sábado, 6 de abril de 2013

RADIO AM COM SOM DIGITAL

Os estudos técnicos sobre o modelo a ser adotado para as rádios digitais que ocupam a faixa AM já estão sendo finalizados, e a expectativa do governo federal é a de encaminhar a proposta ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano, informou nesta quinta-feira (4) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
“Até o final do semestre encaminharemos ao Congresso Nacional a questão das rádios AM. Não há data definida porque o sistema a ser adotado ainda não foi definido, mas já temos encaminhamentos [nesse sentido]. 

Há rádios AM com sinal cada vez pior. Por isso precisamos fazer essa migração”, disse Paulo Bernardo, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo o ministro, a decisão pelo sistema a ser adotado levará em conta o preço que será cobrado pelos receptores. “Há [da nossa parte] a preocupação de que o preço do modelo seja acessível”. Além de aspectos técnicos e de custo, a definição do sistema de rádio digital levará em consideração impactos socioeconômicos e a transferência de tecnologia para a indústria brasileira.

A rádio digital tem uma qualidade de áudio superior à das rádios atuais. Sua adoção acarretará no acesso a novos serviços de dados, como a recepção de dados textuais relacionados com a emissora e a sua programação, serviços de informação do tempo e do trânsito, alertas de emergência e, dependendo da tecnologia, possibilitará a transmissão de imagens estáticas e em movimento.

WILL NUNES: minha vida inteira trabalhei em rádio, na maioria rádio Am, agora com o aúdio digital as emissoras poderão competir de igual para igual com as emissoras de FM.

Só que para isso terão que rever concepções e oferecer uma programação de alta qualidade para o ouvinte, caso contrário continuaram perdendo espaço para as FMs.

Agora quem mais perderá espaço serão as emissoras comunitárias pela a baixa potência, e sem a mesma capacidade técnica e de lei para entrar nessa nova fase que viverá as emissoras de rádio Am.

Entenda o que é rádio digital:

O chamado rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas.

Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.