sexta-feira, 15 de março de 2013

BIOGRAFIA DO DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE APONTADO PELA A GRANDE IMPRESA COMO O NOVO MINISTRO DA PRESIDENTE DILMA

Deputado Antonio Andrade
Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, 55 anos, mineiro nascido na cidade de Patos de Minas/MG, filho de Antônio Alves Ferreira e Conceição Andrade Ferreira, Casado com Nilza Carneiro Lima Andrade, pai de três filhos: Eduardo Lima Andrade Ferreira; Aline de Lima Andrade Ferreira e André de Lima Andrade Ferreira. Engenheiro Civil graduado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e Produtor Rural do Município de Vazante/MG. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB desde 1987, única filiação partidária desde o início de sua carreira política. Dentre as principais atividades de sua vida profissional e política destacam-se as seguintes: Foi Presidente do Sindicato Rural da cidade de Vazante, elegeu-se prefeito Municipal para a gestão 1989 – 1992; presidiu a Associação Microrregional dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais – AMNOR (1991); Diretor da AMM - Associação Mineira de Municípios em Belo Horizonte/MG. (1992); Exerceu por três mandatos consecutivos o cargo de Deputado Estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (1995 a 1999); (1999 a 2003); (2003 a 2007).
 
Em 2006 elegeu-se Deputado Federal, cargo que ocupa na atual legislatura (1º de Fevereiro de 2007 a 31 de Janeiro de 2011). As regiões de maior atuação política são o Noroeste Mineiro, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste de Minas Gerais. Sua atuação parlamentar enquanto deputado estadual foi bastante intensa: Vice-líder e Líder do PMDB (1999/2000); Líder da Maioria (2000/2001); Líder do Governo Itamar Franco na Assembléia Legislativa (2001/2002); Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que apurou a venda de ações da CEMIG (1999); Relator da CPI das licitações (2000/2001); Presidente da CPI que apurou a prostituição infantil no Norte de Minas e membro efetivo da CPI do Preço do Leite (2001/2002). Foi, ainda, membro efetivo das Comissões de Administração Pública, Política Agropecuária e Agroindustrial e Defesa do Consumidor. Foi por unanimidade de seus pares eleito para a 1ª. Secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa por dois mandatos consecutivos (2003/2004) e (2005/2006). Em seu mandato de Deputado Federal participou ativamente dos trabalhos da Casa: 2º. Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Indústria e Comércio e membro titular da Comissão de Agricultura Pecuária Abastecimento e Desenvolvimento Rural (2007/2008); Membro Titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (2008); Membro Titular da Comissão Representativa do Congresso Nacional (2008); Suplente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (2008); e da Comissão de Seguridade Social e Família (2007); Titular da Comissão Especial PEC nº. 98/2007 Fonogramas/Videofonogramas Musicais; Primeiro Vice-Presidente da Comissão Especial PEC nº. 277/2008 Desvinculação das Receitas da União; Relator Setorial da Integração Nacional – na Comissão Mista de Orçamento 2010.
 
Recebeu várias condecorações durante sua atividade parlamentar quais sejam: Medalha de Honra da Inconfidência; Grande Medalha da Inconfidência; Medalha do Mérito Legislativo; Medalha Santos Dumont; Medalha Alferes Tiradentes; Medalha ao Mérito Zeca Bomtempo; Medalha Antônio Secundino de São José; Medalha Davidson Pimenta da Rocha; Medalha do Mérito Polícia Civil; Grande Medalha da Ordem do Mérito da Saúde; Troféu Alferes Tiradentes; Medalha do Mérito Justiça e Direitos Humanos; Medalha Calmon Barreto; Grande Medalha da Ordem do Mérito; Medalha Desembargador Hélio Costa; Cidadão Honorário das Cidades mineiras de: Araporã; Bonfinópolis de Minas; Brasilândia de Minas; Buritis; Coromandel; Dom Bosco; João Pinheiro; Lagamar; Lagoa Grande; Luz; Paracatu; Riachinho; Sacramento; Unaí; Urucuia; Varjão de Minas; Formiga; Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté e Uruana de Minas, Carmo do Paranaíba. Em 2009 foi Relator Setorial na Comissão Mista de Orçamento na área setorial da Integração Nacional e Meio Ambiente. Elegeu-se Presidente Estadual do PMDB em Minas Gerais em dezembro de 2009. Em 2012 foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, uma das mais importantes comissões permanentes da Casa. Sua atuação parlamentar é pautada na ética e na lisura do processo político democrático. É pessoa simples, carismática e luta diuturnamente pelos direitos de seus concidadãos mineiros especialmente de sua base política, a quem deve seus cinco mandatos eletivos: Um de prefeito, três de Deputado Estadual e o atual que está em curso de Deputado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.