segunda-feira, 2 de junho de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: QUANDO A CHAPA É APRESENTADA COM ANTÔNIO ANDRADE, FERNANDO PIMENTEL RATIFICA A VITÓRIA NO PRIMEIRO TURNO, SEGUNDO PESQUISA DATA TEMPO

A pesquisa DataTempo testou o embate direto entre os dois pré-candidatos que lideram o levantamento estimulado, cenário possível em um eventual segundo turno na disputa pelo governo de Minas. Nessa situação, o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), tem 37,8% das intenções de voto contra 23,8% do também ex-prefeito da capital mineira e ex-ministro, Pimenta da Veiga (PSDB).

Chama a atenção o alto número de indecisos (17,6%) e dos que dizem que irão votar nulo (16,6%). Outros 3,4% pretendem votar branco.

Quando para o entrevistado são apresentadas as chapas completas, ou seja, os nomes dos pré-candidatos a governador e seu vice, o PT também bate o PSDB. A chapa Fernando Pimentel e Antônio Andrade (PMDB), deputado federal e ex-ministro da presidente Dilma, registra 39,4%.

Já a dupla Pimenta da Veiga e Dinis Pinheiro (PP), deputado estadual e presidente da Assembleia, tem 22,8% das intenções de votos, segundo o levantamento. Nesse cenário, novamente, o índice dos que afirmam que não sabem em quem votar também é alto: 25,5% dos entrevistados. Dizem que não pretendem votar em nenhuma chapa outros 6,7%. Não responderam 5,6% dos entrevistados.

Quando os entrevistados são perguntados sobre em quem votar para governador sem que seja apresentada uma lista de nomes dos pré-candidatos, 34,8% se dizem indecisos ou afirmam que não sabem quem vão escolher para governar Minas. Exatamente o mesmo percentual (34,8%) diz que não conhece os pré-candidatos. Outros 9,6% dos consultados afirmam que não pretendem votar em ninguém. Ou seja, a grande maioria dos entrevistados, cerca de 70%, ainda não fez a escolha do candidato ao governo de Minas. Oficialmente, a campanha eleitoral começa em julho.

O senador Aécio Neves, que é pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, foi lembrado por 4,2%. O petista Fernando Pimentel foi citado por 3,9%. Em seguida, aparece o tucano Pimenta da Veiga, com 3,5%. O ex-ministro Patrus Ananias (PT), que não é pré-candidato a governador e deverá disputar uma vaga na Câmara de Deputados em outubro, obteve 0,5% das intenções de votos.
Muitos outros nomes foram citados espontaneamente por menos de 0,5% dos entrevistados e, por isso, não são aqui destacados.

Foram realizadas pelo DataTempo 2.062 entrevistas em 110 cidades do Estado, entre os dias 23 e 27 de maio. A margem de erro é de 1,98 ponto percentual para mais ou para menos.
 
Registro
 
Dados. A pesquisa, que foi contratada pela Sempre Editora e realizada pela CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda., tem registro na Justiça Eleitoral com protocolo 034ADB14E1E. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.