sábado, 2 de janeiro de 2016

MONTES CLAROS: NEM TUDO SERÃO FLORES PARA OSMANI BARBOSA


Nada são flores, caso o produtor rural, Osmani Barbosa se filie ao PMDB e saia candidato a prefeito de Montes Claros. O fato de ser bem relacionado socialmente e ter apoio de alguns segmentos empresariais da sociedade, tudo isso é importante para uma candidatura, mas não é tudo. 

O mais interessante seria mesmo se tivesse filiado há mais tempo no PMDB e iniciado um trabalho popular com penetração nas classes sociais menos favorecidas. 

Mas, como o partido estava amarrado (permanece momentaneamente) no governo municipal, com  o vice-prefeito peemedebista José Vicente, o processo de planejamento de candidatura própria ficou no segundo plano para não desagradar o prefeito.

O afastamento da atual administração vai começar agora no mês de janeiro ou início de fevereiro 2016, com a filiação do Osmani.

Após esta decisão vai ficar claro que o PMDB caminhará mesmo com pré-candidatura própria para disputar a prefeitura. 

É, aí que vai surgir as pedras no caminho de Barbosa. A primeira é que a lei eleitoral não permite campanha fora de época;

foi reduzido o período de campanha eleitoral de rua, rádio e tv;

além do PMDB, quais seriam os outros partidos da aliança  para dá musculatura ao seu nome; 

sem o dinheiro empresarial para os partidos e candidatos, teremos uma eleição mais enxuta, limitando o marketing político,dificultando que o seu nome chegue com mais rapidez a um público maior.

Portanto a caminhada de Osmani Barbosa rumo a prefeitura de Montes Claros também não será fácil, muitas pedras e obstáculos no caminho.




MONTES CLAROS: PREFEITO DEVE FICAR ATENTO CASO TENHA SEGUNDO TURNO


O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) segundo a imprensa local pretende disputar a eleição municipal com candidaturas fragmentadas, dividindo o eleitorado. Só que tem um detalhe: vários candidatos levam inevitavelmente a eleição para o segundo turno.

Diante de tanta polêmica com os adversários, na hipótese de ir para o segundo turno,  o prefeito pode enfrentar dificuldade na composição.

Em política acontece coisa que até Deus dúvida. Mas vamos lá, Humberto Souto (PPS) e Paulo Guedes (PT) dificilmente caminhariam com Muniz na tese de segundo turno.

As desavenças são grandes, mas para derrotar Ruy? Quem sabe? Os dois podem se unir? 

Fato novo: Osmani Barbosa - pode ser o maior adversário de Ruy Muniz, caso se viabilize e consiga chegar ao segundo turno, por uma razão simples; sem grande rejeição, não tem dificuldade nenhuma  de compor com os principais adversários  do prefeito.

Isolado contra todos Muniz poderá sofrer um duro golpe. Sem falar de  outros fatores que podem inserir ainda outros nomes no processo eleitoral. Na verdade tudo agora não passa de jogo de cena e especulações. O bicho vai pegar mesmo é nas convenções partidárias entre julho e agosto 2016.

MONTES CLAROS: ESTRATÉGICA ERRADA DO GOVERNO PODE CRIAR UM NOME FORTE PARA DISPUTAR A PREFEITURA


Uma ala ligada ao prefeito Ruy Muniz pode está cometendo um erro fatal. Estão dando espaço a Osmani Barbosa achando que a sua pré-candidatura divide mais ainda o eleitorado  favorecendo a pré-reeleição de Muniz. Estratégia completamente errada.

Enfrentar Humberto Souto e Paulo Guedes  nomes conhecidos da comunidade, com defeitos e virtudes é uma coisa. Agora um nome novo, que em tese não tem ainda desgaste político com o eleitorado é outra história. 

Humberto e Paulo chegaram ao teto rápido por serem conhecidos pelo o grande universo da população, diferente de Osmani que sem desgaste terá um longo caminho para construir sua estrada. Para isso vai contar com a estrutura  forte do PMDB e setores importantes da sociedade.

O que pesa a desfavor é a campanha curta desse ano, criando dificuldade de chegar mais rápido ao eleitor.

A estratégia do PMDB lançando a pré-candidatura de Osmani é clara! Um nome sem desgaste político que pode muito bem fazer uma campanha positiva com promessas capazes de convencer a população de um novo projeto para Montes Claros.

NORTE DE MINAS: EX-DEPUTADO CONTINUA FIRME NA CODEVASF

Apesar das pressões o ex-deputado estadual Dimas Rodrigues continua firme à frente da Codesvasf. Tem o aval do deputado federal, Saraiva Felipe (PMDB).