sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

" REFLETIR "

ATÉ AS FORÇAS ARMADAS....


CORRUP2O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo denunciou cinco pessoas que estariam envolvidas em atos de corrupção que favoreceram a empresa Mondeo Comércio e Distribuidora em licitações de órgãos das Forças Armadas, entre 2007 e 2009. Sócios da empresa teriam pagado quase R$ 550 mil em propinas para participar ilegalmente de licitações.
Segundo o MPF, devem responder à ação penal as sócias da companhia, Cristina Aparecida dos Santos Fraga e Márcia Proença dos Reis, além dos agentes públicos militares Rui Carlos Victoria Baptista e José Alberto Silveira Ribeiro e do ex-militar José Luiz Toledo Fernandes.
De acordo com denúncia da procuradora da República Thaméa Danelon Valiengo, a Mondeo foi ilegalmente beneficiada em pelo menos 37 licitações feitas, no período, em todo o país. Embora tivesse grande porte, a companhia conseguia participar de concorrências reservadas exclusivamente a micros e pequenas empresas, disse o órgão. A habilitação nos certames era possível por meio do pagamento de propinas aos agentes públicos envolvidos, sendo dois deles diretamente ligados às atividades da própria firma.

DENGUE MATA EM JUIZ DE FORA-MG

Juiz de Fora, na Zona da Mata, registrou, até esta sexta-feira (19), seis mortes por dengue em 2016. Três confirmações, de acordo a Secretaria de Saúde do município, ocorreram nesta semana.

Balanço divulgado pelo órgão revela ainda que, nos primeiros 50 dias deste ano, 1.653 casos de dengue foram confirmados na cidade. O número representa uma média de 33 infectados por dia. A doença é transmitida pelo mosquitoAedes aegypti, vetor também do zika vírus e da febre chikungunya.

Óbitos

Conforme a Secretaria de Saúde, nesta sexta foi confirmada a morte de uma idosa de 87 anos em decorrência da doença. Também nesta manhã foi constatado que uma outra idosa também faleceu por causa da enfermidade.

O caso, contudo, está em investigação em Juiz Fora por causa da procedência da vítima, que pode ter contraído a doença na cidade vizinha, Bicas. Na tarde de quinta-feira (18), o órgão finalizou investigações e concluiu que uma idosa de 74 anos, que faleceu no último dia 5, também tinha dengue.

Outros três óbitos já haviam sido confirmados em janeiro deste ano. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não foi notificada de todas essas mortes.

Esforços

Por meio de nota, a prefeitura destacou que não tem medido esforços para conter a proliferação do Aedes aegyptina cidade. Mutirões estão sendo realizados desde agosto de 2015 e, além disso, campanhas educativas são constantemente realizadas.

Desde quinta-feira, a cidade conta com o auxílio de um carro-fumacê, reforçando a atuação dos 150 agentes de combate a endemias e também dos 140 militares que fazem a vistoria nas casas.

"Juiz de Fora é um dos poucos municípios do país a montar um centro especial para tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito, com distribuição gratuita de kits de hidratação para mais 48h de tratamento domiciliar", informou a prefeitura

TEMER: DE OLHO NA PRESIDÊNCIA

Temer
O vice-presidente Michel Temer disse netsa sexta-feira (19), em Rio Branco, que “agora é o tempo” do PMDB e que a legenda terá um candidato próprio à presidência da República em 2018.

Temer participou, na capital acriana, de encontro com peemedebistas e empresários locais. Ele tem feito viagens pelo país em busca de apoio para ser reconduzido à presidência nacional do PMDB e defendido a unidade do partido para as eleições municipais deste ano.

Segundo Temer, é preciso “despertar” o partido. Ao se dirigir a um dos participantes do evento, o vice-presidente voltou a dizer que a legenda terá candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2018. “Você vai votar num candidato do PMDB à Presidência da República. Não tenho a menor dúvida disso. Tudo tem seu tempo certo. Agora é o tempo do PMDB, não tenho a menor dúvida disso.”

No evento, Temer também destacou a trajetória do PMDB, que este ano completa 50 anos. “Um partido que conseguiu redemocratizar país, que conseguiu dar governabilidade para os grandes temas nacionais, agora não quer apenas ser apoiador da governabilidade, mas quer ser governo, aqui no município e no Brasil”, acrescentou.

Convenção
A convenção nacional da legenda está marcada para o dia 12 de março, em Brasília. Temer convocou os peemedebistas do Acre a participar do encontro e defendeu sua candidatura e o documento Uma Ponte para o Futuro, publicado no fim do ano passado, com propostas de soluções para a crise econômica no Brasil.

Além da agenda partidária, que inclui uma visita ao diretório do PMDB em Porto Velho, em Rondônia, Temer também participou nesta sexta-feira das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti ao lado do governador do Acre, Tião Viana.

HAJA HIPOCRISIA


:
Em sua página no Facebook, Margrit Dutra Schmidt refere-se ao ex-presidente Lula como Molusco e denuncia Dilma por “cultuar” Getúlio Vargas e Leonel Brizola; “O Brasil acabou. E tem gente que defende esta corja”, sentencia; a irmã da jornalista Mirian Dutra recebe salário de assessora no Congresso há 15 anos, mas nunca compareceu ao trabalho; ela bate o ponto diariamente.

FERNANDO HENRIQUE PODE SER INVESTIGADO

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não descarta a investigação, pela Policia Federal (PF), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). O sociólogo é suspeito de usar ilegalmente uma empresa no exterior para pagar pensão a uma jornalista, com quem teve um relacionamento extra-conjungal duradouro. Ela vivia fora do país.
Hoje, durante vistoria de segurança de evento-teste da Olímpíada de 2016, no Rio de Janeiro, o ministro disse que, antes de decidir abrir ou não um inquérito, os orgãos do governo vão analisar se há indício de delito contra FHC. Ele explicou que o procedimento é padrão e antecede qualquer investigação da PF.
“Isso passará por um estudo técnico e jurídico, todos aspectos que envolvem uma situação de ocorrerem eventuais delitos. Obviamente, havendo indícios de delitos puníveis, de competência federal, seguramente a Polícia Federal fará investigação por meio de inquérito policial”, disse.

STF: SENADOR É SOLTO

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (19) a soltura do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso em novembro do ano passado. O parlamentar está custodiado no Quartel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal.
Não há detalhes sobre a decisão, que está em segredo de Justiça. Além de Delcício do Amaral, o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, também foi solto.
A prisão do senador foi embasada em uma gravação apresentada à Procuradoria-Geral da República por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo a procuradoria, o senador ofereceu R$ 50 mil por mês para Cerveró e sua família, além de um plano de fuga.
Segundo os procuradores, o objetivo de Delcídio era evitar que o ex-diretor fizesse acordo de delação premiada. Os fatos ocorreram em uma reunião da qual participaram Bernardo Cerveró, o ex-advogado de Cerveró Edson Ribeiro e o senador Delcídio.

QUEDA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou hoje (19) um balanço preliminar que mostra queda de 11,94% no consumo de combustíveis por veículos comerciais leves em janeiro. Segundo a entidade, no primeiro mês deste ano foram consumidos 4,17 bilhões de litros, contra 4,73 bilhões de litros em janeiro de 2015. É o menor volume desde 2013, quando o consumo ficou em 3,94 bilhões de litros no mesmo período.
O consumo da gasolina comum caiu 13,92%: de 3,86 bilhões de litros em janeiro de 2015 para 3,32 bilhões de litros este ano. A retração foi menor em relação ao etanol hidratado, o álcool. O consumo do biocombustível caiu 3,2% em relação a janeiro de 2015.

ZIKA VÍRUS FAZ O PAPA DEFENDER O MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Em uma entrevista coletiva no avião que o levou do México para o Vaticano, o papa Francisco defendeu métodos contraceptivos como um “mal menor” para combater a disseminação do vírus Zika, mas criticou o uso do aborto para evitar o nascimento de crianças com microcefalia. “O aborto não é um problema ideológico, é um problema humano, um problema médico; é matar uma pessoa para salvar outra, no melhor dos casos, ou para deixá-la bem. É um mal em si mesmo”, declarou o Pontífice.
Contudo, segundo Jorge Bergoglio, não se deve confundir o “mal para evitar a gravidez” com a interrupção da gestação. “Sobre o mal menor, evitar a gravidez, falemos em termos de conflito entre o quinto e o sexto mandamentos [‘não matar’ e ‘não pecar contra a castidade’]. Paulo VI, o grande, em uma situação difícil na África, permitiu às freiras o uso de anticoncepcionais em casos de violência”, declarou Francisco aos jornalistas presentes em seu avião.

EDUCAÇÃO NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Escolas de todo o país vão receber hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, a visita da presidenta Dilma Rousseff e de ministros. As atividades nas escolas buscam conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
Dilma participará de atividade com alunos do Colégio Alfredo Vianna, no município baiano de Juazeiro. Pelo menos 25 ministros viajam pelo país para visitar escolas. O vice-presidente Michel Temer participa da mobilização em Rio Branco (AC), cidade onde também terá agenda partidária.
Ao longo do dia serão desenvolvidas atividades específicas nas escolas como palestras, distribuição de panfletos e vistoria para combater possíveis criadouros do mosquito. As atividades envolverão ainda professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária e militares das Forças Armadas

PODERES FRACO, DEIXAM O JUDICIÁRIO NA MÍDIA

Executivo enfraquecido e o Legislativo levando porrada todo o dia no país, fez o Judiciário ocupar um grande espaço com o apoio da mídia na sociedade. Hoje juízes, promotores, procuradores, delgados federais estão mais conhecidos do que muitos artistas da Globo.

O nome das autoridades ocupam mais espaço do que o conteúdo em discussão. Isso causa nas pessoas uma sensação que apenas um poder funciona. Isso não é bom para a democracia...

BELO HORIZONTE: PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB TENTAR AMENIZAR O CONFLITO ENTRE OS TUCANOS E O PSB

O presidente do PSDB Domingos Sávio disse que os partidos estão em processo de diálogo e considerou natural que Lacerda tenha suas preferências. Ele negou que o socialista esteja sendo intransigente. “O PSDB já deu tem posição manifestada ao Lacerda de que não pode abrir mão de disputar a eleição majoritária, como já fez nas três últimas eleições, e queremos construir uma candidatura com ele. Vamos nos esforçar para chegar ao consenso”, afirmou.

AUMENTA A INSATISFAÇÃO ENTRE LACERDA E AÉCIO

As divergências podem levar João Vítor Xavier a deixar o PSDB. O parlamentar já estaria em conversas para se lançar candidato a prefeito pelo PSD. Já Délio Malheiros, o vice de Lacerda, pode acabar se lançando pelo PV diante da falta de apoio do prefeito. Para um tucano que preferiu o anonimato, a real intenção de Lacerda seria tensionar as negociações para tentar forçar o PSDB a viabilizar a candidatura dos sonhos e única aceitável para ele, a do senador Antonio Anastasia. “Ele achará todo mundo ruim porque quer tirar o Anastasia do caminho dele em 2018”, afirmou o cacique, se referindo à possibilidade de o ex-governador tentar voltar a conquistar um mandato no Palácio Tiradentes.

A INTERNET REVELA O LADO OCULTO DO TUCANO FHC


:
Jornalista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, destaca que o caso Mirian "só se tornou amplamente conhecido por causa da internet"; "A imprensa – que sempre soube de tudo – corre agora para falar de um assunto em que ela teve um papel vital. Até o Globo, que manteve Mírian na folha de pagamentos por anos em troca do seu silêncio, está correndo atrás da história depois que ela viralizou nas redes sociais".

O jornalista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, destaca a importância da internet e das redes sociais no caso da jornalista Mirian Dutra, ex-amante de FHC. "só se tornou amplamente conhecido por causa da internet", afirma.
"A imprensa – que sempre soube de tudo – corre agora para falar de um assunto em que ela teve um papel vital. Até o Globo, que manteve Mírian na folha de pagamentos por anos em troca do seu silêncio, está correndo atrás da história depois que ela viralizou nas redes sociais", escreve Nogueira.
"Não fosse o surgimento do jornalismo digital, tudo isso continuaria a não ser noticiado, e demagogos como FHC, Serra e Aécio poderiam fazer seus discursos cínicos de falsos Catões", diz o jornalista. Segundo ele, "a internet livrou a sociedade da manipulação da mídia. Essa é a principal conclusão duma história de amor que se transformou numa trama de terror."

BELO HORIZONTE: DEP. REGINALDO LOPES PRÉ-CANDIDATO DO PT


Reginaldo Lopes tem apoios na cúpula nacional do PT, da qual faz parte como secretário de relações institucionais, para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte, uma das 14 capitais onde o partido avalia lançar candidato. O nome do deputado também tem a simpatia de Lula, embora não integre o grupo lulista no partido.

DEPUTADO MINEIRO DO PMDB A UMA CANETA PARA VIRAR MINISTRO


O deputado mineiro Mauro Lopes está a postos desde ontem, aguardando o chamado para assumir a secretaria da Aviação Civil como representante do PMDB. Ele já foi indicado ao Planalto, mas sua nomeação ficou pendente em função da disputa pelo cargo de líder da bancada federal do partido. Com a vitória do governista Picciani sobre o grupo oposicionista de Cunha, nesta quarta-feira, já não há mais obstáculos à posse de Lopes. Agora, só falta Dilma cumprir o acordo e dar a canetada – se ela ainda não o fez.