sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

VAZANTE: CABOS ELEITORAIS DE OLHO NUMA CADEIRA NA CÂMARA








Com salário bruto na casa dos 6 mil reais já tem gente querendo construir candidatura para disputar cadeira na Câmara Municipal de Vazante em 2016. 

A estratégia começaria já no próximo ano apoiando candidatos que disputarão a eleição de 2014. Cabos eleitorais que ajudaram eleger os atuais estariam de olho numa cadeirinha. 

QUE BOM SERIA: NATAL TODOS OS DIAS








VAZANTE: O LEGADO DO GOVERNO SOCIAL DO EX-PREFEITO ORLANDO FIALHO










Não é a toa que hoje o ex-

Não é a toa que hoje.O ex-prefeito Orlando Fialho tem seu nome muito citado pela a população de Vazante. Afastado no final do seu mandato por 180 dias pela a então juíza da comarca de Vazante Mônica Alessandra Machado  que entendia que o líder do executivo estaria intimidando testemunhas diante do processo que discutia a inconstitucionalidade do programa Mulher Solidária que tinha a finalidade de beneficiar 500 mulheres para acompanhar e cuidar de pessoas com deficiências, idosos e mulheres grávidas.

Naquele momento recebeu um duro ataque da oposição que usava até o programa eleitoral para denegrir a imagem do então prefeito afastado confudindo os fatos deixando parte da população sem entender exatamente o que estava ocorrendo.

Mas o tempo passou e,  por unanimidade os desembargadores integrantes da Corte Superior do Tribunal e Justiça do Estado de Minas Gerais reconheceram que o programa era institucional, poderia ser executado.

Só que o ex-prefeito não teve da mídia a mesma repercussão de quando foi afastado do governo deixando pessoas até hoje ainda sem entender o que realmente teria ocorrido.

Passados mais de um ano ainda tem gente que tenta distorcer a veracidade dos fatos.

Como a oposição não se articula, não se reune para discutir diretrizes para pelo menos divulgar o que foi feito durante o tempo que esteve no poder fatos assim são poucos esclarecidos.

Mas mesmo assim não se pode negar que o governo do ex-prefeito Orlando Fialho foi o que mais  investiu no social. Foram inúmeros os programas, entre tantos: Mãe Vazantina, Leite é Vida, na Costura da Cidadania, Mulher Solidária, Distribuição de Remédios, Cestas Básicas, parceria com a Associação do Bairro Novo Horizonte para ajudar as pessoas que precisam do apoio da Casa de Barretos, enfim foi uma administração que investiu fortemente na ação social auxiliando milhares de famílias.

Se o governo do ex-prefeito Dr. jacques Soares Guimarães foi de um forte  investimento na infraestrutura da cidade com a construção de obras importantes que melhoraram a qualidade de vida da população, com Orlando a prioridade foi sem dúvida alguma as ações sociais.

Passado todo esse tempo a quem interessa não esclarecer os verdadeiros fatos e defender uma administração que foi reconhecida e lembrada como um governo humanizado. 

Se o atual prefeito é conhecido pela as suas ações de assistencialismo, o ex-prefeito Orlando, fez mais do que isso, além de fazer o social dava para as pessoas o  resgate da dignidade e da cidadania, já que os programas inseriam as famílias carentes na qualificação de uma profissão.

Além de social, Fialho também deu continuidade as obras que estavam em andamento do governo anterior; criou o PROAF o maior programa criado na região para atender o pequeno produtor rural.

A oposição continua pecando pela a  omissão de não mostrar o que fez, de não motivar os companheiros, discutir ideias, manter o grupo unido, uma falha grave que insiste repetir.

Não defender a administração do ex-prefeito Orlando Fialho e Gabriel Rosa, é sem dúvida um dos maiores erros que a oposição está cometendo.

Não esclarecer com clareza o que ocorreu durante o afastamento do ex-prefeito Orlando Fialho é apagar da memória das pessoas a administração marcante de um homem que escolheu governar para as classes menos favorecidas.

A quem interessa não esclarecer os fatos e defender a maior administração social da história de Vazante.  


A FORTUNA DOS DONOS DA GLOBO

A fortuna faz da família Marinho a mais rica do Brasil na atualidade. Individualmente, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto aparecem na quinta, sexta e sétima posição do ranking da Forbes, com quase 18 bilhões de reais cada um. Na versão 2012 do ranking, só se via “Roberto Irineu e família”, na sexta posição, com 12 bilhões de reais. Segundo a revista, em 2013 foi possível identificar com mais certeza a fortuna dos irmãos de forma separada. E que diferença.
A aparição na lista de 2012 da Forbes marcou a volta da família Marinho a este tipo de ranking. O clã estava ausente desde 2003. Não sem razão. O conglomerado enfrentou diversos problemas financeiros durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Muito ligado aos meios de comunicação, o então presidente tucano sempre estendeu o tapete à emissora. Primeiro enterrou todo e qualquer projeto de lei de comunicação de massa (foram três durante os seus dois mandatos). Depois mudou um artigo da Constituição para permitir a entrada de 30% de capital estrangeiro nas empresas de mídia. Por fim, lançou a boia propriamente dita. Em outubro de 2002, a família anunciou um calote nos devedores com o objetivo de forçar a renegociação de dívidas. Meses antes, com as contas no vermelho, o governo ofereceu um socorro de 280 milhões de reais à Globocabo, companhia do conglomerado, por meio de um financiamento camarada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Sob Lula, a situação financeira mudou. No ano passado, o faturamento do grupo aproximou-se dos 17 bilhões de reais, três vezes mais do que há uma década, e o lucro, dos 4 bilhões.
No início de novembro, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, pediu formalmente ao governo explicações sobre todos os empréstimos do BNDES à emissora, bem como sobre eventuais benefícios creditícios concedidos à empresa. Baseado na mesma prerrogativa parlamentar, cobrou informações sobre o pagamento de impostos pelo grupo. Requião está especialmente interessado em uma multa de 730 milhões de reais que o Fisco tenta aplicar à Globo. Para o Leão, a empresa praticou fraude contábil ao negociar um perdão de 158 milhões em dívidas com o banco JP Morgan em 2005. A emissora contesta a cobrança, mas foi derrotada em setembro em uma das instâncias do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
A situação fiscal despertou interesse depois de vir à tona, em junho, um enrosco tributário. Segundo investigações da Receita Federal, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao usar um paraíso fiscal para comprar os direitos de transmissão da Copa de 2002. Quando as apurações terminaram, em outubro de 2006, a autarquia quis cobrar 615 milhões de reais da emissora. Semanas depois, a papelada do processo desapareceu da sede da Receita no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2013, a funcionária da Receita Cristina Maris Meinick Ribeiro foi condenada pela Justiça a quatro anos de cadeia como responsável pelo sumiço. No processo, ela disse ter agido por livre e espontânea vontade. Plim-plim.
*Colaborou Miguel Martins

SAIBA O QUE É, CONCESSÃO E PRIVATIZAÇÃO




O PESSIMISMO DA GRANDE MÍDIA, NÃO RETRATA A REALIDADE DO BRASIL


Ilustração via e-mail
CORVOS DE ALUGUEL

Na seara civilizatória, equivale dizer que em meio a um mundo assombrado pela falência múltipla das maiores nações capitalistas, o Brasil se impõe como um modelo econômico ao mesmo tempo sólido e solidário, com antenas voltadas para o futuro e raízes firmes na realidade presente.
Somos um país que compra aviões de caça de última geração, mas que tem como bandeira fundamental a erradicação da fome, da pobreza e da injustiça social.
No entanto, embora os dados de novembro do IBGE revelem a menor taxa de desemprego da história do Brasil, essa circunstância serve também para expor, ainda mais, o depositório de ressentimentos que virou boa parte da mídia brasileira.
A mídia brasileira embaralha os conceitos de liberdade de imprensa e de expressão para esconder suas verdadeiras intenções. Esconder que, ao se vender como oposição política, faz oposição ao Brasil.

DILMA COMEMORA

 LEILÃO

Divulgação:
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff comemorou hoje (27) o resultado do leilão do trecho da BR-040 DF/GO/MG,que teve deságio de 61,13%, com tarifa de R$ 3,22 para cada 100 quilômetros. "É uma notícia fundamental para Minas e para o Brasil, e que coincidência eu estar aqui hoje, justamente em Minas Gerais, no dia do leilão", afirmou.
Dilma, que está em Minas Gerais para visitar áreas afetadas pelas chuvas, lembrou também que o leilão, que ocorreu essa manhã, em São Paulo, foi o último do setor de estradas do ano. "É uma estrada toda mineira. Foi a estrada que teve mais concorrentes, oito empresas, e ganhou a Invepar, com um deságio de mais de 60%", disse a presidenta.
A assinatura do contrato de concessão com o vencedor do leilão, o Grupo Invepar, será no dia 6 de março de 2014. A rodovia será concedida dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal, que já licitou, entre outros trechos, a BR-050, entre Goiás e Minas Gerais, e a BR-163, em Mato Grosso.

VAZANTE: A VELHA ESTRATÉGIA DE DR. JOSÉ BENEDITO

Existe uma parceria interessante no governo de Dr. José Benedito e Jeovanine. O prefeito alimenta nas pessoas que estão no poder a fazer o discurso que ele é um coitadinho, benevolente, fazendo o discurso, tipo tudo que não funciona direito é culpa dos outros (Ele deixa todo mundo mandar). Mas no fundo quem manda mesmo é a raposa astuta, Dr. José.


Em troca a turma fica no poder alimentando a administração que até agora não acertou os passos.


Resta saber agora até quando essa estratégia funcionará em Vazante para a grande maioria da população que sente urgentemente a necessidade de ações e projetos que possam melhorar a qualidade de vida de todos.


Como já dissemos aqui, Dr. José pode até parecer bobo, mas na política de bobo  não tem nada. Basta lembrar é, a terceira vez que ocupa o cargo de prefeito em Vazante, usando o mesmo discurso.

Terá o discurso agora fôlego suficiente para mais três anos depois que as promessas de campanhas não foram cumpridas, demissões em massa ocorreram, exonerações derrubaram base política, bancada na Câmara Municipal parece vulnerável, ausência de projetos e a população passa agora ser mais exigente.

bom, só o futuro dirá.......



A BOA MÚSICA


Na Cadência Do Samba, por Zezé Mota

URUGUAI: PRESIDENTE SIMPLES

MUNDO

Presidente do Uruguai vai de sandálias a posse de ministro

O Globo
O jeito simples e as ideias progressistas e humanistas colocaram o presidente do Uruguai, José Mujica (foto abaixo) em todas as listas de personalidades do ano. E ele voltou a surpreender nesta quinta-feira: dando adeus à formalidade, compareceu de sandálias à cerimônia de posse do seu novo ministro da Economia, Mario Bergara.
As altas temperaturas no Uruguai, que chegaram a quase 35 graus Celsious, fizeram o presidente ainda dobrar a barra das calças para ficar mais confortável, numa atitude que, segundo o jornal argentino “Clarín”, surpreendeu “pelo pouco apelo ao protocolo”.

TUCANOS: CHAPA DO EDUARDO CAMPOS NÃO TEM FUTURO

Ilimar Franco, O Globo
Os tucanos estão empenhados em convencer formadores de opinião e líderes políticos de que a chapa Eduardo Campos/Marina Silva não tem futuro. Mesmo que Campos dobre nas pesquisas quando Marina é a vice, os estrategistas de Aécio Neves afirmam que a chapa não chegará aos 30%. Os aecistas querem evitar a divisão das forças e uma sangria em direção ao candidato socialista.

Marina Silva e Eduardo Campos. Foto: André Coelho / Agência O Globo

SERÃO CRIADOS 1.437 CARGOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos uma lei que prevê a criação de 1.437 cargos no Ministério Público Federal (MPF) até 2020. O texto, que foi aprovado no início do mês pelo Senado numa votação relâmpago e simbólica, propõe 687 postos para integrantes do MPF, entre procuradores (660), procuradores regionais (15) e subprocuradores-regionais da República (12), e outros 750 cargos em comissão no seu quadro funcional.

ENCHENTES: DILMA EM GOVERNADOR VALADARES

Logo após a confirmação de que Minas registrou mais duas mortes em razão das chuvas, ambas em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, a presidente Dilma Rousseff encerrou uma reunião com prefeitos da região e anunciou que todas as 34 cidades mineiras que decretaram situação de emergência por causa das chuvas receberão um cartão emergencial com verba ilimitada para auxiliar as vítimas dos desastres naturais. 

Com o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), a prefeitura pode gastar ajudando famílias desabrigadas e desalojadas, comprando medicamentos e itens necessários à manutenção dos centros de apoio, fazendo a limpeza da cidade, contratando caminhões etc. Para isso, não há necessidade de convênio e assinatura de documentação com o governo federal. A presidente ressaltou, porém, que o uso desses cartões será controlado, e as prefeituras terão de fazer relatórios de gastos. "Numa emergência, não dá para liberar recursos pelos canais normais. Por isso criamos o 'cartão desastre' para superar a burocracia", disse Dilma em entrevista no aeroporto de Governador Valadares.
Na manhã desta sexta-feira, Dilma sobrevoou Governador Valadares e a vizinha Virgolândia, ambas no Vale do Rio Doce, acompanhada pelo governador Antonio Anastasia e por três ministros (da Integração Nacional, Francisco Teixeira; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e da Saúde, Alexandre Padilha). Sobre o que viu em Virgolândia, declarou que ficou impressionada. “A imagem que eu tive foi muito impactante. É sorte da cidade não ter um rio passando por ela”, afirmou, destacando que a característica da topografia amenizou a possibilidade de um desastre ainda maior.

CARROCEIRO QUE GANHOU UM CAMARO NO NATAL QUER MESMO É UMA CARROÇA


O natal deste ano será R$ 200 mil reais mais farto para o carroceiro Gilvan Silva. Este é o valor estimado do Camaro amarelo que ele recebeu (23), após ser o ganhador do maior prêmio em um título de capitalização emVitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Pelo título ele pagou R$ 20 reais, o equivalente a duas cartelas. "Tivemos quatro prêmios, e esse foi o maior. O veículo foi entregue na casa do vencedor", explicou uma das funcionárias da empresa responsável pelo sorteio.

Apesar do montante, Gilvan garante que o dinheiro irá render, (como mostra o vídeo que você pode assistir aqui): "Vou comprar um terreno e uma carroça porque meu cavalo está muito cansado, " diz. Segundo ele, uma viagem com a família também está nos planos para gastar parte da quantia.

LUTA DO ANDERSON SILVA

Anderson Silva luta para conseguir revanche épica.

A luta principal do UFC 168 Weidman x Silva 2, no próximo sábado, tem todos os ingredientes para se tornar uma revanche épica com o cinturão peso médio em jogo. É uma chance de ouro para os dois atletas que fecharão o ano de lutas do UFC em 2013, e tanto o campeão Chris Weidman quando o ex-campeão Anderson Silva tem alguns pontos à serem provados quando tocarem as luvas por 25 minutos ou menos na disputa do cobiçado título da divisão médio.

Há cinco meses, quando o então campeão Anderson Silva defendia sua coroa contra o invicto desafiante Chris Weidman, nove entre 10 especialistas e fãs apontavam que o rei do peso médio teria mais uma defesa bem sucedida diante do menos experiente adversário. E apesar de ter sido levado para baixo, e utilizado sua faixa preta de jiu-jitsu para defender uma tentativa de finalização, Anderson parecia estar caminhando para sua usual apresentação de gala dentro do Octógono, onde dominaria seu adversário com a conhecida tática de confundi-lo e forçá-lo ao erro.

Porém, como em qualquer outro esporte, o menor descuido pode levar a queda, e com os méritos de um desafiante que realmente acreditou e foi para cima do campeão, Weidman continuou desferindo seus socos até conectar em cheio o queixo do brasileiro e mandá-lo para a lona no segundo assalto (1:18). Foi a consagração do atleta conhecido como “All American” e o inicio dos questionamentos sobre o até então intocável Spider Anderson.

Agora, para o novo encontro com papéis inversos – Weidman é o campeão e Silva o desafiante, o objetivo dos dois competidores será “apenas” deixar o Octógono carregando o cinturão, entretanto muitas perguntas terão suas respostas, fazendo dessa revanche a luta perfeita para encerrar com chave de ouro a programação do UFC.

É o momento para Weidman provar a velha máxima, quanto mais treino, mais sorte tenho, e impor seu domínio sobre o ex-campeão. (Site oficial do UFC).

NOVO SALÁRIO MINÍMO INJETARÁ BILHÕES NA ECONOMIA


O novo salário mínimo de R$ 724, que passa a vigorar a partir de janeiro, irá gerar um incremento de R$ 28,4 bilhões na economia, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Estudo do Dieese sobre os impactos do novo mínimo mostra ainda que, em termos de médias anuais em reais o valor de R$ 724 é o maior valor real (descontada a inflação medida pelo Índice do Custo de Vida - ICV) desde 1983, considerando a série histórica do salário mínimo no país.

O novo valor representa um reajuste de 6,78% sobre o salário mínimo atual, de R$ 678."Com o valor de R$ 724, a vigorar a partir de janeiro, o piso acumula ganho real de 72,35%, desde 2002", destaca o Dieese.

O Dieese explica que o novo valor corresponde à variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, de 1,03%, e à variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimada em 5,54%.

O levantamento mostra ainda o valor de R$ 724 representa um poder de compra equivalente a 2,23 cestas básicas. Segundo o Dieese, trata-se da maior quantidade registrada nas médias anuais desde 1979.

Impacto na Previdência:

O estudo afirma que 48,2 milhões de brasileiros têm rendimento referenciado no salário mínimo, sendo 21,4 bilhões beneficiários do INSS e 4,2 bihões empregados domésticos.

Se o novo mínimo elevará as despesas com Previdência Social em cerca de R$ 12,8 bilhões ao ano, por outro lado aumentará a arrecadação tributária em cerca de R$ 13,9 bilhões, segundo o Dieese. "O peso relativo da massa de benefícios equivalentes a 1 salário mínimo é de 48,7% e corresponde a 69,5% do total de beneficiários", informa o estudo.

SENADORA PEDE RIGOR NAS INVESTIGAÇÕES DO CAIXA 2 DO DEM

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) defendeu na manhã desta quinta-feira uma investigação ágil, profunda e rigorosa sobre a denúncia de tráfico de influência e Caixa 2 envolvendo o DEM potiguar. A petista aproveitou para admoestar o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM.

“A Polícia Federal está fazendo o seu papel. Na hora em que o Ministério Público toma a decisão de reabrir o caso, o que se espera é uma investigação rigorosa e profunda e que a verdade venha à tona”, disse a petista.

Fátima disse que, “ao contrário do presidente do DEM, senador José Agripino, que quando aparece uma denúncia envolvendo o PT ou um partido aliado, se apressa em julgar e condenar, nós vamos aguardar o resultado do processo investigatório, que esperamos seja ágil”, completou. “Quem for inocente será inocentado. Quem for culpado, que pague com os rigores da lei”, disse.

Segundo Fátima Bezerra, “tanto as denúncias de tráfico de influência como de Caixa 2 do DEM devem ser investigadas”. Ela ressaltou a credibilidade das instituições responsáveis pela abertura das investigações. “As instituições Polícia Federal, Ministério Público estão no estrito cumprimento dos seus deveres. E a sociedade espera que o processo investigatório traga à tona os devidos esclarecimentos acerca desse nebuloso episódio”.

PESQUISAS TERÃO QUE SER REGISTRADAS


A partir da próxima quarta-feira (1º), o registro das pesquisas eleitorais será obrigatório, de acordo com o calendário eleitoral de 2014. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem ser registradas apenas as pesquisas de candidatos à Presidência da República. Os levantamentos referentes aos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital são registrados nos tribunais regionais eleitorais.

Para o registro de pesquisas, é obrigatório o uso do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado por 30 dias nos sites dos tribunais eleitorais. A finalidade do registro é dar publicidade às informações prestadas e permitir a fiscalização pelos partidos e pelo Ministério Público Eleitoral.

Para a divulgação dos resultados de pesquisas no horário eleitoral gratuito, devem ser informados o período em que a pesquisa ocorreu e a margem de erro. Não é obrigatória menção aos candidatos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a equívoco quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

O veículo de comunicação social que publicar pesquisa não registrada deve arcar com as consequências da veiculação, mesmo que esteja reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa. A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações exigidas sujeita os responsáveis à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

DILMA SOBREVOOU REGIÕES ATINGIDAS POR TEMPORAIS EM MINAS

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou as regiões atingidas por temporais no leste de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira (27). Ela partiu em um helicóptero do aeroporto de Governador Valadares, cidade que está em estado de emergência por conta dos estragos causados pelos temporais. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acompanha a presidente, entre outras autoridades.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, 18 pessoas morreramno estado vítimas da chuva e outras 60 ficaram feridas. Em todo o estado, 34 cidades estão em situação de emergência .Mais de sete mil casas foram danificadas e 116 destruídas.

Mais de dez mil pessoas estão fora de casa por conta da chuva. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado na tarde de quinta-feira (26), são 6.959 pessoas desalojadas e outras 2.460 desabrigadas.

Na madrugada desta quinta-feira (26) foi encontrado o corpo de uma mulher em Juiz de Fora. Ela estava dentro de uma casa que desabou. A Defesa Civil confirmou que ela é 18ª vítima da chuva no estado.

A 17ª morte foi a de um menino de sete anos encontrado após um desabamento de terra em Sardoá, no leste do estado. Outras seis pessoas da mesma família morreram no incidente, que ocorreu no dia 17.

Na terça-feira (24) morreu a 16ª vítima da chuva em Minas. Um homem de 48 anos atingido por um deslizamento de terra em Itabira, na região central do estado.

Em Belo Horizonte, um homem que estava se afogando dentro de um carro morreu na segunda (23). Ele chegou a ser resgatado, mas não resistiu. Ainda na segunda, em Itanhomi, no Leste do estado, uma casa desabou e matou uma mulher. A idade não foi confirmada, mas ela teria aproximadamente 60 anos.

Em Governador Valadares, duas crianças morreram na noite deste domingo (22) após um deslizamento no Bairro Vera Cruz. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a terra deslizou em cima do muro da casa em que elas estavam, arrastando o imóvel. As crianças de três e 11 anos chegaram a ser resgatadas com vida, mas não resistiram.

Em Ipatinga, um homem de 33 anos morreu soterrado ao tentar salvar o cão de estimação no domingo (22). Na sexta (20), em Timóteo, um idoso também foi vítima de soterramento, após deslizamento de terra em um lote.

No dia 19 de dezembro, um homem de 30 anos morreu ao tentar atravessar o Córrego Bebedouro, em Francisco Sá. No dia 18, uma mulher de 61 anos morreu após o deslizamento de uma encosta sobre a rodovia MG-474, em Aimorés.

Os dois primeiros óbitos foram registrados em Caratinga, Astolfo Dutra, na Zona da Mata. No dia 6, uma adolescente de 12 anos morreu depois de um desmoronamento de uma casa, no município da Zona da Mata. No dia 4 de outubro, um homem de 22 anos foi atingindo por um raio enquanto trabalhava em uma área rural de Astolfo Dutra.

RECEITA DEIXARÁ DE EXIGIR DOCUMENTO RECONHECIDO FIRMA EM CARTÓRIO

A partir desta quinta-feira (26), os contribuintes que precisarem entregar documentos à Receita Federal não precisarão reconhecer firma em cartório. O reconhecimento de firma será exigido apenas quando houver dúvidas em relação à autenticidade da assinatura. A dispensa da obrigação foi instituída pela Portaria 1.880, publicada ontem (26) no Diário Oficial da União. 

Caso seja comprovada fraude, a Receita terá até cinco dias para comunicar o fato à autoridade competente para instauração de processo criminal. De acordo com a Receita, a medida está amparada no princípio da boa-fé, que estabelece que o cidadão que requer um serviço público está agindo corretamente. 

Em caso de apresentação de procurações para acessar dados de contribuintes na internet, será exigido apenas que o contribuinte assine a procuração na presença do servidor da Receita. Segundo o texto da portaria, o reconhecimento de firma continuará a ser exigido nas situações determinadas por lei. No entanto, a Receita esclarece que, atualmente, a legislação não prevê casos de serviços requeridos ao Fisco que necessitem de firma reconhecida. 

DEPUTADOS DE OLHO NAS EMENDAS

Plenário da Câmara aprova projeto Mais Médicos
Preocupados com a própria reeleição em 2014, deputados federais interromperam o recesso de fim de ano para fazer uma romaria por ministérios numa tentativa de agilizar a liberação de emendas. Dezenas de deputados e líderes partidários estão em Brasília para, num último esforço, tentar obter do governo federal garantias de obras em suas bases eleitorais. As emendas que não forem empenhadas até o dia 31 de dezembro deste ano serão automaticamente canceladas.
O acordo fechado entre governo federal e parlamentares prevê o envio de 10 milhões de reais para cada Estado em 2014, além de um "bônus" de 2 milhões de reais para os integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e líderes partidários. Deputados dizem que nem tudo que foi prometido foi cumprido.
"Temos que ficar aqui cuidando porque se não cancela tudo e os ministérios redirecionam a verba para onde querem", diz o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). "Até agora a viagem foi perdida. Tem muito problema e nem sinal de fumaça", reclama o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE).
O governo diz que o Ministério do Planejamento já deu a autorização para os empenhos e que os problemas existentes têm origem na deficiência dos projetos apresentados ou inadimplência das prefeituras. Dentro do Executivo há quem admita, porém, que em algumas pastas falta corpo técnico capaz de analisar os projetos em tempo hábil. As áreas com mais emendas e que teriam mais pendências são Saúde, Educação e Integração Nacional, mas há problemas também em pastas com orçamento menor, como Esporte, Defesa e Direitos Humanos.

MARQUETEIRO DE EDUARDO CAMPOS SERÁ UM ARGENTINO

Candidato à Presidência da República em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB), deverá entregar sua campanha nacional nas mãos do publicitário argentino Diego Brandy. Eduardo tem mantido conversas regulares com o publicitário e já avisou sua intenção a integrantes do PSB. A informação é de Luciana Lima, no blog Poder Online. A colunista lembra que o governador mantém estreita ligação com Brandy desde que era ministro da Ciência e Tecnologia do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta época — lembra Luciana — o argentino atendeu Eduardo Campos no trabalho de analisar a viabilidade de seu nome para o governo de Pernambuco nas eleições de 2006. Brandy mora no Recife desde 2007, onde comanda o instituto de pesquisas Cipec. Ele também foi responsável pela campanha vitoriosa de Geraldo Júlio (PSB) à prefeitura de Recife, em 2008.
20131227-072417.jpg

APOSTA DA MEGA-SENA DA VIRADA PODE SER FEITA ATÉ DIA 31


20131227-075733.jpg
Quem quiser ter a chance de começar 2014 milionário, pode fazer suas apostas para a Mega-Sena da Virada até as 14h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro em todas as lotéricas do país. O jogo simples custa R$ 2.
O sorteio ocorre no dia 31 de dezembro, às 20h25 (horário de Brasília), no estúdio da Rede Globo, em São Paulo. O prêmio deve ultrapassar a casa do R$ 200 milhões, segundo estimativa da Caixa.
O vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fabio Cleto, diz que as lotéricas já registram o aumento no fluxo de pessoas, por isso o ideal é que os interessados em fazer as apostas não deixem para a última hora para evitar as filas. Os clientes pessoa física que tenham conta na Caixa podem fazer suas apostas pela internet.

CALENDÁRIO DO PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal definiram o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família para o ano de 2014. O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Em janeiro, por exemplo, as famílias poderão sacar os recursos entre os dias 20 e 31.
Para saber em que dia sacar seu dinheiro, a família deve observar qual é o último algarismo do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão do Bolsa Família. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em “2” no segundo dia e assim por diante.
20131227-092338.jpg