sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PATOS DE MINAS-MG: INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO VIROU REALIDADE

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro é uma realidade em Patos de Minas. Com dois cursos técnicos programados, as aulas vão começar na próxima segunda-feira (02). Tudo está preparado para a chegada dos primeiros alunos da instituição. Linhas do transporte coletivo farão o percurso para atender os estudantes.

O início das aulas acontece pouco mais de 2 anos após o anúncio da conquista para a cidade. A instituição oferecerá, neste primeiro ano, os cursos de Logística e Eletrotécnica. O vestibular já foi realizado e as vagas preenchidas. Nos próximos anos, mais cursos virão, inclusive de graduação e pós-graduação. O IFTM prevê formação em todos os níveis.

A formalização da inauguração do instituto deve acontecer com a vinda da Presidente Dilma Rousseff a Patos de Minas que até o momento não foi agendada. Essa seria uma das poucas oportunidades que a cidade receberia um Presidente da República. Funcionários e professores estão preparados e aguardam com expectativa o primeiro dia de aula.
Fonte:patoshoje


VAZANTE-MG: ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS

Olha a crise em Vazante estaria atingindo vários setores da prefeitura, inclusive pagamento com fornecedores, alguns já estariam dispostos até em não vender mais, caso não tenha a situação regularizada. O problema estaria só crescendo diante da má gestão. A pergunta que se faz agora é a seguinte. E a Câmara Municipal de Vazante o que pode fazer para tentar esclarecer esse drama que vive a cidade.

A panela de pressão está chegando no limite, caso exploda ninguém sabe o que pode acontecer. O povo votou no atual grupo que governa a cidade acreditando em dias melhores, mas tudo indica que a situação caminha para um pesadelo sem fim...
Tem gente dizendo a seguinte frase: “ Éramos felizes e não sabíamos”.


DISPUTA PELO O GOVERNO DE MINAS: FERNANDO PIMENTEL (PT) X PIMENTA DA VEIGA (PSDB)

PSDB e PT, as duas principais forças políticas no Estado, intensificaram a partir deste mês a movimentação para viabilizar no ano que vem a candidatura ao governo de Minas de duas lideranças políticas com forte apelo eleitoral em Belo Horizonte. Ambos foram prefeitos da capital e encontram simpatia nas hostes de seus respectivos partidos para saírem candidatos. De um lado, o petista e atual ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Do outro, o tucano e hoje presidente do Instituto Teotônio Vilela, Pimenta da Veiga.

FERNANDO PIMENTEL - PT :

Nesta sexta-feira, Pimentel está reunido com cerca de 100 prefeitos em Montes Claros, no Norte de Minas. Acompanhado da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, ele promove o segundo encontro de prefeitos - já houve outro no início deste mês em Uberlândia, com ministros do governo de Dilma para ouvir as demandas dos chefes dos Executivos municipais. Em Montes Claros, também estão sendo entregues as chaves de 18 caminhões pipas para cidades da região atingidas pela seca.

Pimentel não admite a candidatura. Mas, em março deste ano, durante encontro empresarial em Nova Lima, na Região Metropolitana, ele foi saudado pelo chefe do cerimonial como “futuro governador de Minas Gerais”. Ele não negou e, além disso, tratou de enfatizar a saudação, ainda que em tom de brincadeira. “Hoje sou ministro temporário, mas sempre amigo de vocês”, respondeu Pimentel.

PIMENTA DA VEIGA - PSDB:

Por outro lado, Pimenta da Veiga também não confirma a candidatura no ano que vem.  Recém-chegado de Brasília, onde passou os últimos 15 anos como advogado, o também ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assumiu esta semana a presidência do Instituto Teotônio Vilela, instituição ligada às hostes tucanas. A cerimônia foi muita concorrida, com a presença das principais lideranças do PSDB, com destaque para senador Aécio Neves, que avalizou a sua vinda para BH com o objetivo de também coordenar a pré-candidatura dele à Presidência da República.

Por enquanto, correligionários admitem, tanto dentro como fora do PSDB, que Pimenta da Veiga tem feito sondagens em busca de apoiamento para a candidatura. O deputado federal - também ex-governador de Minas, ex-senador e ex-prefeito de Belo Horizonte-, Eduardo Azeredo (PSDB) disse, nesta sexta-feira, que, por enquanto, é cedo para falar em candidatura. Mas declarou , no entanto, que Pimenta da Veiga “é uma forte opção” dos tucanos para a disputa do governo de Minas no ano que vem. Azeredo só não quis esticar o assunto porque, na outra ponta, existem três candidaturas que disputam a mesma indicação dos tucanos, o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e os deputados Dinis Pinheiro e Marcus Pestana, ambos do PSDB.



VAZANTE-MG: ESTÃO MATANDO A VAQUINHA

Com a popularidade em queda o prefeito de Vazante parece não saber mais o que fazer diante de tantos problemas criados pelo o próprio governo. A situação se agrava a cada instante, criando uma instabilidade que ninguém sabe aonde vai parar.

O prefeito já está sendo orientado a fazer uma nova reforma no secretariado. Como ninguém manifesta desejo de sair, tudo indica que ele vai mandar gente embora mesmo assim. Haja tensão, agonia e desespero junto aqueles que não querem largar o osso de jeito nenhum.

Se antes o grupo que está hoje no pode dizia que havia muita gente querendo mamar no governo anterior que chegava faltar até peito. Nesta atual administração além de  faltar peito, o leite acabou e estão matando a coitadinha da vaca, disse um profundo conhecedor da política local.


MUNICÍPIOS QUE TROCAR PROFISSIONAL, SERÁ EXCLUÍDO DO MAIS MÉDICO

Os municípios que substituírem médicos pagos pelas prefeituras por profissionais pagos pelo Mais Médicos podem ser excluídos do programa, segundo o Ministério da Saúde.
"Os municípios que insistirem nessa questão [de substituição] nós vamos visitar e, se observada essa prática, os médicos serão remanejados e esses municípios serão excluídos do programa", afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.



GUARDA-MÓR-MG: PREFEITO CUIDADO EM NÃO TRANSFORMAR UM BELO SONHO EM PESADELO

Apesar dos fortes investimentos para melhorar a saúde do município, o prefeito Edgar José de Lima, precisa abrir novas fronteiras para consolidar sua administração. Saúde é fundamental, mas outros setores também precisam de projetos. Os esforços em busca de recursos no estado e na esfera federal são essenciais, assim como reavaliar as ações internas. Medidas urgentes precisam ser tomadas, ou correrá o sério risco de transformar um belo sonho em pesadelo.


VAZANTE-MG: O DRAMA DE VAZANTE

O prefeito Dr. José Benedito não esconde mais de ninguém sua insatisfação com o governo. Isso tem causado mal estar no grupo que teme  solicitação de afastamento dele. Eleito três meses prefeito da cidade, a última com uma vitória espetacular, hoje Benedito parece sentir o peso de administrar com um grupo desunido, sem projeto, que está levando a cidade a um caminho sem direção. Enquanto isso a população sente na pele uma gestão que em apenas 7 meses não tem atendido os anseios do povo.


VAZANTE-MG: CRISE FAZ O POVO LEMBRAR DE EX-PREFEITOS

A crise que envolve a prefeitura municipal de Vazante está fazendo o povo lembrar com saudades dos prefeitos Orlando Fialho e Jacques Soares Guimarães. Extremamente criticados   pelo o grupo que hoje está no poder, os dois estão sendo lembrados agora  pelo o povo como dois nomes que estruturam e fizeram um grande projeto social que melhoraram a qualidade de vida dos vazantinos.


VAZANTE-MG: EX-SECRETÁRIO MUNICIPAL É ELOGIADO A FRENTE DO SICOOB CREDIVAZ

Criticado por alguns quando era secretário municipal da fazenda do município de Vazante, Divino Boaventura tem sido muito elogiado pelo a gestão no Sicoob Credivaz.


REFLETIR

“Arrependimento é mais o medo das consequências do que remorso pelo que nós fizemos.”
François La Rochefoucauld


PLEBISCITO DA REFORM POLÍTICA NÃO VALERÁ PARA 2014

Um dia depois de protocolar na Câmara dos Deputados o projeto de decreto legislativo que prevê um plebiscito para a reforma política, o PT já reconhece que as mudanças sugeridas não devem ter validade para as eleições de 2014. Diz, porém, que a maior vitória foi obter as mais de 180 assinaturas necessárias para não deixar o tema morrer, apesar de parte dos aliados, em especial o PMDB, jogar contra a proposta.
“Ao protocolar o abaixo-assinado, ganhamos o semestre. Mostramos que o plebiscito tem apoio dos deputados e agora vamos trabalhar para levá-la ao plenário o mais rápido possível”, afirmou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). “Se não tiver validade em 2014, que seja em 2016. Mas temos que aproveitar o momento para fazer essa consulta”, disse.



DILMA E O AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

As três questões básicas que vão definir quando e de quanto vão ser os reajustes dos combustíveis são câmbio, inflação e os efeitos da provável intervenção na Síria sobre o preço do petróleo.Mas não se pensa em correções de dois dígitos. Os cálculos de uma defasagem entre preços internos e externos da ordem de 30% não são avalizados pelo Planalto. O dilema sobre o reajuste do preço é político e econômico. Segundo aliados do governo, pesquisas internas indicam que a popularidade da presidente Dilma Rousseff está em recuperação. Teria saltado de 36% para 43%, sob o impulso do Mais Médicos

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA QUER GANHAR MAIS

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, encaminhou ontem à Câmara dos Deputados projeto de lei que amplia o reajuste dos ministros do tribunal e, devido ao efeito cascata, também o de todos os magistrados dos tribunais superiores, da Justiça Federal, do Trabalho e Militar.

Sob o argumento de que é preciso adequar o contracheque dos magistrados “à realidade econômica do país”, Barbosa quer ampliar o reajuste em mais 4,06%, o que elevaria os salários dos ministros para R$ 30.658 em janeiro próximo –um extra de quase R$ 1.200 ao mês. Segundo o próprio projeto, o impacto previsto do extra aos cofres públicos é de R$ 150 milhões ao ano.

Lei aprovada e sancionada no final de 2012 estabelecia reajuste escalonado para o Judiciário da União, de 5% ao ano, em janeiro de 2013, 2014 e 2015. Para janeiro, está previsto o aumento do salário dos ministros do STF de R$ 28.059 para R$ 29.462,00



PREFEITOS ESTÃO PREFERINDO MÉDICOS ESTRANGEIROS

Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.
Na prática, a medida anunciada à Folha por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares. Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.


CERVEJA MODERADA FAZ BEM AO CORAÇÃO

Duas pesquisas recentes, realizadas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, mostram que o consumo moderado de cerveja eleva o nível de colesterol bom (HDL) no sangue, o que é benéfico ao coração.
Moderação, nesse caso, significa nada mais do que duas latas (350ml cada) por dia para homens e uma para mulheres. A princípio, o álcool é o responsável pelo benefício do aumento do HDL, que também pode ser obtido com outras bebidas alcoólicas, desde que respeitada a quantidade máxima diária de 30 gramas de etanol.
— Um dos efeitos colaterais do álcool, quando ingerido em excesso, é o aumento de gordura no fígado, que pode trazer danos cerebrais e circulatórios — diz a nutricionista esportiva e fisiologista Andrea Zaccaro de Barros.


MAIS DE 66 MIL VAGAS NO SETOR PÚBLICO

O governo pretende preencher 66.678 vagas no setor público em 2014, das quais 6.001 estão ocupadas hoje por terceirizados. O custo dessa empreitada — há muitos servidores próximos da aposentadoria — aos cofres do Tesouro Nacional será de R$ 3,1 bilhões, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) entregue ontem ao Congresso Nacional pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.


A CHACINA DE UNAÍ-MG

A execução de quatro servidores do Ministério do Trabalho, vítimas de tocaia em uma estrada vicinal de Unaí em janeiro de 2004, custou R$ 50 mil, desembolsados pelo fazendeiro Norberto Mânica, o “rei do feijão”, de acordo com Erinaldo Vasconcelos Silva, de 49 anos, um dos acusados do crime. Além de confessar ter sido o autor dos disparos que mataram pelo menos duas das quatro vítimas, Erinaldo disse que o fazendeiro lhe ofereceu mais R$ 300 mil, depois da prisão do grupo, para apresentar à Justiça a versão de que o crime, que teve repercussão internacional e se tornou conhecido como Chacina de Unaí, havia sido simplesmente um assalto para roubar a caminhonete em que o grupo viajava.

A confissão veio no terceiro dia de julgamento dos três acusados de serem os autores dos disparos – além de Erinaldo, Rogério Alan Rocha Rios, de 33, e William Gomes de Miranda, de 31. Durante a sessão de anteontem, o cerealista Hugo Pimenta também confirmou o crime e complicou a situação do fazendeiro, com a mesma acusação de mando. Tanto Hugo quanto Erinaldo decidiram revelar a verdade em troca de benefícios judiciais. A decisão pode significar redução de até dois terços da pena total. Hugo Pimenta já tinha negociado seu perdão com o Ministério Público Federal em 2007, quando prestou novo depoimento, em troca de aguardar o julgamento em liberdade.

Apesar da confissão detalhada, Erinaldo não se conteve e chorou ao relatar a ordem que recebeu para executar todos os que estivessem acompanhando o auditor fiscal Nelson da Silva, que seria o verdadeiro alvo do fazendeiro, em razão das inúmeras multas aplicadas contra Mânica por descumprimento da legislação trabalhista. “Mata todo mundo”, foi a ordem que ele disse ter recebido do intermediário do fazendeiro, José Alberto de Castro, o Zezinho, que negociou sua contratação. No dia do crime, Nelson estava acompanhado dos colegas João Batista Lages e Eratóstenes de Almeida Gonçalves. O grupo era conduzido pelo motorista Ailton Pereira de Oliveira.

O pistoleiro afirmou também que, apesar de não ter tido contato direto com Norberto até a prisão, em julho de 2004, apenas 20 dias depois da chacina, ele recebeu proposta de intermediários do fazendeiro para fazer nova execução, desta vez, no Paraná. “Ele disse que queria matar uns irmãos que lhe deram um prejuízo financeiro em um negócio. Não aceitei, porque já estava arrependido das mortes que aconteceram em Unaí.” Antes de encerrar o depoimento, Erinaldo se levantou e pediu perdão aos familiares das vítimas que estavam na plateia. “Eu estou arrependido. Peço perdão. Mas se fosse eu não perdoaria, porque tenho filhos e sei que os deles nunca mais terão pai”, disse, em desabafo entrecortado pelo choro.

 Entre os que assistiam ao julgamento estavam dois filhos do político Antério Mânica, apontado como outro mandante das execuções. Contrastando com a tristeza e revolta das viúvas Helba Soares da Silva e Maria Inês Lima de Laia, eles comemoraram quando Erinaldo disse que não teve contato com Antério antes do crime, o que foi interpretado como uma declaração de inocência do político. Hugo Pimenta, outro réu confesso, também evitou comentar a participação de Antério, alegando que falaria em outra oportunidade. A tentativa de blindar o irmão de Noberto está causando apreensão às viúvas, que não têm dúvida de seu envolvimento.

Ao contrário do outro acusado, o réu Rogério Alan negou qualquer participação no crime, em depoimento que começou às 21h55. Durante 45 minutos, ele respondeu apenas a perguntas da juíza Raquel Vasconcelos Alves de Lima e de seu advogado, reservando-se o direito de ficar calado diante dos questionamentos da acusação. O acusado alegou que foi obrigado a confessar o crime mediante tortura, desde o dia em que foi preso. Ele se disse inocente, afirmou que nunca nem esteve em Unaí e justificou um registro em seu nome em hotel da cidade dizendo que seus documentos foram usados por outra pessoa.

O último depoimento da noite foi de William Gomes, que só respondeu a perguntas de seu advogado. Ele negou também participação no crime. Hoje terão início os debates entre a acusação e defesa, com previsão de término da sessão na madrugada de sábado. (Com Landercy Hemerson)

Fonte:estadodeminas


IGREJA É CONTRA PROJETO QUE LIBERA SEPULTAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

O arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, foi recebido nessa quinta-feira (29) na Prefeitura com uma missão: impedir a aprovação do projeto de lei que libera o sepultamento de animais domésticos, como cães e gatos, em jazigos comuns dos cemitérios municipais.
A proposta, dos vereadores Roberto Tripoli (PV) e Antonio Goulart (PSD), visa a permitir o enterro dos bichos ao lado de seus donos.
Os parlamentares alegam que os proprietários dos animais os consideram membros da família. “Quando um deles vem a falecer, além do extremo sofrimento da perda, as pessoas em geral se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver”, diz a proposta da lei.
Ao prefeito Fernando Haddad (PT), d. Odilo argumentou que a presença de jazigos de animais entre túmulos comuns poderia provocar um processo de depreciação da dignidade humana ou reconhecer aos animais uma dignidade igual à dos humanos, o que seria inaceitável.
Informal, a conversa sobre animal ter ou não alma não obteve um desfecho.


PIRAPORA-MG: PREFEITO E VICE CASSADOS

A Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais decidiu manter a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Pirapora, no Norte do Estado. A votação aconteceu na tarde desta quinta-feira (29) e a decisão foi tomada por unanimidade.
Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação de Heliomar Valle da Silveira e Esmeraldo Pereira Santos (PSB) por considerar inadequada a conduta dos candidatos durante a campanha eleitoral, quando, segundo o relator do processo, juiz Virgílio de Almeida Barreto, houve a exibição de um programa eleitoral durante uma palestra dada a gestantes por agentes de saúde.
 O relator considerou grave a conduta dos candidatos e a cassação foi mantida. Nas eleições de 2012, Silveira foi eleito com 52,29% dos votos, enquanto seu concorrente, Indalécio Garcia de Oliveira (PSDB) teve 47,71%. Como o vice-prefeito também foi cassado, devem ser convocadas novas eleições no município.


PATOS DE MINAS É A CIDADE MAIS POPULOSA DO ALTO PARANAÍBA (146.416 HABITANTES)

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (29) uma lista com as novas estimativas da população brasileira. Patos de Minas continua sendo a cidade mais populosa no Alto Paranaíba. De acordo com os números do IBGE, referentes a 1º de julho de 2013, a população atual do município é de 146.416 habitantes.

Em 2010, esse número era de 138.710. A atualização revela que o município teve um aumento de 7.706 habitantes nos últimos três anos. A densidade demográfica, medida que representa a quantidade de pessoas por área, é de 43,49 habitantes por km². Os moradores estão espalhados em uma área de 3.189,771 Km², com grande concentração no meio urbano.

Araxá vem na segunda colocação com uma população estimada em 99.986 habitantes. Em 2010, esse número era de 93.672, um crescimento de 6.314. Patrocínio vem com 87.178 habitantes, um número 4.707 maior do que em 2010, quando estava com 82.471. São Gotardo teve a população atualizada para 33.774 habitantes.
Depois, vem Carmo do Paranaíba com 30.695 moradores. Presidente Olegário está com 19.325. Lagoa Formosa teve a população estimada em 17.885. Rio Paranaíba vem em seguida com 12.328. Lagoa Grande está com 9.134. O número em Lagamar chegou a 7.802 moradores. Guimarânia está com 7.693. Tiros está com 6.955 e Varjão de Minas com 6.558 habitantes.



LIVRO BOMBA DETONA O EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Um livro bombástico chega, neste fim de semana, às livrarias de todo o País. Trata-se de "O Princípe da Privataria", lançado pelo jornalista Palmério Doria, autor do best-seller Honoráveis Bandidos, sobre o poder da família Sarney, e colunista do 247. Desta vez, o foco de Doria é lançado sobre um dos homens mais poderosos e cultuados do Brasil: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No livro, o autor aborda as contradições do personagem e algumas manchas de sua biografia, como a compra da emenda da reeleição e a operação pesada para blindá-lo na imprensa sobre o filho fora do casamento com uma jornalista da Globo, que, no fim da história, não era seu filho legítimo.




O DIA "D" DO SERRA

O dia D de José Serra foi marcado. O ex-governador de São Paulo tem dito nos bastidores que anunciará no feriado da Independência sua decisão de permanecer no PSDB ou migrar para o PPS para disputar a Presidência em 2014. Na última semana, caciques do PSDB, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, disseram que Serra deveria ser realista e desistir das prévias porque existia uma coesão tucana em torno da candidatura do mineiro Aécio Neves. Ao menos ele ainda conta com a fidelidade de Roberto Freire, do PPS.