sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GOVERNO DE OLHO NAS ÁREAS DE MINERAÇÃO

O governo passará a ter poder de retomar áreas de mineração de empresas que não honrarem compromissos de pesquisa e exploração, informa reportagem de Natuza Nery e Sofia Fernandes para a Folha. Planalto quer licitar jazidas na mineração

Pela proposta do novo código do setor prestes a ser concluída, as jazidas que voltarem às mãos da União poderão ser licitadas.

Trata-se de um maior controle sobre os recursos minerais nacionais e sua produção. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, o Ministério de Minas e Energia estuda como instituirá o regime de licitação para exploração de novas minas.

O objetivo é alterar a regra para obtenção de grandes jazidas pelas empresas. Hoje, leva a área quem pedir primeiro no balcão do Departamento Nacional de Produção Mineral.

O marco regulatório permitirá que o Estado retome projetos que não cumprirem obrigações contratuais.

DOCUMENTÁRIO SOBRE SÓCRATES

Os diretores do documentário Sócrates Brasileiro falam com o ex-jogador – internado na UTI do Albert Einstein – todos os dias. Acompanham a evolução do ídolo da Democracia Corintiana.

O filme, ainda em captação, inclui cenas de um jogo de futebol gravado na granja do Torto, em 2005. Lula também concedeu depoimento ressaltando que o craque não só foi importante para o futebol, mas também tem visão política.

DINHEIRO PARA O SISTEMA PRISIONAL

Um plano de ampliação e modernização do sistema prisional brasileiro deverá ser anunciado em setembro pelo governo federal, conforme adiantou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em depoimento na Comissão Temporária de Segurança Pública do Senado.

Considerado “bastante ousado” pelo ministro, o plano deverá prever a aplicação de R$ 1 bilhão no aumento do número de vagas em presídios em todo o país. Também deverão ser contempladas medidas que visem proporcionar a reinserção social dos presos, ao fim do cumprimento das penas.

BRASÍLIA-DF: DEP. ANTÔNIO ANDRADE REIVINDICA OBRAS PARA MINAS DURANTE JANTAR COM DILMA

O deputado federal, presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade participou do jantar de confraternização para saudar a presidente Dilma Rousseff, oferecido pelo vice-presidente Michel Temer, na noite de terça-feira, 23, no Palácio do Jaburu em Brasília.

Parlamentares do PMDB compareceram em peso. Vários ministros também estavam presentes. Em seu discurso o anfitrião defendeu a unidade do partido. "A confraternização é uma homenagem a presidente. Todo PMDB está aqui", disse.

A presidente agradeceu, reforçando a tese de que a aliança PT-PMDB é fundamental para a estabilidade da base aliada. "Sinto-me em casa ao lado do PMDB", disse. Dilma lembrou que foi com o partido que ela ganhou a eleição e governa. "O PMDB é fundamental para o governo e nós esperamos chegar ao final de 2014 entregando um país ainda melhor do que aquele que recebemos", afirmou.

ASSEMBLEIA DE MINAS: FIM DA PARCERIA PMDB/PT

A provável reedição da aliança entre o PT e o PSDB em torno da reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), levou a bancada estadual do PMDB a encerrar nesta quinta-feira (25) a parceria que matinha com petistas na Assembleia Legislativa de Minas. Esse foi o principal motivo alegado pelos peemedebistas, que assumiram também o peso da interferência do governo estadual tucano na dissolução do bloco de oposição no Legislativo.

Segundo o ex-líder da minoria e agora líder do PMDB na Assembleia, deputado estadual Antônio Júlio, a forma como os petistas tratam os aliados em relação ao pleito de 2012 é "constrangedora". "O pessoal do PT, quando vai conversar sobre as eleições em Belo Horizonte, que é o balizamento das eleições no Estado, jamais cita o PMDB como parceiro, como aliado. E isso causa desconforto para todos nós. Traz um constrangimento para essa unidade do bloco", afirmou.