quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DILMA VOLTA A CRESCER

Pesquisas que chegaram ao PT e ao Palácio do Planalto mostraram que a avaliação de Dilma Rousseff atingiu 41% de ótimo e bom.


PLEBISCITO SOBRE REFORMA POLÍTICA

Pouco mais de um mês do fim do prazo para que modificações nas regras eleitorais sejam válidas para as eleições de 2014, começou a tramitar hoje (28) na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo que propõe a realização de um plebiscito sobre reforma política.
Proposto pelos líderes do PT, José Guimarães (CE); do PSB, Beto Albuquerque; do PDT, André Figueiredo (CE); e do PCdoB, Manuela D`Ávila (RS), o projeto obteve 188 assinaturas, 17 a mais das 171 necessárias. Agora, o projeto terá que ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pelo plenário da Câmara e depois pelo Senado.
Diferentemente da proposta da presidenta Dilma Rousseff, anunciada em julho, o projeto propõe que a consulta popular aborde três temas: financiamento das campanhas eleitorais, possibilidade de coleta de assinaturas por meio da internet para apresentação de propostas de iniciativa popular e coincidência de eleições



PADRE ANUNCIA QUE DEIXA A BATINA PARA ASSUMIR MULHER GRÁVIDA

O portal G1 de Noticias informa que um padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele.

Durante as missas do último domingo (25), Gerônimo Moreira, de 32 anos, decidiu ler uma carta anunciando a decisão. “Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade”, diz, em um trecho da carta.

Gerônimo conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista. “Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade”, lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta.



PEQUISAM DEIXAM PREFEITOS DEPRIMIDOS

Pesquisas para consumo próprio feitas por lideranças que não serão divulgadas apontam para um cenário popular triste para muitos prefeitos da região. Apesar de ter tido acesso, lamentavelmente não tive autorização para divulgar. Só posso afirmar que os resultados são de deixar muitos prefeitos deprimidos. Eles tomam atitudes e mudam o jeito de administrar, ou terão uma grande decepção já no próximo ano.


VAZANTE-MG: FORÇA TAREFA CONTRA A DENGUE

O município de Vazante recebeu ontem (terça-feira, 27) ações da Força Tarefa de combate à dengue.

A equipe será enviada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, atendendo a solicitação enviada pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica.

As ações serão realizadas pelos mobilizadores da Força Tarefa que virão de Belo Horizonte, sendo cerca de 35 agentes epidemiológicos que trabalharão em conjunto com a equipe local. O objetivo é realizar o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana do município.

Segundo o Secretário de Saúde, Marcos Antônio Luiz a mobilização visa envolver a população nos trabalhos e conscientizar sobre os cuidados a serem tomados nos quintais das residências para evitar a proliferação do mosquito. “Nossa proposta é continuar com as atividades de educação e orientação da população, para que as pessoas continuem mantendo seus quintais limpos”, completa.
Fonte:vazantenet


VAZANTE-MG: ALVO AGORA É O CHEFE DE GABINETE

Muito ligado ao prefeito Dr. José Benedito o chefe de gabinete Deiler John está sendo alvo do fogo amigo.Tem gente querendo derrubá-lo do cargo. O problema é a briga que se trava nos bastidores para ver quem consegue ocupar mais espaço no governo. Enquanto isso o circo pega fogo, sem a presença de nenhum bombeiro.


MINISTROS IRRITADOS COM A MARINA

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral rechaçaram nessa terça-feira (27) o pedido da ex-senadora Marina Silva para que seu partido, a Rede Sustentabilidade, seja registrado sem a certificação das 492 mil assinaturas necessárias para isso. De acordo com integrantes do TSE, Marina tenta, com o pedido, jogar para a Justiça Eleitoral a responsabilidade por um eventual fracasso na sua tentativa de criar um novo partido para disputar as eleições de 2014.

Com as reclamações que tem feito publicamente sobre a demora dos cartórios eleitorais em verificar a validade das assinaturas de apoio à nova legenda, Marina busca, segundo ministros consultados pelo Estado, se fazer de vítima e constranger a corte a abrir uma exceção às regras para beneficiá-la.
Para poder disputar as eleições presidenciais de 2014, Marina precisa conseguir o registro no TSE até o dia 5 de outubro. Dados recentes do processo indicam que, para cumprir as exigências legais, a pré-candidata ainda precisaria validar mais 188 mil assinaturas. Além disso, a Rede conseguiu criar apenas um dos nove diretórios estaduais exigidos pela legislação

REFORMA MINISTERIAL

A presidente Dilma Rousseff vai realizar sua terceira reforma ministerial entre o fim de dezembro e o início de janeiro. Ao menos 12 dos 39 ministros devem disputar as eleições em 2014 e, com isso, serão obrigados a deixar seus postos. A intenção da petista é concentrar a saída de todos ao mesmo tempo a fim de realinhar seu primeiro escalão para o ano que vem, quando tentará vencer a sucessão e garantir mais quatro anos de mandato.


MINIRREFORMA ELEITORAL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começou nesta quarta-feira (28) a discutir a minirreforma eleitoral. A proposta, elaborada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), tem pontos polêmicos como a redução em um mês no tempo de campanha. Segundo o texto, os políticos começariam a campanha no dia 5 de agosto e não ais em 5 de julho, como é feito atualmente.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) já apresentou seu relatório sobre a proposta ao presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que, por sua vez, já concedeu vistas ao projeto. A matéria agora voltará para pauta de votações, na próxima semana.
A expectativa é de a minirreforma eleitoral seja aprovada pelo Congresso Nacional até setembro, prazo máximo para que as novas regras possam valer para as eleições de 2014.
Com informações da Agência Senado.



LULA SERÁ HOMENAGEADO NA CÂMARA FEDERAL

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), comunicou ontem ao ex-presidente Lula que ele será agraciado com a Medalha de Suprema Distinção da Casa. Esta é a mais elevada condecoração do Legislativo brasileiro. O ex-presidente ficou satisfeito com a homenagem e agora vai definir a data em que poderá participar de cerimônia para recebê-la.
Esta Medalha é oferecida com parcimônia pela Câmara. A proposta da condecoração foi do deputado Simão Sessim (PP-RJ) e, imediatamente, acatada pelo presidente da Casa.


50 ANOS: O CÉLEBRE DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING

Há exatos 50 anos, no dia 28 de agosto de 1963, Martin Luther King Jr., o maior ativista na luta pelos direitos em todos os tempos, fez seu mais célebre discurso, no Lincoln Memorial, em Washington. A frase "I have a dream" ("eu tenho um sonho") para sempre ecoará como uma obra-prima da retórica política. "Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!", disse Luther King Jr., na data histórica (confira a íntegra do discurso).
Seis anos antes, na cidade de Little Rock, no Arkansas, um estado marcado pelo racismo e pelo passado escravocrata, o presidente Dwight Eisenhower enviou tropas militares para garantir a segurança de nove estudantes negras que haviam sido admitidas em uma escola para brancos. Naquele ano, em 1957, os Estados Unidos haviam abolido todas as leis que ainda permitiam a segregação racial e os estudantes protegidos por militares ficaram conhecidos como "os nove de Little Rock" (leia mais aqui).
Mesmo escoltados, no entanto, estudantes negros eram hostilizados por brancos que combatiam as políticas de igualdade e ação afirmativa, como numa foto que ainda paira como uma mancha na história dos Estados Unidos.



ACORDA PREFEITOS!!

Atenção prefeitos que ainda não acertaram o governo e vivem uma crise atrás da outra: “Quem é competente arranja solução para os problemas e quem não é, arranja culpados”. A oportunidade não se perde, outro vem e ganha, para concluir: a diferença entre o amador e o profissional é, somente, o número de acertos.

CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO IMPOSITIVO

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o Orçamento Impositivo para emendas parlamentares até o montante de 1% da receita corrente líquida do ano anterior. A PEC foi aprovada por 376 votos a favor, 59 contra e 5 abstenções. Como já foi aprovada em primeiro turno, a proposta segue agora para apreciação e votação no Senado.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou que vai propor ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e aos líderes partidários um acordo que viabilize que 40% das emendas parlamentares sejam destinadas à saúde.

O governo insiste em 50%, mas segundo o líder do PT, José Guimarães (CE), é possível fechar um acordo nos 40% para viabilizar a votação no Senado. Se for incluído o dispositivo para destinação de recursos para a Saúde, a PEC retornará à Câmara para nova votação.



REFLETIR

“Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.”
Santo Agostinho


PATOS DE MINAS: REJEIÇÃO DE PEDRO LUCAS, PODE FACILITAR A CANDIDATURA DE BÉIA PARA DISPUTAR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA

A rejeição crescente do prefeito  Pedro Lucas (PSD) de  Patos de Minas está beneficiando o nome da ex-prefeita  Beía Savassi (DEM) que deverá disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. O grupo ficará ainda mais forte com a posse no próximo ano do secretário Estadual da Agricultura de Minas, Elmiro Nascimento como senador. Já que como suplente   ocupará a vaga do senador Aécio Neves que será candidato a presidência da república.


DILMA: MAIS DINHEIRO PARA O METRÔ DE BH

Um dias depois de visitar Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff  “retorna“ à capital dos mineiros para anunciar aumento nos investimentos para a reforma e ampliação do metrô da cidade. Dessa vez, em entrevista a duas emissoras de rádio de BH, a presidente anunciou que o governo federal vai atender ao pedido do governo de Minas de liberar mais R$ 2 bilhões para obras do metrô. “Vamos aumentar (recursos para o metrô). Estamos na fase final de estudos para saber como serão essas parcelas”, garantiu Dilma.