terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SUCESSÃO MINEIRA: NOVAMENTE O NOME DE LACERDA É VENTILADO PARA DISPUTAR O GOVERNO DE MINAS

ELEICOES 2012
Força. Aécio e Lacerda podem voltar a caminhar juntos, apesar de o PSDB e o próprio prefeito negarem
A entrada do PSDB no governo de Eduardo Campos, em Pernambuco, animou os ânimos de lideranças do PSB em Minas. E o lançamento do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, ao governo mineiro em 2014, fato que ainda é considerado improvável, agora, já é visto como possibilidade mais concreta.
Para os socialistas, o quadro ficou mais favorável depois que os dois partidos conseguiram chegar a um acordo em Pernambuco, o que foi facilitado após jantar entre Campos e o também presidenciável Aécio Neves (PSDB). Além do Estado nordestino, também estão nas negociações São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e, é claro, Minas. Em todos os casos, o objetivo é minar o PT da presidente Dilma Rousseff no país, fato que é ainda mais essencial em território mineiro.
O presidente do PSB de Minas, deputado federal Júlio Delgado, tem a expectativa de que as alianças formadas em outros Estados respinguem em Minas. “É claro que esse gesto pode ser interpretado com um caráter nacional, podendo refletir em outros Estados. Haverá repercussões, pelo menos, em São Paulo e em Minas”, declarou. De acordo com o dirigente, a possibilidade de união entre os dois partidos no Estado reforça uma candidatura de Lacerda, já que ele é considerado o elemento aglutinador das siglas.
Lideranças do PSB admitem que já vêm aumentando a pressão sobre o prefeito e que estão ocorrendo sinalizações extraoficiais que podem indicar um acordo. Um exemplo são os encontros mais intensos com o PSDB. “A conversa oficial ainda não ocorreu, mas o acerto em Pernambuco nos fará acelerar esse processo. Até o fim do mês, vamos conversar com os tucanos e ver o que pode ser feito”, argumenta um socialista.
Outro ponto que reforçou a aposta do PSB em Lacerda foi a recente nomeação, pelo governo do PSDB, do filho do prefeito, Tiago Lacerda, na Secretaria de Turismo e Esportes. “Não foi uma negociação que teve a participação do PSB, já que o Tiago nem filado é. Mas foi um afago pessoal ao prefeito”, acredita outro filiado.
EsperaPorém, antes de um acordo poder ser selado em Minas, o PSB aguarda uma definição em São Paulo. Apesar de a ex-senadora Marina Silva (PSB) ter vetado o apoio à reeleição de Geraldo Alkimin (PSDB), a direção estadual do partido está disposto a fechar uma aliança. “Isso acontecendo, Minas deverá ser o próximo a decidir”, completa um representante do PSB mineiro.
O PSDB no Estado, porém, mantém que o candidato do partido será o ex-ministro Pimenta da Veiga.


Perde e ganha
Vantagens e desvantagens do lançamento do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), ao governo de Minas no ano que vem na opinião de cientistas políticas e lideranças do PSB mineiro:
O que ele ganha:
Pode assumir o governo de um dos principais Estados do país.
Cacifa politicamente seu nome e se torna elo entre PSB e PSDB.
Em caso de derrota, perde espaço na política.
O que ele perde:
Afasta-se da presidente Dilma Rousseff, líder até então próxima ao prefeito.
Corre o risco de perder recursos do governo federal para obras importantes.
Perde o crédito de obras em Belo Horizonte ainda em andamento e feitas durante o seu governo.
fonte:otempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.