sábado, 6 de abril de 2013

MINISTRO DA AGRICULTURA ANTÔNIO ANDRADE TEM ENCONTRO COM A BANCADA DO PMDB

Brasília (DF) - O Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, se reuniu na tarde desta quarta-feira (3) com a bancada do PMDB na Câmara. O encontro organizado pelo líder do Partido na Casa, deputado Eduardo Cunha (RJ), é o primeiro realizado com o ministro desde sua posse, no começo de fevereiro deste ano.

No início da reunião Eduardo Cunha, relembrou que Antônio Andrade é o terceiro ministro do PMDB a comparecer à Câmara para conversar com os parlamentares peemedebistas. Já foram realizados dois encontros com os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. A intenção do líder é tornar as reuniões frequentes para que os deputados possam debater suas questões juntos aos ministérios vinculados ao Partido. “O encontro de hoje é mais uma homenagem do ministro à sua bancada e vice-versa. Não esperávamos que ele fosse falar dos planos do Ministério de uma forma mais detalhada. O desafio do ministro é enorme e seu desempenho será refletido em todo o PMDB”, afirmou Cunha.

Em seu pronunciamento, o ministro destacou as mudanças estruturais que fez nas primeiras semanas à frente da pasta e reiterou sua disposição em atender aos pleitos feitos por parlamentares peemedebistas. “Tive a alegria de estar nesse Parlamento por seis anos. Se hoje sou ministro é porque sou do PMDB. Evidentemente quando assumi o ministério, é o ministério de todos os partidos, do Brasil. Porém, trato com todo carinho aquilo que é do nosso Partido. Ainda estamos naquela fase de conhecer os caminhos da pasta. No entanto, quero que todos vejam neste ministro um parceiro”, disse.

O deputado Silas Brasileiro (MG), amigo do ministro há 25 anos, elogiou as qualidades e a capacidade de trabalho de Antônio Andrade. “Estou certo de que teremos à frente do Ministério da Agricultura um homem honesto, inteligente e de caráter. Um ministro tem que conhecer sua pasta e Antônio Andrade foi a melhor escolha. É imprescindível ter um homem do campo dirigindo um ministério tão importante para o país”, declarou.

O deputado Alceu Moreira (RS), eleito presidente da Subcomissão do Leite, relatou ao ministro a série de conferências realizadas pelo colegiado no ano passado e alertou sobre a necessidade de se consolidar uma política de Estado que beneficie o produtor de leite. “Durante dois anos percorremos o país discutindo os problemas que atingem a cadeia produtiva do leite. Fizemos levantamento com todos os setores envolvidos e agora vamos discutir o relatório na subcomissão nesta semana. É importante que tenhamos condições de fazer um debate qualificado com a cadeia produtiva”, destacou.

O deputado Lucio Vieria Lima (BA) fez um apelo à bancada para que os parlamentares peemedebistas mostrem sua força no Congresso e auxiliem o ministro Antônio Andrade no que for necessário. “O que temos observado com constância são cortes nos ministérios do PMDB. Assim aconteceu com o Ministério do Turismo e da Agricultura. Estamos pedindo dinheiro para desenvolver uma política para agropecuária brasileira”, falou.

Já o deputado Darcísio Perondi (RS) relembrou a responsabilidade do ministro. “É uma alegria vê-lo no Ministério. Tem uma missão importante, uma vez que é o setor agropecuário que sustenta esse país. Essa pasta segura a balança comercial e a conta-corrente brasileira”, ponderou.

Em sua intervenção o deputado Hugo Motta (PB), pediu ao Ministro providências para a ampliação da quantidade do milho subsidiado, via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o Nordeste, que “sofre com a maior seca dos últimos 50 anos”. “Muitas vezes a presidente anuncia uma ação e não vemos essas ações chegarem na ponta. Precisamos garantir que essas medidas beneficiem de fato a população”, lamentou.

Em resposta, o Ministro declarou que a presidente anunciou ontem as ações de distribuição do milho. “Está sendo organizado um leilão de 100 mil toneladas que serão transportadas por caminhão. Todos os milhos serão doados sem nenhum ônus para os estados. Milho subsidiado, que servirá para alimentação da população e do rebanho também. Estamos atendendo um pouco mais de 100% do que havia sido solicitado pelos estados. Assim que as chuvas retomarem, a presidente Dilma quer repovoar os animais mortos em função da seca. São 11 estados envolvidos que vão nos ajudar a operacionalizar a distribuição desse milho”, assegurou.

Os deputados Ronaldo Benedet (SC), Danilo Forte (CE), Marçal Filho (MS), José Priante (PA), Manoel Junior (PB), Geraldo Resende (MS), Rogério Peninha Mendonça (SC), Valdir Colatto (SC), Francisco Escórcio (MA), Edinho Araújo (SP) e Mauro Lopes (MG) também felicitaram o ministro e encaminharam suas solicitações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.