terça-feira, 24 de março de 2015

A CRISE É POLÍTICA

Postado por: DANIELA MARTINS 
A agência Standard & Poor’s manteve a nota que dá ao Brasil o grau de investimento. Isso significa que o país continua a ser considerado bom pagador. O principal efeito é deixar claro que a crise brasileira é mais política do que econômica.
Na avaliação da agência de avaliação de risco, realizado o ajuste fiscal, a economia brasileira entraria nos eixos. Daí a S&P ter mantido a nota, ancorando essa decisão no ajuste fiscal em negociação com o Congresso.
Foi uma boa notícia em meio a uma maré negativa. Essa decisão ajuda a presidente Dilma a retomar algum fôlego para tentar fechar um acordo sobre o ajuste fiscal em no máximo duas semanas, antes dos protestos marcados para 12 de abril.
Se a presidente apaziguar os ânimos na política, terá chance de aplicar um ajuste mais rápido e eficiente, como Joaquim Levy tem dito que seria necessário.
Mesmo com as dificuldades na economia, que não são poucas, o ingrediente político tem atrapalhado mais o Brasil. O governo federal temia que houvesse um rebaixamento da avaliação do Brasil, o que deixaria o país sem o grau de investimento.
Entre os objetivos da indicação de Joaquim Levy para a Fazenda, um dos principais foi a avaliação de que ele teria condição de evitar a perda do selo de bom pagador do país. Sério, Levy cumpriu essa missão.
Agora, cabe ao governo ter habilidade e aproveitar este momento, que deve assegurar melhores condições para negociar o apoio ao ajuste fiscal com a sua base de apoio no Congresso.

BELO HORIZONTE: PREFEITO LACERDA EM ROTA DE COLISÃO COM O PSB


Marcio Lacerda diz que não está preocupado com nomes para 2016
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Marcio Lacerda diz que não está preocupado com nomes para 2016
O PSB do prefeito da capital Marcio Lacerda vive momento de combustão. O clima esquenta com a abertura de espaço para o PSDB no primeiro escalão do Poder Executivo.
Os socialistas temem que a aproximação do prefeito com o PSDB do senador Aécio Neves, do ponto de vista administrativo, possa significar uma aliança com vistas às eleições municipais de 2016. O receio maior é que o PSB não mantenha a cabeça de chapa. Há quem compreenda essas costuras como enfraquecimento do partido.
“Se ele quer fortalecer o PSB, por que nomeia só secretários do PSDB?”, questiona o secretário estadual da juventude do PSB, Igor Versiani, citando frase do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira: “O PSB não é um partido satélite do PSDB”.
As fissuras no PSB mineiro tiveram início no ano passado, quando Lacerda apoiou o candidato tucano ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, mesmo com o lançamento, por sua legenda, do nome do ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado.

VEJA COMO A GLOBO COBRE AS MANIFESTAÇÕES CONTRA O PSDB

Presidente do sindicato enviou carta ao diretor de Jornalismo da emissora, pedindo "coerência" na cobertura das manifestações que ocorrem no Estado

Jornal GGN - Durante semanas o governo do Paraná, capitaneado por Beto Richa (PSDB), enfrentou uma greve geral que pôs mais de 100 mil professores nas ruas, em protesto por melhores condições de trabalho e renda. Apesar da dimensão dos atos, a grande mídia deu pouco espaço às demandas dos educadores, e o mesmo ocorre, agora, em São Paulo, Estado governado pelo correligionário de Richa, Geraldo Alckmin. "Nossa greve não tem a devida cobertura na maior rede de televisão do país", escreveu o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP).
O tratamento não passou em branco. Em carta a Ali Kamel, diretor de Jornalismo da maior emissora do país, a Rede Globo, Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da APEOESP, cobrou coerência e isonomia na cobertura das manifestações em São Paulo. "Os professores da rede de ensino público de São Paulo estão em greve desde o dia 13 de março. Para a Rede Globo, no entanto, nossa greve não existe", introduziu a dirigente.

VAZANTE: DIVINO BOAVENTURA É REELEITO COM ESMAGADORA VOTAÇÃO NA DISPUTA PELO O SICOOB CREDIVAZ E SE CREDENCIA COMO UM NOME PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE VAZANTE


















Foi realizada neste domingo, na sede do Rotary Clube de Vazante, a eleição dos membros do Conselho de Administração da Cooperativa SICOOB Credivaz para o mandato de 2015 à 2019.
A assembleia foi iniciada às 8h da manhã com a prestação de contas da cooperativa e às 10h a eleição da nova diretoria. Com presença de 1.496  associados.

A Chapa-A comporta por; Divino Boaventura, Gilvando Araújo Barbosa, Joel Machado Diniz, José Antônio Machado, Paulo Antônio Guimarães, José Ernesto de Souza, foi reeleita com 1.312 votos.
A Chapa-B composta por; Gilson Corrêa, Elias Antônio Rabelo, Cantionil Filho, Leandro Guimarães, Valmir Braga e Lázaro Rômulo obteve 173 votos. Foram 11 votos brancos e não houve votos nulos.
fonte:vazantenet

WILL NUNES:

Com perfil extremamente técnico o contador Divino Boaventura que já foi secretário da fazendo de Vazante se consolida como um grande gestor e capacita seu nome como  provável candidato a prefeito na próxima eleição. Apesar de não ter muita popularidade é inegável sua capacidade administrativa e o sucesso como presidente do Sicoob Credivaz -  fato reconhecido pelo os próprios associados que votaram em massa na  chapa vencedora encabeçada pelo o seu nome.

IMPASSE NO CASAMENTO DO PTB COM O DEM


p t b e DEMLíderes do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e do DEM (Democratas) que discutem a fusão das duas legendas chegaram a um impasse. Os petebistas querem manter a denominação original de sua própria sigla. Mas democratas estariam incomodados em integrar um partido “trabalhista”.
As legendas aguardam também a sanção do projeto que estabeleceu regras para a fusão de partidos. Um dos artigos estabelece que a nova legenda herda a soma de tempo de televisão e recursos do fundo partidário a que as siglas que a originaram já tinham direito antes de se juntarem.
Com isso, a nova legenda formada por PTB e DEM se tornaria atrativa para o ingresso de parlamentares de outros partidos.

WILL NUNES:

Parece brincadeira essa união do DEM com o PTB. Vejamos a história dos dois partidos:

A ORIGEM DO DEM
A União Democrática Nacional (UDN) era um partido político brasileiro fundado em 7 de abril de 1945, frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora. Seu famoso lema era "O preço da liberdade é a eterna vigilância" e seu símbolo era uma tocha acesa. O "udenismo" caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico e da moralidade, e pelo ataque ao populismo. Era um partido com forte apoio das classes médias urbanas e de parte da elite. Assim como o atual DEM, era considerado o partido mais à direita no espectro político brasileiro. Hoje muitos integrantes do DEM são herdeiros políticos de antigas famílias udenistas, como os Caiado (GO), os Maia (PB, RN e RJ) e os Magalhães (BA).

Veja agora a história do PTB:

O PTB foi fundado em Rio de Janeiro (então Distrito Federal), em 15 de maio de 1945 sob a inspiração de Getúlio Vargas, seu maior líder e no bojo do Queremismo, movimento popular cuja consigna era Queremos Getúlio e que propunha uma Assembleia Constituinte com Getúlio na Presidência da República. Além de Getúlio, a fundação do PTB foi articulada pelo seu Ministro do TrabalhoAlexandre Marcondes Filho.
Sua base eleitoral era o operariado urbano, com forte ligação com os sindicatos. Ideologicamente, as raízes do PTB são o castilhismo gaúcho, o positivismo, traços desocial-democracia e o pensamento de Alberto Pasqualini, o maior ideólogo do PTB. Entre 1945 e 1964 foi o PTB o partido que mais cresceu, tanto em número de votos, quanto em número de filiados: em 1946 o PTB tinha 22 deputados federais; elevando-se a bancada para 66, em 1958, e em 1962 já tinha 116. Isto refletiu a crescente urbanização e industrialização que o Brasil experimentou naqueles anos. O PTB era, entre os grandes partidos de então, o mais à esquerda, e era constantemente acusado pelos opositores de ter políticas comunistas.
O programa partidário do PTB pregava alguns alhos as reformas, como a urbana, a agrária e a educativa, e tinha ênfase no crescimento econômico, desenvolvimento industrial, nacionalização de recursos e na educação. Estava incluído no contexto populista que dominou a prática política a partir do Estado Novo em diante.



REJEIÇÃO DA NOVELA BABILÔNIA PREOCUPA A GLOBO


Babilônia: rejeição
Babilônia: rejeição
Um sinal amarelo acendeu-se ontem na Globo: o capítulo de sábado de Babilônia registrou 22 pontos de audiência na Grande  São Paulo, de acordo com números prévios do Ibope.
Como a novela estreou com 33 pontos, isso significa que o principal produto da Globo perdeu um em cada três telespectadores desde o seu primeiro capítulo. Nunca uma novela da Globo caiu tanto em sua primeira semana.
Não é um atestado definitivo de óbito da trama. Império estreou com 31 pontos e obteve 24 pontos em seu primeiro sábado. Mas recuperou-se rapidamente, conquistou público e foi um sucesso de audiência.
Mas os 22 pontos podem ser resultado de uma rejeição de um extrato mais conservador dos telespectadores, que rejeitam personagens gays, sexo e prostituição, presentes na novela. Há também uma campanha de lideranças evangélicas contra a novela – campanha, aliás, já tentada outras vezes sem sucesso.
O inegável é que a Globo está preocupada desde ontem – muito preocupada. Porém, para definir se Babilônia é um fracasso ou não há que se aguardar os próximos capítulos.

A FORÇA DO PASTOR RR SOARES: 5 MILHÕES POR MÊS POR UM HORÁRIO NA REDE TV


rr
Missionário quer ir ao ar a partir das 20h30
R.R. Soares vai renovar contrato com a Rede TV!, mas deve mudar de horário. Hoje, o missionário gasta 5 milhões de reais por mês e entra no ar depois das 21h. A ideia é reajustar o valor do contrato pelo IGP-M e colocar o programa a partir das 20h30.
No mesmo horário, R.R. Soares já aparece na Band

STF: PREOCUPAÇÃO COM O LAVA JATO


Mello: alerta sobre opinião pública
Mello: alerta sobre opinião pública
Ministros do STF temem ser cobrados pelo andamento das investigações e futuras ações penais da Lava-Jato que correm no tribunal diante do quão adiantadas estão os inquéritos e processos tocados por Sérgio Moro.
O receio é que a sociedade não entenda por que os casos envolvendo políticos ainda estão no começo enquanto já houve até denúncias em relação aos demais envolvidos.
Diz Marco Aurélio Mello:
- O povo pode não entender a diferença

CINQUENTA TONS DE CINZA EM ALTA


a
Perto de mais um recorde
Apesar da média de minguados 266 espectadores por sala, Cinquenta Tons de Cinza se aproximou de outra marca expressiva neste fim de semana. Com 89 810 espectadores, o filme baseado no best-seller de E.L. James chegou a exatos 6 435 710 bilhetes vendidos por aqui e deve alcançar a casa dos 6,5 milhões durante a semana.
Em seis semanas em cartaz, Cinquenta Tons já rendeu 85,5 milhões de reais às bilheterias brasileiras, segundo a Rentra

QUEDA NA AUDIÊNCIA DA GLOBO REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS

Ilustração do Twitter do Rodrigo Vianna


Conversa Afiada reproduz artigo de Ricardo Feltrin, extraído do UOL:

IBOPE DO “JORNAL NACIONAL” “DERRETE” E MARCA 20 PONTOS


Um “terremoto” ocorreu na redação da Globo na noite de hoje (ontem). O “Jornal Nacional” registrou uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis, segundo dados prévios obtidos pelo UOL.

A média de audiência esta noite foi de 20 pontos, que é equivalente ao índice do telejornal global em um sábado de feriado prolongado.

Na segunda-feira passada a média foi de 29 pontos. A segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP (cada ponto = 67 mil domicílios). Os dados consolidados do Ibope só serão divulgados amanhã e podem sofrer pequena variação (geralmente nunca maiores que um ponto).

Dez anos atrás a média do “JN” era de 35,8 pontos na Grande São Paulo.

Embora não seja possível afirmar categoricamente o motivo da queda desta noite, não é difícil apontar os prováveis motivos.

1) As novelas das 18h e 19h não estão tão bem quanto deveriam, em audiência. Isso atrapalha a “alavancagem” de público que está sintonizando as novelas e continua na Globo durante o telejornal

2) A nova novela das 21h, Babilônia, também não vai nada bem  para os padrões da Globo, com média em torno de 31 pontos. Quando a novela vai bem, como o final de “Império”, um bom público sintoniza antes o “JN” já à espera da trama.

3) Hoje ocorreu a estreia de “Os Dez Mandamentos”, na Record, que também mudou o horário de seu telejornal para mais tarde; ocorre que a Record subiu nesta noite em todas as principais praças do país.

Em São Paulo passou de 7,9 pontos (na última segunda,) para 9,6 pontos hoje; no Rio passou de 7,7 para 12,6 pontos; Belo Horizonte dobrou: de 5,5 pontos para 11,1; Porto Alegre, idem: de 3,6 para 7,2 pontos; e no Recife, a emissora passou de 5 pontos para 12 hoje. Cabe saber se esses bons índices continuarão nos próximos capítulos.

FERNANDO HENRIQUE TAMBÉM NÃO SABE DE NADA...



MINAS GERAIS: ÁGUA CARA!

:
Minas deve adotar o sistema de sobretaxa que já é utilizado em São Paulo afim de conter aumentos no consumo de água nos próximos meses; na equação, seria feita uma média do consumo nos últimos 12 meses, e quem passasse desse cálculo em mais de 20% pagaria o dobro em sobretaxas na conta de água.

DILMA NO CAMINHO CERTO

:
Apesar do mau humor de parte da população, expresso nas manifestações do último dia 15 de março, duas notícias de ontem, destacadas nas manchetes da Folha de S. Paulo e do Valor Econômico desta terça-feira, apontam que a direção do segundo governo Dilma é a correta; de um lado, há a decisão da agência Standard & Poors, que manteve o Brasil como bom pagador e na condição de "grau de investimento", em razão da determinação em aplicar o ajuste fiscal; de outro, relatórios de bancos de investimento, destacados pelo Valor, apontam que o risco de racionamento de energia é cada vez menor, em razão não só do regime de chuvas, mas também da redução do consumo em razão de tarifas maiores; com energia e uma boa classificação de risco, o Brasil está mais apto a retomar o crescimento, apesar da histeria de quem aposta no quanto pior, melhor.

TELESPECTADOR DIZ NÃO AO JORNALISMO DA GLOBO


:
Jornal da TV Globo registrou uma das mais baixas médias de audiência em dia de semana; segundo informações do UOL, na noite desta segunda-feira, o jornal atingiu 20 pontos; na segunda-feira de Carnaval, por exemplo, deu 25 pontos na Grande SP - cada ponto representa 67 mil domicílios; há dez anos, a média do "JN", hoje apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos, era de 35,8 pontos na Grande São Paulo.
WILL NUNES:
Diferente de uma época quando apoiava a ditadura, hoje a Rede Globo enfrenta a opinião de um cidadão mais crítico, principalmente com o advento da internet. Antes só o alto padrão de qualidade visual e belas repórteres eram suficientes para atrair a audiência. Hoje a emissora sofre consequências de um jornalismo tendencioso e radical que muitas vezes não retratam a realidade.