSB esteja no governo ou não de Dr. José Benedito.

LAGOA GRANDE: UM GOVERNO DE TODOS

Continua repercutindo o discurso de posse do prefeito eleito de Lagoa Grande, Dr. Marcio Valeriano. Na sua fala ele destacou que a campanha eleitoral acabou e que estava pronto para fazer um administração sem cores e siglas partidárias. Pois o seu governo agora se chamava Lagoa Grande.