quinta-feira, 13 de março de 2014

MINAS GERAIS: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DECRETA EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA DEVIDO RISCO IMINENTE DA INFESTAÇÃO POR BROCA-DO-CAFÉ

:
O Ministério da Agricultura decretou emergência fitossanitária em Minas Gerais devido ao risco iminente de surto da infestação por broca-do-café, um inseto que ataca plantações de café; no decreto, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, o ministério justifica a emergência devido à gravidade do problema, já que a praga tem "ciclo curto e grande capacidade de proliferação"


GUARDA-MÓR: NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA É DO PTB

Eleito na última eleição com 204 votos, pelo o PTB,  o Vereador Mário Ferreira é o novo presidente da Câmara Municipal de Guarda-Mór.

ELEIÇÃO EM MINAS: PSD ACERTA COM PIMENTA DA VEIGA

:
Partido da base aliada do governo Dilma, o PSD apoiará o pré-candidato ao Palácio da Liberdade Pimenta da Veiga (PSDB); de acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Silveira, a legenda pessedista quer ficar longe do "desmanche político" no Congresso Nacional, tendo a presidente Dilma Rousseff (PT) como protagonista


ELEIÇÃO EM BRASÍLIA-DF: ELES ESTÃO DE VOLTA! ARRUDA E RORIZ

:
Governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), criticou o acordo para a formação de uma chapa para concorrer com ele à reeleição e que traz de volta José Roberto Arruda (PR) e inclui Liliana Roriz (PRTB), filha do ex-governador Joaquim Roriz; "É a volta ao passado e a população jamais vai aceitar isso", disse

13 de Março de 2014 às 21:53

MORRE O ATOR DA GLOBO PAULO GOULART

     
paulo goulartUOLO ator Paulo Goulart morreu, aos 81 anos, em decorrência de um câncer, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela produção Nicete Bruno Produções Artísticas. Paulo morreu por volta das 13h30, no Hospital Beneficência Portuguesa. No momento da morte, o ator estava ao lado da família, a mulher, Nicette Bruno, e os filhos.
 
Em 2012, Paulo Goulart passou algumas semanas internado no setor de oncologia do mesmo hospital, para tratar de um câncer do mediastino, uma cavidade no centro do tórax, localizada entre os pulmões. Há sete anos, o ator já havia passado por uma cirurgia para a retirada de um tumor no rim.
 
Paulo Goulart é o nome artístico de Paulo Afonso Miessa, que nasceu no dia 9 de janeiro de 1933, em Ribeirão Preto, em São Paulo. O Goulart veio de um tio, o radialista Airton Goulart. A carreira artística começou na Rádio Tupi, em 1951, como ator de radionovelas. No mesmo ano, Goulart fez seu primeiro trabalho na TV ao lado de Mazzaropi.

CARNE DE JUMENTO

carne de jumento
foto: Jânio Duarte
Nesta quinta-feira (13), durante um almoço de degustação, autoridades convidadas pelo promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, participaram de um almoço regado à carne de jumento.

A ideia do representante do Ministério Público é incluir esse tipo de carne no cardápio do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.  Prefeitos, vereadores, juízes e representantes de unidades prisionais experimentaram a iguaria.

Segundo o promotor, o projeto surgiu em conversas com professores do curso de veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Para os especialistas, a carne é saudável para consumo humano e não está descartada a utilização merenda escolar ou em hospitais.

HORA DO RISO: CONVITE MISSA DE 7º DIA

convite de missa

DILMA CONFIRMA SUBSTITUIÇÃO DE 6 MINISTROS

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta tarde, a substituição de seis ministros. As mudanças ocorrem nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Pesca e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo. Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será o novo titular da Ciência e Tecnologia no lugar de Marco Antonio Raupp         

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, atualmente ocupado por Pepe Vargas, será assumido pelo ex-presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que já ocupou a pasta no governo Lula. Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, substituirá o atual ministro Aguinaldo Ribeiro.
 
Já o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupará o ministério da Pesca e Agricultura, atualmente conduzido pelo também senador Marcelo Crivella, também do PRB fluminense.

Neri Geller, hoje secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, será o substituto de Antônio Andrade na pasta. Para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta anunciou  o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages.

Os novos ministros tomarão posse na próxima segunda-feira (17), às 17h. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação e o empenho dos seis ministros que estão saindo e disse que eles continuarão contando com seu apoio e confiança.

Esta é a segunda etapa da reforma ministerial, iniciada por Dilma há pouco mais de um mês. Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha e Helena Chagas saíram, respectivamente, da Casa Civil, da Saúde e da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Aloizio Mercadante assumiu o lugar de Gleisi e foi substituído na Educação por José Henrique Paim. Já a pasta da Saúde foi ocupada por Arthur Chioro, e Thomas Traumann assumiu a Secom.

MINAS PODE TER NOVO MINISTRO NO GOVERNO DILMA


 
O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina, pode ser escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia. Sem filiação partidária, de perfil técnico e ligado à educação, seria o nome que mais agrada a presidente para ocupar uma pasta na Esplanada dos Ministérios. Foi o que confirmaram várias fontes envolvidas nas negociações.

Campolina enfrenta, porém, um concorrente ministerial. O atual presidente estadual do PSD, Paulo Safady, corre por fora na disputa. A presidente teria optado por aumentar de um para dois o número de pastas comandadas por mineiros.


Bancada

Por enquanto, apenas o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), representa o Estado. A bancada de parlamentares reivindica a extensão da influência mineira. Três partidos iniciaram a disputa: PT, PMDB e PSD. Pelos petistas, o nome levantado foi o do ex-ministro Patrus Ananias.

Os peemedebistas levaram um nome de perfil técnico e o PSD indicou Paulo Safady.


Quadros

No entanto, Dilma teria alertado que o espaço petista ministerial já está de bom tamanho. Bem como o do PMDB, que ainda tenta emplacar quadros de outros estados em algumas pastas.

Pelo apoio do PSD de Gilberto Kassab, a presidente avalia a hipótese de integrar na equipe o presidente estadual do PSD. A petista nutre simpatia por Safady, oriundo do setor empresarial.

Mas teria lhe agradado mais a possibilidade de escolher um nome sem filiação partidária e ligado à educação. Campolina é amigo de Patrus Ananias e de petistas históricos, como Heloísa Starling – o que acalmaria, a princípio, o PT.

O Ministério de Ciência e Tecnologia ainda seria uma estratégia para afastar a pasta do deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP).

ATRIZ DA GLOBO É MANTIDA COMO REFÉM DURANTE ASSALTO

RIO - Três assaltantes invadiram a casa de Letícia Spiller, num condomínio de luxo no Itanhangá, zona oeste do Rio de Janeiro, e mantiveram reféns a atriz, o marido, a filha de 3 anos, a babá e uma empregada, sob a mira de uma arma. O crime ocorreu na madrugada dessa quarta-feira, 12, quando todos dormiam. Os ladrões fugiram com joias, dinheiro, celulares e eletrônicos. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Polícia Civil informou que as vítimas foram trancadas num quarto pelos criminosos. A residência foi periciada. Investigadores da 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca) solicitaram imagens de câmeras de segurança do condomínio.

Os assaltantes usavam máscaras e roupas pretas. Antes de fugirem, eles levaram o dispositivo de armazenamento das imagens das câmeras de segurança da casa e cortaram os fios de telefone do imóvel, a fim de dificultar que a polícia fosse acionada. O roubo foi noticiado na edição desta quinta-feira, 13, do jornal "O Dia".
Atualmente, a atriz Letícia Spiller está no ar como a vedete Lola, na novela "Joia Rara", da TV Globo.

DILMA GANHA PONTO QUANDO BATE DE FRENTE COM A CLASSE POLÍTICA

Pesquisas com grupos de discussão mostram que Dilma ganha ponto com os eleitores quando bate na classe política. E perde quando cede às pressões de caciques por cargos e ministérios. A presidente faz pesquisas regulares para lastrear suas decisões desde que chegou ao Planalto.

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE, DEIXA O MINISTÉRIO PARA BARRAR APROXIMAÇÃO COM O PSDB



O ministro da Agricultura e presidente licenciado do PMDB de Minas, deputado Antônio Andrade, se prepara para deixar o comando da pasta antes do previsto. A informação foi confirmada  pelo próprio peemedebista, que deve deixar o cargo amanhã, disse esperar voltar a dirigir o partido ainda neste mês e não mais no prazo máximo de desincompatibilização, em 5 de abril.         

Nos bastidores, a volta de Andrade à liderança do partido será adiantada para barrar a aproximação entre PMDB e PSDB, fato que se acentuou nos últimos dias após encontro do presidente tucano em Minas, Marcus Pestana e lideranças peemedebistas. Isso teria aumentado a preocupação dos petistas em relação à ameaça à aliança histórica com PMDB em Minas.
Nesta quarta-feira, o ministro garantiu que, com o seu retorno, não haverá mais espaços para negociação com os tucanos. “Se depender de mim, não tem mais conversa. Não fiquei nada surpreso com a conversa. Teria ficado se o PMDB tivesse ido atrás do PSDB. No partido, a gente recebe todo mundo. Mas manter as negociações é outra história”, declarou Andrade, um dos nomes do PMDB mais próximos ao PT e cotado para vice do pré-candidato ao governo, Fernando Pimentel.

ÁTILA MAIA DEVE SER O NOVO MINISTRO DA PESCA

A vaga do ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), deve ser ocupada pelo secretário-executivo da pasta, Átila Maia da Rocha. O combinado é que, Dilma sendo reeleita, Crivella voltará ao cargo, se perder a disputa para o governo do Rio.

ELEIÇÃO EM MINAS: MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE RETORNA A PRESIDÊNCIA DO PMDB

São  fortes as especulações na grande imprensa que Antônio Andrade, deixa o ministério da Agricultura para assumir a cadeira na Câmara, como deputado federal e a presidência do PMDB em Minas, para articular aproximação do PMDB com o PT. Andrade é citado como provável candidato a vice-governador com Pimentel. Com a volta do ministro ao estado a tendência é o processo de discussão política esquentar ainda mais, na terra do pão de queijo.

ANTÔNIO ANDRADE DEIXARÁ O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, MAS INDICA O SUSBTITUTO

 
O secretário de Política Agrícola Neri Geller (PMDB) é o novo Ministro da Agricultura. A definição ocorreu na noite desta quarta-feira (12) após uma reunião envolvendo a presidente Dilma Rousseff (PT), Geller e Antônio Andrade (PMDB/MG) que deixa a pasta na próxima sexta-feira (14), quando o produtor e suplente de deputado federal toma posse. Pesaram a favor do gaúcho de Selbach, radicado em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte da Capital) há 30 anos o fato de ser do próprio PMDB e ter sido indicado por Andrade, que deixa o ministério para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.



Geller confirmou a nomeação instantes após o término da reunião, quando deixava o Palácio do Planalto acompanhado de Andrade. Ressaltou que, sob seu comando, o Ministério da Agricultura (Mapa) manterá a linha de atuação adotada pelo antecessor, desde março do ano passado, quando assumiu a função. “Ele tem feito um grande trabalho, implementando uma série de ações dentro da política agrícola do país e iremos dar continuidade a isto”.

O novo ministro salientou que os trabalhos de fomento às atividades agrícolas e a busca por novas oportunidades e negócio em um setor que tem grande contribuição no saldo positivo da balança comercial continuam sendo as metas do Mapa. “Continuaremos presentes em todas as regiões do Brasil, no Centro-Oeste, em Mato Grosso, enfim, vamos estar próximos aos produtores, como já vinha sendo feito”.

Para Geller, a confirmação da nomeação passa mais pela indicação de Andrade do que pelo desejo de parte da bancada do PMDB, que nos últimos dias tem cobrado mais espaço na administração de Dilma. “São duas coisas bem distintas. Tenho o apoio do atual ministro e de grande parte da bancada, mas essa escolha da presidente ocorreu, com certeza, pela indicação de Andrade”.