segunda-feira, 2 de junho de 2014

ELEIÇÃO MINEIRA: FERNANDO PIMENTEL GANHA NO PRIMEIRO TURNO, DIZ PESQUISA DATATEMPO

O pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, lidera pesquisa DataTempo em todos os cenários e modalidades. O petista tem 30,6% das intenções de votos contra 19,4% de seu adversário mais próximo, o também ex-ministro e ex-prefeito da capital, Pimenta da Veiga (PSDB), na simulação mais provável do levantamento estimulado.

A inclusão de um candidato do PSB, seja ele o ambientalista Apolo Heringer ou o deputado federal Júlio Delgado, praticamente não altera os percentuais obtidos por Pimentel e Pimenta. No cenário com Delgado, Pimentel tem 30,8%, e Pimenta da Veiga continua com 19,4%. Substituindo o nome de Delgado pelo de Apolo, Pimentel registra 31%, e Pimenta, 19,5%. 


O número de indecisos e daqueles que não souberam responder varia de 21,2% a 25,1% – percentual considerado alto. A quantidade de votos brancos ficou na casa dos 3%, com variações de décimos.


A pré-candidata do PSTU, a professora Vanessa Portugal, tem garantida a terceira colocação. Ela registra no cenário mais provável 6,3% da preferência do eleitorado. Com a inclusão do nome de Apolo Heringer, ela cai para 6%. Substituindo Apolo por Delgado, Vanessa volta aos 6,3%. As variações são de décimos, bem menores do que a margem de erro da pesquisa que é de 1,98 ponto percentual para mais ou para menos. 


A pesquisa ainda testou configurações em que Pimenta da Veiga é substituído pelo atual governador Alberto Pinto Coelho (PP) e pelo presidente da Assembleia de Minas, Dinis Pinheiro (PP) – ambos seus aliados. Nesses quadros, as intenções de votos em Pimentel crescem, e Vanessa Portugal assume a segunda colocação, à frente de Dinis e de Alberto Pinto Coelho. Ela consegue, em seu melhor desempenho, 7,9% das intenções de votos. 


O petista Fernando Pimentel chega a alcançar 36,6% das intenções de voto no cenário em que estão presentes Dinis Pinheiro, no lugar de Pimenta da Veiga, e Apolo Heringer. É o seu melhor desempenho. 


O candidato do PSOL, Fidélis Alcântara, não ultrapassa 2% das intenções de voto em nenhum quadro.


Foram realizadas 2.062 entrevistas em 110 cidades de todas as regiões do Estado, entre os dias 23 e 27 de maio. O público ouvido é das mais diversas faixas de renda, escolaridade e idade. [PE]

 

Registro

Dados. A pesquisa, que foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda., tem registro na Justiça Eleitoral com protocolo 034ADB14E1E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.