sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MINAS GERAIS: BLOCO INDEPENDENTE NA ASSEMBLEIA

O deputado Agostinho Patrus (PV) confirma a intenção da formação de um bloco independente na Assembleia. Segundo o deputado, PV, PSD, PDT, PR, PPS e PTdoB já iniciaram conversas para buscar o melhor caminho para os próximos 4 anos.

AÉCIO NEVES CONTINUA INCOMFORMADO, QUERENDO O TERCEIRO TURNO

Orlando Brito:
No primeiro ato político depois das eleições, o presidente nacional do PSDB afirmou que, no retorno das atividades legislativas, a oposição entrará com pedido de abertura de nova CPI para investigar a Petrobras, uma vez que, segundo ele, "não há uma vontade clara em avançar nessas investigações"; Aécio Neves também conclamou os brasileiros a "manter viva a chama" das ruas que pediu por mudanças; tucano condenou decisão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de pedir investigação de delegados da Lava Jato que atacaram o PT nas redes sociais; "Isso é absolutamente inaceitável", disse
 
WILL NUNES:
 
Aécio Neves ainda não desceu do palanque , ainda acha que vai ter terceiro turno,  não se conforma com a derrota. A mesma indignação que manifesta sobre o caso petrobras, poderia também expressar a mesma indignação diante dos 12 anos que o tucanato( inclusive ele) governou Minas, cometendo absurdos (quebraram o estado). Vamos ver se o novo governo  também mostrará as mazelas do PSDB no estado mineiro. Agora diante do caso da petrobras é preciso que tudo seja esclarecido e que a justiça condene os culpados.

MONTES CLAROS: RUY TERÁ QUE CORRER CONTRA O TEMPO

O Prefeito de Montes Claros Ruy Muniz terá de correr agora contra o tempo. Na metade da sua administração, precisando recuperar a popularidade e com uma oposição firme na câmara e,  sem apoio de alguns setores importantes da sociedade, necessita o mais rápido possível viabilizar as obras de infraestrutura e recuperar  a base de sustentação política , caso contrário assistirá o crescimento do seu principal opositor Paulo Guedes (PT) construindo a estrada para chegar ao governo municipal em 2016.
 

MINAS GERAIS: NOVAS LICITAÇÕES DO GOVERNO TUCANO PODEM AUMENTAR O ROMBO EM MG

CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO
Estranhamento. Marco Antônio Rezende afirmou que a transição não foi informada das licitações

No apagar das luzes dos 12 anos de gestão do PSDB em Minas, o Estado já programou pelo menos 54 licitações a serem realizadas até o fim do ano, ou seja,em menos de 50 dias. Juntas, as obras somam R$ 692,6 milhões. Um dos certames foi marcado para o penúltimo dia do governo, 30 de dezembro. As contas serão pagas pelo próximo governador de Minas, Fernando Pimentel (PT).
A equipe de transição diz que não foi comunicada sobre os compromissos que estão sendo firmados em nome da próxima gestão. Do outro lado, o governo informa que os processos já estavam previstos e que são para manutenção e garantia de serviços.
Um levantamento ao qual O TEMPO teve acesso mostra que 43 concorrências foram divulgadas pelos órgãos executores após o dia 5 de outubro, data das eleições que elegeram o PT para assumir o Executivo estadual. Outro fato curioso é o prazo para execução das intervenções. Em algumas delas, a previsão é de 36 meses, ou seja, serão realizadas durante mais da metade do próximo mandato.
O professor de contas públicas da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Piscitelli avalia que o número de processos até o fim do ano é elevado e foge do padrão do comportamento de gestores em fim de mandato, como é o caso.
 
“É de ficar reticente. As datas são muito suspeitas. É sabido que, no fim do ano, depois do Natal então nem se fala, os órgãos públicos paralisam. Se fosse um serviço urgente e imprescindível, como coleta de lixo, seria até mais recomendável um aditamento”, afirma o professor.
Para ele, chama a atenção o prazo de duração dos contratos. “Eles irão adentrar mais da metade do futuro governo. Os órgãos de controle devem ficar atentos. O ideal seria que os futuros administradores participassem dos processos desde o início e pudessem eleger como será gasto o orçamento”, diz Piscitelli.
Na lista de obras que serão licitadas pela Copasa, pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e o Departamento de Obras Públicas (Deop) estão reparos em prédios públicos, recapeamentos de estradas e ampliação nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto

INSS PODE REALIZAR CONCURSO

inss mossoróO Tribunal de Contas da União recomendou a contratação de novos servidores para evitar maiores problemas no atendimento dos postos do INSS, devido a grande carência de pessoal que preocupa até o governo federal. O que todos esperam é que o Ministério do Planejamento consiga agilizar a autorização para o concurso de técnico do seguro social solicitado pelo INSS.
Elza Satomi, chefe de divisão de gestão de carreiras do INSS, enfatizou que eles estão esperançosos de que o concurso seja autorizado em breve e pensa que os interessados no concurso do INSS devem manter os estudos em dia, pois quando o edital sair, eles precisam estar bem preparados. Vale salientar que não se pode estudar para um concurso dessa envergadura, em apenas seis meses.

MARTA REASSUME MANDATO NO SENADO

marta sentençaMarta Suplicy reassumiu mandato.Marta atribuiu a saída antecipada do Ministério da Cultura a Aloizio Mercadante (Casa Civil), que mandou assessores cobrarem dos ministros as cartas de demissão.
Como a sua já estava escrita e tinha sido, inclusive, levada nos dois encontros com Dilma Rousseff, Marta não viu por que adiar mais a decisão. Segundo a coluna Painel, nas conversas com amigos, Marta também atribuiu a Mercadante as dificuldades de execução de programas de sua pasta. Disse que o desafeto engavetava projetos e não liberava os recursos necessários.

MINAS GERAIS: ROMBO NO GOVERNO DE MINAS ASSUSTA EQUIPE DE PIMENTEL

tumblr_li5vnpzC841qeirb0_thumb[3]

Os primeiros números levantados sobre a atual situação deixada nos  12 anos de governo do PSDB em Minas estão deixando a equipe de transição do governo de Fernando Pimentel assustada.

GARIBALDI DEIXA O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA

garibaldi caico
Segundo contam de Brasília, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) deve encaminhar ao Palácio do Planalto, até a próxima terça-feira (18), carta colocando à disposição seu cargo na Previdência Social. Ele segue sugestão do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para que a presidente Dilma Rousseff (PT) faça as nomeações que achar necessárias.

MUDANÇAS NO FACE

facebook loginO Facebook anunciou nesta quinta-feira (13) que vai modificar sua política de privacidade para torná-la mais simples e curta, uma mudança que também introduzirá novas condições relacionadas à localização e pagamentos. “É a primeira vez que atualizamos nossos termos e princípios desde agosto de 2013. Aconteceram muitas coisas no último ano, aprendemos muito nesse período e este anúncio reflete as mudanças em produtos e políticas desse tempo”, explicou à Agência Efe o diretor de assuntos públicos do Facebook para Europa, África e Oriente Médio, Richard Allan.
 
Segundo o diretor, as mudanças são uma resposta à “crítica” que as condições das empresas de tecnologia são muito longas e complexas, além de atualizar o texto com os novos lançamentos da rede social. “Houve mudanças, lançamos novos aplicativos da família Facebook, temos novas companhias e novos serviços, como os baseados em localização que estão cada vez mais populares. Portanto, queremos garantir que nossa política está atualizada”, acrescentou.
 
As condições foram feitas de um jeito “bem mastigado”, para que os usuários tenham facilidade para entender que a informação pessoal é armazenada e o objetivo disso. A mudança também inclui referências aos dados solicitados sobre a localização e as transações. “Quando temos informação sobre a localização, utilizamos isso para personalizar nossos serviços à sua medida, para poder te ajudar. Quando você está em um determinado lugar, ajudamos a encontrar eventos e ofertas em sua região ou avisamos seus amigos que você está perto deles”, disse sobre a nova política.
 
Por enquanto, o serviço que oferece informação de contatos ou negócios nas proximidades só está disponível nos Estados Unidos, disse Allan. “Esta mudança é para garantir que nossas condições estão preparadas para o desenvolvimento de serviços de localização. Achamos que eles vão se tornar, cada vez mais, uma parte importante da experiência das redes sociais”, ressaltou. A nova política de privacidade também esclarece que se os serviços do Facebook forem utilizados para compras ou transações, a empresa de Mark Zuckerberg poderá armazenar informações como o número ou outros dados contidos no cartão de crédito e da conta, assim como detalhes de fatura, envio ou dados de contato.

CATÓLICOS PERDEM ESPAÇO NA AMÁERICA LATINA

papa pascoa 1O catolicismo está perdendo força na América Latina. Em quatro décadas – entre 1970 e 2014 –, os católicos, que representavam 92% da população na região, agora são 69%, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo instituto Pew Research, de Washington, nos Estados Unidos. Nesse mesmo período, a proporção de protestantes passou de 4% para 19% da população, com o crescimento das igrejas evangélicas na região e a procura por experiências religiosas mais pessoais. Também aumentou o número de pessoas sem filiação religiosa – que se declaram ateias, agnósticas ou nada em particular –, passando de 0% para 8%.
As variações nas últimas quatro décadas foram muito mais repentinas que nas seis décadas anteriores. Em 1910, o catolicismo era a religião de 94% dos latino-americanos, apenas dois pontos a mais que em 1970, segundo os dados citados pelo Pew. Apenas 1% da população era protestante, três pontos a menos que 60 anos mais tarde. Os cálculos históricos citados no comunicado vêm do World Religion Database, uma base de dados elaborada por vários institutos independentes, e dos censos do Brasil e México

HENRIQUE ALVES DE OLHO NO MINISTÉRIO

henrique e garibaldi juntinhos
Henrique Alves (PMDB-RN) deu sinais à cúpula de seu partido que tem, sim, a intenção de negociar espaço para si no ministério de Dilma a princípio na vaga do primo Garibaldi Alves Filho (Previdência).

ELEIÇÃO NA CÂMARA FEDERAL: DEM PODE ACOMPANHAR EDUARDO CUNHA

20141008120235_cv_agripinom_gdeO DEM vem sinalizando que pode mesmo caminhar com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa pela presidência da Câmara. O assunto embalou um almoço ontem, na casa do presidente do partido, José Agripino, revela Clarissa Oliveira, no blog Poder Online.
Mas a mesa com meia dúzia de líderes da legenda tinha a concordância da maioria, mas não um consenso. Por isso, ficou combinado que o melhor é aguardar os desdobramentos da disputa antes de bater o martelo.

PRB JÁ SE ARTICULA VISANDO A ELEIÇÃO DE 2016

marcos-pereira-prb-foto-douglas-gomes3

Terminado o processo eleitoral desse ano alguém me disse: “Agora é hora de descansar”. Então, não é bem assim. Desde o fim do segundo turno não paramos um minuto sequer. E tendo em vista os desafios que teremos pela frente, esse descanso não virá tão cedo.
Tenho acompanhado pela internet que boa parte dos nossos candidatos, eleitos ou não, estão voltando às bases para agradecer os votos. É assim mesmo que tem que ser. O trabalho político não termina na eleição. Para quem quer construir uma carreira política, é aí que tudo começa.
Enquanto partido, estamos discutindo nossa atuação tanto nos estados como em Brasília. A posse da nova composição na Câmara dos Deputados será só em fevereiro, mas os bastidores já estão pegando fogo. A possível formação de blocos e a composição das comissões já estão na pauta.
A propósito disso, devemos começar desde já a formar os grupos que disputarão as eleições municipais de 2016. A lei eleitoral prevê que é necessário estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da disputa, ou seja, em setembro de 2015. Portanto, temos apenas 10 meses de trabalho.

MINS GERAIS: RACHA ENTRE GOVERNSITAS E OPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA

Maycon Martins: Geral
A proposta de aumentar o salário em 4,6% para o funcionalismo público provoca um racha entre governistas e oposicionistas ao governo de Alberto Pinto Coelho (PP); se for aprovada, a medida causará um impacto anual de R$ 706 milhões, o que eleva os gastos do governador Fernando Pimentel (PT); essa proposta somada a outros projetos geram um custo em torno de R$ 1 bi; a base aliada afirma que, se as pautas da Assembleia não forem aprovadas, não votará este ano o orçamento de 2015 e, como consequência, o governo teria de executar o orçamento de 2014 na parte de custeio, o que impediria a realização de investimento

MINAS GERAIS: PIMENTEL DEVE ANUNCIAR PARTE DO SEU SECRETARIADO NA PRÓXIMA SEMANA

:
O governador eleito Fernando Pimentel (PT) retorna a Minas no fim de semana, quando deverá se reunir com aliados para discutir a formação de sua equipe de governo; o petista está em viagem no exterior descansando; a expectativa é de que parte do futuro secretariado seja anunciada no início da próxima semana; entre as mudanças estão o desmembramento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em duas pastas: secretarias de Planejamento e de Administração e Recursos Humanos; outa possível medida é a criação Secretaria de Estado de Direitos Humanos

PRB CRESCE E FORMA A 10º BANCADA NACIONAL

Valendo-se de uma estratégia focada na classe C, o PRB se tornou o partido que mais ganhou musculatura desde a eleição de 2010 - cresceu 262,5% e virou a 10ª bancada nacional e 3ª paulista.
Na disputa de outubro, chegou a oito deputados – perdeu apenas para o PSDB e PT - e elegeu o mais votado do país, Celso Russomanno.