terça-feira, 1 de abril de 2014

VAZANTE: POR QUE O MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO NÃO É DISCUTIDO NO MUNICÍPIO?

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas (Amig) está indo às ruas para pressionar o Congresso a aprovar o marco regulatório da mineração. Hoje, às 14h, a entidade faz um ato público em apoio ao projeto na praça Tiradentes em Ouro Preto. O Código Mineral agarrou e não tem nenhuma perspectiva de ser votado este ano.
 
WILL NUNES:
 
Curioso que em Vazante por ser uma cidade mineradora a gente não percebe nenhuma movimentação em torno desse assunto. Por que será que o tema passa desapercebido no executivo e no legislativo vazantino, já que no fundo a prefeitura deveria se interessar em aumentar a arrecadação do município. Vai ver que o governo municipal não esteja precisando em aumentar a receita?
 
O grande dilema em torno da mineração é que no futuro o minério acaba. Daqui a 20 anos, 30, 40 anos, não sabemos. Mas uma coisa é certa vai acabar,
 
Em Vazante além do legado dos problemas naturais que deixam a exploração do minério o que poderá ficar de bom para as novas gerações?
 
Esse debate deveria ser algo constante entre a empresa, sociedade organizada, poderes públicos e a comunidade. Algo que pouco se fala na cidade.
 
Talvez agora com o debate em torno do projeto do Marco Regulatório da Mineração o tema possa vir a tona.
 
Ou, ninguém tem interesse em debater novos caminhos do uso do solo de Vazante para um projeto sustentável que abra novos caminhos para mais recursos serem investidos em saúde, educação, infraestrutura, cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.