quinta-feira, 8 de maio de 2014

FERNANDO PIMENTEL: DILMA ESTUDA FAZER UM APORTE NO FPM

Provável candidato ao governo de Minas pelo PT, o ex-ministro Fernando Pimentel aproveitou palestra para centenas de representantes de prefeituras mineiras nesta quinta-feira para revelar que o governo federal estuda fazer um aporte ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O anúncio, que segundo o petista pode lhe render um "puxão de orelha" pela presidente Dilma Rousseff, foi considerado uma "apelação eleitoral" pelo principal adversário de Pimentel na disputa estadual, o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).

"O governo federal vai discutir com prefeitos e prefeitas a possibilidade de estender de novo, de fazer um aporte de novo, talvez até seja um aporte definitivo, no FPM", afirmou Pimentel, sob aplausos da plateia, em palestra proferida durante o 31º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM). Pimentel não revelou o valor nem a data para esse aporte porque, segundo ele, seria "ir muito além" do que poderia revelar. "Estou antecipando isso. Talvez a presidente me puxe a orelha", disse o ex-ministro, que deve encontrar-se com Dilma na segunda-feira (12) durante visita da presidente a Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, onde ela assinará ordem de serviço para a duplicação da BR-381.

PATOS DE MINAS: COMÉRCIO FICARÁ ABERTO ATÉ MAIS TARDE (DIA DAS MÂES)

O comércio patense está apostando em um crescimento nas vendas no Dia das Mães deste ano. As lojas reforçaram os estoques e vão ficar abertas até mais tarde para atender os consumidores que deixarem as compras para a última hora. Em alguns pontos comerciais o movimento já está maior desde o início da semana.
 
O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio perdendo em volume de negócios apenas para o Natal. Além do apelo emocional, a data coincide com a chegada do frio e das roupas da estação outono/inverno nas lojas de confecção e muita gente aproveita para renovar o guarda-roupa.
 
O comércio de Patos de Minas ainda tem mais um motivo para ficar otimista com relação às vendas nesta época do ano. Além de ser polo regional e atender os consumidores de toda a região, a cidade já convive com a proximidade da Fenamilho que também incentiva às compras principalmente de roupas e sapatos.
 
A expectativa é de um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Para que isso aconteça, o comércio da região central da cidade vai ficar aberto até mais tarde. De acordo com Eduardo Soares, diretor do Sindicato do Comércio Varejista, as lojas vão permanecer abertas neste sábado (10) de 8h da manhã às 18h.

Autor: Maurício Rocha

ELEIÇÃO EM MINAS: PSDB TENTA ENTUSIASMAR CANDIDATURA DO TUCANO PIMENTA DA VEIGA

A informação oficial é de que o lançamento de Dinis (vice-governador) e Anastasia (senador)será feito nos próximos 10 dias. A ideia inicial era criar mais um fato político para impulsionar a pré-candidatura tucana que ainda não decolou. Está no ar, na televisão e no rádio, o programa partidário estadual do PSDB, com o objetivo de reapresentar o pré-candidato, o “velho novo”, que sumiu por 10 anos e que voltou sob as bênçãos do pré-candidato presidencial Aécio Neves (PSDB).

AÉCIO E O SERRA DE VICE

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) não está com a menor pressa em fechar logo o nome do candidato a vice na sua chapa. Mas é voz corrente no partido que ele não tem restrições a José Serra, ao contrário. Considera que o ex-governador de São Paulo seria a chave para transferir votos paulistas em seu favor. Qualquer anúncio, entretanto, só virá nas portas da convenção marcada para  14 de junho  em São Paulo.

MINAS GERAIS: GREVE NA POLÍCIA CIVIL

Em assembleia na tarde dessa quarta-feira, os delegados de Polícia Civil de Minas Gerais decidiram cruzar os braços por 24 anos na próxima quarta-feira (14). Desde o fim do mês de abril, a categoria vem realizando paralisações progressivas para pressionar o governo estadual a implementar uma política remuneratória que iguale os salários dos delegados com o dos Defensores Públicos, já que as duas classes fazem parte das carreiras jurídicas de Estado. Sob o slogan "Em Minas Gerais, quem prende bandido recebe a metade do salário de quem solta", os delegados participarão de uma assembleia para decidir os rumos do movimento antes de aderir à paralisação.
 
De acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindepominas), na próxima quinta-feira (15), eles devem se reunir com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. O encontro será realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, às 14h30, quando a categoria vai apresentar suas reivindicações ao governo.

SAÚDE E SEGURANÇA: OS TEMAS DA CAMPANHA

Os estrategistas eleitorais avaliam que candidatos à presidência e a governador que tiverem boas propostas, ou um acervo de realizações, na saúde e na segurança largam com vantagem. Os dois temas superam em muito o da corrupção.

CONGRESSO APROVA PISO NACIONAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE

camara agentes
A Câmara aprovou nesta terça-feira (7), proposta que fixa em R$ 1.014 o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais. O projeto foi aprovado em votação simbólica em uma sessão com as galerias repletas de agentes de saúde de vários estados. O texto, já provado pelos senadores, retorna agora ao Senado devido às mudanças feitas pela Câmara.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, em pronunciamento antes da votação, lembrou as dificuldades para incluir a matéria na pauta do Plenário, mas ressaltou a importância do piso para a categoria. “Esta é uma noite histórica desta Casa. Eu sei o que tive de caminhar para chegar até aqui. Esta Casa sabe das dificuldades para pautar esta matéria, há oito anos tramitando no Congresso Nacional. Mas valeu a pena a paciência, a perseverança. Quantas vezes não tivemos que avançar, em outras recuar, para construir este belo painel de unanimidade ”, afirmou o presidente.

WILL NUNES:

São profissionais merecedores de um piso até maior, mas a pergunta entre os prefeitos é aonde os municípios vai tirar dinheiro para pagar o piso nacional para os agentes comunitários.

PESQUISA: EXPECTATIVA DIANTE DO DUELO ENTRE FERNANDO PIMENTEL X PIMENTA DA VEIGA

pesquisa 1
Não temos conhecimento de nenhuma pesquisa realizada  para aferir a preferência do eleitorado  em relação às eleições deste ano para o governo de Minas. As pesquisas que estão feitas ou que foram feitas serviram apenas para o consumo interno. A expectativa é que elas possam surgir só depois das convenções que estarão sendo realizadas no mês de junho.

ELEIÇÃO EM MINAS: PC DO B APOIARÁ PIMENTEL

:
O presidente da legenda comunista no estado, Wadson Ribeiro, e o pré-candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), se reuniram para discutir os detalhes da aliança, que deve ser oficializada nos próximos dias; o ex-ministro já conta com outro apoio de peso, o PMDB, que desistiu da candidatura própria

Minas 247 – Pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PT, o ex-ministro Fernando Pimentel teve apoio do PC do B. O presidente da legenda comunista no estado, Wadson Ribeiro, e o postulante se reuniram nesta semana para discutir os detalhes da aliança, que deve ser oficializada nos próximos dias.
O PC do B havia aprovado, no final de 2013, a pré-candidatura da deputada federal Jô Moraes ao Palácio da Liberdade, porém mudou o partido mudou seus planos devido à polarização das pré-candidaturas do PSDB, com o ex-ministro Pimenta da Veiga, e do PT.

Segundo a parlamentar, a disputa de 2008, quando concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte, deixou muito claro que o PC do B teria dificuldades em lançar candidaturas com pouco tempo de rádio e TV. Jô chegou até a liderar as pesquisas, porém, após o início do horário eleitoral, com cerca de um minuto de exposição, ficou em terceiro lugar.

"Na época eu tinha três inserções por dia (pequenos flashes de propaganda exibidos ao longo da programação diária no rádio e na televisão) contra 16 do Leonardo Quintão e 30 do Marcio Lacerda. Foi muito desigual o embate, por isso decidimos não repetir a experiência de 2008", afirmou ao jornal Estado de Minas.
Apesar de fechar com Pimentel, a deputada reforçou sua posição em favor da candidatura própria, que, para ela, ampliaria o debate e fortaleceria a bancada do partido no Legislativo. "Mas não foi possível", lamentou.

Por sua vez, Ribeiro informou que o partido tentou conseguir apoio de outras legendas, mas o plano não deu certo. "Incomoda ver Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, ter apenas duas candidaturas de maior peso. No Rio, por exemplo, serão cinco ou seis. Tentamos convencer alguns partidos, mas não tivemos sucesso", acrescentou.
 
O PC do B tem como estratégia investir em duas candidaturas para a eleição na Câmara Federal – a de Jô e a do próprio presidente da legenda em Minas – para dobrar a bancada na Casa. Atualmente, a parlamentar é a única representando da sigla no Legislativo. Os comunistas também pretendem aumentar a bancada estadual, formada por dois representantes por dois representantes

MORRE O CANTOR JAIR RODRIGUES

:
Dono de uma das vozes mais conhecidas do Brasil dos anos 1960/1970, parceiro de Elis Regina e senhor de uma carreira que foi da bossa nova ao samba, passando pelas marchinhas, o jazz e o pop, Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira 8, em Cotia, na residência dele; assessoria confirmou falecimento, mas causa mortis ainda não foi informada

247 - Aos 75 anos, de causa mortis ainda não confirmada (11h17), morreu nesta quinta-feira 8, em Cotia, na Grande São Paulo, onde residia, o cantor Jair Rodrigues. Um dos maiores nomes da MPB dos anos 1960/1970, Jair era o rei do sorriso e da simpatia. De voz poderosa e muito swing, tornou-se nacionalmente conhecido no período pós-bossa nova e tornou um os parceiros históricos de Elis Regina.

Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, Jair gravou seu primeiro disco em 1962, ainda em 78 rotações por minuto. Duas músicas continham temas sobre a Copa do Mundo. O sucesso chegou a partir de 1965, quando ele gravou, ao lado de Elis, o disco Dois na Bossa, que lhe rendeu convite para participar do programa O Fino da Bossa, na Tv Record. A partir daí, caiu em definitivo no gosto do público e desenvolveu uma carreira de grandes sucessos, obtendo fama e valorização. Ele foi um dos primeiros artistas negros do Brasil a terem amplo reconhecimento na sociedade.

DEPUTADOS ESTADUAIS DE OLHO NAS EMENDAS

Os bastidores do evento municipalista também foram marcados por bolinhos e tititis de deputados preocupadíssimos com emendas ao orçamento estadual que ainda não foram pagas pelo governo de Minas. As emendas são fundamentais para a reeleição de parlamentares. E o prazo legal expira em 30 de maio.

ELEIÇÃO: PIMENTEL X PIMENTA

Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga têm hoje seu primeiro encontro público como candidatos, em painel sobre “distorções federativas e seus reflexos nos municípios”, no encerramento do congresso da AMM, no Expominas. O debate não deverá dar margem a um confronto de propostas petistas e tucanas para Minas, já que a mesa terá mais dois convidados: o senador Clésio Andrade e o prefeito Marcio Lacerda.

ELEIÇÃO: PIMENTEL NA ESTRADA

Desde o início da sua Caravana da Participação, em 13 de março, Fernando Pimentel já realizou oito eventos no interior. E, em todos, o tema que se sobressaiu nos debates como maior preocupação da população foi sempre o mesmo: a insegurança. O petista vai manter a estratégia de encontros regionais até o início de julho.

ELEIÇÃO: GOVERNADOR ARTICULA APOIO PARA O GRUPO GOVERNISTA

Com muito jeito e sem nenhum espalhafato, Alberto Pinto Coelho está convidando pessoas ao Palácio Tiradentes. E de conversa em conversa vai articulando apoios para a chapa governista.