terça-feira, 21 de janeiro de 2014

GUARDA-MÓR: EX-PREFEITO DE OLHO NA VOLTA

O ex-prefeito de Guarda-Mór Gilmar Ferreira continua sendo o principal nome da oposição. Ele deve começar preparar o caminho de volta ao poder em 2016, já na eleição desse ano tentando fazer majoritário seus candidatos. O prefeito Edgar José de Lima que abra o olho.

REFLETIR

“Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador.”
William Shakespeare

ABRIL: MÊS PARA DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DE POLÍTICOS CANDIDATOS

O prazo para desincompatibilização de políticos que desejam ser candidatos e são ordenadores de despesas termina no dia 5 de abril, portanto 6 meses antes de 5 de outubro quando acontecerão as eleições deste ano.

CONCURSO NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou edital de concurso público para 796 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.818,02 a R$ 12.539,38. Do total das vagas, 46 são reservadas para pessoas com deficiência.
No site da Consulplan, é possível ver o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para engenheiro agrônomo, farmacêutico, químico, veterinário e zootecnista da carreira de fiscal federal agropecuário, administrador, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, geógrafo e psicólogo do plano geral de cargos do Poder Executivo.
As vagas de nível médio/técnico são para agente de atividades agropecuárias, agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e técnico de laboratório em atividades técnicas da fiscalização do Mapa, agente administrativo e técnico de contabilidade do plano geral de cargos do Poder Executivo.
Os postos de nível fundamental são para auxiliar de laboratório de atividades técnicas de fiscalização do Mapa.

As vagas são para Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

LAGAMAR: VICE DE BRAÇOS CRUZADOS

 
O vice-prefeito de Lagamar, Zico continua mantendo o mesmo silêncio desde de quando estorou a crise no ínicio da administração de Dr. Cássio Marra. Sem a força de antes parece que resolveu cruzar os braços e ver o que vai acontecer. Enquanto isso os companheiros estão sem saber o que fazer politicamente.

VAZANTE: PREFERÊNCIA DO PREFEITO PELO O SECRETÁRIO MUNICIPAL ADILSON, IRRITA UMA ALA DO GOVERNO

 
A preferência do prefeito Dr. José Bendito (PHS) pelo o secretário municipal Adilson Bastos está irritando uma ala do governo. O grupo acha que o excesso de poder está excluindo ações importantes de outras secretarias.

VAZANTE: SEMOB PRECISA RECUPERAR A AGILIDADE E O PADRÃO DE QUALIDADE DE ANTES

O novo secretário municipal de Obras de Vazante, Léo Rodrigues terá a dura missão de fazer a Semob funcionar com a agilidade que necessita para atender as reivindicações da comunidade.

Considerada peça chave na administração do ex-prefeito Orlando Fialho a secretaria de obras foi a responsável pelo o sucesso da execução de inúmeros projetos. O de maior visibilidade sem dúvida foi o "PROAF".Programa criado para atender o pequeno produtor rural: entre as ações, construção de pontes, implantação de mata-burros, recuperação de estradas, aração, distribuição de sementes e combustível de graça.

Na época o então prefeito Orlando fazia questão de elogiar os funcionários da Semob, que segundo ele fazia a grande diferença na hora de executar os projetos.

VAZANTE: PROBLEMA NOS SEMÁFOROS



Motoristas que trafegam pela as Avenidas Paracatu e Gustavo Rosa estão tendo que se adpatar  com os constantes transtornos com o mal funcionamento dos  semáforos.

O mesmo acontece com o semáforo da esquina da Avenida Tancredo Neves com a Rua 1º de Maio, no Bairro Serra Dourada. Segundo o secretário Léo Rodrigues, a Prefeitura estaria resolvendo uma pendência financeira com uma empresa especializada de Patos de Minas para consertar os três aparelhos. 


O duro é que os semáforos foram implantados na administração anterior com a finalidade de facilitar o fluxo de veículos e evitar acidentes. Hoje com a falta constante de manutenção simplesmente a solução virou problema. Você lá entende......
foto: radiomontanheza

VAZANTE: CARNAVAZANTE 2014

O secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Adilson Bastos, que também responde pela Secretaria Municipal de Administração, informou que já o governo municipal já está planejando a programação do Carnavazante 2014.

O carnaval deste ano será novamente realizado no estacionamento do Ginásio Renisão, mas terá atrações durante o dia no centro da cidade. O valor do evento, que custou 243.700 reais no ano passado, terá uma queda de cerca de 50% este ano.


O secretário Adilson Bastos informou também que a Prefeitura vai destinar recursos para os blocos e pretende realizar uma folia ainda melhor que o Carnavazante 2013.

fonte:radiomontanheza

INTRIGAS E DISPUTAS POR PODER ESTARIAM PREJUDICANDO AS ARTICULAÇÕES DO PALANQUE DO PSDB EM MINAS

Sem opção e liderança para conduzir sua sucessão, o governador Anastasia deu início nesta quarta-feira (15/01), ao desmonte da estrutura de Poder na área de saúde, entregue desde 2003, ao presidente do PSDB mineiro deputado federal Marcos Pestana, aliado de Andréa Neves.

Tudo ocorreu após o afastamento de Andréa do governo, trazendo sérias dificuldades para a articulação política de Anastasia. Andréa e Pestana defendiam um projeto político que se chocou com o defendido por Anastasia e Aécio, principalmente em relação à escolha do candidato ao cargo de governador pelo PSDB.
 
Aécio e Anastasia defendem a candidatura de Pimenta da Veiga, enquanto Andréa e Marcos Pestana trabalhavam para que ela fosse a escolhida, visto a alegada desunião e desagregação do partido com a imposição de Pimenta.
 
Com a saída de Andréa da condução da articulação política, Marcos Pestana passou a defender que fossem realizadas prévias no PSDB para a escolha de quem seria o candidato ao Governo de Minas. Esta decisão  encurralou Anastasia e Aécio, pois Pestana, além de ser o presidente, detém junto com Andréa, o controle absoluto sobre o diretório estadual do partido.
 
As alternativas eram a realização de prévias defendidas por Pestana ou a intervenção do diretório nacional presidido por Aécio. Ambas as soluções são consideradas inoportunas, pois demonstrariam a divisão do partido em Minas, refletindo na pretendida candidatura de Aécio a presidência da República.
 
Após o insucesso nas diversas tentativas para modificar a opinião de Pestana e ciente que as prévias já ganham corpo, Aécio e Anastasia decidiram retirar o Poder de Pestana na importante área da saúde.
 
Aproveitando-se da saída do secretário de saúde Antônio Jorge - que pretende candidatar-se a deputado estadual - o governador sondou quase uma dúzia de técnicos e políticos para que alguém assumisse a vaga. O intuito era pressionar Pestana por meio da perda de Poder, colocando em risco, inclusive, sua reeleição para deputado federal.
 
Os convidados recusaram o convite com receio das conseqüências que virão, principalmente através de Andréa, que desde 2003, espalha medo e terror. Sem opção, Anastasia convocou o seu considerado “bate pau”, Alexandre Silveira, que assumiu a Secretaria onde, em tese, permanecerá até março caso queira disputar a reeleição de deputado federal.
 
Aécio está dedicando-se integralmente a difícil tarefa de construir sua candidatura presidencial, sem tempo para dedicar-se à política mineira e sem sua irmã Andréa para fazê-lo, a situação tende a agravar-se, levando Anastasia a tomar medidas como a de retaliar para através do medo impor sua vontade.
 
fonte:novojornal

MENSALÃO MINEIRO: UM JÁ ESCAPOU

A Justiça acatou pedido da defesa de Walfrido dos Mares Guia e confirmou a prescrição dos crimes de peculato e formação de quadrilha pelos quais o ex-ministro foi acusado no processo do mensalão mineiro - esquema de arrecadação ilegal de recursos para a campanha à reeleição do então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, segundo denúncia do Ministério Público Federal.

A decisão será publicada nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado e, na prática, livra Walfrido de qualquer punição por envolvimento no caso. Ex-vice-governador mineiro na gestão do tucano Azeredo que depois se tornaria ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto, Walfrido respondia aos crimes na ação penal que corre na 9.ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas.


Pela lei, quando o réu completa 70 anos, o prazo para a prescrição dos crimes - de 16 anos entre a ocorrência do fato e a aceitação da denúncia - cai pela metade. No caso do mensalão mineiro foram 12 anos entre os fatos (1998) e o acolhimento da acusação formal (2010).


Em abril, Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha do PSDB ao governo de Minas em 1998, também vai completar 70 anos e poderá requerer a prescrição dos mesmos crimes.


A denúncia do mensalão mineiro foi apresentada em 2008 pela Procuradoria-Geral da República, dez anos após os fatos. O processo foi desmembrado no Supremo Tribunal Federal, onde são réus Azeredo e o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) por causa do foro privilegiado. A acusação formal foi acolhida em 2010 pela Justiça de Minas e a ação penal que envolve outros réus - incluindo Marcos Valério Fernandes de Souza, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, que já cumprem prisão por condenações no julgamento do mensalão federal - tramita no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.


O pedido da defesa de Walfrido foi acatado no último dia 14 pela juíza Neide da Silva Martins. O ex-ministro, que na época era vice-governador do Estado e candidato a deputado federal, foi acusado pelo então procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza de ser "um dos organizadores da campanha de Eduardo Azeredo, inclusive em seu aspecto financeiro".


A denúncia sustenta que R$ 3,5 milhões de empresas estatais mineiras foram desviadas para a campanha do tucano.

IGREJA CATÓLICA INVESTIGARÁ A FREIRA QUE DEU A LUZ À UM BEBÊ

Bispo vai investigar se criança foi gerada por relação consensual ou violência.


A freira católica que deu à luz um bebê sem saber que estava grávida vai viver em um abrigo junto de sua criança. A mãe identificada como Roxana Rodriguez terá que deixar o convento que faz parte.

A mulher, de 33 anos de idade, permanece num hospital perto de Roma, na Itália, com uma forte segurança. O número de profissionais da mídia mundial acabou causando a preocupação das autoridades com o caso.

Roxana surpreendeu sua Madre Superiora e outros membros da igreja ao ganhar o filho na última semana. Ela colocou o nome na criança de Francisco, em homenagem ao atual Papa.

Desde que a notícia sobre o nascimento foi anunciada, o hospital onde ela está foi “inundado” com presentes para a freira e seu bebê. Isso inclui fraldas, roupas e até mesmo dinheiro.

Freira que deu à luz bebê sem saber que estava grávida vai viver em abrigo com a criança

O diretor do hospital foi obrigado a colocar segurança extra para evitar problemas. Um porta-voz do bispo local de Rieti afirmou que eles irão investigar as circunstâncias por trás do caso. “A criança poderia ser fruto de um relacionamento consensual, mas também pode ter sido em decorrência de violência. É por isso que precisamos investigar corretamente”, disse.

MINAS GERAIS: FERNANDO PIMENTEL EM MONTES CLAROS


Dione Afonso/Hoje em Dia
Lula estará no palanque de Fernando Pimentel em Minas Gerais

MONTES CLAROS - O pré-candidato ao governo de Minas e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), terá o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar o Palácio Tiradentes. A confirmação foi feita na última segunda-feira (20) pelo próprio Pimentel durante evento realizado em Montes Claros, no Norte de Minas.
As visitas a Minas devem começar em fevereiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff. “Lula virá e a presidente Dilma também. Provavelmente a agenda será para o mês que vem”, disse o ministro.
Sobre a saída do ministério, Pimentel disse aguardar a sinalização da presidente Dilma Rousseff para as substituições dos cargos. O prazo para que pré-candidatos deixem os cargos públicos é até o início de abril. “A presidente Dilma ainda não decidiu. É possível que ela antecipe essa data para alguns ministros que sejam candidatos”.
Para os petistas, a participação do ex-presidente Lula pode definir as alianças políticas para a campanha deste ano. Em 2013, Lula participou da filiação do filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué Gomes, ao PMDB. A medida causou desconforto entre legendas da base que apoiam Pimentel.
Nos bastidores, não é novidade que o ex-presidente não nutre muita simpatia pelo ministro do Desenvolvimento. Apesar disso, Lula considera Pimentel a melhor chance do PT em Minas.
Parceria
Outra expectativa dos petistas está na parceria com o PMDB para a disputa do governo de Minas. “São aliados no plano nacional e aliados no plano de oposição em Minas, na Assembleia Legislativa. Não há nenhum motivo para caminharmos separados”.

O principal anseio dos petistas é de que o PMDB indice o vice de Pimentel. O partido foi o que mais elegeu prefeitos em 2012 e tem o maior número de filiados no Estado.

VAZANTE: PRESIDENTE DO PPS INSATISFEITO

 
O Presidente do PPS em Vazante, o farmacêutico José Romero não estaria nada satisfeito com as últimas medidas adotadas pelo o prefeito Dr. José Benedito. Uma delas seria a demissão do secretário de Obras, Marquinho do Zé Machado filiado a sua legenda. O partido de Romero foi um dos que deu sustentação política durante a campanha do então prefeito.

VAZANTE: VEREADOR INSATISFEITO COM MUDANÇAS NO ESPORTE

O Vereador Edgar Rosa que tem sua base política no universo dos jovens principalmente no grupo de atletas das escolinhas da prefeitura não estaria nada satisfeito com os boatos que Renê Rodrigues ocuparaia a secretária municipal de esportes. A secretária é a que maior sofre influência do parlmentar municipal.

VAZANTE: VEREADOR MAIS RESERVADO E CALADO

Vereador atuante, um dos principais nomes do grupo político do ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães, Eli Custódio parece aderir um novo jeito de fazer política. Mais reservado e calado.

VAZANTE: A VOLTA DOS QUE JÁ FORAM

O governo de Dr. José Benedito e Jeovanine parece querer continuar correndo em torno de si próprio, feito barata tonta. Já foram 9 mudanças no secretariado. Detalhe os que sairão estão voltando. É um governo sem destino, sem meta, sem projeto.

É uma administraçãio que parece insistir permanecer no mesmo erro, cometendo os mesmos equivocos. Não consegue fazer nada de novo. Pior nem manter o que encontrou no ínicio da administração.

E quem está ao seu lado, parece também não se importar. Ou seja deixa tudo do jeito que tá. Pra aonde seguir, pra que lado caminhar?

Não é fácil assistir o momento crítico que vive a atual administração. Uma panela de pressão parece querer explodir a qualquer momento, soltando fragmentos de ações que até agora não deram absolutamente em nada.

Será que não existe ninguém no governo que diga algo que possa ser aproveitado e capaz de mudar o cenário. Tudo indica que não.


VAZANTE: EX-VEREADOR PODE VOLTAR A OCUPAR SECRETARIA NO GOVERNO MUNICIPAL

O ex-Vereador Cabo Augusto pode ser  mais um nome que voltará ao governo de Dr. José Benedito. Ele retornaria para ocupar a secretaria da Ação Social, hoje comandada por Clóvis do Farelo.

NOTA DO JORNALISTA ILIMAR FRANCO DO JORNAL " O GLOBO" MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE PODE ANUNCIAR SE ACEITA SER VICE DO PIMENTEL

Palanque mineiro
O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, anuncia anuncia ao comando do PMDB se será vice na chapa do candidato do PT ao governo de Minas, o ministro Fernando Pimentel. O PT dá a dobradinha como certa. Mas o PMDB ainda não.

VAZANTE: RENÊ RORIGUES PODE VOLTAR PARA O GOVERNO MUNICIPAL


O vai e vem dos secretários. Depois de exonerado do governo municipal sem nenhuma explicação. O empresário René Rodrigues pode voltar novamente para a administração. O nome dele está sendo cotado para assumir a pasta dos esportes.

LAGAMAR: POLÊMICA DIANTE DA COMEMORAÇÃO DOS 61 ANOS DO MUNICÍPIO

Na semana passada uma reunião entre o Executivo e o Legislativo deveria ter definido a data de realização do 51º aniversário de emancipação política de Lagamar, porém ela terminou sem definições. De um lado o prefeito Dr. Cássio de Wilde Marra e sua comissão pretendem realizar a festa no fim do mês de março, nos dias 28, 29 e 30. E o presidente da Câmara Municipal Luzimar José Borges e alguns vereadores de oposição defenderam na reunião que a festa seja realizada nos dias 1, 2 e 3 de março, como foram realizadas nos anos anteriores (Vale ressaltar que a data de emancipação é 30/12/1962, porém tradicionalmente a festa é realizada no dia 3 de março). "Acredito que essa data seja melhor pois os lagamarenses e visitantes já estão acostumados com ela", revelou o presidente da câmara.

O problema, segundo o prefeito, é que a data tradicional do evento coincide, neste ano, com o carnaval. "Seria um problema para nós fazermos a festa nos dias que coincidem com o carnaval. Muitos lagamarenses gostam de ir às cidades vizinhas e quem quer vir para nossa cidade e gosta de carnaval provavelmente não viria. Fizemos orçamentos de shows e estruturas e deparamos com valores quase 100% superiores ao que poderíamos contratar se fizéssemos a festa nos dias 28, 29 e 30 de março. Por isso, nossa ideia, da Prefeitura, é realizar a festa nestes dias e promover uma economia ao município", disse o prefeito.

A prefeitura de Lagamar alega as seguintes razões para transferir o evento para os dias 28, 29 e 30 de março:

1º - Por serem os gastos com contratações de artistas, locação de palco, etc. bem mais caros (cerca de 100% a mais) na data de carnaval conforme orçamento já realizado pela Prefeitura, em comparação com outras datas;
2º - A população jovem que gosta de carnaval irá para os municípios vizinhos que tradicionalmente realizam o evento carnavalesco e pessoas de outras cidades dificilmente virão prestigiar o nosso evento.Por isso, está em estudo a possibilidade de transferir a comemoração para o final do mês o que geraria, segundo o prefeito, economia ao município.

fonte:vazantenet

PATOS DE MINAS: DITINHO RENÚNCIA CARGO DE VEREADOR


Francimar Rosa dos Santos não é mais vereador em Patos de Minas. Ditinho apresentou pedido de renúncia à vaga na Câmara Municipal no final de semana e voltou para a terra natal. Ídolo da torcida da URT, o ex-parlamentar se mostrou decepcionado com a vida política. Mas foi a necessidade de cuidar da mãe doente que fez o jogador retornar para a terra natal.

Ele disse que teve muita dificuldade na Câmara Municipal.
 
Ditinho ficou conhecido em Patos de Minas após fazer partidas memoráveis com a camisa da URT. Foram 13 anos vestindo a camisa celeste. Conquistou títulos importantes e teve o nome marcado na história como o maior artilheiro do clube, com mais de 100 gols marcados. Em Patos de Minas, o jogador viveu muitas alegrias e tristezas também. Foi aqui que ele descobriu um problema de saúde que o fez abandonar os gramados.

Em 2012, Ditinho decidiu ingressar na política. Filiado ao PMDB, o ex-jogador se candidatou a vereador e não teve dificuldades para chegar a Câmara Municipal. Mesmo com uma campanha modesta, ele conquistou 1.386 votos e foi eleito vereador. Assumiu o cargo no ano passado e um ano depois decidiu renunciar à cadeira no Legislativo Patense.
Ditinho alegou problemas pessoais para deixar o cargo. Ele disse que a mãe está doente e precisando de sua ajuda. Ela mora em Campos do Jordão e distante, o jogador não teria condições de fazer muita coisa. Além disso, os problemas da mãe estariam interferindo em sua atuação como vereador. Ditinho não estaria conseguindo trabalhar direito.

Mas Ditinho também se mostrou decepcionado com a política. Ele disse que teve muita dificuldade na Câmara Municipal. Sem citar nomes, reclamou das pessoas que só veem o lado pessoal e criticou os dois grupos políticos que não se entendem e acabam prejudicando o desenvolvimento da cidade.
O ex-vereador agradeceu o apoio dos patenses que o acolheram durante todos esses anos, pediu desculpas as eleitores por não ter conseguido por em prática os projetos que tinha planejado e prometeu voltar um dia para retribuir.

A Câmara Municipal de Patos de Minas retoma as atividades esta semana. A vaga deixada por Ditinho será ocupada pelo locutor David Bala, que é primeiro suplente do PMDB.
 
fonte:patoshoje

PRINCIPAL JORNALISTA QUE FAZ OPOSIÇÃO AO PSDB EM MINAS, É PRESO

:
A prisão do empresário Marco Aurélio Carone, dono do Novo Jornal, foi pedida, segundo o Ministério Público, porque ele estaria usando seu veículo de comunicação para achincalhar e intimidar testemunhas. “Ele (Carone) utilizava o fato de ser jornalista para tentar se acobertar alegando liberdade de imprensa. Como se isso fosse uma carta branca para cometer toda a sorte de crimes, publicando notícias inverídicas e tentando desmoralizar autoridades e instituições com o objetivo de facilitar a atuação dessa quadrilha”, denuncia o promotor André Luiz Garcia, da divisão de combate ao crime organizado. Para o promotor, o site funcionava “como uma arma na mão dele”, que era apontada para quem ele desejasse. “Foi assim durante vários anos até que a investigação envolvendo a quadrilha o pegou”, afirma Garcia.

O deputado petista Rogério Correa, no entanto, defende que Carone seja convocado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Assim que voltarmos do recesso, vamos convocá-lo para prestar depoimento na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Nesse caso, ele pode vir mesmo estando preso, para denunciar a perseguição promovida pelo PSDB de Minas contra seus adversários políticos”, defende o parlamentar.

MERCADANTE É O MAIS NOVO HOMEM FORTE DO GOVERNO DILMA

Edição/247 Fotos: Ag. Brasil | Ricardo Stuckert/Instituto Lula:
Do Ministério da Ciência e Tecnologia à Casa Civil, para onde irá assim que deixar, até o final do mês, a pasta da Educação, o ex-senador Aloizio Mercadante só ganhou prestígio com a presidente Dilma Rousseff. Dono de oratória enfática, capacidade de adaptação na máquina pública e experiência parlamentar, ele ocupou aos poucos, na prática, o espaço de articulador de um governo carente de articuladores. Agora, no novo cargo, cumprirá mais um papel importante para a presidente: o de atuar como homem forte dela também no diálogo com a cúpula do partido.

Fundador do PT, Mercadante terá em suas mãos a coordenação de todos os grandes programas em andamento no governo federal. Ele será o ministro que vai saber de tudo, com poderes para escolher, diante de dúvidas, o que é urgente e o que pode esperar, o que é de interesse prioritário da presidente e o que não é. Nesse trabalho, vai mediar demandas e acordos, dono da palavra que só não será mais forte, para resolver as chamadas bolas divididas, que a da própria presidente.
Sério e introvertido, filho do general Muniz Oliva, que chefiou a Escola Superior de 

Guerra, Mercadante costuma ser claro e duro nas posições que defende dentro do partido. Ele já foi candidato a vice de Lula, em 1994, e coordenou a redação do programa do PT, dois anos depois. Eleito deputado federal mais votado do País, em 1990, também foi um recordista de votos quando chegou ao Senado, em 2002, com mais de 10 milhões de votos. Esse histórico, somado ao fato de ter concorrido a duas eleições a governador, fazem de Mercadante, internamente, um quadro respeitado por sua capacidade de empolgar a militância do partido. Dentro do PT, falar de igual para igual com ele não é mesmo para qualquer um

CANTOR DO RAÇA NEGRA DIZ QUE FOI MILAGRE, APÓS SOFRER ACIDENTE

"Um milagre". Foi assim que o vocalista da banda de pagode Raça Negra, Luiz Carlos, definiu o fato de nenhum dos 23 integrantes do grupo estar correndo risco de morte após o acidente com o ônibus em que estavam, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20) na BR-101, em Pernambuco.
"Graças a Deus, não houve morte nenhuma. A gente estava assistindo a uma reportagem hoje pela manhã, e eu mesmo me assustei de ver como o ônibus ficou e a gente ter saído vivo dali. Não sei como é que foi [possível]", afirmou Luiz Carlos, em entrevista à TV Globo, após visitar alguns dos integrantes da banda que estão internados no Hospital Miguel Arrraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife. Na batida, o vocalista sofreu uma torção no braço direito.
Depois de tombar na rodovia, o ônibus foi atingido na traseira por uma carreta, que não conseguiu desviar nem frear. A colisão foi leve, mas empurrou o ônibus alguns metros à frente. Não há informações sobre o motorista que dirigia o caminhão.
Além das 23 pessoas da equipe do Raça Negra, estavam no ônibus o motorista e um trompetista que era da banda do cantor Reginaldo Rossi. Três integrantes do Raça Negra estão em estado mais preocupante: um teve as duas pernas quebradas, outro sofreu afundamento do rosto e um terceiro está com um corte na cabeça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros precisaram de algum tipo de atendimento no local do acidente, mas as unidades de saúde ainda não confirmaram quantas pessoas envolvidas na colisão efetivamente foram atendidas por suas equipes.

DOENÇA: A GOTA AINDA SUPREENDE


alcool3Uma das doenças mais antigas nos registros médicos, a gota ainda surpreende. “Apesar de ter tanto tempo, as causas serem conhecidas e haver remédios para o tratamento, a enfermidade é muito maltratada”, reconhece Geraldo Castelar, coordenador da Comissão de Gota da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo o especialista, são poucos os pacientes que conferem os cuidados adequados ao problema e/ou recebem orientações corretas para controlar os sintomas.
Desencadeada pela elevação de ácido úrico no sangue, a gota tem um fator genético determinante, podendo ser passada de pai para filho. Bebidas alcoólicas em excesso e alimentação rica em proteína também podem aumentar os índices da substância no corpo, evoluindo para a inflamação das articulações. “O principal causador é a predisposição genética, aferida por meio do histórico familiar. Mas, se a pessoa abusa do álcool, pode desenvolver a doença mesmo com pouca predisposição para isso”, alerta o reumatologista e presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Boris Cruz.