sábado, 23 de março de 2013

DENGUE MATA EM MINAS

Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, na tarde desta sexta-feira (22), que cinco pessoas morreram em decorrência da dengue em uma semana em Minas Gerais. Conforme o balanço da SES, os óbitos no Estado já somam 28.
De acordo com os dados já houve, este ano, um aumento de 164,9% no número de casos notificados, em comparação com todo o ano passado. Foram 123.694 registros de janeiro até agora, contra 46.681 em 2012.
Os dados revelam ainda um crescimento acelerado da doença. Em uma semana, o índice de casos notificados teve um salto de 32,7%, passando de 93.184 para 123.694.
Para a secretaria esse aumento tem relação com a reintrodução do tipo 4 de dengue em Minas. “Esse sorotipo não circulava no Estado há quase 30 anos, desta forma a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus”, informou a SES.
As condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito, entre os meses de novembro e maio, e a mudança na gestão de 83% das prefeituras são outros fatores que concorreram para o crescimento do número de casos.
A secretaria relatou ainda que é fundamental a participação da população no controle da dengue, já que as pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos do mosquito encontram-se dentro dos domicílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.