segunda-feira, 11 de maio de 2015

AGORA VAI! SHOPPING NA CÂMARA FEDERAL

shopping
Esse Eduardo Cunha tem coragem de beijar cobra na boca. Insiste no novo anexo da Câmara, com um shopping, que tem tudo para virar operação policial. Como as maiores empreiteiras não apareceram, até porque a Operação Lava Jato as forçou a perder a ousadia, Cunha chegou até a prorrogar o prazo para empresas concorrerem à licitação da obra. Além do novo anexo, Cunha anunciou liberação de verba de R$ 85 milhões para a compra de 70 apartamentos para os deputados.

PT NÃO RECEBERÁ DOAÇÕES DE EMPRESAS


estrelas PT
Petistas, já decidiram: Não pedirão e nem aceitarão doações de empresas para suas campanhas eleitorais. Os filiados seguem resolução divulgada recentemente pela Executiva Nacional que proíbe a recepção de doações de empresas e ainda comemoram tal iniciativa.

PPS E PSB


fusaoSe tudo correr bem, o PPS e o PSB devem fechar o processo de fusão no dia 20 de junho, em Brasília. A nova legenda se chamará PSB-40.

MONTES CLAROS: DRA. ARIADNA PODE SER CANDIDATA A PREFEITA

O PRB deu um ultimato ao prefeito Ruy Muniz: poderá lançar a médica Ariadna Muniz como candidata a prefeito na eleição do ano que vem em Montes Claros, caso o atual prefeito desista ou mude de partido. O presidente estadual do partido, deputado estadual Gilberto Abramo, encerrou o Encontro Regional, realizado no auditório da Câmara […]

A+ | A-
Ariadna Borges, Carlos Henrique e Gilberto Abramo durante o Encontro Regional do Partido
Ariadna Borges, Carlos Henrique e Gilberto Abramo durante o Encontro Regional do Partido
O PRB deu um ultimato ao prefeito Ruy Muniz: poderá lançar a médica Ariadna Muniz como candidata a prefeito na eleição do ano que vem em Montes Claros, caso o atual prefeito desista ou mude de partido. O presidente estadual do partido, deputado estadual Gilberto Abramo, encerrou o Encontro Regional, realizado no auditório da Câmara Municipal de Montes Claros, com esta advertência. O encontro permitiu a posse da médica Ariadna Muniz como presidente do PRB em Montes Claros e coordenadora regional. O evento contou com a presença do secretário estadual de Esportes, deputado Cláudio Henrique, que é do PRB, mas com a ausência do ministro George Hilton, que justificou estar no Canadá, participando de evento oficial.

O Encontro Regional do PRB estava marcado pelo clima de mistério sobre a permanência de Ruy Muniz no partido, pois os rumores é que o prefeito estava em negociação com o PMDB e PSDB. Antes de começar o evento, Ruy Muniz não descartou a possibilidade de trocar de partido no momento oportuno, pois lembra que em 2018 pretende ser candidato a Senador, Vice-Governador ou Governador e tem sido sondado para assumir uma das candidaturas, na coligação do PT com o PMDB, onde Fernando Pimentel seria candidato à Presidência da República e o atual vice-governador, Antônio Andrade, como candidato a governador. Muniz, porém, salientou que poderá ser candidato a governador pelo PRB, se o partido desejar.

Na cerimônia oficial, o prefeito foi mais moderado: mostrou que seu candidato a deputado federal seria Silvano Araújo, de Jaíba, que acabou inviabilizado depois de ser preso. Ele afirma que os vereadores lançaram o nome da sua esposa Raquel Muniz, do PSC e isto impediu honrar o compromisso com o PRB. Fez um pedido público para o PRB e sua irmã Ariadna lhe dar legenda para ser candidato a reeleição em 2016, pois pretende reeditar a chapa de 2012 com o PMDB de vice. Porém, a sua esposa, deputada federal Raquel Muniz alegou no discurso que foi candidata por ser mais experiente do que sua cunhada Ariadna, que também decidiu ser candidata ao mesmo cargo. Encerrou lembrando a Adriana que a família é a base de tudo e mais importante.

O secretário estadual Carlos Henrique, com um discurso mais técnico, pois falou mais de esportes, começou falando das crises que ocorrem em relações familiares e pediu a Ariadna para unir as forças com Ruy e Raquel Muniz. A coordenadora regional do PRB acatou o pedido e assegurou ao irmão Ruy Muniz que ele terá a legenda para ser candidato a prefeito, pois as portas do PRB estão abertas e quer ser a presidente da harmonia, com o passado ficando para trás e tem de se preocupar com a eleição de 2016 para fortalecer o partido.

O presidente estadual do PRB, deputado Gilberto Abramo, foi mais enfático, afirmando que o partido não negará a legenda ao prefeito Ruy Muniz, até mesmo por sua projeção política, mas cutucou a deputada federal Raquel Muniz, alegando que a experiência explicada por ela é que está causando sérios problemas ao país, pois os políticos experientes estão prejudicando o país. Alertou a Ruy Muniz que será importante ele ficar no PRB e receberá todo apoio, mas que se por qualquer motivo, se desfiliar ou desistir de ser candidato, o partido lançará o nome de Ariadna Muniz como candidata à Prefeitura de 2016. Depois do encontro, ele alertou que mantém este desafio, mas lembra que tem de ser observada a legislação eleitoral.

fonte jornal gazeta

MÃES SOLTEIRAS


gravidasO Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular. Dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham. Com idade média de 47 anos, 55% das mães pertencem à classe média, 25% à classe alta e 20% são de classe baixa. Pouco mais de um terço dos filhos adultos (36%) ajudam financeiramente as progenitoras.
De acordo com o estudo, as mães do século 21 são menos conservadoras e mais interessadas em tecnologia do que as do século 20. Entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se constituir família. O percentual de verdade dessa premissa cai para 66% para as mães da nova geração. Para 58% das mães da geração anterior é um dever da mulher cuidar das refeições. Enquanto esse pensamento prevalece em apenas 45% das progenitoras do século 21.

A FORÇA DA MULHER

mulher-trabalhandoO Brasil assiste hoje a um notável crescimento profissional da mulher brasileira, seja por meio do próprio negócio ou de uma atividade com carteira assinada. As políticas públicas para a geração de novos postos formais de trabalho, aliadas a ações de inclusão social e investimentos na educação, ajudaram a reposicionar a mulher no mercado, mudando seu papel familiar. O aumento da participação feminina na economia nacional vem corrigindo distorções históricas como as desigualdades salariais entre os gêneros.
Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, revelam que cerca de 40,9% das mulheres contribuem para a renda das famílias do país. No campo, o índice chega a 42,4%, 51% dos quais no Nordeste. Indicadores que refletem a inclusão produtiva promovida pelo governo federa. Ainda de acordo com o IBGE, que elaborou o estudo Estatísticas de Gênero, em 2000, as mulheres chefiavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios registrados já eram comandados por mulheres.

JOSÉ MUJICA: FORA DO MENSALÃO


jose-mujica
O ex-presidente do Uruguai José Mujica disse neste domingo que não irá ao Brasil caso seja convidado a depor no Senado sobre as informações que ouviu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o escândalo do “Mensalão”. “Não vou viajar para qualquer lugar…”, disse Mujica à imprensa após votar nas eleições municipais, nas quais sua mulher, Lucía Topolansky, concorre à Intendência de Montevidéu.
Durante a semana, a biografia autorizada de Mujica “Uma ovelha negra no poder” gerou polêmica no Brasil ao revelar reflexões de Lula sobre o “Mensalão”. De acordo com o livro, escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitza, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, em uma reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”.
Na sexta-feira, Mujica negou a conversa com Lula sobre o escândalo do “mensalão”. “Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, por questões minhas. (José) Dirceu para mim não é um criminoso, está condenado mas é um formidável lutador”, disse Mujica sobre o ex-chefe da Casa Civil, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção.

SEM PROPOSTA: OPOSIÇÃO TENTA PRESSIONAR DILMA


manxaIntegrantes da cúpula da CPI da Petrobras trabalham para incluir nos sub-relatórios da comissão indícios que comprometam o conselho de administração da companhia, presidido por Dilma Rousseff entre 2003 e 2010.
A ideia é driblar o relator, Luiz Sérgio (PT-RJ), para apontar que o colegiado teve responsabilidade por prejuízos em obras como Comperj e Abreu e Lima, além da refinaria de Pasadena. As atas da estatal, entregues à comissão, serão exploradas com esse objetivo. Quem informa é Vera Magalhães, hoje na sua coluna da Folha de S.Paulo.

FIES: AINDA SEM SOLUÇÃO

Embora o Ministério da Educação (MEC) tenha se comprometido a realizar todos asrenovações do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as instituições de ensino privadas dizem que a situação ainda não está resolvida: os estudantes correm o risco de ter de pagar parte da mensalidade fora do financiamento. O MEC nega.
O MEC comprometeu-se a financiar integralmente as mensalidades que tiveram um reajuste de até 6,41% em relação ao valor cobrado no ano passado. Os alunos que estão renovando os contratos com reajustes acima desse teto estão recebendo aviso de que a instituição ainda terá de explicar o reajuste ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que gerencia o Fies.

JUNTOS: MARINA SILVA E FERNANDO HENRIQUE

Sem partido, sem mandato e distante de Lula, aquele que, por muitos anos, foi sua principal referência na política, a ex-senadora Marina Silva, 57 anos, tem se aproximado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista, ela confirmou que conversou com o tucano sobre a crise política e econômica do país “duas ou três vezes” neste ano.
Já com Lula, seu último contato foi durante o tratamento contra o câncer a que o ex-presidente se submeteu entre 2011 e 2012. Marina encerrou a campanha eleitoral do ano passado com queixas à estratégia de ataques adotada pelo PT para desconstruir sua candidatura. No segundo turno, declarou apoio a Aécio Neves (PSDB-MG) contra Dilma Rousseff (PT).
A ex-senadora afirmou que os contatos com Fernando Henrique não visam a alianças políticas futuras. “Temos conversado sobre o momento, quais as melhores maneiras de caminhar com a responsabilidade que o país exige, sem a ansiedade de instrumentalizar a crise em benefício próprio ou com agendas ocultas eleitorais”, disse Marina a’O Globo.

MONTES CLAROS: EFEITO DOMINÓ PODE DERRUBAR PRÉ-CANDIDATURA DE PAULO GUEDES


tumblr_lrqpapi0Gx1qeg3bco1_500

O efeito dominó pode derrubar a pré-candidatura do secretário de estado, Dep. Paulo Guedes a prefeitura de Montes Claros. O receio é que a condenação no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais relatando que o parlamentar aproveitou o cargo de presidente da Associação de Vereadores da área Mineira da Sudene, em 2001, para utilizar bens pertecentes à indigitada associação, bem como os serviços prestados pelo segundo requerido, enquanto funcionário da entidade, para fins particulares, pode afetar sua base política inviabilizando seu nome.

Apesar da decisão ainda caber recurso lideranças estariam preocupados com o desfeicho do caso perante a instância superior, principalmente diante do desgaste da legenda e as inúmeras decisões tomadas pela  justiça  condenando petistas.

WILL NUNES:


Guedes foi condenado a pagamento de multa no valor de três vezes a remuneração que ele recebia enquanto vereador à época dos atos, na cidade de Manga, no Norte de Minas. Ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos e fica proibido de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais no período de 10 anos. Paulo Guedes ainda pode recorrer da decisão.
WILL NUNES:


Guedes foi condenado a pagamento de multa no valor de três vezes a remuneração que ele recebia enquanto vereador à época dos atos, na cidade de Manga, no Norte de Minas. Ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos e fica proibido de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais no período de 10 anos. Paulo Guedes ainda pode recorrer da decisão.

ESPOSA VENDE BENS DE SCHUMACHER


Michael-Schumacher-012Já era do conhecimento da imprensa que Corinna Schumacher tinha intenção de vender esses bens, na verdade ela já havia noticiado que queria se desfazer destes em julho de 2014.
Parentes e amigos próximos da família Schumacher, falaram à revista alemã Bunte que Corinna já aceitou o fato de que Michael nunca estará completamente recuperado para usufruir desses bens novamente.
Schumacher sofreu um acidente enquanto esquiava nos alpes franceses em dezembro de 2013, permaneceu um tempo hospitalizado e agora segue seu tratamento em casa, perto dos filhos e longe dos holofotes das mídias e dos curiosos.

VOLTAR AO TEMPO DA LAMPARINA E DA VELA


luz-apagadaPelo andar da carruagem devemos voltar ao tempo da lamparina ou à luz de velas, já que o aumento de preço da energia elétrica responde por um quarto (24,56%) da alta de 4,56% da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Quando se considera o IPCA acumulado em 12 meses, de 8,17%, a energia representou um quinto (19,33%) da alta. Entre janeiro e abril, os preços de energia subiram 38,12%. Em 12 meses, a alta acumulada é de 59,93%. “A energia elétrica foi a principal influência para a inflação no ano”, explicou a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

PENSE NUMA BEZERRA CARA

Gioconda
Gioconda: nome e preço de obra de arte
Num leilão em Minas Gerais, na semana passada, 50% da Gioconda foram vendidos por 360 000 reais.
Não se trata, claro, da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A Gioconda em questão é uma bezerra da raça Nelore de apenas 85 dias de vida.
É uma cifra que impressiona: a bezerra foi arrematada pelo equivalente a 260 bois gordos. E  impressiona também o espírito apostador do novo dono, o criador Roberto Bavaresco, pois só se saberá se ela é fértil dentro de dez meses.
Por Lauro Jardi

MONTES CLAROS: LIDERANÇAS CANSADAS DE ENGOLIR SAPO ESTÃO IRRITADAS COM O PREFEITO


images (2)Dizem que várias lideranças políticas que apoiam o governo municipal de Montes Claros estão cansadas de engolir sapo e planejam largar o barco. O problema é saber pra aonde ir?.

VEREADORES PREOCUPADOS COM A REFORMA POLÍTICA

Vereadores de todo o BRASIL estão em compasso de espera e com as atenções totalmente voltadas para Brasília. A partir do dia 26, deputados começam a definir as regras do jogo das eleições municipais de 2016. A votação da reforma política – marcada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para a última semana de maio – fez pairar uma nuvem de ansiedade sobre as casas legislativas do país .

MINAS GERAIS: PSDB PREOCUPADO COM AS ELEIÇÕES DE 2016

Prestes a mudar o comando da legenda, o PSDB mineiro já iniciou um trabalho interno para tentar ampliar e espalhar seus quadros no Legislativo e Executivo pelo maior número de cidades possível entre os 853 municípios do estado. Diante de uma análise interna do desempenho do partido nas eleições ao longo dos últimos 12 anos, a estratégia vai mudar: a ordem agora é diminuir as concessões a aliados e lançar prioritariamente nomes tucanos nas disputas, a começar pela sucessão na Prefeitura de Belo Horizonte, no ano que vem.

A mudança vem de análises dos resultados das urnas que mostram que o PSDB veio perdendo capilaridade ao longo dos anos. O número de deputados estaduais, por exemplo, que de 2002 para 2006 chegou a saltar de 11 para 16, caiu para 13 em 2010 e nove no ano passado. Os tucanos também viram minguar o número de prefeitos eleitos nesse período. O PSDB tinha o comando de 150 cidades em 2004, passando a 157 em 2008 e caindo para 137 em 2012. Os vereadores que chegaram a ser 1.148 há 11 anos e no último pleito foram eleitos 979.
Todo esse quadro, segundo o mea-culpa feito por integrantes da legenda, foi o que levou ao resultado do ano passado, quando depois de 12 anos os tucanos perderam o comando do Palácio Tiradentes, que foi conquistado pelo principal rival, o PT. “O PSDB fez uma política de coalizão muito ampla e o discurso era sempre o mesmo: ‘Temos o Palácio, temos de abrir mão (das candidaturas)’. Às vezes uma cidadezinha pequena lá no Norte de Minas tinha um embate com um partido nanico da base e o PSDB se sentia constrangido e apoiava. Com isso, fomos perdendo espaço”, afirmou o deputado estadual João Vitor Xavier, que deve assumir o posto de secretário-geral nas eleições internas marcadas para o fim deste mês.
Para ele, a redução da bancada na Assembleia é o ponto mais simbólico. Em mexidas ao longo dos mandatos, os tucanos chegaram a ter 21 cadeiras e hoje tem menos da metade desse número. “Teve essa lógica dos parceiros em vez do fortalecimento próprio e hoje muitos considerados parceiros viraram as costas para o PSDB na oposição”, disse. Segundo o futuro dirigente, foi uma “derrota didática” que serviu para reciclar o partido.
O parlamentar faz parte de um grupo que trabalha para retomar a força do PSDB no estado. A preparação abrange por enquanto 100 cidades onde eles estão detectando os nomes possíveis para ter candidatura própria. Xavier dá o exemplo do modelo do PSDB de São Paulo, que passa primeiro pelo fortalecimento do partido e depois pela relação com os outros. “Nunca tiveram uma base tão pulverizada como a nossa, mas tiveram o PSDB mais forte. Chega de ceder”, avaliou o parlamentar. Em São Paulo, os deputados estaduais passaram de 18 em 2002 para 22 em 2010.
Em reunião da Executiva municipal do PSDB, o partido deliberou por ter candidatura própria, o que não ocorre desde 2000, quando o hoje deputado estadual João Leite foi derrotado pelo ex-prefeito Célio de Castro. Como opções por enquanto estão colocados os deputados federais Marcus Pestana e rodrigo de Castro e o estadual João Vitor Xavier. O nome dos sonhos seria o do ex-governador Antonio Anastasia, mas, por enquanto, ele não demonstra interesse em concorrer.