segunda-feira, 7 de junho de 2010

ELEIÇÃO EM MINAS GERAIS: NOTA DO PMDB

O PMDB de Minas informa a todos o desenlace do processo de escolha do pré-candidato da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governo de Minas. Após reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (7), em Brasília, com a presença dos presidentes nacionais do PMDB, Michel Temer, e do PT, José Eduardo Dutra, dos presidentes estaduais Antônio Andrade (PMDB-MG) e Reginaldo Lopes (PT-MG) e dirigentes nacionais e estaduais, ficou definido que o Senador e ex-Ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB-MG) será o cabeça da chapa majoritária ao governo mineiro, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel ficará com uma das vagas ao Senado.
Conforme combinado entre o PMDB e o PT, o pré-candidato foi escolhido a partir de critérios acordados previamente entre os dois partidos, respeitando o projeto nacional de palanque único para a pré-candidata à presidência Dilma Rousseff. O PMDB de Minas entende que, apesar de longo, o processo de escolha do pré-candidato e as conversas entre os dirigentes foram vitais para o manejo da democracia, uma vez que ambos partidos (PMDB - PT) visam um objetivo comum: implantar em Minas um modelo de crescimento baseado nas políticas públicas e sociais do presidente Lula."

PMDB E PT: AGORA É HÉLIO COSTA

O Partido dos Trabalhadores (PT) e do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) oficializaram no final da tarde desta segunda-feira o nome do senador Hélio Costa como candidato ao governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito após reunião no gabinete da presidência do PMDB, na Câmara dos Deputados, em Brasília,O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que disputava a cabeça de chapa com Hélio Costa, será candidato ao Senado.

DEP. ANTÔNIO ANDRADE É DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL

Entrevista concorrida, manchete nos maiores jornais do país e notícia nos principais meios de comunicação, sites e blogs na internet. O dep. federal Antônio Andrade (PMDB-MG) continua sendo a mesma pessoa tranquila e atenciosa. Durante a festa Agropecuária de Guarda-Mór eu estive conversando com ele sobre a sucessão mineira. Tranquilo, ele disse:" Will, acredito piamente na consolidação da candidatura de Hélio Costa ao governo de Minas". Dizendo achar natural o esforço do PT, em defender suas idéias em defesa de Pimentel. Mas que no final vai prevalecer o bom senso e o nome do senador e ex-ministro Hélio Costa. Antônio Andrade é um dos nomes fortes do comando de campanha da candidatura do senador ao governo mineiro.

DILMA NAS ASAS DO LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sustenta os índices de aprovação do governo em alta. Sua nota média chegou a 7,8 na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, o porcentual dos eleitores que acham sua gestão ótima ou boa é de 75%, e nada menos do que 86% aprovam sua maneira de governar. Mas como isso influencia a eleição presidencial?O cruzamento da avaliação de Lula com a intenção de voto mostra como a popularidade do presidente transformou Dilma Rousseff (PT) de uma tecnocrata desconhecida em favorita da maior parte dos eleitores.
Lula navegou sem solavancos a maré alta de sua aprovação ao longo do primeiro semestre. Seu índice de aprovação (ótimo + bom) foi praticamente idêntico nas pesquisas Ibope de fevereiro, março, abril e na atual, feita entre 29 de maio e 3 de junho. O que variou foi a apropriação que Dilma fez dessa popularidade

SERRA EM MINAS

De 264 prefeituras de PSDB, PPS e DEM em MG, 79 se disseram neutras, indecisas ou mesmo a favor de Dilma .Gratidão por repasses de Lula e mágoa por ex- governador não ter sido candidato a presidente explicam racha mineiroRodrigo Vizeu:O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, vai hoje à mineira Montes Claros, ao lado de Aécio Neves, numa tentativa de sedimentar os apoios de prefeitos de PSDB, DEM e PPS no Estado.
Em Minas, que tem 853 cidades, os três partidos controlam 286 prefeituras. A Folha ouviu 264 prefeitos dessas legendas e 79 deles disseram que não estão fechados com Serra. A fratura atinge 28% do total: 43% no DEM, 36% no PPS e 16% no PSDB.A indefinição ou mesmo traição declaradas dos prefeitos é um teste à dedicação a Aécio, que vem resistindo aos apelos para ser vice na chapa tucana, mas prometeu apoio total a Serra nas três legendas no Estado. Juntas, elas administram prefeituras onde estão 27% do eleitorado mineiro.Sem a unanimidade do "núcleo duro" aecista, Serra deve ter mais dificuldades para convencer prefeitos de siglas que integram tanto a base federal quanto a aliança estadual, como PP, PDT e PSB. Nelas, Aécio já admitiu que pode haver defecções.
Dos prefeitos ouvidos, 64 se disseram indecisos, seis declararam neutralidade e nove afirmaram apoiar Dilma. Cinco não quiseram revelar quem apoiarão.Foram entrevistados mais de 92% dos prefeitos das três legendas no Estado. O restante -19 do PSDB e 3 do DEM- não foi localizado.A hesitação em fazer campanha para Serra se assenta sobre um tripé: gratidão pelos repasses de verbas de Lula, alianças locais com partidos pró-Dilma e mágoa por Aécio não ter sido o candidato a presidente do PSDB.

IBOPE: DILMA E SERRA EMPATADOS

Os pré-candidatos à presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) ficaram empatados na primeira pesquisa de intenção de voto feita após a exibição das propagandas partidárias do PT e do DEM. Nestas exibições, o PT promoveu em rede nacional de rádio e televisão a candidatura da petista e, o DEM, a de Serra. Segundo levantamento do Ibope feito a pedido do jornal O Estado de São Paulo e da TV Globo, Serra e Dilma têm, cada um, 37% das preferências dos eleitores. Marina Silva, do PV, aparece com 9%.Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda dos dois principais pré-candidatos no rádio e na TV, Dilma subiu 5 pontos porcentuais, e Serra caiu 3. O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno: 42% para o tucano, 42% para a petista. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% a 37%.Dilma assumiu a dianteira na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados revelam suas preferências antes de ler a lista dos candidatos. Nessa modalidade, a ex-ministra da Casa Civil aparece com 19%, seguida pelo ex-governador de São Paulo, com 15%.

VAZANTINO PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO DISTRITAL É OVACIONADO EM BRASILIA-DF.

Os vazantinos que moram em Brasilia-DF manifestaram um forte sentimento de adesão a pré-candidatura do vazantino o advogado Fábio Calazans a deputado distrital na capital federal. O jovem advogado foi ovacionado pelo o público presente que superou mais de mil pessoas no evento denominado de Encontro dos Vazantinos. O fato ocorreu na manhã de domingo (05) e contou com a presença do deputado federal presidente do PR de Brasilia-DF, Izalci Lucas, que manifestou o seu carinho pelo o vazantino. Izalci, disse que Fábio é um exemplo de filho,pai e de amigo, que a sua entrada na vida pública tendo uma carreira profissional bem sucedida , mostra o seu despreedimento de ajudar em especial as pessoas mais necessacitadas.
WILL NUNES COMENTA: o advogado Fábio Calazans é dessas pessoas que orgulha seus conterrâneos. Depois de concluir sua faculdade de direito foi para Brasília-DF, assim como tantos outros tentar realizar seus sonhos. Com garra, vontade e muita dedicação abriu o seu caminho na capital federal, tendo como foco a meta de ocupar o seu espaço, no concorrido mercado de trabalho. Bem sucedido na carreira profissional ficou sensivel ao apelo dos amigos para o seu nome ser avaliado na vida pública. Aceitou o desafio e lançou sua pré-candidatura a deputado distrital. Fato que tomou tanta repercussão que hoje ele conta com o apoio de diversas lideranças politicas ,religiosas, associações,entidades e representantes da sociedade civil organizada. Como convidado para participar do evento tive a honra de expressar o meu pensamento diante da pré-candidatura do Fábio e conversar entre tantas pessoas de Vazante que moram em Brasilia-DF sempre educados e atenciosos, com os pais do Fábio: Pedro e Maria, sua irmã Nébia, a Maristela esposa do Almir filho do saudoso Antônio Secretário, com os advogados Amir Pedro e Pedro Bento. Temos só de parabenizar o evento , muito bem organizado e desejar ao amigo Fábio Calazans nessa sua caminhada dificil, árdua, reservada as poucas pessoas preparadas e determinadas "sucesso e realização" nesse novo desafio. Um abraço, amigo e boa sorte!! Quem desejar obter mais informações sobre Fábio, basta acessar www.blogdofabiocalazans.com.br