quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SENADOR CLÉSIO DEFENDE CANDIDATURA PRÓPRIA NO PMDB

O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) acredita haver chegado a hora de uma terceira via na política de Minas Gerais, interrompendo a velha disputa PT-PSDB que tem prejudicado dramaticamente o Estado. Decidiu ser candidato a governador, segundo ele, para reverter o longo período em que Minas Gerais, controlado por opositores ao governo federal, só tem acumulado prejuízos, desprestígio e desinvestimento.

AÉCIO ANTECIPA CAMPANHA

No último final de semana, a dupla Eduardo Campos e Marina Silva estampou as capas das maiores revistas do Brasil, que já apontam a chapa do PSB como a líder da oposição contra a reeleição de Dilma Rousseff. Preocupado em recuperar terreno no debate eleitoral, o presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, decidiu antecipar o lançamento de sua campanha para 2014.
Segundo informações da Folha, ele lançará em dezembro conjunto de propostas inicialmente previsto para março de 2014, batizado de "agenda do futuro".
O PSDB ainda busca aproximação com o PSB. Aécio afirmou que Marina, ao defender um "tripé" macroeconômico para país, adota um "discurso histórico" dos tucanos. "Vejo que há uma aproximação do discurso da Marina com aquilo que o PSDB vem pregando."
Os afagos a Campos e Marina têm como objetivo levar a disputa ao segundo turno, já que, por enquanto, pesquisas de intenção de voto projetam Dilma como vencedora no primeiro turno em todos os cenários.

FOLHA SE APROXIMA DE EDUARDO CAMPOS

O diretor da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho, acompanhado da equipe de direção do jornal, tem um encontro marcado com o governador de Pernambuco e pré-candidato da oposição à presidência da República, Eduardo Campos, nesta quinta-feira 17. Junto com Frias estão o editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, o colunista Vinicius Torres Freire e o secretário de redação Rogério Gentile. 
O grupo desembarca em Recife, onde jantará com o presidente do PSB. Além de uma conversa de horas com o governador, a fim de aproximá-lo de toda a cúpula do jornal, estão marcadas visitas a diversas obras do Estado, como o porto de Suape, um dos maiores do Brasil, situado na região metropolitana da capital pernambucana.
O partido considera fundamental a entrada do projeto de Eduardo Campos em São Paulo, não apenas politicamente. A ida do maior jornal do País a Pernambuco representa fortemente o início dessa aproximação. Um dos estrategistas de Campos afirma que a nova aliada do governador, Marina Silva, é sua "carta de apresentação" no Estado, segundo o colunista d´O Globo, Ilimar Franco.

DILMA ATACA AÉCIO EM MINAS

Um levantamento publicado hoje revela que se as eleições ocorressem neste momento e dependessem dos mineiros, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seria eleito presidente da República. O tucano vence a presidente Dilma Rousseff, porém, com diferença de dez pontos percentuais em dois cenários no Estado, menos do que ele gostaria de ter. Os dados são de mostra do Instituto MDA, feita em parceria com a Universidade Federal de Lavras e o EM Data, do jornal Estado de Minas.
No primeiro cenário, Aécio registra 46,6% das intenções de voto, contra 35,4% de Dilma, se o candidato do PSB for o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que aparece em terceiro (6,6%). Caso o nome de Campos seja substituído por sua nova aliada, Marina Silva, o tucano continua na liderança, com 43,8%, e a presidente, 33,8%. A ex-senadora, líder da Rede, registra 13,2% dos votos.
Segundo turno
A pesquisa considerou cinco cenários de segundo turno. De todos, a presidente da República só perde para Aécio Neves. Se os dois forem para a segunda etapa da disputa, o parlamentar do PSDB teria aprovação de 50,1%, contra 37,5% da petista. Nos três cenários em que Aécio aparece, ele vence seu adversário – Marina Silva ou Eduardo Campos, sendo o governador de Pernambuco a vitória mais fácil.
Se disputar o segundo turno com a ex-ministra, Aécio venceria com 62,1% em Minas Gerais, contra 22,4% de Marina Silva. Se a disputa for contra Eduardo Campos, o resultado é de 67,5% x 11,7, com vantagem para o senador. Se o parlamentar sai de cena, Dilma vence Campos por 50,8% a 24,1% e Marina por 47,9% a 32,2%.
Dilma faz ofensiva no Estado
A presidente tem intensificado suas visitas a Minas Gerais, onde recentemente lançou programas, como o PAC Cidades Históricas, e inaugurou uma fábrica nesta semana. A ofensiva ao reduto eleitoral do adversário nas eleições de 2014 tem gerado críticas de Aécio e do PSDB. O tucano afirma que Dilma "se afastou" de Minas e "não responde" hoje às necessidades do Estado.
Sobre o PAC Cidades Históricas, os tucanos chegaram a divulgar nota afirmando que o programa estava sendo lançado pela quinta vez pelo governo do PT. Na ocasião, Dilma chegou a relembrar Tancredo Neves em seu discurso, feito em São João del Rei, berço político da família Neves. Para o presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, a referência a Tancredo foi "oportunismo" (leia aqui).
A última visita de Dilma aos mineiros, no município de Itabubá, sul do Estado, gerou nova crítica do PSDB. "Se não tivesse se afastado por tantos anos de Minas, a presidente, e não a candidata, talvez estivesse apresentando respostas a essas demandas. Ainda assim, cada visita é uma oportunidade para que ela conheça melhor os desafios e as conquistas dos mineiros", rebateu Aécio Neves, por meio de nota.

VAZANTE: RÁDIO MONTANHEZA-AM PRECISA REAGIR

Apesar dos grandes comunicadores que estão na Rádio Montanheza-AM fica claro que  precisa urgentemente fazer mudanças na sua grade de programação. A emissora vem perdendo espaço para a Comunitária Liberdade FM, que  hoje reúne um dos maiores locutores da região Maurício Araújo e o ótimo Welington Assunção, além de outros talentos como o Flavio Silva que acho poderia ser mais aproveitado na casa de comunicação.

A emissora (Montanheza) reconhece e faz as mudanças ou terá sérias dificuldades de recuperar esse importante espaço na comunicação da região. A contratação do conceituado Lando Lacerda foi um passo importante, resta saber se terá total liberdade para desenvolver sua grande capacidade profissional.


VAZANTE: RADIALISTA PODE SER CANDIDATO A VEREADOR

O radialista Maurício Araújo da Rádio Liberdade FM, tem sido um dos nomes mais citados para sair candidato a vereador na próxima eleição municipal.

CORINTHIANS: TITE FORA DO TIMÃO?


O Corinthians teria acertado nesta quinta-feira (17) o final da segunda passagem do técnico Tite pelo clube. A demissão do treinador mais vitorioso da história do Timão foi definida após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na quarta-feira (16), em Porto Alegre. A informação é do jornal Extra.

Segundo a publicação, a campanha assustadora no segundo turno, quando a equipe fez o mesmo numero de pontos do Náutico, último colocado do Brasileirão, derrubou o treinador. Nos últimos 12 jogos, o Corinthians venceu apenas uma partida e está há 4 partidas sem marcar gols.

UFC:O PAU VAI COMER

O norte-americano Cain Velásquez será a pedra no sapato de Júnior Ciganono próximo sábado, em Houston, quando o brasileiro tentará tirar no octógono o cinturão dos pesados do rival no UFC 166. No primeiro confronto entre os dois, deu Cigano. Na revanche, Velásquez levou a melhor e ficou com o título. Agora os dois terão a chance de ver quem é o melhor na trilogia.

RAPOSA PRÓXIMA DO TÍTULO DO BRASILEIRÃO


O Cruzeiro mostrou que as duas derrotas seguidas foram apenas tropeços e retomou a sua caminhada rumo ao título do Brasileirão. A Raposa apresentou um futebol melhor do que nas últimas partidas e venceu o Fluminense por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela 29ª rodada da competição. Com o retorno do faro de gol de Borges, e com um grande “milagre” de Fábio, a equipe estrelada voltou a somar os três pontos.

Com o resultado, os mineiros somam 62 pontos, mantendo a vantagem de dez pontos para o segundo colocado Grêmio, que venceu o Corinthians em casa no fim da noite. 

SENADO APROVA PROJETO QUE PERMITE MÃE FAZER SOZINHA REGISTRO DE NASCIMENTO DO FILHO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira, 16, projeto de lei que permite à mãe fazer sozinha o registro de nascimento de seu filho, indicando quem é o pai. 

A proposta altera a Lei dos Registros Públicos, de 1973, e iguala do ponto de vista legal pais e mães quanto à obrigação de registrar o recém-nascido. A matéria, aprovada em caráter terminativo, segue para sanção presidencial, caso não haja recurso de senadores para levar o texto ao plenário da Casa.

VAZANTE: EX-SECRETÁRIO É LEMBRADO PELO TRABALHO COMPETENTE NO SICOOB CREDIVAZ

Muito criticado pelo o atual grupo que está no poder em Vazante quando estava na prefeitura, o contador e ex-secretário municipal da fazenda, Divino Boaventura é hoje  lembrado pelo o brilhante trabalho realizado na presidência do SICOOB CREDIVAZ. 

VAZANTE: DEPUTADO INSATISFEITO COM O PREFEITO

O deputado federal, José Humberto não estaria satisfeito com os rumores que o prefeito Dr. José Benedito não mais o apoiaria, já que estaria insatisfeito com o gesto do parlamentar que deixou o PHS, para se filiar ao PSD, partido do ex-prefeito de Vazante Dr. Jacques Soares Guimarães. Que apesar de reservado desde do insucesso na eleição passada, é tido pelo o grupo da situação, como o nome de maior expressão na oposição local.

VAZANTE: VEREADOR PODE ASSUMIR PRESIDÊNCIA DO PSB

O Vereador Reginaldo Ferreira PSB) continua com o seu nome em alta . Isso estaria colocando o parlamentar na condição de assumir a presidência do partido no lugar do ex-secretário municipal da fazenda, Renê Rodrigues.

AS REJEIÇÕES DE SERRA E FERNANDO HENRIQUE PODEM PREJUDICAR AÉCIO

A exemplo de 2010, o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um ônus para o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto. 58% dizem que não votariam no nome apoiado por FHC, contra 12% que escolheriam o político apoiado por ele. O ex-governador de São Paulo José Serra tampouco ajuda: 54% deixariam de votar no candidato ligado a ele, e 15% se inclinariam para o outro lado da balança.
 
Não é de hoje que as chapas tucanas à Presidência fogem à associação com FHC. Em 2010, o próprio Serra escondeu o ex-presidente ao longo de sua campanha, o que provocou críticas de correligionários. Agora, é a vez do senador mineiro Aécio Neves decidir o que fazer com o legado do governo federal de 1995 a 2002, com a diferença de que desta vez terá a soma negativa do peso do ex-governador paulista.
 

CANTOR NALDO E SUAS EXTRAVAGÂNCIAS

Mesmo com o valor do cachê em queda livre (Naldo já chegou a faturar R$ 150 mil por show e agora é possível contratá-lo desembolsando R$ 40 mil), o funkeiro continua exigindo um banquete de primeira em seu camarim.
Foto: Reprodução

GANHADORA DA FAZENDA NÃO DIVIDE DINHEIRO COM A MÃE QUE VAI PARAR EM CLÌNICA PSIQUIÁTRICA

Monique Evans vai sair da clínica psiquiátrica na próxima sexta-feira. A apresentadora foi internada no último dia 4, um dia depois de descobrir que sua filha Bárbara não ia mais dividir o prêmio de R$ 2 milhões que ganhou na ‘Fazenda 6’. Monique passou por uma forte crise depressiva e resolveu procurar ajuda médica.

ZECA CAMARGO GANHARÁ R$ 150 MIL PARA APRESENTAR O VIDEO SHOW

Ir para o ‘Video Show’ não foi nem um pouco ruim para Zeca Camargo como andam dizendo. Pelo menos, financeiramente. Enquanto apresentava o ‘Fantástico’, Zeca recebia R$ 50 mil mensais. O salário do apresentador simplesmente triplicou ao assumir o comando do vespertino. A explicação é simples: a revista eletrônica dominical pertence ao jornalismo da Globo, que tem um orçamento bem mais baixo do que o do entretenimento, que fica no Projac.
Além disso, a direção da emissora pensou que passar o salário de Zeca para R$ 150 mil seria uma boa maneira de o apresentador não se sentir desprestigiado dentro da Globo. O que acontece com o salário do Zeca hoje é o mesmo que aconteceu com Fátima Bernardes quando ela deixou o ‘Jornal Nacional’ para apresentar o ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Em tempo: o cachê do jornalista por participação em eventos é de R$ 15 mil. Zeca Camargo começa a apresentar o ‘Video Show’ no dia 4 de novembro.

LAGAMAR: PREFEITO RESPIRA MAIS ALIVIADO

O prefeito de Lagamar Dr. Cássio Marra (PDT) começa a respirar mais aliviado depois da decisão do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Eduardo Guimarães ter suspendido temporariamente a análise do processo de investigações da Comissão Processante na Câmara Municipal que analisa as denúncias apresentadas contra a atual administração.



VAZANTE: ALIADOS QUEREM DR. JOSÉ AO LADO DO MINISTRO

Aliados de Dr. José Benedito defendem com unhas e dentes que o prefeito se alie ao Ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Eles acham que é a única maneira de salvar o governo que vive uma briga interna entre várias facções.

AÉCIO EM BUSCA DE ALIADOS

O candidato tucano Aécio Neves vai se dedicar agora às alianças. Com o Solidariedade e o DEM fechados, a tarefa imediata é agarrar o PPS e o PV. Feito isso, diz o deputado Marcus Pestana (MG), o passo seguinte será tentar obter a neutralidade de partidos da base aliada, como o PTB e o PP. O objetivo é reduzir o tempo de TV da presidente Dilma. 

SERRA CONTINUA SONHANDO COM A PRESIDÊNCIA

O ex-governador José Serra trabalha sem alarde, mas está muito longe de ter desistido de uma candidatura presidencial. Desde que veio à tona a notícia sobre a aliança da ex-senadora Marina Silva com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o tucano voltou a conversar com seus principais interlocutores dentro do PSDB para manter aberta a porta da disputa presidencial. Para interlocutores próximos, aliás, Serra é mais candidato que nunca.

OPOSIÇÃO DE OLHO NOS NANICOS

Potenciais adversários da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial de 2014, o PSB de Eduardo Campos e o PSDB de Aécio Neves agem nos bastidores para estimular candidaturas de partidos de menor expressão. O objetivo é aumentar a chance de segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano.
O alvo de tucanos e socialistas é o trio formado por PPS, PSOL e PSC. Juntas, as três siglas têm 3min35seg no horário eleitoral de TV. “Outras candidaturas podem fortalecer a discussão”, disse Aécio à Folha. Para o tucano, é “legítimo” que as siglas com condições legais de entrar na disputa lancem seus próprios candidatos

SENADO APROVA PROJETO QUE PODE ABRIR PORTAS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

O Senado aprovou o projeto de lei complementar que abre a possibilidade de criação de municípios pelas Assembleias Legislativas dos estados. A farra dos novos municípios havia sido interrompida em 1996, quando uma emenda constitucional tirou essa atribuição dos estados e exigiu a aprovação de lei federal para criação, incorporação e desmembramento de novas cidades. A lei aprovada permitirá que os Legislativos estaduais aprovem centenas de novos municípios. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 98/2002, 188 distritos passam a ter condição de se emancipar e virar municípios.
20131017-073727.jpg

APROVADA A MINIRREFORMA

Fiscalização da Justiça Eleitoral

A proposta de minirreforma eleitoral também limita a fiscalização das prestações de contas das legendas ao dizer que a atuação da Justiça Eleitoral se destina exclusivamente a “identificar a origem das receitas e a destinação das despesas com as atividades partidárias e eleitorais, mediante exame formal dos documentos contábeis e fiscais apresentados pelos partidos”.

O texto de Eduardo Cunha veda à Justiça Eleitoral “a análise das atividades político-partidárias ou qualquer interferência em sua autonomia”.
Punições por irregularidades

A proposta também reduz possibilidades de punição aos partidos em caso de irregularidades.

O projeto diz que a sanção de suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário não poderá ser executada durante o segundo semestre do ano que se realizem as eleições. O objetivo do texto é garantir dinheiro às legendas para o pagamento de campanhas eleitorais.
O texto também autoriza cooperativas e associações sem fins lucrativos a doarem para campanhas, quando não forem integradas por concessionários de serviços públicos nem beneficiárias de recursos públicos.
Propaganda

A proposta dá ainda maior liberdade a pré-candidatos em período anterior à campanha eleitoral. O texto diz que não será considerada propaganda antecipada a participação de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros e debates no rádio, na televisão e na internet, “inclusive com a exposição de plataformas e projetos político”.

A minirreforma veda propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos. O texto prevê multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil às empresas responsáveis pela publicidade, partidos, coligações e candidatos.
O texto proíbe a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares, como fixação de faixas, placas, cartazes, bandeiras, pinturas, e bonecos.
O projeto torna crime a contratação de pessoas com a “finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegris a imagem de candidato, partido ou coligação”. A punição prevista pelo projeto é de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil.

GOVERNO FEDERAL: BILHÕES PARA O PLANO BRASIL AGROECOLÓGICO

A presidente Dilma Rousseff lançará às 11h desta quinta-feira (16) o Plano Brasil Agroecológico, que vai destinar R$ 8,8 bilhões em três anos para ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e agroecológicos, que são produtos da agricultura familiar ecologicamente sustentáveis.

O programa será lançado em Brasília durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, um ano e dois meses após sua criação formal, feita por decreto presidencial em agosto de 2012, quando foi instituída a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

Com o novo programa, o governo promete ampliar a produção de produtos orgânicos e de base agroecológica principalmente entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais.

APROVADO: PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O programa Mais Médicos foi aprovado nesta quarta-feira (16) pelo Congresso Nacional. O projeto foi lançado em julho pelo Palácio do Planalto com o objetivo de aumentar a presença de médicos em municípios do interior e em periferias de grandes cidades. O programa foi criado em meio a forte polêmica por parte dos profissionais brasileiros da categoria.

MORRE O EX-DEPUTADO MIGUEL MARTINI


Morreu na noite dessa quarta-feira, em Belo Horizonte, por volta das 21 horas, o ex-deputado Miguel Martini, aos 58 anos. Ele tinha leucemia e estava internado no Hospital Luxemburgo, região Centro-Sul da capital. O corpo está sendo velado nesta quinta-feira no Cemitério Bosque da Esperança, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde também acontecerá o sepultamento, marcado para as 16 horas de hoje.

Miguel Martini era filiado ao PSDB e se elegeu deputado federal e estadual. O último mandato dele foi como deputado federal, entre 2007 e 2010, ano que deixou a política para se dedicar ao Hospital Mário Penna, onde atualmente exercia o cargo de presidente da instituição que trata de pacientes com câncer. Miguel Martini era casado e tinha dois filhos. O ex-parlamentar era bacharel em história e também cursou Engenharia Civil na Fundação Souza Marques , no Rio de Janeiro

PESQUISA: SUCESSÃO PRESIDENCIAL EM MINAS

Pesquisa do EM Data/Ufla/MDA feita entre os dias 12 e 15 com 2.006 entrevistados no estado. Na disputa pela sucessão 
presidencial, o tucano Aécio vence a petista, Dilma em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, nos dois cenários pesquisados, por uma diferença de 10 pontos percentuais – tendo como terceiro o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) ou a ex-senadora Marina Silva (PSB). Na simulação de segundo turno, Dilma só perde no estado para Aécio. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos.


Na pesquisa estimulada de votos para presidente, Aécio aparece com 46,6% das intenções de voto, contra 35,4% de Dilma Rousseff. Eduardo Campos teria 6,6%, enquanto 7,4% dos eleitores não escolheram nenhum dos nomes ou optaram pelo voto em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam. Quando o nome do PSB à Presidência é o de Marina Silva, Aécio aparece na frente com 43,8%, Dilma continua em segundo, com 33,8%, e a ex-senadora tem com 13,2%. Nesse cenário, 5,4% dos entrevistados não escolheram ninguém, branco ou nulo e 3,7% não sabe ou não responderam.


O levantamento fez cinco cenários de segundo turno em Minas. Nos três em que Aécio aparece, ele vence a disputa, com menos facilidade quando a adversária é Dilma: o tucano seria eleito com 50,1% das intenções de voto, contra 37,5% da petista. Se a disputa fosse entre Aécio e Marina, o presidente do PSDB venceria com 62,1%, contra 22,4% da ex-senadora. O cenário mais fácil para o tucano é o de enfrentar Eduardo Campos, no qual Aécio aparece com 67,5% e o socialista com 11,7%. Sem o senador mineiro no segundo turno, Dilma seria reeleita nos dois cenários pesquisados. A presidente venceria Eduardo Campos por 50,8% a 24,1% e ganharia de Marina Silva. Nessa hipótese, Dilma aparece com 47,9% e Marina com 32,2%.


O diretor da MDA Pesquisa, Marcelo Costa Souza, considera natural que todas as simulações mostrem vantagem para o senador Aécio Neves em Minas Gerais. “É um pouco natural por ele ser mineiro e ter deixado o governo com altos índices de aprovação. Por outro, o percentual que ele tem hoje é bem inferior ao que teve em 2006 (quando se reelegeu) e ao do governador Anastasia em 2010”, disse. Essa queda, segundo o pesquisador, pode ser explicada por se tratar de uma disputa diferente (antes as eleições eram para governo e agora para presidente).


Avaliação
A pesquisa  mediu também a avaliação do governo Dilma Rousseff entre os mineiros, que é positiva para quase 80% dos entrevistados. Para 40,1%, a gestão da petista é regular, 30,6% consideram que ela faz um bom governo e 6,4% afirmam que sua administração é ótima. Já para 21,9% dos mineiros ouvidos, a petista tem uma atuação ruim ou péssima. Menos de 1% não soube responder.


No levantamento, os eleitores também responderam sobre suas preferências partidárias. No estado, 62,3% declararam não se identificar com nenhum partido. Apesar de um tucano ter a maioria das intenções de voto para presidente, o PT apresentou 14,3% da preferência, praticamente três vezes mais do que os 5% contabilizados para o PSDB.

PESQUISA PARA O SENADO EM MINAS

A pesquisa EMData/Ufla/MDA analisou três cenários na disputa pela única vaga no Senado Federal por Minas Gerais que se abrirá em 2015. No primeiro, o governador Antonio Anastasia (PSDB) atinge 62,6% das intenções de voto, seguido pelo presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil (PSB), com 10,8%, e de Josué Gomes (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar, escolhido por 3,4% dos entrevistados. Outros 13,6% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto e 9,5% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.006 eleitores em 64 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

deverá deixar o Palácio da Liberdade até abril, prazo definido pela Justiça Eleitoral para a desincompatibilização dos cargos no Executivo.

Na avaliação do diretor do MDA Pesquisa, Marcelo Costa Souza, o tucano tem uma grande vantagem em relação a qualquer adversário, sendo que no cenário mais desfavorável a vantagem de Anastasia fica próxima dos 40 pontos percentuais. “Isso é resultado de uma avaliação positiva à frente do governo de Minas”, avalia Souza. Outro ponto observado pelo pesquisador é que uma eventual ausência de Anastasia na disputa abrirá um grande espaço para os demais concorrentes.


O cartola atleticano se filiou no início do mês ao PSB e pode lançar sua candidatura como forma de garantir um palanque no estado para o governador de Pernambuco e provável candidato socialista Eduardo Campos. Já o filho do ex-vice-presidente se filiou ao PMDB com grande apoio do ex-presidente Lula, mas sua candidatura ao Senado não está definida e ele pode até mesmo disputar o governo de Minas ou formar chapa com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).


SEM VARIAÇÕES No segundo e terceiro cenários avaliados na disputa para o cargo de senador, o desempenho do governador de Minas na pesquisa apresenta poucas variações, apesar da colocação de outros dois nomes na disputa. No segundo, Anastasia disputa a vaga com Alexandre Kalil e com o ex-governador e deputado federal Newton Cardoso (PMDB). Nessa situação, o tucano aparece com 58,8% das intenções de voto, seguido por Kalil, com 11,2%, e Newton, com 7,7%. O percentual de votos em branco é parecido com o resultado no primeiro cenário, 13,2%, e 9,1% dos entrevistados não escolherem nenhuma das opções.

Já na terceira simulação feita entre os dias 12 e 15, Anastasia recebeu 54,1% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB), com 15,8%, e Kalil, com 9,9%. Nesse cenário, 11,9% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 8,3% não souberam responder.

PESQUISA GOVERNO DE MINAS: PIMENTEL LIDERA COM AMPLA VANTAGEM


A disputa pelo governo de Minas: se as eleições para o Palácio da Liberdade fossem hoje, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), venceria nos cinco cenários analisados pelo EM Data/UFLA/MDA. Contra adversários diferentes, o petista conquistou a preferência de 31,5% a 42,2% dos mineiros, vencendo também todas as simulações de segundo turno de que participa. A um ano da eleição, no entanto, a falta de definição do candidato apoiado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) é vista como um fator que ainda pode mudar o quadro até 2014. 



Para o diretor do MDA Pesquisa, Marcelo Costa Souza, Pimentel inicia a corrida ao Palácio com uma boa vantagem, mas o cenário ainda é de indefinição. “Ele está muito bem avaliado, mas estamos a um ano das eleições e os nomes que foram apresentados são pouco conhecidos, o que pode favorecer Pimentel agora”, analisou. O ministro traz o recall da candidatura ao Senado em 2010, vencida por Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS).


No primeiro cenário avaliado, e também o de maior dificuldade para Pimentel, o petista tem 31,5% das intenções de voto, contra 19,9% do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). Em seguida vem o ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB), apontado como provável nome do partido na disputa, com 10,2%. Nessa configuração, quase 40% dos entrevistados não souberam responder ou optaram por anular o voto. Apesar de negar a intenção de concorrer ao governo, Lacerda sofre pressão dentro do partido para garantir um palanque forte no estado para o candidato do PSB à Presidência, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. 



Sem o prefeito da capital no páreo, Pimentel venceria os adversários com margem maior nos outros quatro cenários pesquisados. O ministro teria 39,7% dos votos, contra 12,7% de Pimenta da Veiga e 8,3% do senador peemedebista Clésio Andrade. Nesse cenário, o percentual de quem não escolheu nenhum, ou afirmou que vai votar em branco ou nulo é de 39,4%. A pesquisa mediu também a intenção de voto com quatro candidatos, incluindo o ex-deputado federal José Fernando (PSB). Nesse caso, Pimentel teria 39,1%, Pimenta 11,4%, Clésio 7,5% e José Fernando, 1,7%.



O levantamento sondou também o potencial de votos de outros dois nomes colocados como possíveis candidatos governistas: o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o presidente do PSDB, Marcus Pestana. No primeiro caso, Pimentel receberia 42% das intenções de voto, Clésio Andrade teria 9,2% e Alberto Pinto Coelho, 2,7%. Nessa configuração, quase metade dos eleitores não apontou nome algum. Já com Pestana concorrendo pelo PSDB, Pimentel teve sua melhor performance, com adesão de 42,2% dos entrevistados, contra 8,3% de Clésio Andrade. Pestana teria 3,9% da preferência. 



Segundo o diretor do MDA Pesquisa, um fator que pode alterar o quadro será a definição do nome apoiado pelo governador Anastasia. “Um dos pontos para definir melhor o cenário é saber quem vai ser o nome da situação, já que o governo tucano é bem avaliado. Enquanto o PSDB não definir o candidato e não colocar o bloco na rua, ele não vai crescer”, afirmou. 



Influência A pesquisa apurou a influência dos principais líderes do PT e do PSDB como cabos eleitorais para o voto dos eleitores mineiros. Nesse quesito, petistas e tucanos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Entre os entrevistados, 41,7% afirmaram ter preferência por um candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff. Já 38,8% afirmaram que votariam em alguém indicado pelo senador Aécio Neves ou pelo governador Antonio Anastasia. Outros 19,5% responderam que não seriam influenciados por nenhum dos apoiadores.
Nas simulações de segundo turno, os resultados indicam a vitória de Pimentel em quatro cenários: contra Pimenta da Veiga (42,2% a 15,9%), Marcio Lacerda (36,4% a 23,8%), Clésio Andrade (43,8% a 13,6%) e Marcus Pestana (44,8% a 8%). Pimenta da Veiga vence se o adversário for Clésio Andrade (22% a 18%) e Clésio ganha se disputar com Marcus Pestana (22,9% a 9,8%) ou Alberto Pinto Coelho (21,6% a 9,7%). Marcio Lacerda vence a disputa contra Pimenta da Veiga (27,4% a 19,8%). 



Governo tucano bem avaliado



O EM Data/Ufla/MDA também avaliou o desempenho do governo Antonio Anastasia (PSDB), cuja gestão é aprovada por quase 80% dos entrevistados. Entre eles, 6,3% consideram a administração ótima e 36,3% boa. Os outros 36,9% avaliam o governo como regular. A avaliação negativa é de 14,8%, sendo que 7,7% dos entrevistados definiram a atuação do tucano como ruim e 7,1% como péssima. Os restantes 5,6% não souberam responder. 



Os números mostram, porém, que os eleitores ainda não relacionaram o atual governo com possíveis nomes apoiados pelo Palácio da Liberdade na sucessão de Anastasia. A maior rejeição contabilizada isoladamente é ao ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB), que não seria opção para 17,5% dos entrevistados quando é perguntado em quem não votaria de jeito nenhum. O outro possível candidato tucano ao governo, o presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, não seria votado de jeito algum por 11,5% dos entrevistados. Ele é desconhecido por 70,8% dos eleitores.



O MDA mediu a rejeição combinando as respostas sobre os candidatos em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum com o grau de conhecimento, já que o eleitor tende a não escolher aquele que não conhece. Nesse caso, o nome mais rejeitado é o do ex-deputado federal José Fernando, que disputou o governo de Minas em 2010 e recentemente se filiou ao PSB, seguindo a orientação da ex-senadora Marina Silva. Ele é rejeitado por 50,3% dos entrevistados. O vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) vem em seguida, com rejeição de 40,8% dos eleitores ouvidos. Marcus Pestana é rejeitado por 39,3%, seguido por Pimenta da Veiga (PSDB), com 32,85%; Clésio Andrade (PMDB), com 29,5%; Marcio Lacerda (PSB), com 25,3%; e Fernando Pimentel (PT), rejeitado por 20% dos eleitores que o conhecem.