sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ATÉ LAMPIÃO TINHA O LADO DOCE

Até o cangaceiro Lampião tinha o seu lado doce. Adorava desenhar, costurar e bordar os trajes que usava. A revelação está mo livro: Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço. Um livro do historiado Frederico Pernambucano de Melo. Foram vários anos estudando os trajes dos guerreiros da caatinga.

- Quem olha a imagem de um cangaceiro não se confunde. A identificação é imediata, diz o autor.

VAZANTE-MG: CORRELIGIONÁRIO DE DR. JOSÉ BENEDITO AFIRMAM QUE ELE FICARÁ NO PMDB

Apesar de não falar oficialmente já é uma unanimidade entre os correligionários que o ex-prefeito de Vazante, Dr. José Benedito ficará mesmo no PMDB. Dessa maneira a sua situação na legenda seria uma incógnita. Já que sem cumprir o prazo legal de filiação (07 de outubro) ficaria sem chance de concorrer no grupo da oposição e a mercê do caminho partidário dos peemedebistas.


WILL NUNES COMENTA: no grupo da situação três nomes são importantes no projeto 2012 de Vazante. O prefeito Orlando Fialho, Deputado federal Antônio Andrade e o ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães. São pessoas experientes que conhecem o caminho das pedras rumo ao processo eleitoral do próximo ano.


Na oposição Dr. Marciano Borges e Alcides Diniz são as pessoas mais influentes na ala oposicionista que esperam contar com o apoio do ex-prefeito Dr. José Benedito. Com o médico permanecendo no PMDB, a oposição terá que mudar a estratégia e construir um novo caminho para retornar ao palácio do zinco.


Ou seja, a indecisão de Dr. José Benedito em relação ao processo eleitoral de 2012, afeta principalmente o grupo da oposição que necessita agregar apoios importantes para viabilizar o projeto de poder.

VAZANTE-MG: PESQUISA

Pesquisas circularam em Vazante para medir a temperatura política da cidade. As perguntas estavam relacionadas ao percentual dos votos de cada pré-candidato a prefeito, rejeição e transferência de votos. As pesquisas teriam agradado o grupo da situação.

PSD CUMPRI TODOS OS REQUISITOS LEGAIS

O PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, cumpriu todos os requisitos legais e está pronto para ser criado.“Nasceu! Estou muito feliz e consciente da responsabilidade que temos daqui pra frente. Agora é hora de aumentar filiações de possíveis candidatos nas eleições de 2012 e iniciar a elaboração do programa. Vamos convocar todos os envolvidos na criação do PSD para filiar o máximo de militantes”, disse Kassab.
A sigla conseguiu na tarde desta quinta-feira, como antecipou o Poder Online, cumprir todos os requisitos legais para ser criada: obteve registro em dez Tribunais Regionais Eleitorais (o mínimo é nove) e ultrapassou o número de assinaturas mínimas para a criação de uma nova legenda – é necessário ter 490 mil assinaturas comprovadas, e o PSD já apresentou 581 mil ao Tribunal Superior Eleitoral. Em todos os Estados, o registro foi obtido com unanimidade.

Segundo o futuro secretário-geral do PSD, o ex-deputado Saulo Queiroz, o partido já contabiliza 42 deputados e deverá chegar a 58 até outubro. Com isso, deve se tornar a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, atrás do PT (86 deputados) e do PMDB (80), mas à frente do PSDB, com seus 53 parlamentares. Para se ter uma ideia da força do PSD ao nascer, o PSDB foi criado em 1988 com uma bancada de 39 deputados.

Promessas

Após a vitória nos Estados, o PSD fez algumas promessas. Queiroz afirmou ao Poder Online: “Não vamos pedir cargos, não queremos disputar verbas e emendas”, disse ele. “Vamos discutir e votar o que for do interesse do Brasil”.
Queiroz disse ainda que a sigla não vai aceitar qualquer filiação: "Estamos fazendo um grande partido e não aceitaremos políticos de ficha suja."

Batalha jurídica

Para acelerar os trâmites legais, o PSD antecipou em dois dias a entrega da defesa que rebate as impugnações ao seu pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo começou a tramitar na corte eleitoral no dia 23 de agosto, e as impugnações foram protocoladas na última segunda-feira (29).
Os advogados do PSD afirmaram que já sabiam os pontos que seriam contestados e que estavam com a defesa pronta para adiantar o processo.
As impugnações foram apresentadas pelo DEM, PTB e PSPB. Também houve um pedido de impugnação do deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima (PMDB-BA). Em relação ao PTB, que reclama o uso do nome da legenda, que foi incorporada ao partido em 2003, o PSD alegou que, quando há a fusão, a legenda anterior deve ser desconsiderada.
Quanto à reclamação do DEM, sobre fraudes no registro de assinaturas, o partido alega que houve uma armação orquestrada para atrapalhar o processo e que anexou provas nos autos para explicitar o esquema. De acordo com o advogado do PSD, Admar Barbosa, tentar passar com assinaturas falsas seria algo ilógico. “Se eu sei que o cartório vai fazer conferência, qual o interesse de fazer alguma coisa que não vai passar? Seria a mesma coisa que tentar entrar em um banco com uma arma”, explica Gonzaga.

PSD A UM PASSO DO REGISTRO

O PSD, partido criado por Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, agora pode entrar em ação. Ontem, quinta-feira (1º), os nove registros exigidos por lei para conseguir a certidão definitiva da legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em todos os Estados votados, os registros foram obtidos com unanimidade.

Em comemoração, Gilberto Kassab disse que está “muito feliz e consciente” das responsabilidades que o partido terá daqui para frente.

Kassab disse ainda que todos os envolvidos na criação do PSD serão convocados para ter o “máximo de militantes”. Apesar do desejo de crescimento, a sigla, que deverá ter a terceira maior bancada do Congresso, garante que vetará a filiação de políticos com a ficha suja.