sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

LAGOA GRANDE: PREFEITURA AQUECE A ECONOMIA LOCAL EFETUANDO PAGAMENTO AOS SERVIDORES DE QUASE UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS


Cumprindo rigorosamente uma política responsável na gestão pública a secretaria de finanças da prefeitura municipal de Lagoa Grande, anunciou que diante do pagamento do mês de novembro, 13º salário e o pagamento do mês de dezembro que será efetuado no dia 31 do mês corrente injetará a significativa quantia  estimada na economia do município de quase R$ 1.400,000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais) , valor    que o comércio local avalia como um importante impulso na economia municipal que ficará extremamente aquecida nos últimos dias de 2013 e com a chegada do ano novo.

 
O governo municipal de Lagoa Grande divulgou ainda que a partir do dia 24 de dezembro haverá recesso para o servidor público até o dia 05 de janeiro de 2014. Funcionando normalmente as áreas essenciais da administração.

 

 

VAZANTE: PREFEITURA ENTRA EM RECESSO DIA 24

Prefeitura Municipal de Vazante entrará em recesso a partir do dia 24
O Prefeito Municipal de Vazante, no uso de suas atribuições legais, em especial as previstas no artigo 46, incisos VI e XL da lei Orgânica do Município. Considerando as tradicionais comemorações natalinas, fim de ano e os respectivos feriados nacionais. Haverá recesso para os serviços públicos municipais, a partir das 12h no dia 24 de dezembro até o dia 3 de janeiro de 2014. Ficam excepcionados os serviços públicos considerados essenciais, que deverão funcionar em expediente.
 
fonte:prefeituravazante

PRESIDENTE DO GALO: AUTUORI JÁ TINHA SIDO CONTRATADO

DM_20131220_001.jpg
Kalil definiu contratação do treinador durante semana que marcou o sorteio dos grupos da Libertadores 2014

     
   
Marrakech, Marrocos. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, não perdeu tempo para angariar um novo treinador para o clube mineiro. “Já viemos pra cá com ele (Paulo Autuori) acertado. Não perdemos tempo. Autuori será o novo treinador”, informou o mandatário do Galo.

VAZANTE: ATRASO NA CAMPANHA FAZ A PREFEITURA CRIAR UMA FORÇA TAREFA



As secretarias municipais de Obras, Saúde e Meio Ambiente criaram uma força tarefa para acelerar o ritmo da Campanha de Limpeza e Combate a Dengue, que vem sendo alvo de muitas críticas e reclamações da população. Pelo cronograma oficial da Prefeitura, a campanha teve início no dia 4 de novembro e seria encerrada no dia 13 de dezembro, fazendo a última coleta de lixo no Bairro Nova Esperança.

O serviço atrasou e a campanha ainda não atendeu vários setores da cidade, onde montes de lixo estão expostos nas ruas, causando sujeira e transtornos devido às chuvas. Com a força tarefa, a campanha ganhou o reforço de seis caminhões e quinze operários para terminar o serviço na próxima semana.


Fonte: Rádio Montanheza

MORRE O REI DO BREGA: REGINALDO ROSSI

 
Morreu na manhã desta sexta-feira (20), aos 69 anos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde o dia 27 de novembro, para tratar um câncer no pulmão direito. Na quinta-feira (19), sofreu uma piora no quadro clínico.
Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado de toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.

Rei do Brega
O artista ganhou o título de “Rei do Brega” graças a músicas como “Garçom”, nas quais cantava sobre temas como amor e traições. Compositor de linguagem popular, ele também é autor de sucessos como "A raposa e as uvas", "Leviana" e "Recife minha cidade". Ele dizia que foi o primeiro na cidade  a usar calça sem pregas. "Passava na rua e os caras gritavam: 'Wanderléa! Olha a Wanderléa!' E depois todo mundo usava."
reginaldo rossi
Apesar do jeito extrovertido nas entrevistas e apresentações, se dizia avesso à fama. "Eu sou muito tímido. Essa coisa que eu faço, que requebro no palco, canto 'Garçom', o corno e tudo mais, é para enganar minha timidez", afirmou recentemente em entrevista ao programa Bom Dia Pernambuco.

Nascido no Recife, em 1944, Reginaldo Rodrigues dos Santos começou a carreira na esteira da Jovem Guarda, na década de 1960, imitando Roberto Carlos. Antes, estudou engenharia civil e chegou a dar aulas de matemática. Ele faria 70 anos em fevereiro.
Quando trocou a sala de aula pelos palcos, optou por cantar rock no Nordeste e comandou o grupo The Silver Jets. Em 1966, lançou seu primeiro LP, "O pão". Somente em 1970, pela gravadora CBS, estreou em disco, com o LP "À procura de você", afastando-se do rock e passando a apresentar um repertório brega-romântico, do qual se tornou ícone.

Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom” (1967), "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recente álbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, Reginaldo Rossi tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.

O artista dizia que só no Brasil é que existe essa história de brega e chique. “Os cantores no mundo todo querem fazer sucesso. As letras são as mais simples possíveis, as harmonias [também]”, comparou. “Claro, existem eruditos para uma pequena classe. No Brasil, em que povo em geral não teve acesso à educação musical mais refinada, isso é válido: tem que ter Chico [Buarque], Gal [Costa], Caetano [Veloso], e tem que ter Amado Batista, Zezo dos Teclados, Faringes da Paixão e Reginaldo Rossi".

MORRE O CANTOR REGINALDO ROSSI

reginaldo-rossi
O garçom já não escuta mais lamentações na mesa de bar. A raposa não está mais com as uvas. Itamaracá já não tem tanto encanto assim. O brega ficou doidão. Tudo porque faleceu na manhã desta sexta-feira (20), o pernambucano Reginaldo Rossi. O cantor, de 69 anos, não resistiu a um câncer de pulmão. Estava internado no Hospital Memorial São José, no Recife, desde o dia 27 de novembro, quando sentiu dores no peito. Dessa vez, entretanto, a dor não era de amor, como as músicas dele espalhavam.
 
Após ser diagnosticado com câncer, chegou a fazer quimioterapia, mas não resistiu. O brega está de luto. Só nos resta lembrar com muita saudade daquele bailinho.
Quando passou mal e foi internado, Rossi já estava bastante debilitado e o câncer já tinha se espalhado. Chegou a ter alguns pequenos lampejos de melhora que encheram de esperança uma legião de fãs do Rei do Brega. Mas a luta já estava perdida. Era apenas questão de tempo.
 
Vários fãs se amontoaram em frente ao Memorial São José para tentar, em vão, ver um pouco mais do recifense nascido no bairro do Pina. Personalidades também estiveram no hospital para visitar Rossi ainda vivo. No último dia de vida, ainda na UTI, uma movimentação intensa de médicos dava a dimensão da gravidade do problema.
Jornal do Comércio

DISCÓRDIA: LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO

henrique  camaraUm dia após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticar a forma “invasiva” como o Judiciário vem discutindo o financiamento de campanhas eleitorais, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deu seu recado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Espero que o Judiciário contenha-se em seus limites constitucionais para que não tenhamos aí um dissabor, um constrangimento de ter que partir, não digo para um enfrentamento, mas para uma grave discordância entre o Legislativo e o Judiciário”, afirmou o peemedebista em um vídeo sobre o balanço das atividades legislativas do ano divulgado pela TV Câmara.

CONGRESSO NACIONAL: RECESSO BRANCO

congresso vazio
O Globo – O Congresso Nacional já estava nesta quinta-feira em clima de recesso parlamentar, embora oficialmente o último dia de trabalhos deste ano seja o próximo dia 23. Tanto na Câmara, quanto no Senado, não foram realizadas sessões de votações, somente sessões de debates esvaziadas. Ainda estão previstas sessões de debates, nas duas Casas, na segunda-feira, mas a maioria dos parlamentares já viajou para seus estados. A retomada dos trabalhos só acontecerá em fevereiro, com a sessão de abertura marcada para o dia 3 de fevereiro de 2014, uma segunda-feira.
 
Na Câmara, 78 deputados registraram presença e 22 se revesaram em plenário para discursar cobrando ações dos governos federal e estaduais, mas também desejando boas festas aos eleitores. No Senado, 10 senadores usaram a tribuna. Alguns senadores fizeram um balanço positivo dos trabalhos, destacando projetos aprovados. Outros, no entanto, não esconderam o desânimo com o resultado da atuação neste ano de 2013.

LEI PROIBE ESCOLAS DE PEDIREM MATERIAL DE USO COLETIVO EM LISTA

Quem nunca se deparou com uma lista de material gigantesca e se questionou sobre a legalidade da solicitação? Produtos como papel higiênico, álcool, giz, grampeador, etc.
 
Será que os pais têm mesmo que compra-los? A resposta é não. As instituições de ensino estão proibidas de pedir produtos de uso coletivo, como itens de escritório, limpeza e material usado pela área administrativa.
 
Já havia um consenso entre as instituições de Defesa do Consumidor que os colégios só poderiam solicitar materiais de uso pedagógico do aluno, mas agora é lei. A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 27/11 a Lei 12.886. A nova legislação acrescenta um novo parágrafo, (o 7º), ao Artigo 1º da Lei 9.870, de 1999, que proíbe as escolas de incluírem na lista artigos de uso coletivo, além da cobrança de pagamento adicional para cobrir esses custos. O texto aprovado diz ainda que os gastos com o material escolar de uso coletivo deverão ser sempre ser considerados no cálculo do valor das anuidades.
20131220-080058.jpg

SE DIRIGIR NÃO BEBA

pagodinho-novo2-250x229

CAI A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

As brasileiras estão se tornando mães mais tarde e o fenômeno da gravidez na adolescência está diminuindo no país. Os dados fazem parte do Levantamento Estatísticas do Registro Civil, divulgado hoje (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o sociólogo Claudio Crespo, coordenador de População e Indicadores Sociais do instituto, o comportamento está ligado à inserção da mulher no mercado de trabalho e ao maior acesso ao estudo nos últimos anos.
 
“Há uma mudança que mostra um número crescente de nascimentos para mães de 25 a 29 anos. Isso aponta que a natalidade está tendo um deslocamento para essas idades mais avançadas, apesar dela ainda ser jovem, se comparado com outros países, como Itália ou Portugal”, destacou Crespo.
De acordo com o IBGE, o grupo de mães em idade mais avançada também aumenta no país. As mulheres que se tornaram mães entre 30 e 34 somavam 14,4% em 2002. Dez anos depois, em 2012, o grupo representava 19%. Em um recorte regional, os dados revelam que a gravidez tardia é ainda mais frequente no Sudeste (21,4%) e no Sul do país (20,7%).
 
Na outra ponta, o IBGE detectou que diminui o número de adolescentes grávidas entre 15 e 19 anos. “Isso vem se reduzindo em todo o país, mas tem ocorrido de modo mais acelerado no Sul e no Sudeste. No Norte ainda há proporções relevantes [de gestação] nesse grupo etário, em torno de 20%”, destacou o sociólogo.
20131220-094418.jpg


" REFLETIR"

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute. (Provérbio chinês)

A VERDADE SOBRE O BOLSA FAMÍLIA

 
20130602bolsa-familia-foto-roberto-setton
Ao ouvir duas ou mais pessoas discutindo sobre o bolsa-família, é normal ouvir frases do tipo “Agora com esse bolsa família ninguém mais quer trabalhar”, ou “o governo tira dinheiro do trabalhador para sustentar vagabundo”, ou “isso é uma bolsa-esmola”. Muitas dessas frases são simplesmente repetidas pelas pessoas sem que elas reflitam ao menos um pouco sobre o que estão dizendo.
 
A maioria das pessoas sequer tem noção de quanto é o valor do bolsa família. É um valor baixíssimo que depende da renda da família, da quantidade de filhos e de outros fatores. Para você ter uma ideia do quanto esse valor é baixo, uma família que ganhe menos de 70 reais por pessoa e que tenha 2 filhos receberá apenas 134 reais por mês. Você acha que alguém vai deixar de trabalhar porque vai receber 134 reais do governo?
 
Muitos pensam que as famílias que têm muitos filhos recebem muito dinheiro. Não poderiam estar mais enganados. Para receber 268 reais, é necessário que a família tenha renda de menos de 70 reais por pessoa e tenha 5 filhos. O valor máximo do bolsa família chega a 306 reais, atendendo a outras condições adicionais.
 
Essa história em que os beneficiários do bolsa família não querem mais trabalhar entra em total conflito com o fato de que estamos hoje com as menores taxas de desemprego da história brasileira. Fechamos outubro com uma taxa de 5,2% de desemprego. Só para efeito de comparação, o desemprego na Alemanha hoje é de 6,5%, nos EUA é de 7,3% e na França 10,9%. Portanto esse argumento é muito falho e não há nada que o justifique.
 
Outra fala comum que se ouve é que aqueles que recebem o bolsa-família ficam dependentes desse dinheiro e jamais vão se esforçar para melhorar de vida. Esse é mais um engano de quem se informa muito pouco sobre o assunto. Entre outubro de 2003 e fevereiro de 2013, cerca de 1,69 milhão de famílias abriram mão voluntariamente do bolsa família após terem sua renda aumentada e não precisarem mais do benefício.
 
O bolsa família é um programa emergencial que visa garantir uma renda mínima que ao menos permita que uma família muito pobre tenha sua condição de pobreza aliviada, até que os membros dessa família consigam empregos que permitam que ela caminhe com as próprias pernas. O bolsa família é imprescindível enquanto a família está na miséria. O valor recebido é bem baixo, mas faz uma diferença muito grande para os que se encontram nessas condições.
 
Para ter o benefício do bolsa-família também é necessário manter os filhos na escola com frequência entre 75% e 85%, os menores de 7 anos vacinados, além de outras condições. A permanência dos filhos na escola é fundamental para possibilitar que eles tenham um futuro melhor que os seus pais. Esse é mais um ponto positivo para o bolsa família, mas ainda precisamos que os governos invistam muito mais na educação pública básica, pois estamos longe de termos uma escola de qualidade para essas crianças e adolescentes.
 
Por outro lado, também existem os mitos criados pelos governos Lula e Dilma sobre a eficácia do bolsa família na eliminação da miséria. Recentemente houve a cerimônia de comemoração pelos 10 anos do bolsa família, em 30 de outubro. Nesse evento o governo afirmou que o programa teria retirado 36 milhões de pessoas da miséria. Isso é um grande absurdo.
 
Hoje o índice utilizado pelo governo para classificar uma família como “miserável” é o da renda equivalente a 70 reais por pessoa, um índice baixíssimo. Com base nisso, se uma família de 5 pessoas alcançar uma renda total igual a 351 reais, essa família é considerada pelo governo como retirada da miséria. O pior é que esse índice está defasado, pois não foi alterado desde junho de 2011.
 
O bolsa família é um programa emergencial que retira as pessoas da miséria apenas tecnicamente. Faz com que uma família que ganhava 50 reais por cabeça passe a ganhar, por exemplo, 75 por pessoa, excluindo essa família das estatísticas de miséria, mas na prática essa família continua vivendo na miséria.
 
Durante os governos Lula e Dilma foram gerados mais de 10 milhões de empregos. Esses empregos é que conseguiram retirar muita gente da miséria e não o bolsa família. A partir de quando a família consegue sustentar-se por conta própria, sem a ajuda do bolsa família, aí sim pode-se afirmar que aquela família foi retirada da miséria.
 
É terrível que Dilma e Lula usem os números da redução técnica da miséria como se fossem indicadores de redução real dela. Isso cria uma ilusão. A miséria continua existindo, mas como está fora dos indicadores estatísticos, muitos não têm conhecimento da sua real dimensão, dificultando a solução do problema. Como vamos pensar na solução de um problema que não existe?
 
Em maio deste ano, o jornal Folha de São Paulo requisitou ao Ministério do Desenvolvimento Social a informação de quantas famílias no país ganhavam menos que 77,5 reais, ou seja, os 70 reais corrigidos pela inflação do período. O impressionante nos dados revelados é que a quantidade de pessoas abaixo da linha da pobreza passaria de 0 para 22 milhões de pessoas se o índice fosse corrigido. Com isso, está explicado o motivo de o governo não reajustar o índice.
 
O episódio do boato sobre o fim do bolsa família ocorrido neste ano nos mostrou o quanto o programa é imprescindível e quantos dependem dele. Torcer pelo fim do bolsa-família é o mesmo que torcer para que as pessoas que vivem hoje na miséria passem a viver muito pior. O bolsa família deve ser mantido pelo tempo que for necessário, mas é importante que continuemos cobrando do governo que invista numa educação pública de qualidade, num bom tratamento de saúde nos hospitais públicos, num transporte mais barato ou gratuito para os mais pobres, que aumente a geração de empregos com carteira assinada, dentre outras coisas, para que a vida de todas essas pessoas que ganham tão pouco possa melhorar e que caminhemos rumo ao fim da miséria real e não apenas estatística.

VIDEO ENGRAÇADO " QUANDO FOR FILMADO NÃO BEBA"


LEITÃO COM DUAS CABEÇAS


Veterinários afirmam que é difícil que o animal sobreviva.
Veterinários afirmam que é difícil que o animal sobreviva. Foto: Reprodução/Rex Features.

Um leitão nasceu com duas cabeças em uma fazenda de Nanchang, na China. A foto, reproduzidas no site “Mirror”, mostra o animal, que tem duas bocas, três olhos e dois narizes. A deformação bizarra se chama policefalia.
Segundo informações, ele nasceu junto a outros dez filhotes. O fazendeiro Du Gensheng afirmou que os outros não apresentam qualquer alteração.
— Ele é a única exceção. Quando ele tenta mamar, fica confuso em definir que boca usar. Às vezes, quando uma boca sugar uma teta da mãe, a outra boca faz o mesmo em outra teta e as duas falham.
Veterinários afirmam que é difícil que o animal sobreviva.


MULHER DE TREINADOR FAMOSO, ESCONDE PASSADO

 

Jeniffer setti, ex-Jeniffer Helena e mulher do ténico Oswaldo de Oliveira, na “Playboy”. Ela é a de camisa número 11 Foto: Terceiro / Reprodução
Tamanho do texto A A A
Capa da "Playboy" em homenagem à Copa de 2002. Jeniffer é a morena, do alto Foto: Reprodução

Jeniffer Setti não gosta de falar em entrevistas sobre seu casamento com o técnico Oswaldo de Oliveira, que acaba de trocar o Botafogo pelo Santos. A partir de agora, ela terá que falar também sobre o ensaio sem roupa, mantido em segredo durante quase 12 anos. A Retratos descobriu que ela é uma das 11 meninas que posaram para a “Playboy”, em 2002, num ensaio em homenagem à Copa do Mundo daquele ano. Renata Santos, musa da Mangueira, também está no grupo. Na capa, Jeniffer é a morena mais do alto. Na foto acima, é a de camisa número 11.
Na época, Jeniffer, que vem tentando uma carreira de atriz, ainda respondia pelo nome de Jeniffer Helena, e era uma menina simples, moradora do bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Numa das fotos, ela, nua em pelo, interage com outra menina, naquela que é a foto mais ousada do ensaio.
Jeniffer Setti, mulher do atual técnico do Santos
Jeniffer Setti, mulher do atual técnico do Santos Foto: Divulgação

Oswaldo de oliveira com a mulher, Jeniffer Setti
Oswaldo de oliveira com a mulher, Jeniffer Setti Foto: Reprodução

Jeniffer, na foto de divulgação do ensaio para a


VAZANTE: JORNAL " DE FATO" - VEREADORES RECEBERAM R$ 132 MIL EM DEZEMBRO

Reportagem no jornal " DE FATO" diz que Vereadores de Vazante receberam R$ 132 mil em dezembro. Segundo a matéria o pagamento bruto de cada um dos 11 Vereadores da Câmara Municipal de Vazante foi de R$ 12.024,00, neste mês de dezembro, totalizando R$ 132.264,00. A quantia é referente aos vencimentos mensais dos parlamentares, no valor de R$ 6.012,00, mais o benefício integral do 13º salário, pago pela primeira vez aos Vereadores vazantinos este ano.

VAZANTE: A VOLTA POR CIMA

A expectativa é grande para o próximo ano no governo do prefeito Dr. José Benedito. Os aliados apostam que ele dará a volta por cima.

BRASÍLIA: DILMA CRESCE COM A SAÍDA DE MARINA

O PSDB encomendou pesquisa da eleição presidencial em Brasília. O resultado sinaliza que a presidente Dilma foi beneficiada com a saída de Marina Silva. Aécio Neves ficou no mesmo lugar.

SOLIDARIEDADE DESEJA ENTRAR NA CHAPA DE AÉCIO

O Solidariedade, a exemplo do DEM, não quer uma chapa pura do PSDB para o Planalto. Seu presidente, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), vai levar duas sugestões de vice ao candidato Aécio Neves. Uma delas é a do atual presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Ele é paulista, líder trabalhista e reforçaria a vacina do tucano no debate sobre a continuidade das políticas sociais. A outra é a do seu líder na Câmara, Fernando Francischini (PR). Ele é delegado da Polícia Federal e fortaleceria o compromisso com o resgate da ética e o combate à corrupção. O nome mais forte para vice é o senador Aloysio Nunes Ferreira(PSDB-SP).

REFORMA MINISTERIAL FICA PARA MARÇO 2014

A pressão dos candidatos do PT a governador Fernando Pimentel (MG) e Alexandre Padilha (SP) funcionou. A reforma ministerial foi empurrada para março. Sem mandato, eles precisam de um palco. O alvo de Padilha é chegar aos 13 mil médicos previstos no Mais Médicos. A meta de Pimentel é dar o ponta pé inicial na negociação do acordo de livre comércio com a União Europeia.

NINGUÉM ACERTOU OS NÚMEROS DA MEGA: PRÊMIO ACUMULA EM 53 MILHÕES

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.558 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (19). Com isso, o prêmio acumulou e deve pagar R$ 53 milhões no próximo sábado (21).
 
Os números sorteados foram: 07 - 15 - 17 - 31 - 42 - 54.
Segundo informações da Caixa, 186 apostadores acertaram a quina, no valor de R$ 18.644,94 cada. Outros 11.538 que fizeram a quadra ganharam R$ 429,38 cada um.
 
A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas do Brasil.

VAZANTE: HOSPITAL NOSSA SENHORA DA LAPA FUNCIONARÁ NORMALMENTE DURANTE PERÍODO FESTIVO

Hospital Nossa Senhora da Lapa funcionará normalmente durante o feriado de Natal e Ano novo

A secretaria de saúde informa que o Hospital Nossa Senhora da Lapa funcionará normalmente durante o período festivo, mantendo dois médicos plantonistas durante o dia e a noite. Os PSF’s, Policlínica e o grupo NASF “Núcleo de apoio a saúde da família”, estarão de recesso no período do natal e ano novo:

Recesso de Natal:  23, 24, e 25 de Dezembro;

Recesso do Reveillon: 30, 31 e 1 de Janeiro;
Nos demais dias irão funcionar normalmente, sendo que a Policlínica continuará atendendo as consultas que já estão agendadas e os PSF’s farão o agendamento das consultas que não requerem urgência para Janeiro de 2014.
Fonte: 9dade Comunicacão

LAGAMAR: ABERTAS AS INCRIÇÕES DE FOLIA DE REIS


Já estão abertas as inscrições para o 16º Encontro de Folias de Reis de Lagamar, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2014. As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de janeiro com o vereador Wilson Tuíca, através do telefone (34) 99112531. A última edição do evento, realizada este ano, contou com a participação de 21 grupos de foliões que arrecadaram 11.800 reais.

O dinheiro e os donativos arrecadados nos encontros são revertidos para o Abrigo Antônia Duarte Caixeta, entidade organizadora do evento. A expectativa dos organizadores é de aumentar o número de folias que irão participar do próximo encontro, que será realizado na Casa da Amizade.


Fonte: Rádio Montanheza

GUARDA-MÓR: FECHA O ANO COM ESTABILIDADE FINANCEIRA



Diferente de alguns colegas da região, o prefeito de Guarda-Mor Edgar José de Lima, do PSDB, está fechando o seu primeiro ano de mandato com boa estabilidade administrativa, apesar das dificuldades enfrentadas no início da sua administração.

Sem recorrer a demissões de funcionários e com as finanças controladas, a Prefeitura de Guarda-Mor pagou o 13º salário dos servidores municipais e equilibrou suas contas com os fornecedores, além de ter realizado significativos investimentos na saúde, assistência social e educação em 2014. Para o próximo ano, o prefeito Edgar José de Lima espera a liberação de vários convênios destinando importantes recursos para Guarda-Mor.


Fonte: Rádio Montanheza

VAZANTE: CONTEMPLADA COM O PROGRAMA ESTADUAL PRÓ-MUNICÍPIO

O prefeito de Vazante José Bendito assinou na segunda-feira, dia 16, três convênios para obtenção de máquinas e veículos por meio do programa estadual Pró-Município. Através dos convênios, a Prefeitura de Vazante será contemplada com uma retro-escavadeira, um caminhão caçamba e um caminhão pipa, equipamentos que irão reforçar a frota de máquinas e veículos da administração municipal.

Conforme prevê o convênio, o novo maquinário será entregue à Prefeitura de Vazante ainda este ano ou no início de 2014, segundo informou a assessoria de comunicação do Governo Municipal.
Fonte: Rádio Montanheza

PATOS DE MINAS: EDIMÊ AVELAR É ELEITA PRESIDENTA DA CÂMARA MUNICIPAL

Edimê Avelar - Presidenta eleita.
A Câmara Municipal de Patos de Minas elegeu na tarde desta quinta-feira (19) a nova mesa diretora. Com 10 votos favoráveis à chapa 1, a vereadora Edimê Avelar será a presidente do legislativo patense em 2014. A chapa 2, encabeçada pelo vereador Lindomar Tavares, recebeu 7 votos. 
 
A Chapa 1 que saiu vencedora e vai coordenar os trabalhos em 2014 ficou assim definida: Presidente: Edimê Erlinda de Lima Avelar; 1º Vice-Presidente: João Bosco de Castro Borges- Bosquinho; 2º Vice-Presidente: Francimar Rosa dos Santos; 1º Secretário: Otaviano Marques de Amorim e 2º Secretário: Vicente de Paula Sousa.
 
A chapa 2, composta por vereadores que apoiam a administração municipal, ficou da seguinte forma: Presidente: Lindomar Francisco Tavares; 1º Vice-Presidente: João Batista Gonçalves; 2º Vice-Presidente: Itamar André dos Santos; 1º Secretário: Braz Paulo de Oliveira Júnior e 2º Secretário: Valdir Reis de Jesus.
Em seu discurso como eleita, a vereadora Edimê Avelar disse que vai trabalhar em busca do bem comum com muita imparcialidade e responsabilidade.
 
Ela deseja dar continuidade ao trabalho do vereador Otaviano Marques na edificação da nova sede e também para rever a Lei Orgânica do Município e o regimento interno da Câmara Municipal. A vereadora lembrou do líder Nelson Mandela e conclamou a todos para valorizar a classe política. Ela agradeceu a confiança dos companheiros desejando a todos Feliz natal.
  
  
 
Após o discurso da nova presidente, Lindomar Tavares também discursou. O vereador agradeceu os vereadores que compuseram a chapa com ele e salientou que não vê adversários na Câmara. Por fim, ele questionou a alteração feita de última hora, que incluiu o vereador Bosquinho como 1º Vice-presidente no lugar de Bartolomeu Ferreira. Ele pediu para registrar em ata a alteração feita após as 14h00. Ele também desejou a todos um feliz natal.
 
fonte:patoshoje

BALANÇO DA ASSEMBLEIA DE MINAS


6_0MXNXU7I
Votações. Parlamentares fizeram, ontem, um balanço dos trabalhos da Assembleia em 2013

PUBLICADO EM 20/12/13 - 04h00



O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), apresentou, ontem, um balanço das atividades da Casa em 2013. O ano, segundo ele, ficará marcado pela maior transparência promovida pelos deputados, fruto da aprovação de projetos como o fim do voto secreto, a restrição do auxílio-moradia pago aos parlamentares, entre outros. Já para a oposição, o exercício que chega ao fim evidenciou o alto grau de comprometimento do Legislativo com o Executivo, por meio do aval concedido a propostas polêmicas de interesse do governo do Estado.
A maior discordância entre a base do governador Antonio Anastasia (PSDB) e a oposição envolveu os projetos de Lei Complementar números 53 e 54. O primeiro, que institui o Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos foi aprovado ontem em segundo turno. Já o segundo, já sancionado, extinguiu o Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (Funpemg).
 
Para o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), 2013 mostrou que no Legislativo o interesse dos servidores tem pouca força diante da vontade do governo do Estado. “A Assembleia não foi capaz de aprovar nenhum avanço significativo na remuneração dos servidores e ainda teve a capacidade de extinguir o Funpemg”.
Transparência. Já para o presidente da Casa, o ano mostrou a concordância existente entre os deputados e as demandas da sociedade explicitadas durante os protestos de junho. “(Em 2013), nós acabamos de forma ousada e inovadora com o 14º e 15º salário, instituimos o voto aberto e, agora, também aprovamos a restrição do auxilio-moradia. Assembleia boa é essa que tem sintonia com a sociedade”, disse Dinis.
 
Deputados analisam Orçamento
Faltou consenso e entendimento na última reunião ordinária realizada ontem na Assembleia de Minas. Os parlamentares tentam limpar a pauta antes do fim de semana para dar início ao recesso parlamentar.

Para não ter que trabalhar nas férias, os parlamentares intensificaram a votação nesta semana. Ontem à noite, eles discutiram os Projetos de Lei 4.550 de 2013, que trata do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), e o 4.551 de 2013, que fixa o Orçamento para o exercício de 2014. (LA)


GOVERNO DE MINAS E O CHOQUE DE GESTÃO

ABRE-G0
Técnico. Em 320 páginas, livro é um relato dos processos instituídos pelo governo a partir de 2003

PUBLICADO EM 20/12/13 - 04h00


O governo de Minas comemora dez anos do chamado “choque de gestão”, mote do primeiro mandato do ex-governador Aécio Neves (PSDB) e propagandeado como modelo eficiente da administração pública em Minas. No entanto, as dívidas do Estado, sobretudo com a União, e o aumento no número de secretarias nos últimos anos contrariam algumas das metas lançadas em 2003.
Naquele ano, o objetivo era colocar as contas do Estado em ordem. No ano seguinte, o governo anunciou o “déficit zero” com fornecedores, mas a dívida com a União continuou crescendo. O montante saltou de R$ 14,8 bilhões para R$ 63,5 bilhões entre 1998 – ano da última renegociação com o governo federal – e 2012. O governador explica que “nunca foi pretensão quitar a dívida com a União”, mas que o Estado consegue pagar os encargos em dia. “O cenário hoje não é de folga, mas temos as contas em dia”, avalia. “Somente no ano passado, pagamos R$ 6 bilhões com os juros da dívida. É uma situação que afeta a todos os Estados, e estamos lutando para modificar o indexador”.
 
O enxugamento da máquina pública era outra promessa do “choque de gestão” de Aécio. No início, o número de secretarias caiu de 21 para 15, mas a quantidade de pastas foi aumentando conforme o modelo foi fazendo aniversário. Hoje, são 23 as secretarias – quatro delas chamadas de “extraordinárias” por terem caráter temporário.
 
“A administração pública se adequa conforme as necessidades. Aumentamos as pastas quando precisamos aumentar as ações de governo. Como a receita não sobe, temos o compromisso de reduzir os prejuízos sem comprometer as politicas públicas”, assegura Anastasia. No ano que vem, uma reforma administrativa deve reduzir a quantidade de pastas para 17.
 
O governo de Minas comemorou os dez anos do “choque de gestão” ontem durante o lançamento do livro “Do Choque de Gestão à Gestão para a Cidadania”, elaborado em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Divulgação
 
Vitrine. Para a secretária de Planejamento, Renata Vilhena, o livro vai servir também como divulgação. Equipes de 40 cidades, Estados e países visitaram Minas este ano para conhecer o modelo.
 
Nome tucano deve sair até o fim de janeiro

O governador Antonio Anastasia (PSDB) defendeu que seu partido defina e oficialize o nome para a disputa pelo governo de Minas nas eleições de 2014 até o final de janeiro.

Questionado quando irá decidir se vai ou não deixar o governo para disputar o Senado, disse apenas que “isso vai ser definido coletivamente” e que tem até o dia 5 de abril para decidir. Esse é o prazo final para quem ocupa algum
cargo público – e tem a pretensão de se candidatar – deixar o mandato