quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

UBERABA: GASODUTO PODE GERAR UMA NOVA REALIDADE ECONÔMICA PARA O MUNICÍPIO

O gasoduto que passará por Uberaba e o tamanho da Gasmig. Segundo o impresso, a Gasmig, distribuidora de gás natural canalizado de Minas Gerais controlada pela Cemig, planeja dobrar de tamanho o volume de vendas com a construção de um gasoduto entre Betim e Uberaba. “Com capacidade de transportar 3 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás, a infraestrutura é uma das apostas da empresa para avançar no fornecimento nas regiões central e sul do Estado, locais com grande presença de indústrias”, destacou.
E destaca que o gasoduto está estimado em R$ 1,8 bilhão, para 457 km, e abastecerá a nova fábrica de amônia da Petrobras, que será construída em Uberaba. “Em fase de projeto básico, a planta consumirá 1,2 milhão de m³/d e ficará pronta em novembro de 2016.”  O prefeito Paulo Piau afirmou para o JORNAL DE UBERABA, ao colocar que o diretor-presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, diz que o gasoduto tem de ficar pronto até março de 2016 para fornecer gás a partir de novembro.
Além de atender à demanda industrial do Triângulo Mineiro, o gasoduto também passará por cidades com mercados potenciais de gás, como Itaúna, Divinópolis, Araxá e Igarapé. “Há uma grande demanda por gás de siderúrgicas, mineradoras e empresas de fertilizantes nessas regiões”, justificou. A Gasmig já vem explorando o mercado industrial mineiro. Desde 2010, a companhia fornece o insumo às indústrias instaladas no chamado Vale do Aço, como Cenibra (papel e celulose) e Arcelor Mittal (siderúrgica).
Embora represente pouco mais de 1% do Ebitda consolidado da Cemig, segundo dados de 2012, o negócio de gás tem ganhado importância no plano estratégico da estatal mineira. “Tanto que a empresa foi a primeira do setor elétrico brasileiro a se aventurar nos leilões da ANP para produzir o próprio gás, seja para vender aos seus clientes por meio da Gasmig, seja para o desenvolvimento de novos projetos termelétricos. As campanhas exploratórias mais promissoras da companhia são em blocos na Bacia do São Francisco, em Minas”, coloca a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.