terça-feira, 1 de setembro de 2009

PMDB unido no apoio a Costa, mas sem definição de aliança

Ao contrário da divisão que historicamente acontece no PMDB mineiro no período pré-eleitoral, neste ano o partido não vive o dilema de ter candidato próprio ou apoiar um outro partido na cabeça de chapa. Em 2010, os peemedebistas vão lançar o ministro das Comunicações, Hélio Costa. O problema na sigla, desta vez, é definir se faz aliança com o PT ou o PSDB. Daí a briga pelo comando do diretório estadual na eleição que acontece em dezembro.
Informações de bastidores dão conta de que nenhum dos dois postulantes, o deputado estadual Adalclever Lopes e o deputado federal Antônio Andrade, deve desistir da disputa. Andrade acredita que Costa pode ganhar a cabeça de chapa com o PSDB, já que a candidatura de Antonio Anastasia, apoiado pelo governador Aécio Neves, não teria ainda demonstrado força o suficiente.
matéria: Jornal O TEMPO

Cabo Augusto Barbosa

Durante entrevista cedida ao programa rádio repórter da Montanheza, o vereador Cabo Augusto (PSB), assumiu a condição de Vereador de oposição ao governo Orlando Fialho e afirmou que não apoiará o dep. estadual do seu partido Chico Uejo nas próximas eleições.

Orlando e o homem do campo

O prefeito Orlando Fialho foi bastante aplaudido durante o lançamento da segunda etapa do Programa de Apoio à Agricultura Familiar (PROAF), durante solenidade ocorrida no Centro Comunitário da Amoreira. O programa que já atendeu 80 pequenos produtores rurais das comunidades da Matinha, Guariroba, Carrapato, Carranca e Borá, beneficiados com preparo de solo e frete gratuito de calcário. Ao todo, foram 305 horas/máquina para gradagem e 2.792 litros de óleo diesel fornecidos pelos produtores em troca do serviço, totalizando cerca de 400 hectares de terras preparados para o plantio da próxima safra. Realizou ontem no Centro Comunitário da Amoreira a 2º etapa para atender as regiões da Amoreira, Cachoeira, Marinheiro e Claro de Minas.

Dep. Antônio Andrade X PMDB Estadual

O dep. Antônio Andrade tornou-se uma referência como um dos nomes mais influentes na politica do estado de Minas Gerais. Exercendo pela primeira vez o cargo federal na Câmara dos Deputados, Antônio tem sido um dos principais articuladores no partido para viabilizar a candidatura do Ministro Hélio Costa ao governo de MG. Agora seu nome foi escolhido pelo ministro para disputar a presidência estadual do PMDB, contra o dep. estadual Andaclever Lopes. Conhecido como um ótimo articulador e uma pessoa de diálogo, Andrade é citado pelo os companheiros como a pessoa mellhor preparada no momento para assumir a legenda no estado.

Tião Guimarães deve lançar seu nome a presidência do PMDB de Vazante

Cresce especulações nos bastidores que o ex-vereador de Vazante Sebastião Guimarães estaria sendo citado para ocupar a presidência do PMDB local. Atualmente quem ocupa o cargo é Francisco Ferreira (Chico da ambulância). É bom lembrar que os dois apoiarão a candidatura do ex-prefeito de Vazante Dr. José Benedito nas últimas eleições municipais e segundo se comenta a aproximação deles com a outra ala do PMDB que apoiou o prefeito Orlando, seria um sinal que o partido estaria disposto a caminhar junto com o prefeito em direção a reeleição do dep. federal Antônio Andrade (PMDB).

Luiz Carlos Azenha

por Luiz Carlos Azenha
Outro dia eu disse que estava em curso um processo de demonização de Dilma Rousseff. Provavelmente tocado por marqueteiros de José Serra. Com a colaboração de uma rede de assessoria espalhada pela Veja, Folha, Estadão e Organizações Globo.
Repito o que escreveu Diogo Mainardi na Veja da semana passada:
A Igreja Universal, nos últimos dias, atrelou sua imagem à de Lula. É a mesma estratégia empregada por José Sarney. Um apoia o outro. Um defende o outro. Edir Macedo está com Lula e com Dilma Rousseff. Agora e em 2010. Se a Igreja Universal tem um Diploma de Dizimista, assinado pelo Senhor Jesus Cristo, Dilma Rousseff tem um Diploma de Mestrado da Unicamp, supostamente assinado pelo senhor Espírito Santo.
Agora, o que escreveu Eliane Cantanhêde:
Dilma parece estar no seu inferno astral. Além da radioterapia, ela enfrenta a entrada em cena de Marina, o empate com Ciro nas pesquisas, o envolvimento desgastante de Lula e do PT com a defesa de Sarney e, enfim, a cristalização da imagem de mentirosa (diploma, dossiê contra FHC, embate com Lina Vieira, versões divergentes de sua ação no caso Varig).
Agora, o que escreveu Danuza Leão:
Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo. Não existe em Dilma um só traço de meiguice, doçura, ternura.
E mais:
Seja bem-vinda, Marina. Tem muito petista arrependido para votar em você e impedir que a mestra em doutorado, Dilma Rousseff, passe para o segundo turno.
São apenas três exemplos. Estou certo de que vocês terão visto outros. O que me interessa é mostrar como alguns temas são recorrentes. Dilma, a autoritária. Dilma, mentirosa. Dilma, a falsificadora de currículo.
Notem que os colunistas não se preocupam em fazer uma análise das posições políticas de Dilma Rousseff. O que ela pensa? O que já fez na vida? É preparada para disputar a presidência?
Cantanhêde, que se propõe a fazer um raio xis do quadro eleitoral, oferece como geral uma conclusão que é exclusivamente dela: a da cristalização da imagem de Dilma como a mentirosa.
Curiosamente, na leitura dos mesmíssimos veículos, não há uma só palavra sobre as inconsistências no currículo de José Serra, que não tem diploma universitário no Brasil. Nem de engenheiro, nem de economista.
Nem uma palavra sobre o fato de que Lina Vieira é casada com Alexandre Firmino, ex-ministro do governo FHC. Pelo que nos diz o Stanley Burburinho, no blog Tabuleiro Político, Lina era do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte quando o CDE fechou contrato com a empresa Dois A Publicidade Ltda., que pertence ao marido dela.
O blog do Nassif traz várias informações importantes sobre as relações políticas e econômicas de Lina Vieira e do marido, que simplesmente foram desconhecidas pela mídia corporativa.
O blog Amigos do Presidente Lula diz que Alexandre Firmino foi ao depoimento de Lina Vieira e que senadores que certamente o conheciam fizeram "cara de paisagem", para não dar bandeira. Firmino foi fotografado na sessão, inclusive cochichando no ouvido da mulher.
Por que tantas omissões? Por que críticas exclusivamente dirigidas a Dilma Rousseff, enquanto José Serra é absolutamente poupado?
Eu respondo: é uma campanha milimetricamente organizada para aumentar a rejeição a Dilma Rousseff. Com a mídia no papel central da campanha.