segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VAZANTE-MG: MUDANÇAS NO SECRETARIADO?

Ansiedade e expectativa estão deixando secretários sem dormir. É que o prefeito Dr. José Benedito já teria decidido fazer novas mudanças no secretariado.

LAGOA GRANDE-MG: VICE ASSUME PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO

Ocupou a presidência da Câmara de Lagoa Grande-MG o vice-presidente vereador Braz Capoeira do PRB. Ele fica no lugar do presidente José Orlando (PSD) que solicitou afastamento da Casa Legislativa para submeter tratamento de saúde. Com o afastamento do presidente, o suplente de vereador Valter Sabino (DEM) ocupa também uma cadeira no Poder Legislativo.

VAZANTE-MG: UM VERDADEIRO BALAIO DE GATO

O grande culpado do atual momento difícil que vive a prefeitura de Vazante é o próprio prefeito Dr. José Benedito, confessou um influente nome do palácio do zinco. Ele disse que a falta de decisão e o fato dele alimentar vários nomes para  disputar a  sucessão municipal de 2016, deixou o executivo nas mãos de pessoas sem projeto para a cidade. E a coisa virou um verdadeiro balaio de gato.


LAGAMAR-MG: O MOMENTO EXIGE DECISÕES FIRMES E CONCRETAS

Uma rede de intrigas está prejudicando duramente o município de Lagamar-MG. Fofocas e boatos constantes estão aumentando a crise na cidade, que sente profundamente o atual momento que vive a atual administração.
Sem uma base política sólida e uma perspectiva positiva na área financeira e administrativa a Prefeitura passa por uma séria crise de identidade. Caso medidas urgentes não sejam tomadas, a cidade pode tomar  rumo ignorado, ficando à deriva dos fatos e acontecimentos negativos.
Infelizmente o momento não é fácil e exige discernimento, boa vontade e muito juízo do governante. A situação é melindrosa e precisa ser encarada de frente, com decisões firmes e concretas, caso contrário.......


CANDIDATURA DE MARINA PODE NAUFRAGAR

Por Maurício Dias

Parece definida a situação de Marina Silva em relação à eleição presidencial de 2014. Como não há mais tempo hábil para cumprir as exigências legais para a Rede Sustentabilidade formalizar o registro junto ao TSE, ela não tem opção. Fica fora da competição ou, até o dia 4 de outubro, põe o pé no estribo do primeiro bonde que passar. No entanto, Marina tornou proibido falar em “plano B”.

Não há espaço para ela no PSOL. Não há como retornar ao PV, com o qual rompeu após disputar a eleição de 2010 e “arrancar” quase 20 milhões de votos. Talvez ela seja bem recebida no PPS, que tem como preferência, no entanto, a adesão de José Serra, caso ele decida dar adeus ao PSDB.
Sem Marina Silva no páreo, a situação, em tese, favorece Dilma, com a popularidade em recuperação. As precoces pesquisas indicam que, neste caso, se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno se os adversários fossem Aécio Neves e Eduardo Campos.

O quadro de candidatos ainda está tão indefinido quanto o da economia. Um fator predominante na eleição de 2014.

Para onde escoaria a votação de Marina, considerando que é um voto de forte conteúdo antipartidário? Ela reproduziria a decisão de não apoiar ninguém, como fez no segundo turno de 2010? Até quando ela vai evitar o jogo político? Talvez quando a bem-aventurada Marina entender, como já foi dito, que a política é uma atividade para pecadores.

Além de perder a corrida contra o tempo, Marina engasgou com as mais de 800 mil assinaturas coletadas em um ano. Era preciso, no entanto, certificar em cartório. Somente 250 mil foram reconhecidas oficialmente. A metade do que a legislação exige para a formação de partido. Esse número expressa o mínimo exigido pela legislação: 0,5% dos votos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, não computados os brancos e nulos. Isso corresponde a exatamente 491.656 assinaturas certificadas em cartório de, pelo menos, nove estados.

Marina acusou a lentidão dos cartórios. Foi vítima da burocracia que, quando não falha, tarda. Em gesto de desespero, propôs ao TSE entregar mais de 600 mil sem conferência para obter, em confiança, o registro do partido. Ela pede o impossível: que o tribunal abra uma exceção.

Mas eis que, de São Paulo, chegaram notícias ruins. A Justiça Eleitoral identificou indícios de fraude na coleta de assinaturas para a criação do partido. O Ministério Público Eleitoral e a polícia foram mobilizados em alguns municípios paulistas.

Somente o registro perante o TSE garante a participação no processo eleitoral. Marina não cumpriu as exigências preliminares para chegar a essa etapa que, em geral, consome cerca de 30 dias. Basta conferir o calendário. O tempo passou.


LULA E A GLOBO

O ex-presidente Lula se reuniu com João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo. O histórico desafeto entre a emissora e o petista teria sido abordado no encontro. Leia a informação de Mônica Bergamo, da Folha:
EU SOU DA PAZ
João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, se reuniu com o ex-presidente Lula há alguns dias em São Paulo.
PAZ 2
O Instituto Lula confirma a informação. A Globo também. E diz, por meio da assessoria, que a conversa ocorreu "a pedido do ex-presidente Lula". Os dois se encontraram como já teria ocorrido "outras vezes".
PAZ 3
Depois do encontro circulou a informação de que, num momento de descontração, Marinho perguntou ao ex-presidente por que o PT detesta tanto a Globo. Com bom humor, Lula teria respondido que talvez fosse pelos mesmos motivos que a Globo detesta o PT. Os dois negam o diálogo.



MÍDIA SE CALA DIANTE DE DENÚNCIAS GRAVES CONTRA OS TUCANOS

Neste fim de semana, a revista Istoé publicou uma reportagem bombástica. Assinada por Claudio Dantas Sequeira e Pedro Marcondes de Moura, ela trouxe a conta secreta usada por operadores do PSDB na Suíça (leia mais aqui). Ela tem número (18.626), foi aberta no banco Safdié, que hoje se chama Leumi, e por ela transitaram R$ 64 milhões apenas entre os anos de 1998 e 2002.
Todas as informações da reportagem estão amparadas em documentos oficiais, que fazem parte da investigação do chamado propinoduto tucano, vinculado às empresas Alstom e Siemens, que forneceram equipamentos para o metrô de São Paulo e para as empresas de energia paulistas. Entre as revelações, há até a informação de que parte dos recursos já foi bloqueada por autoridades suíças, a pedido do governo brasileiro. Estavam depositados numa conta de Jorge Fagali Neto, que foi secretário do governo FHC. Seu irmão, José Jorge Fagali, presidiu o metrô no governo de José Serra.
Apesar de todas as informações a grande mídia simplesmente calou a boca. Nenhuma nota ou matéria foi vinculada na Globo, Folha de São Paulo e estadão.

TJ-MG ABSORVE AÉCIO

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato do PSDB à presidência da República em 2014, já não precisará mais se preocupar com questões judiciais daqui até a eleição. Duas semanas atrás, a procuradoria-geral da República arquivou uma representação apresentada por adversários políticos, que questionava seu patrimônio pessoal (leia mais aqui). Ontem, Aécio teve mais uma vitória, quando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais arquivou, por unanimidade, uma ação judicial que apontava supostos desvios de R$ 4,3 bilhões na área da saúde, no tempo em que ele foi governador de Minas Gerais (2003-2008).
Na decisão, os desembargadores do TJ-MG chegaram até a questionar as motivações da procuradora que apresentou a ação, uma vez que o caso de Minas foi semelhante ao de vários outros estados. Na prática, o que se questionava era se recursos aplicados em saneamento poderiam ou não ser enquadrados como investimentos em saúde – e os juízes entenderam que sim, concluindo, portanto, que não teria havido desvios.



MINAS GERAIS: PT UNIDO EM TORNO DA CANDIDATURA DE PIMENTEL

O PT mineiro finalmente foi pacificado com a unidade em torno da candidatura do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, ao governo do Estado. É a primeira demonstração de união em seis anos, já que os três candidatos a presidente estadual da legenda apoiam as pretensões do ministro.
Segundo notícia da Folha de S. Paulo, o entendimento preocupa o PSDB do senador Aécio Neves, que tem ao menos quatro nomes para concorrer contra o petista, mas nenhum até agora o convenceu.
O PSDB tem o desgaste de defender 12 anos de gestão em Minas, enquanto o PT tenta unificar o discurso e aponta possibilidades reais de conquistar pela primeira vez o poder no Estado. "Acho que é hora de Minas conhecer um modelo de desenvolvimento com justiça social, mas quem vai liderar isso vamos saber no ano que vem", disse Pimentel à folha.



PEQUISA IBOPE NA BAHIA

Pesquisa Ibope (17 a 21) no quarto maior colégio eleitoral do país. A presidente Dilma lidera, 40%; seguida de Marina Silva, 23%; Aécio Neves, 11%; e Eduardo Campos, 4%. Para o governo, Geddel Vieira Lima lidera na faixa dos 30%. Ele só perde a dianteira para o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ex-governador Paulo Souto. Lídice da Mata está em segundo, oscilando entre 13% e 18%.


MINAS GERAIS: FILHO DE JOSÉ ALENCAR PODE SER CANDIDATO AO GOVERNO MINEIRO

Um cardeal do PT, além do ministro Marcelo Crivela (Pesca), tenta convencer o empresário Josué de Alencar, filho de José de Alencar, vice-presidente de Lula, a disputar as eleições em Minas visando dividir a base social do PSDB.  


DEM PODE LARGAR O PSDB

As contradições no PMDB são cantadas em prosa e verso. Mas a luta política no DEM é travada na sombra. O líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado (GO) revela que seis diretórios regionais (GO, CE, MT, MS, TO, PA) já estão fechando com a candidatura de Eduardo Campos (PSB). Ele conta: “Esse grupo tende a crescer. O PSDB é muito predador com o DEM. Há dificuldades de convivência nos estados”. Caiado antecipa que haverá um embate, no ano que vem, para decidir se o partido apoiará Aécio Neves (PSDB) ou Campos. E avisa: “Vou trabalhar fortemente para isso. Estamos equilibrando o jogo. Temos chances reais de levar o partido para Eduardo Campos”.



GOVERNO DE MINAS ABERE AS TORNEIRAS DE OLHO EM ANO ELEITORAL

Mesmo com o anúncio pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) de uma série de ações para reduzir as despesas da máquina administrativa, o governo do Estado não poupou e abriu os cofres em programas para atender os municípios. Ao todo, os investimentos devem ultrapassar os R$ 3 bilhões em 2013. Esse montante, aplicado em ano pré-eleitoral – marcado pela corte nos custos –, gera alguma desconfiança da oposição na Assembleia Legislativa
Em 2010, o tucano foi alvo de uma representação que questionava o aumento do investimento nos dois meses que antecediam o início da campanha eleitoral. Apesar disso, o Executivo estadual segue a mesma linha a um ano da eleição de 2014, aumentando o investimento em relação aos anos anteriores.
“Temos que fazer esse monitoramento para ver se os municípios que estão recebendo os recursos não têm vínculo político com o governo”, afirma o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), líder do bloco Minas Sem Censura na Assembleia. “Não vejo problema com as liberações de recursos, desde que elas sejam republicanas e regulares. Essa modalidade de convênio pode suscitar margens para alguma utilização política”, defende André Quintão (PT).
Para a base aliada de Anastasia, no entanto, os investimentos não têm fim eleitoral. “Se em todo ano de eleição não puder investir, o Estado para de trabalhar de dois em dois anos”, defende o líder da maioria na Casa, Gustavo Valadares (PSD). “Os investimentos que estão sendo feitos fazem parte da política de austeridade. O governo está investindo dentro do controle financeiro”, defende Bonifácio Mourão (PSDB), líder do governo na Assembleia.



PATOS DE MINAS-MG: PREFEITO RESOLVE RECOLHER MÁQUINAS QUE ESTÃO NO MEIO RURAL

Os produtores rurais e as pessoas que necessitam das estradas vicinais de Patos de Minas poderão ter problemas nos próximos dias. Isso porque o prefeito municipal, Pedro Lucas Rodrigues, resolveu recolher todas as máquinas que estão na zona rural. Enquanto isso, as obras nas estradas ficarão paradas até que seja legalizada a extração de cascalho no município.
O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) no gabinete do prefeito. A medida ocorre após diversas providências adotadas pelo Ministério Público, Poder Legislativo e Polícia Militar de Meio Ambiente contra a administração quando foram flagradas máquinas e servidores públicos em uma fazenda particular localizada as margens da MGC 354.
A intenção do prefeito é confeccionar um projeto de lei para regularizar a parceria público/privada para a extração de cascalho no município. De acordo com o prefeito, enquanto não for aprovada a lei, as obras na zona rural ficarão paradas. Ele espera que tudo se resolva mais rápido, mas não definiu prazo para que as máquinas voltem a trabalhar em favor do homem do campo.
O prefeito destacou as diversas obras realizadas na zona rural. “Mais de cem mata-burros e inúmeras pontes já foram construídas”, informou. Ele também contou que as parcerias com os particulares já aconteciam há anos, mas diante dos problemas enfrentados com outros órgãos preferiu parar o trabalho na zona rural.

Sem um prazo para voltar a fazer a manutenção das estradas, muitas pessoas que vivem no meio rural poderão ter problemas. Na última semana, o presidente do Conselho Comunitário de Boassara usou a Tribuna da Câmara e pediu socorro para a estradas da localidade. Quanto a isso, o prefeito informou que as máquinas só serão deslocadas em casos de emergência. Elas devem ficar realizando obras na cidade. Até que tudo seja resolvido, o prefeito pediu a compreensão do homem do campo.
fonte:patoshoje

PATOS DE MINAS-MG: A NOVELA DA UFU

A Universidade Federal de Uberlândia poderá usar o terreno da Escola Agrícola para a construção do Campus de Patos de Minas. A decisão do Governo de Minas de disponibilizar a área de 50 hectares para a reitoria da UFU foi confirmada pelo secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento. A decisão, no entanto, está longe de acabar com a polêmica em torno da construção do Campus na cidade.

De acordo com o secretário, Elmiro Nascimento, da parte do Governo do Estado não haverá problemas em ceder o imóvel para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas. Segundo ele, como o terreno é de responsabilidade da EPAMIG, será necessário apenas uma formalização por parte do conselho da entidade, o que deve acontecer em um encontro a ser realizado nos próximos dias.

Outra condicionante para a doação do terreno para a Universidade Federal de Uberlândia é a manutenção da Escola Agrotécnica Afonso Queiroz. “São 200 alunos estudando ali e nós temos que nos preocupar com eles também”, destacou o secretário Elmiro Nascimento.

A sinalização favorável do secretário Elmiro Nascimento para a doação do terreno, no entanto, não significa que o problema em torno do terreno para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas está resolvido. Assim como aconteceu com o imóvel na região dos 30 Paus, onde a construção do Campus foi embargada pela Justiça, também há questionamentos se o terreno da Escola Agrícola é a melhor opção.

Na última quinta-feira (22), o ex-vereador Isaías Martins protocolou representações no Ministério Público Estadual e no Ministério Público Federal para fazer com que a Administração Municipal realize um chamamento público para a doação de um terreno para a construção do Campus da UFU. Segundo o líder comunitário, existem pessoas interessadas em doar terrenos para este fim.

O ex-vereador avaliou a área de 50 hectares da Escola Agrícola em R$ 15 milhões de reais e destacou que o imóvel vai precisar de infraestrutura que deverão ser realizadas com dinheiro do povo, ao passo que, com o chamamento público, essas despesas ficariam por conta de quem for doar o imóvel.

Autor: Maurício Rocha


INSS: PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (26) a primeira parcela do 13º salário deste ano. Somado ao depósito normal do benefício deste mês de agosto, os pagamentos totalizarão R$ 52 bilhões.
O decreto presidencial que autorizou a antecipação do pagamento foi publicado no início do mês, assinado também pelos ministros Guido Mantega (da Fazenda) e Garibaldi Alves Filho (da Previdência Social).



REFLETIR

“Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz”.
Dalai Lama



PREFEITOS!! É HORA DE ACORDAR!!

Prefeitos que começaram os governos eufóricos estão percebendo que administrar não é nada fácil. Sem planejamento e organização preferiram ao invés de uma equipe competente, ouvir bajuladores e aproveitadores pós- eleição.

Receosos em fazer mudanças estão sentindo a popularidade cair de ladeira abaixo sem nenhum pouquinho de freio. É um Deus nos acuda.

O primeiro ano praticamente foi perdido, e o segundo se não abrirem os olhos também. Ano eleitoral (2014) o eleitor fica mais sensível e cobrador das promessas de campanha.

O ambiente em algumas prefeituras da região é de mal a pior. São prefeitos passivos, que perderam o pulso e a liderança, estão à mercê de um grupo de pessoas que são verdadeiros carrapatos, prontos para afundar a gestão pública e jogar o prefeito na cova dos leões.

Neste momento a cartilha do bom administrador exige sensibilidade, responsabilidade e atitude. Caso contrário, deixarão o governo sem popularidade, processados e abandonados pelo o povo.



VAZANTE-MG: PREFEITO SEM PROJETO PARA SAIR DA CRISE

O prefeito Dr. José Benedito está comprometendo todo o governo, porque não tem qualquer contato com projetos, continua indeciso  na administração e sem nada de concreto para representar uma virada de ânimo e avaliação popular.


REFLETIR

“Hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar”
Martha Medeiros


LULA E GLOBO

Por Mônica Bergamo (Folha de São Paulo)

João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, se reuniu com o ex-presidente Lula há alguns dias em São Paulo.
PAZ 2
O Instituto Lula confirma a informação. A Globo também. E diz, por meio da assessoria, que a conversa ocorreu “a pedido do ex-presidente Lula”. Os dois se encontraram como já teria ocorrido “outras vezes”.
PAZ 3
Depois do encontro circulou a informação de que, num momento de descontração, Marinho perguntou ao ex-presidente por que o PT detesta tanto a Globo. Com bom humor, Lula teria respondido que talvez fosse pelos mesmos motivos que a Globo detesta o PT. Os dois negam o diálogo.