quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ELEIÇÃO ACIRRADA EM MG

Restam pouco mais de 10 dias para as eleições e, neste momento, a despeito dos números diferentes das pesquisas, a campanha está empatada, gostem ou não do termo. Há uma ligeira vantagem de Hélio Costa no interior, e outra ligeira dianteira de Antonio Anastasia na Região Metropolitana. A diferença entre eles, dependendo do instituto, não passa de quatro pontos, com um contingente de 15 a 16% de indecisos. Numa simples projeção de um candidato ou de outro, a depender do instituto, se poderá até dizer que, no segundo turno, poderá dar Hélio Costa ou Anastasia. Em suma, a campanha não está definida. Não dá, ainda, para ensarilhar as armas, e tanto Hélio como Anastasia sabem disso. Agora, é olho no olho.

DIFERENTE DO IBOPE, NOVA PESQUISA MANTÉM HÉLIO COSTA NA FRENTE EM MG

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, aponta para uma disputa acirrada pelo governo de Minas. O candidato do PMDB, Hélio Costa, tem 38,90% das intenções de voto contra 35,81% do seu adversário tucano, o governador Antonio Anastasia. Considerando a margem de erro de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Na sua pior situação, Hélio Costa tem 36,74% das intenções de voto. E na sua melhor situação, Antonio Anastasia aparece com 37,97% da preferência do eleitorado.
O número de indecisos, pessoas que não sabem em quem votar ou não respondem, é de 18,73%. Nenhum dos outros concorrentes ao governo do Estado alcançou 1% das intenções de voto. Entre eles, a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, é quem consegue a melhor pontuação - O,58% das intenções de voto.
Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada em 11 de setembro, Hélio Costa passa de 40,53% das intenções de voto para 38,90%. Já Anastasia sai de 35,26% para 35,81% da preferência do eleitorado.
Confronto de chapas. Quando são apresentadas aos entrevistados as chapas completas (nomes dos candidatos a governador e vice), Hélio Costa e Patrus Ananias (PT) conseguem uma vantagem em relação a Anastasia e Alberto Pinto Coelho (PP) superior à margem de erro. A primeira dupla tem 40,54% das intenções de voto, e a segunda tem 36,82%.
A pesquisa também simulou um segundo turno entre o peemedebista e o tucano. Nessa situação, Hélio vence Anastasia com 42,42% das intenções de voto contra 37,98%.
A disputa fica mais acirrada ainda quando se considera a possibilidade de voto. Perguntados sobre qual a possibilidade de voto em Anastasia, 30,28% dizem que é grande, 20,91% afirmam que é razoável. Somente 20,86% respondem que não há nenhuma possibilidade. Quando a pergunta é sobre a possibilidade de voto em Hélio Costa, 29,42% dizem que é grande, 26,52% afirmam que é razoável. Para 23,13%, não há nenhuma possibilidade de voto.