sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VAZANTE-MG: DR. JACQUES E A MUDANÇA DA ÁGUA

É, importante esclarecer, que a mudança da água de Vazante só está ocorrendo graças a uma ação feita pelo o ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães durante a renovação do contrato com a Copasa. Na época o ex-prefeito exigiu da empresa como condicionante, o projeto de mudança da água.

DILMA: PESQUISA VOX POPULI

Pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi e divulgada hoje apontou que 71% dos 2.200 entrevistados fizeram avaliação positiva do governo Dilma Rousseff. Para 4%, o desempenho da presidente é ótimo, 30% apontaram como bom, e 37% como regular positivo. A pesquisa foi feita em todo o País na 1ª quinzena de junho.

Os dados foram divulgados pela assessoria do PT, mas ainda não foram detalhados os 29% de avaliação negativa. Os resultados do levantamento nacional foram discutidos na manhã de hoje durante reunião da executiva nacional do PT, no Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria, 48% dos entrevistados consideraram o PT o maior partido do Brasil e 81% apontaram a legenda como "forte" ou "muito forte". Em outra questão, 66% disseram que o PT atua de forma positiva e 15% afirmaram que o partido tem "os políticos mais honestos". Neste último quesito, segundo a assessoria do PT, outros partidos tiveram em torno de 7% de citações.

A reunião da executiva continua hoje para discutir, entre outros temas, estratégias para as eleições municipais de 2012. De acordo com a assessoria do PT, a pesquisa Vox Populi foi a primeira encomendada pelo partido de avaliação do governo Dilma.

PMDB: PROCESSO DE EXPULSÃO CONTRA NEWTON CARDOSO

O presidente do Conselho de Ética do PMDB de Minas, Marcelo Moreno, vai designar hoje o relator para o processo que pede a expulsão do deputado federal Newton Cardoso da sigla.

A representação, assinada pelo também deputado Leonardo Quintão, foi acatada na noite de anteontem pelo conselho. Uma ala peemedebista alega que Newton prejudicou o partido na eleição de 2010. O deputado rechaça as acusações.

ASSEMBLEIA DE MINAS: TRANSPARÊNCIA COM OS GASTOS PÚBLICOS

Proposta de Emenda à Constitução (PEC) em tramitação na Assembleia Legislativa obriga os Três Poderes, o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a divulgar no Diário Oficial de Minas Gerais os gastos mensais, por categoria, com salários e valores retidos pelo Imposto de Renda do governador e vice, deputados, desembargadores, juízes, promotores, conselheiros e servidores, além de determinar a publicação de despesas com viagens e diárias e o resultado de sindicâncias e auditorias. A PEC foi assinada por 76 dos 77 deputados e aguarda parecer de comissão especial para ser colocada na pauta do plenário.

A legislação federal prevê a divulgação de pelo menos parte dos dados previstos na PEC estadual. No entanto, na avaliação dos deputados, o texto é incompleto. Na justificativa da proposta, os deputados afirmam que a emenda servirá para “ampliar as ferramentas de controle social intimamente relacionadas com a participação dos cidadãos na gestão pública, os quais possam exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação”. A expectativa é de que o parecer da PEC seja apresentado na próxima semana.