quarta-feira, 11 de junho de 2014

MINAS PODE GANHAR MAIS DUAS CADEIRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira ações que contestam a resolução da Justiça Eleitoral alterando o número de deputados de 13 estados na Câmara dos Deputados. No caso de Minas, o Estado ganharia mais dois parlamentares. A polêmica começou no ano passado e foi ratificada por unanimidade, em sessão realizada no último dia 27, pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que derrubaram decreto legislativo que mantinha a atual quantidade de cadeiras na Câmara. A medida do Congresso havia sido aprovada em novembro de 2013 para que a resolução do TSE não tivesse validade

DEPUTADOS CUIDADO COM O CORAÇÃO!!

CoraçãoHaja coração! Tem candidato que já não consegue esconder o medo e a ansiedade, além de não dormir direito, tudo  por causa do voto. As articulações e o medo de perder apoio e uma vaga na Assembleia Legislativa está levando muita gente para o cardiologista.

A GRANDE MÍDIA JÁ ESCOLHEU O SEU CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: AÉCIO NEVES

O apoio que a grande mídia está dando a candidatura do senador Aécio Neves, não é brincadeira. A coisa é tão descarada que nenhuma nota negativa sobre o senador recebe destaque na imprensa. O tucano foi blindado de tal maneira que parece quererem construir um homem público perfeito.

Já quando o assunto é Dilma e Lula, tudo merece destaque negativo. Não que os dois não mereçam ser criticados em determinadas atitudes, mas o posicionamento dos grandes meios de comunicação em defesa do Aécio Neves é de ultrapassar qualquer comportamento ético do bom jornalismo.

ELEIÇÃO MINEIRA: CONVENÇÃO DO PMDB DEVE CONFIRMAR O DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE, COMO VICE DE PIMENTEL

Vontade do PT e das lideranças peemedebistas prevalece: o PMDB vai para a convenção estadual, no próximo dia 14, com chapa única em apoio ao candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT). O presidente do PMDB mineiro, o Dep. Federal Antônio Andrade, será postulante a vice e o filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué Gomes (PMDB) será candidato ao  Senado.

REFLETIR















PROUNI: TERMINA HOJE (11) AS INSCRIÇÕES


Terminam hoje (11) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos têm até as 23h59 para acessar o site do ProUni e fazer a inscrição. Nesta edição, os candidatos podem concorrer a 115.101 bolsas em 22.139 cursos de 943 instituições. O aumento no número de bolsas é 28% em relação à mesma edição do programa de 2013.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, como bolsista. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica estão dispensados dos requisitos de renda para bolsas em cursos de licenciatura.

REFLETIR

“O homem que não soube sobreviver aos maus tempos, não vai ver os bons”.
Textos Judaicos

CEARENSES COM DILMA

Pesquisa Ibope no Ceará mostra a presidente Dilma em ampla vantagem. Ela tem 55% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) aparecem com 8% e 6%, respectivamente. A vantagem é maior quando considerados eleitores com escolaridade até o ensino fundamental. Dilma chega a 66%.

DILMA E O PMDB

temer dilma PMDB
Ao ser recebida pelos convencionais do PMDB, partido que aprovou nesta tarde a reedição da aliança nacional com o PT nas eleições de outubro, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a parceria e disse que as dificuldades de seu governo foram superadas com o apoio dos peemedebistas. Além de classificar o PMDB como protagonista nas suas políticas, a presidenta ressaltou que precisa do partido para “fazer a melhor campanha” e “governar com mais intensidade para o país”.
Durante convenção nacional, os delegados do partido aprovaram, por maioria, que o vice-presidente Michel Temer seja candidato à Vice-Presidência na chapa com o PT. A convenção nacional do PT, que deve confirmar a escolha de Dilma como candidata à reeleição, será no próximo dia 21, em Brasília.
Antes de destacar o nome de governadores, senadores e deputados peemedebistas, a presidenta elogiou o papel de Temer como vice-presidente, por sua “lealdade, competência e camaradagem” e por ser um “articulador do consenso”. “Eu faço questão de ressaltar que muito do que meu governo alcançou deve-se a essa parceria que tivemos. E o papel do Temer nesse processo foi inestimáve: ele articulou consensos em todas as circunstancias. Eu acredito que ele sabe aproximar pessoas, unir, desarmar os espíritos. E ele ajudou muito na luta.”

ELEIÇÃO MINEIRA: PSDB FAZ CONVENÇÃO E RATIFICA O NOME DE PIMENTA DA VEIGA

PSDB confirma chapa e mantém as suplências à espera do PSB - Aécio, Anastasia, Pimenta e Alberto
Anastasia, Aécio, Pimenta da Veiga e Alberto Pinto Coelho na convenção
O PSDB mineiro realizou na última terça-feira (10) sua convenção que homologou a chapa majoritária composta por Pimenta da Veiga, candidato a governador do Estado, Dinis Pinheiro, como seu vice e Antonio Anastasia para o senado. As vagas de primeira e segunda suplência do senado ficaram em aberto e o partido não descarte oferecer uma delas ao PSB, que realiza sua convenção estadual em 21 de junho e sinaliza com a lançamento de uma candidatura própria. 
“Nós já estamos satisfeitos com o que já conseguimos. É lógico que se vierem outros será melhor ainda”, disse Pimenta da Veiga, referindo-se ao fato de a coligação contar com 19 partidos e ainda estar aberto a negociações com os socialistas.
Pimenta também destacou o apoio manifestado por Márcio Lacerda, uma das principais lideranças do PSB, à aliança com os tucanos. A esposa do prefeito de Belo Horizonte, Regina Lacerda, que compareceu ao evento, inclusive é cotada nos bastidores para ser a segunda suplente ao senado na chapa, caso os socialistas desistam da candidatura própria.
Outra possibilidade é que a vaga seja preenchida por um nome indicado pelo DEM, conforme adiantou o deputado federal Alexandre Silveira (PSD), que já foi indicado para primeira suplência. Segundo ele, o DEM tem “musculatura” para ocupar a vaga.
“A suplência não é uma escolha do candidato, é uma escolha da composição política dos partidos. Então, nós vamos conversar com os partidos até o prazo final das coligações partidárias”, disse Anastasia. O registro da chapa completa pode ocorrer até 30 de junho.
A convenção do PSDB foi realizada simultaneamente a de outras quatro legendas (DEM, PSD, PP e PSL). Os partidos fazem parte da aliança em torno de Pimenta da Veiga, e suas lideranças participaram do ato da última terça-feira (10).
Mensalão

Pimenta comentou o processo em que é suspeito de receber R$ 300 mil das agências de publicidade de Marcos Valério, condenado pelo mensalão. “Tivemos essa semana uma boa notícia. O Ministério Público devolveu o inquérito a Polícia Federal, considerando que os elementos são inconsistentes. Vamos aguardar, mas a notícia é boa”. 
Aécio vê derrota no apoio do PMDB a Dilma
O pré-candidato à presidência da república pelo PSDB, senador Aécio Neves, disse na última terça-feira (10) que deseja uma “bela aposentadoria” à presidente Dilma Rousseff. Ele ainda pediu para que ela o “deixe governar o Brasil”. 
Durante o discurso na convenção estadual do PSDB mineiro, assim como na entrevista coletiva a jornalistas, Aécio não poupou críticas ao governo petista, voltando a falar no crescimento pequeno e na inflação, que, segundo ele, está fora de controle.
Sobre inflação, Aécio rebateu as declarações da presidente, feitas durante a convenção nacional do PMDB, na última terça-feira (10). “Ela acha que pode enganar com frases feitas por seu marqueteiro, provavelmente, a população brasileira, quando faz uma comparação do índice inflacionário do seu governo e do governo do Fernando Henrique. O Brasil não merece que faça uma comparação tão absurda como essa. O Fernando Henrique, quando deixou o governo, a inflação era de 12%, mas, quando ele assumiu o governo, ela era de 900% ao ano”.
Derrota

Aécio também considerou que Dilma teve uma derrota “fragorosa” na convenção nacional do PMDB, que aprovou a manutenção da aliança com o PT, mas teve 40% de oposição a este acordo. “A presidente hoje, infelizmente, deve dormir com uma enxaqueca, porque ela sofreu uma fragorosa derrota na convenção do PMDB. Depois de tudo que foi feito, os espaços que vem distribuindo ao PMDB no governo”, disse.
O senador ainda ironizou o fato de Dilma ter dito que é “invencível”, na convenção nacional do PDT. “Digo que invencíveis seremos nós brasileiros, em encerrar esse governo do PT”.
PROS define chapa com 27 nome s e apoio ao PT
Único partido aliado do pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, a realizar convenção estadual na última terça-feira (10), o PROS homologou a decisão de apoiar o ex-ministro de Dilma Rousseff e lançar 27 nomes para cargos majoritários.
Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, foram definidos pelos delegados da legenda os nomes de sete pré-candidatos, entre eles, o deputado federal Ademir Camilo, que preside o comando estadual do PROS, e de Gustavo Pires, atual vice-presidente da legenda no Estado. Na corrida pela Assembleia, irão disputar a reeleição as deputadas Liza Prado e Rosângela Reis.
‘SIGLAS DE ALUGUEL’

O PT mineiro criticou na última terça-feira (10), por meio de nota, a adesão do DEM, do PTB e do PSD estaduais ao “serviço pessoal” do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Segundo o PT, as inserções partidárias dessas siglas na TV têm deixado de lado o debate para se “especializar” em ataques como “partidos de aluguel” dos tucanos. “O tempo e a energia que PSDB, PTB, PSD e DEM gastam com propaganda seria melhor empregado na elaboração de projetos”. A nota diz ainda que o destino de mineiros e mineiras não pode servir à disputa política rasteira e que o PT recorrerá à Justiça contra a “campanha dos adversários”.

(*) Com Patrícia Scofield - Hoje em Dia 

SEGURANÇA NA COPA

segurança copa
A integração entre os 180 mil homens das áreas de defesa, segurança e inteligência que o Brasil está empregando na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 garante a preparação do País para enfrentar eventuais incidentes durante o Mundial. “Esse será um dos benefícios para a população brasileira que ficarão depois da Copa”, disse o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, General José Carlos De Nardi. A avaliação também é compartilhada pelo chefe da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, do ministério da Justiça.
O consultor de segurança da FIFA para a Copa do Mundo, Andre Pruis, considera que as ações desenvolvidas pelo governo brasileiro para a segurança da Copa poderão ser usadas como modelo em futuros eventos esportivos. Ele citou como exemplo de inovação os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis, viaturas que funcionarão como postos avançados para o trabalho conjunto de agentes de segurança mobilizados para o evento.

PRESIDENTE DA FIFA NA CORDA BAMBA


blatter
A dois dias do início da Copa do Mundo, dirigentes de associações de futebol da Europa criticaram o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e pediram que ele deixe o cargo em 2015. As declarações vieram à tona durante o congresso anual da Fifa, que está acontecendo em São Paulo, e em meio a uma onda de suspeitas de corrupção contra o órgão.
A Fifa está investigando acusações de que houve corrupção na eleição do Catar como país-sede da Copa de 2022. O presidente da associação holandesa de futebol, Michael van Praag, disse que Blatter não deve tentar a reeleição no ano que vem e que já é hora de colocar fim ao seu reinado.

PATOS DE MINAS: FENAMILHO LEILÃO


Mais de 12 mil animais já foram vendidos até agora, movimentando um volume de recursos da ordem de R$ 8,7 milhões. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
 
A Fenamilho também abre as portas para o homem do campo realizar negócios. Os tradicionais leilões de gado têm alcançado resultados impressionantes. Mais de 12 mil animais já foram vendidos até agora, movimentando um volume de recursos da ordem de R$ 8,7 milhões. 
Cerca de 2 mil animais de todas as idades serão colocados à venda. O gado é originário de diferentes regiões de Minas, de criadores que descobriram em Patos de Minas a possibilidade de fazer bons negócios. Segundo José Ferreira (Coelho), diretor de Leilões do Sindicato Rural, o percentual de vendas dos leilões da Fenamilho chega próximo de 100%.
O Leilão mais importante da Fenamilho, no entanto, está marcado para a próxima sexta-feira (13). O tradicional leilão Touros de Patos vai disponibilizar para os compradores, 50 touros nelore de pura origem e 10 embriões sexados. Os organizadores também apostam em um índice elevado de comercialização.
O leilão Touros de Patos é a oportunidade que os criadores têm de melhorar a qualidade de seus rebanhos. Pecuaristas de diferentes partes do país participam da comercialização. Os convites já foram distribuídos e a expectativa é de casa cheia.
Mesmo faltando dois leilões para serem realizados, hoje e na sexta-feira, a avaliação do diretor de leilões do Sindicato Rural, José Ferreira Coelho, é positiva. Se o ritmo de comercialização for mantido, a Fenamilho 2014 deverá ter um recorde no número de animais comercializados.
Autor: Maurício Rocha

VACINA TRÍPLICE ACELULAR: PROTEGE CONTRA O TÉTANO, DIFTERIA E COQUELUCHE


vacina gestanteA vacina Tríplice Acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde até o fim deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.
O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa da pasta é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.
A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

STF: JULGA RESOLUÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL QUE MUDA O NÚMERO DE BANCADAS


camara votaçãoO Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (11) as ações que contestam a resolução da Justiça Eleitoral que mudou o tamanho das bancadas de 13 estados na Câmara dos Deputados. Foram pautadas ações diretas de inconstitucionalidade protocoladas no ano passado pelas assembleias legislativas de Pernambuco, do Piauí e de Santa Catarina, e pelos estados do Espírito Santo, da Paraíba, do Piauí e Paraná.
A polêmica sobre a mudança na composição das bancadas na Câmara começou após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definida em abril do ano passado, ao julgar um recurso apresentado pela Assembleia Legislativa do Amazonas. A Casa alegou que a representação populacional do estado na Câmara não condizia com a realidade, pois tinha como referência um censo defasado. Sustentou ainda que estados com menor população, como Alagoas e o Piauí, tinham mais representatividade na Câmara – com nove e dez deputados federais, contra oito do Amazonas.
Conforme a decisão original do tribunal, perderão uma cadeira os estados de Alagoas e Pernambuco, do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Ficarão sem duas cadeiras a Paraíba e o Piauí. Ganharão uma cadeira o Amazonas e Santa Catarina; duas cadeiras, o Ceará e Minas Gerais. O maior beneficiado é o Pará, que terá mais quatro deputados.

PESQUISA VOX POPULLI: DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO


dilma rede socialSaiu mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial. Ela foi feita pelo instituto Vox Populi, do sociólogo Marcos Coimbra, para a revista Carta Capital. O levantamento confirma o crescimento do senador tucano Aécio Neves, que foi de 16% a 21%. No entanto, a presidente Dilma Rousseff, que manteve os 40% da pesquisa anterior, ainda venceria em primeiro turno.
A principal divergência da Vox em relação ao Ibope diz respeito à pontuação de Eduardo Campos. Na Vox, o socialista marcou 8%, um número próximo aos 7%apontados pelo Datafolha, de Otávio Frias Filho, mas muito distante dos 13% do Ibope, de Carlos Augusto Montenegro.
A soma dos adversários de Dilma ainda seria insuficiente para provocar um segundo turno, uma vez que os21% de Aécio, somados aos 8% de Campos, 2% do Pastor Everaldo, do PSC, e 1% de José Maria, do PSTU, dariam apenas 32%. Os demais candidatos,apresentados aos eleitores, Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB) e Denise Abreu (PTN), não chegaram a 1%dos votos. A pesquisa ouviu 2,2 mil eleitores em 161 municípios.

AÉCIO DESEJA APOSENTADORIA PARA DILMA


aecio dilma
Em discurso inflamado durante a convenção do PSDB mineiro, o senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, desejou ontem uma “boa aposentadoria” à presidente Dilma Rousseff. Para ele, diante da atual situação econômica e social do País, “não há marqueteiro que leve o PT à vitória”.
Aécio discursou para uma plateia que lotou o ginásio do Minas Tênis Clube, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, durante o evento que confirmou o chapa que vai disputar o governo de Minas, encabeçada pelo ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). “A boa educação mineira só me (faz) desejar à presidente uma boa aposentadoria nos próximos quatro anos”, declarou o senador, ovacionado no evento que contou também com as convenções do DEM, PSD e PP mineiros.
Pouco antes, em entrevista, o tucano fez outras críticas à presidente. Ao comentar resultado da mais recente pesquisa Ibope, que mostrou oscilação negativa de dois pontos porcentuais de Dilma e oscilação positiva no mesmo porcentual dele e do ex-governador Eduardo Campos (PE), presidenciável do PSB, Aécio avaliou que o levantamento reflete um sentimento “de enfado” da população com a gestão petista. “Podemos nos preparar para um novo e grande governo a partir de 2015 e vamos trabalhar para isso.”