quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PREFEITOS PRECISAM FAZER O DEVER DE CASA

Prefeitos precisam administrar melhor o custo da máquina, reduzir endividamento, podar empreguismo e combater desperdícios e distorções.Para isso, fundamental é ter coragem e vontade política, pois naturalmente muitos privilégios terão que ser arrancados.

REFLETIR

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade

DILMA SANCIONA LEI QUE TRANSFERE CONCESSÃO DE TÁXI PARA PARENTES

A presidente Dilma Roussef sancionou a Medida Provisória 615/13, que permite a transferência de concessões de táxi para parentes dos permissionários. Em solenidade com a petista no Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetáxi), taxistas comemoraram a mudança. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entretanto, adiantou que vai recorrer à Procuradoria Geral da República para tentar anular a decisão.

CRUZEIRO: 93,2% DE CHANCES PARA SER CAMPEÃO BRASILEIRO

Com o tropeço diante do São Paulo, nessa quarta-feira, o Cruzeiro perdeu a invencibilidade no novo Mineirão, quebrou a sequência de 12 jogos sem ser derrotado e ainda deixou de abrir 14 pontos na ponta da tabela. Mesmo assim, a Raposa não reduziu a chance de ser campeã brasileira. Ao contrário, o time mineiro viu suas possibilidades aumentarem, segundo cálculos do portal “Probabilidades no Futebol”, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Como o Cruzeiro deu a sorte de contar com o revés do Grêmio na mesma rodada, o time mineiro seguiu com os 11 pontos de diferença para o gaúcho, segundo colocado na tabela do campeonato, com 48.
Assim, a Raposa ficou mais perto do título, já que restam menos jogos para o fim da disputa. A lógica é apontada pelo portal da UFMG, que cravava que o Cruzeiro tinha 88,9% de chances de título ao fim da 24ª rodada, quando a diferença de 11 pontos já existia em relação ao Grêmio, que sustentava 4,4% contra 3,1% do Botafogo e 2,7% do Atlético-PR, times que compõem o G-4.
Agora que o campeonato chegou à 27ª rodada, a probabilidade de título celeste aumentou para 93,2% contra 4,5% do Grêmio e 1,1% de Atlético-PR e Botafogo. Se a diferença de 11 pontos na tabela for mantida, o Cruzeiro se torna campeão na 35ª rodada.

SUCESSO À VENDA DE INGRESSOS PARA A COPA DO MUNDO

Terminou nesta quinta-feira 10 a primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. As vendas das entradas começaram dia 20 de agosto. Até o momento, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) estima que tenham havido 5,48 milhões de solicitações. A Fifa disponibilizou para essa primeira fase 1 milhão de ingressos, como o número de solicitações foi superior, os tíquetes serão sorteados. Até o dia 4 de novembro será divulgado o resultado.
A próxima etapa de comercialização de entradas será entre 5 e 28 de novembro. Nesta etapa as vendas serão imediatas e serão feitas por ordem de chegada. Para facilitar o acesso do torcedor, a Fifa criou um guia para a compra das entradas.
Segundo a Fifa, o número de solicitações da primeira etapa teve um aumento de quase 1 milhão após o balanço divulgado na quinta-feira (3), que mostrava 4,5 milhões de solicitações. Os países com maior número de pedidos são, na ordem: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Chile, Inglaterra, Japão, Colômbia, Austrália e México.

LULA O DUBLÊ DA DILMA

O ex-presidente Lula está na estrada. Ele cumpre, à risca, e com o pé no acelerador, a estratégia de ser o que chamou de "candidato dublê" da presidente Dilma Rousseff. Na manhã desta quinta-feira 10, ele subiu à tribuna da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, em Brasília, para reforçar sua associação ao Programa Bolsa Família, atacar a ajuda dos países ricos ao setor financeiro internacional e para mandar recados aos adversários.
- Estou acostumado a tomar borduadas. Mas tenho casco de tartaruga. Essa luta nós já vencemos, disse ele, aplaudido, à audiência da
Conferência. Lula deu números sobre conquistas sociais alcançadas em seu governo, como a criação de 50 mil creches e a implantação de escolas em tempo integral. "Neste ponto, quero agradecer a Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que nos anos 80 já apontavam a escola de tempo integral com a alternativa ao trabalho infantil".
Pelo campo da esquerda, Lula está privilegiando conceder entrevistas às mídiais sociais. A mídia tradicional só foi contemplada numa entrevista que ele concedeu à jornalista Tereza Cruvinel, sua amiga pessoal, hoje no jornal Correio Brasiliense. Antes, falara à TV CUT e, ontem, ao site Carta Maior.
"A gente não consegue resolver os desmandos de cinco séculos em uma década, mas posso dizer a vocês que, conhecendo a alma da presidente Dilma, no próximo governo o trabalho infantil estara erradicado. Isso é mais que um compromisso político, é uma profissão de fé".
Mais campanha impossível. Lula, por exemplo, contou passagens de sua infância.
- Fui vendedor de laranjas, de amendoim, engraxate e auxiliar de tituraria até encontrar, aos 15 anos, minha profissão de torneiro mecânico, lembrou. "Tive meu primeiro pedaço de pão para comer aos sete anos de idade".
O ex-presidente não poupou críticas, para explicar porque o trabalho infantil atinge mais de 80 milhões de crianças em todo o mundo, aos recursos repassados por governos de países ricos em ajuda ao setor financeiro.
- Desde 2008, o setor financeiro irresponsável já foi socorrido com US$ 10 trilhões nos países ricos. Só guerra do Iraque custou US$ 2 trilhões. É claro que com todo esse dinheiro seria possível acabar com a fome no mundo e, assim, exterminar com o trabalho infantil.
Com esse discurso emotivo e técnico, Lula encerrou o encontro sob aplausos. Ao entrar na sala, foi cercado por crianças que lhe pediram autógrafos. Jogando em dobradinha com a presidente Dilma, Lula será mesmo um osso duro de roer na campanha eleitoral de 2014. E, como continuam dizendo em vários setores da mídia, se houver alguma indecisão da presidente em concorrer, o "dublê" não pensará duas vezes em assumir o papel principal.

VAZANTE: BOATOS DE RENÚNCIA DO PREFEITO PODE SER COISA DO FOGO AMIGO

Vira e mexe surge boatos sobre uma possível renúncia do prefeito Dr. José Benedito, como a oposição permanece calada tem gente achado que isso é coisa do fogo amigo Já que o fato agradaria uma ala do governo ligada ao vice-prefeito. Os boatos estariam deixando o grupo ligado ao chefe do palácio do zinco extremamente irritado.

VAZANTE: VÍDEO INSTITUCIONAL MOSTRA UMA CIDADE EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

Com o tema "construindo um futuro para todos" a prefeitura de vazante divulga vídeo institucional que faz apologia aos meses de administração do atual governo deixando transparecer que a cidade vive um processo de desenvolvimento em todas as áreas: educação, saúde, social e serviços públicos. No vídeo a imagem é de uma cidade que respira importantes transformações, uma época de prosperidade.


VAZANTE: DEPUTADO LIBERA 14 MATA BURROS

A Prefeitura de Vazante por intermédio da Secretaria Municipal de Obras conseguiu por meio de emenda do Deputado Estadual Deiró Marra, 14 mata burros, que serão de grande importância para o meio rural.
As novas estruturas são de metalón e irão contribuir para as melhorias na área rural. A Secretaria Municipal de Obras criou um cronograma para atender as estradas de maior fluxo de veículos e concentração de população da zona rural com estas novas instalações.
Os trabalhos têm previsão para iniciar no dia 10 de outubro e término no dia 24 de outubro atendendo as comunidades das Amoreiras, Cachoeira e Bainha.
fonte:prefeituravazante

ANASTASIA E O SEU LEGADO

O governador Antônio Anastasia (PSDB) disse, nesta quinta-feira, que o maior legado de seu governo e da gestão do PSDB nesses últimos anos em Minas Gerais é seu modo de governar. “Se alguém me pergunta qual seria o meu maior legado desses anos de Governo, desde o tempo do governador Aécio Neves, eu diria com muito orgulho que é exatamente esse novo modo de governar”, analisou. O comentário de Anastasia foi durante visita à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) onde apresentou a integrantes da entidade a política do estado para atração de investimentos. 

CORREIOS: FIM DA GREVE

Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram nesta quinta-feira (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro. A decisão foi tomada após assembleias de ontem à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores. De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.

PESQUISA: DILMA NADA DE BRAÇADA NO CEARÁ

Pesquisa Vox Populi no Ceará: presidente Dilma, 64%; Marina Silva, 13%; Aécio Neves, 6%; e, Eduardo Campos, 2%. Eunício Oliveira (PMDB) lidera para o governo (37%) e Tasso Jereissati (PSDB) para o Senado (38%). Foram 1.600 entrevistas de 29 de setembro a três de outubro.

BLOG DO ILIMAR FRANCO: AS CONTRADIÇÕES

A ex-candidata Marina Silva expulsou Ronaldo Caiado (DEM) da campanha de Eduardo Campos (PSB). Este, depois de tê-lo convidado a apoiá-lo, declarou na rádio CBN, que “não há nenhuma aliança com o Caiado”. As próximas vítimas serão os Bornhausen e Heráclito Fortes? Ambos são egressos do DEM. Ou haverá um freio de arrumação? Homem da corte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato ao governo de Brasília, foi à tribuna do Senado tecer loas à Marina. Ontem, no Correio Braziliense, ela disse que apoia Reguffe (PDT). É, como disse o ex-presidente FH, para o Radar On-line de Veja: “Hoje, é tudo novidade. Dentro de três meses, porém, as contradições aparecerão mais”.

PESQUISA NO ESTADO PARANÁ CRIA UMA SITUAÇÃO INUSITADA

Por meses à fio se especula sobre a possibilidade do ex-presidente Lula substituir a presidente Dilma, como candidato do PT nas eleições de 2014. Mas tem crescido nestes semanas a interrogação sobre quem será o candidato do PSDB e, nas últimas horas sobre quem será o candidato do PSB. Somente uma pesquisa nacional pode definir o tamanho e o embaraço político desta indefinição.
Mas por hora, vamos ficar com uma pesquisa feita no Paraná pelo Instituto Paraná Pesquisas e que foi publicada hoje no jornal O Estado do Paraná. Nela, a presidente Dilma (PT) tem 25,3% das intenções de voto, José Serra (PSDB) tem 23%, Marina Silva (PSB) 18%, Aécio Neves (PSDB) 16,1%, Eduardo Campos 3,4%. Não sabem 7,2% e nenhum 7,1%.
Há outro cenário. Neste, Dilma tem 29,5%, Marina 25,4%, Aécio 21,3% e Eduardo 6,4%. Não sabe 8,8% e nenhum 8,5%. Foram feitas 2.512 entrevistas em 90 municípios do Paraná entre os dias 30 de setembro e seis de outubro.
Estes números talvez representem uma pista do quadro em nível nacional. Nós próximos dias, quando saírem as pesquisas nacionais vamos conferir.

VAZANTE: FALTA PULSO FORTE

Companheiros de Dr. José Benedito acham que falta pulso forte para o prefeito tomar as rédeas da administração, segundo eles as várias facções partidárias e ausência total de projeto para a cidade, estão levando o município a um caos administrativo que há anos não se via.

PATOS DE MINAS: AEROPORTO LIBERADO

Aeronaves de pequeno porte batizaram, a pista do Aeroporto Municipal de Patos de Minas. A expectativa é que a partir desta semana a companhia Trip Azul volta a operar os voos regionais. A pista de 1.700 metros estava fechada para pousos e decolagens desde o início de agosto. As obras de reforma e ampliação são parte dos investimentos do governo de Minas Gerais. Elas contemplam uma série de melhorias no terminal de passageiras, na segurança e no sistema operacional.

As obras incluíram dois serviços fundamentais para que a cidade possa pleitear novos voos: a construção de uma unidade de combate a incêndio com a aquisição de um veículo especial e o reforço na pista de decolagem e pouso com a colocação de nova camada asfáltica.

A reforma está orçada em R$ 4.348.008,13 (quatro milhões, trezentos e quarenta e oito mil reais, oito reais e treze centavos) e ainda incluiu a construção de alambrados ao redor de todo o aeroporto, evitando, assim, a entrada de animais na área de pousos e decolagens. O terminal de passageiros também passa por melhorias, a previsão é de que as adequações levem alguns dias para serem concluídas.

Segundo o diretor de trânsito, Major Osmar Divino, com a reforma e ampliação serão permitidos pousos de aviões maiores em Patos de Minas. “A pista é homolagada para aviões ATR de 35 lugares, mas depois receberá aeronaves que comportam até 68 passageiros”, disse.
Fonte: ASCOM.


DEPUTADO JOSÉ HUMBERTO DEIXA O PHS

O deputado federal José Humberto Soares pertence, agora, ao Partido Social Democrático (PSD). Ele deixou o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), ao qual estava filiado desde 2009. Segundo o parlamentar, um dos motivos da troca foi porque continuar na legenda significaria incerteza para concorrer em 2014, caso essa possibilidade venha a se confirmar.

O partido PHS é a legenda do atual prefeito de Vazante Dr. José Benedito que apoiará a reeleição do Dep. José Humberto. 


PATOS DE MINAS: PREFEITO ASSINA TAC COM O MINISTÉRIO PÚBLICO

O prefeito Pedro Lucas Rodrigues assinou na tarde desta quarta-feira (9) o Termo de Ajuste de Conduta. O TAC é um acordo firmado entre o Município de Patos de Minas e o Ministério Público para resolver a exploração das jazidas de cascalho e regularizar o licenciamento das áreas de extração do recurso natural. O cascalho é utilizado em grande escala no encascalhamento das estradas rurais. Sem ele, não é possível fazer a manutenção das estradas e a zona rural fica sem transporte escolar e como escoar a produção agrícola.

A assinatura do TAC ocorreu nas presenças dos membros da Comissão de Urbanismo, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente (CUTTMA), Codema, IEF, Polícia de Meio Ambiente (10ª Cia Indimat) e representantes da Prefeitura Municipal, entre eles o Procurador-Geral do Município, Damião Borges, Secretário Municipal de Infraestura, Nelson Nogueira, e Civuca Costa, da Diretoria de Meio Ambiente. 

Pelo acordo firmado fica estabelecido que o Município retomará imediatamente os serviços de manutenção das estradas rurais. São cerca de 1.400 quilômetros, além dos os galhos, que totalizam 3.500 quilômetros. “O trabalho é para longo prazo e por isso a prioridade agora é atender aqueles pontos cruciais”, disse o prefeito Pedro Lucas Rodrigues. 

Fonte: ASCOM

LÍDER DO DEMOCRATAS FICA IRRITADO COM A MARINA

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), rebateu através de nota os ataques a ele perpetrados pela ex-senadora Marina Silva, que em entrevista ao jornal O Globo acusou o ruralista de ser “inimigo histórico” dos trabalhadores rurais (aqui). “É preocupante que alguém que postula a Presidência da República seja intolerante e hostil exatamente ao setor mais produtivo da economia, responsável por 23% do PIB e por mais de um terço dos empregos formais do país”, disse Caiado, ao sugerir que a crítica direcionada a ele reflete o “preconceito” da líder da Rede Sustentabilidade com os produtores rurais brasileiros.
As queixas de Marina em relação a Caiado tiveram o objetivo cirúrgico de inviabilizar a tentativa de aliança entre o DEM e o PSB em Goiás -- cujas tratativas já estavam em estágio avançado -- e dissociar seu projeto do histórico do ruralista goiano depois que a Rede declarou-se unida ao PSB no projeto presidencial de 2014. Surtiu efeito. À rádio CBN, o governador Eduardo Campos, presidente do PSB e virtual nome à sucessão da presidente Dilma Rousseff, respaldou Marina ao afirmar que “não há nenhuma aliança com Ronaldo Caiado nesse conjunto do PSB e da Rede”.
A declaração de Campos é escorregadia. Não só havia conversações avançadas para a formação de uma aliança entre o PSB e o DEM em Goiás como Caiado se apresentava como o nome para encabeçar a chapa ao governo goiano. O ruralista chegou mesmo a defender o apoio do Democratas a Campos, em detrimento de Aécio Neves e do PSDB.
Caiado, contudo, não atacou diretamente o presidente do PSB. Mas ironizou o recuo de Campos ao dizer que ele (Caiado) foi um dos primeiros políticos do País a defender a candidatura do governador pernambucano “por entender que ele poderia ter uma postura nova na politica brasileira, democrática, firme e corajosa”. E continuou: “Foi por crer na pluralidade que tinha me associado ao projeto político do governador Eduardo Campos, cujo discurso rejeitava radicalismos.”
O democrata, surpreendentemente, suprimiu na nota seu estilo agressivo. Durante todo o dia era esperada uma manifestação ainda mais dura. A senadora Kátia Abreu discursou e soltou nota em defesa de Caiado (aqui). Chegou a ser anunciado um pronunciamento bombástico na tribuna da Câmara. O estilo Caiado não se materializou, porém. A resposta limitou-se à nota, onde Caiado afirma que Marina se equivoca ao ver no produtor rural, “o maior empregador do país”, um inimigo do trabalhador. “É um colossal contrassenso. Em meu estado, Goiás, o agronegócio emprega nada menos que a metade da mão de obra ativa e responde por 67% do PIB.”

UNAÍ-MG: UMA ALA DA SITUAÇÃO ACHA MELHOR APOIAR UM FILHO DA TERRA

O prefeito de Unaí-MG, Delvito Alves sente pressão de uma ala do seu grupo para apoiar um filho da terra para deputado estadual na eleição do ano que vem. Acontece que ele já praticamente se definiu para apoiar a reeleição do deputado estadual, Dilzon Melo do PTB. 

VAZANTE: BRIGA INTERNA PREJUDICA O GOVERNO

Está ficando cada vez mais claro que existe um grupo dentro do governo que defende abertamente o vice-prefeito Jeovanine Rabelo (eles acham que ele foi escanteado). Isso estaria criando mal estar entre o grupo do prefeito que estaria cobrando mais obediência da ala do vice a atual administração.

VAZANTE: PALÁCIO DO ZINCO EM ALERTA

Denúncias de ex-aliados estariam deixando o prefeito Dr. José Benedito preocupado. A pressão estaria deixando o palácio do zinco em alerta. 

VAZANTE: OLHO GORDO EM CIMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O cargo de secretário municipal de saúde também sofre pressão. Uma ala do governo pressiona o prefeito para fazer mudanças na área de saúde. Mas por enquanto Marquinhos da House Bike continua tendo o apoio do chefe do executivo do palácio do zinco. Mas o olho gordo em cima do cargo é grande.  

VAZANTE: PRODUTOR RURAL SE SENTE ESQUECIDO

Produtores rurais estão irritadíssimos com o governo municipal de vazante a rejeição no meio rural não pára de crescer. O homem do campo se sente esquecido pela a atual administração

VAZANTE: SECRETÁRIO SOFRE PRESSÃO

Existe uma pressão de todos os lados contra o secretário municipal da fazenda, Renê Rodrigues que luta para não cair. Nos bastidores o prefeito Dr. José Benedito estaria estudando um jeito de resolver a celeuma interna envolvendo o secretário. Gente é que não falta de olho no cargo.

COORDENADOR REGIONAL DO PRB PARTICIPA COM DEPUTADO DE LIBERAÇÃO DE PATRULHAS MECANIZADAS PARA MUNICÍPIOS

"Municípios mineiros recebem patrulhas mecanizadas do Ministério da Pesca Nesta quarta-feira, 9, o deputado George Hilton (MG), líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Câmara, liderou um grupo de 23 prefeitos dos Vales Rio Doce e Jequitinhonha, e das regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, em um encontro com o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia. 

Na pauta da reunião, que também foi acompanhada pelo o coordenador do PRB no Alto Paranaíba, Joaquim Coelho Neto, a liberação, para os municípios de patrulhas mecanizadas, composta por escavadeira hidráulica e trator de esteiras, que serão entregues até o final do semestre, segundo informou Maia. 

Na oportunidade, George Hilton destacou o potencial mineiro para a piscicultura, afirmado ter visto, in loco, “a realidade desses municípios e creio que esse incentivo do governo federal ajudará muito as famílias que sobrevivem da agricultura familiar nas regiões. Os municípios estão ansiosos pela chegada desses equipamentos que serão fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, comentou o deputado, corroborado por Joaquim, ao colocar que a piscicultura tem se mostrado como uma forte alternativa de produção para famílias assentadas. — com George Hilton."

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE ESTARÁ EM PRESIDENTE OLEGÁRIO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antônio Andrade, participa nesta sexta-feira, 11, de Encontro de Lideranças durante a Festa da Produção em Presidente Olegário.


CIRCULA NO FINAL DE SEMANA MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL " DE FATO"

Tive a informação que estará circulando no final de semana mais uma edição do jornal " DE FATO" divulgando os principais fatos da nossa região. 

VAZANTE: PREFEITO É LEMBRADO PELA A POPULAÇÃO

Quase 10 meses da atual administração a população mais simples de Vazante sente falta dos programas sociais que marcaram a administração do ex-prefeito Orlando Fialho. Reconhecido por ter feito uma gestão voltada para o social, Fialho é hoje um dos nomes mais lembrados segundo pesquisas internas feita pelo os oposicionistas. 

USUÁRIO: CANCELAMENTO AUTOMÁTICO PARA TODOS OS SERVIÇOS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXA, INTERNET E TV

Deve entrar em vigor até fevereiro do ano que vem a norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que garante ao usuário cancelamento automático de todos os serviços --telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura, sem que seja necessário tratar o assunto com atendentes da empresa, segundo informou nesta quarta-feira (9) o presidente da reguladora, João 
Rezende.

"Devemos aprovar o regulamento em outubro. Daremos um prazo de 90 ou 120 dias para que as empresas adequem seus sistemas. Então, no máximo, até fevereiro do ano que vem estará valendo", disse Rezende.

A ideia, segundo explicou o presidente, é de que os clientes possam entrar em contato com a empresa por telefone ou pela internet e selecionar a opção cancelamento. A operação terá de ser confirmada, em seguida, pelo usuário.

VAZANTE: GRANDES PARTIDOS INDEFINIDOS

Faltando um ano para a eleição do próximo ano a movimentação é grande nos bastidores para consolidar os apoios. Em Vazante os pequenos partidos estão se organizando com a finalidade de fechar seus candidatos. Enquanto isso os grandes partidos PMDB, PSD, PSDB, PTB, estão indefinidos diante do cenário de 2016.

GUARDA-MÓR: OPOSIÇÃO DESEJA GILMAR FORTE NO PRÓXIMO ANO

Uma ala da oposição de Guarda-Mór quer que o ex-prefeito Gilmar Ferreira com uma forte participação na eleição do próximo ano. O projeto é preparar o ex-prefeito para voltar ao poder em 2016.

EDUARDO CAMPOS PRECISA CRESCER, PARA NÃO SER ENGOLIDO PELA A MARINA

Eduardo Campos não é um "zero", como Ciro Gomes o chamou na sua tola e habitual verborragia, tampouco é o estrategista político formidável, tal qual passou a ser pintado em Brasília após a surpreendente filiação da ex-senadora Marina Silva ao seu PSB.

O governador de Pernambuco é um construtor de pontes, paciente e habilidoso, que consegue se manter como interlocutor de quase todo o mundo, de Lula a Serra, de Bornhausen e Ronaldo Caiado a Marina. É um conciliador que parece mais mineiro do que o próprio Aécio Neves.

É evidente que esses traços o ajudaram a se posicionar no momento em que Marina precisava achar uma saída para o imbróglio em que se meteu ao não conseguir oficializar a tal Rede Sustentabilidade --não se filiar a um partido significaria abdicar totalmente da eleição presidencial; entrar numa sigla qualquer apenas para ser candidata seria um gesto personalista que poderia arranhar a imagem da nova política, que Marina tanto cultiva.

Mas, na prática, o governador pernambucano foi um agente passivo nessa história toda. Se alguém anteviu alguma coisa, foi Marina. A ex-senadora criou o principal fato político desde a eleição de Dilma e ainda jogou sobre Campos a responsabilidade de crescer nas pesquisas em pouco tempo, ao deixar claro que, se o governador não se viabilizar, ela pode concorrer.
No cenário anterior, Campos seria um vitorioso se terminasse a eleição presidencial do ano que vem com cerca de 15% dos votos. Atingiria seu objetivo de tornar-se um nome nacionalmente conhecido a fim de, quatro anos depois, disputar a sucessão para valer.

Agora, após o empurrão da ex-senadora, se Campos não atingir esse patamar nos próximos meses, antes mesmo de a campanha eleitoral começar, poderá ser forçado a abdicar da candidatura em favor de Marina. Sob o risco de ficar com o ônus de ter atrapalhado a real terceira via.

PMDB E A ELEIÇÃO DE 2014

O deputado federal Newton Cardoso (PMDB), afirmou que tudo entre os peemedebistas referente a eleição do próximo ano estará resolvido em mais de um mês.

MÁS NOTÍCIAS PARA AÉCIO

Se a aliança Edumarina abalar muito a campanha de Aécio. Como já se especula. Isso poderá afetar também a sucessão mineira. Após analisar os dados de sua pesquisa, que abrange 209 eleitores e incluiu entrevistas em profundidade, a Multidados concluiu que um iminente fracasso da candidatura de Aécio poderia desestimular o eleitor a votar no candidato a governador apoiado pela Cidade Administrativa.

PESQUISA PRESIDENCIAL EM MINAS

A última pesquisa realizada pela multidados em Minas (19 de setembro) a corrida ao Planalto estava assim em terras mineiras: Aécio 41%, Dilma 34%, Marina 16% e Eduardo Campos 2%. Agora é aguardar a próxima pesquisa diante da união entre Eduardo e Marina para sentir a temperatura dos mineiros. 

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ATENTO AO CENÁRIO POLÍTICO DE VAZANTE

Apesar da carreira muito bem sucedida em Brasília-DF o ex-presidente da Câmara de Vazante, o economista e advogado Amir Pedro de Melo continua muito ligado a sua terra natal observando com atenção o cenário político da cidade. Pedro deve participar das articulações visando a eleição do próximo ano. Atualmente ele permanece como pres. do PTB de Vazante.

VAZANTE: APESAR DE LIVRE, LEVE E SOLTO O GOVERNO AINDA NÃO MOSTROU NADA DE NOVO

Apesar do governo ainda não ter mostrado pra que veio o prefeito Dr. José Benedito governa livre, leve e solto, sem nenhum tipo de oposição aos seus atos. Situação totalmente diferente do seu antecessor Orlando Fialho que foi extremamente criticado por uma oposição ferrenha e voraz.

Na época se falava que a receita era robusta, sobrava recursos para fazer inúmeras obras e investir mais no social. Passados quase 10 meses o que se ver é uma administração que ainda deixa a desejar.

Como falta ainda 3 anos quem sabe o governo não faz uma revolução e mostra que fará uma das maiores administrações do município.

"DEM" MAIS LONGE DE EDUARDO CAMPOS

Ronaldo Caiado (GO) líder dos Democratas (DEM) na Câmara dos Deputados declarou nesta quarta-feira (9) que o apoio dos Democratas em alguns Estados para a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República já não existe mais. Ação é uma reação a ida da ex-senadora Marina Silva para a Legenda do governador de Pernambuco.  

BRASILEIRÃO:RAPOSA PERDE EM CASA

O Cruzeiro não conseguiu repetir as boas atuações no Mineirão, nesta quarta-feira, diante do São Paulo, e viu a invencibilidade de 21 jogos no estádio construída após a reforma cair. Mesmo com a presença maciça da China Azul, que compareceu em peso para apoiar o time, a Raposa foi derrotada pelo São Paulo por 2 a 0, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

VAZANTE: PSD NA CONTRA MÃO DE UMA NOVA ORDEM POLÍTICA

Ninguém sabe como ficará o PSD em Vazante. Depois do insucesso da candidatura do Dr. Jacques Soares Guimarães o partido pouco fez para fortalecer a legenda. Sem nenhuma movimentação e articulação o partido caminha na contra mão de uma nova ordem política que exige mais participação popular e manifestações populares.

PSD FIRME COM DILMA

Velho aliado do tucano José Serra, o ex-prefeito Gilberto Kassab veste de vez a camisa de apoio à reeleição de Dilma Rousseff.
“Sou muito amigo de Serra, a quem admiro. Ele ainda não abandonou o sonho de disputar a presidência, mas mesmo que ele venha a ser o candidato a presidente do PSDB a nossa tendência é de fechar com Dilma. Hoje, 14 diretórios estaduais do PSD já decidiram apoiar a presidenta e não vamos recuar nessa intenção”, disse.
Em entrevista ao Globo ontem, ele disse que ficou surpreso com a decisão de Marina Silva de se aliar ao presidenciável Eduardo Campos. “Se ganharmos, vamos governar juntos. Se perdermos, vou para a oposição junto com o PT”, disse Kassab. O ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD anunciou que só não será candidato a governador do Estado se o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, aceitar seu convite para disputar a sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

PSB CONTRARIA MARINA E DIZ QUE O CANDIDATO É EDUARDO CAMPOS

Um dia depois de a senadora Marina Silva afirmar em entrevista à Folha que tanto ela quanto o governador Eduardo Campos são "possibilidades" para 2014, integrantes do PSB afirmaram que o nome que aparecerá na urna no dia 5 de outubro de 2014 como o candidato do partido à Presidência será o de "Eduardo Henrique Accioly Campos".

"Não tem isso de discutir lá na frente posição na chapa. A candidatura posta é a de Eduardo e ela vai até o dia da eleição. A cabeça de chapa se chama Eduardo Henrique Accioly Campos e esse será o nome na urna no dia da eleição", afirmou o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira.

GOVERNO REABRE "REFIS" PARA PARCELAMENTO DE DÍVIDAS COM A RECEITA

Na dependência de arrecadação extra para fechar as contas do ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou, no “Diário Oficial” de hoje, o texto aprovado pelo Congresso que reabre até o final deste ano o Refis da Crise, programa de parcelamento de dívidas com a Receita Federal em condições privilegiadas lançado em 2009.

Em maio, Dilma havia vetado uma proposta do gênero. E justificado: “A reabertura de prazo do Refis privilegiaria a inadimplência e implicaria iniquidade com aqueles que aderiram ao programa e mantiveram-se regularers em relação ao montante parcelado e ao pagamento dos débitos correntes”.

“Além disso”, dizia a mensagem do Planalto, “a medida cria a expectativa de que haja periodicamente a instituição de parcelamento especial, estimulando o inadimplemento de obrigações tributárias”.

De lá para cá, no entanto, as preocupações do governo mudaram. A área econômica prometeu reduzir o buraco nas contas do Tesouro Nacional, que injeta dinheiro no consumo e alimenta a inflação. Para cumprir as metas anunciadas, depende de uma alta de 12% nas receitas do ano,mas a taxa, até agosto, ficou em 8%.

Em entrevista no final de setembro, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, já havia sinalizado a aprovação à reabertura do Refis. Um dos argumentos foi que o texto de agora é diferente do vetado em maio e não será permitido o parcelamento de dívidas já incluídas anteriormente no programa.

O programa foi instituído na crise de quatro anos atrás para dívidas tributárias vencidas até 30 de novembro de 2008. A conta pode ser paga em 180 meses, com redução  de juros e multas.

Foi o quarto programa de parcelamento de dívidas tributárias em condições privilegiadas desde o ano 2000. Todos eles permitiram ganhos momentâneos de arrecadação.

No mesmo texto, resultado de uma medida provisória modificada pelo Congresso, também foi autorizado que bancos e seguradoras parcelem dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2012 relativas ao pagamento de PIS e Cofins, duas contribuições sociais.

Outro artigo permite que empresas quitem dívidas tributárias de suas coligadas no exterior com isenção de juros e multas