sábado, 8 de dezembro de 2012

NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE VAZANTE , PRESTA ESCLARECIMENTOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS

A secretaria municipal de saúde, de Patos de Minas, Janaína Araújo, usou a Tribunal Livre da Câmara Municipal na reunião dessa quinta-feira (06). Ela foi convidada pela presidente da casa, Dalva Mota, para prestar esclarecimentos sobre algumas leis que foram aprovadas no Legislativo e que não estão sendo cumpridas em sua totalidade em Patos de Minas.

Dalva Mota questionou a secretária sobre o cumprimento da lei que obriga o município a antecipar a ajuda de custo aos pacientes que vão fazer tratamento fora do domicílio, TFD. Janaína explicou que o cadastro dos pacientes era simplificado e que, com a nova lei, teve que ser readequado. Além disso, o pagamento é feito via banco, e também atrasou o processo.
A secretária de saúde também explicou que o pagamento antecipado da ajuda de custo do TFD tem causado alguns transtornos. Ela afirmou que muitos pacientes pegam o dinheiro e depois não conseguem fazer a prestação de contas, ficando em dívida com o município. Quem não consegue comprovar os gastos fica sem poder receber mais dinheiro.

Dalva Mota também questionou sobre a demora na instalação dos cerca de 250 computadores que foram comprados para as unidades de saúde em 2010. Muitos ainda estão encaixotados. A secretária de saúde informou que as máquinas foram adquiridas para atender um convênio assinado com o Governo do Estado para digitalizar os prontuários de todos os pacientes.

Janaína explicou que, segundo o convênio, o Governo do Estado forneceria o programa e os municípios ficariam responsáveis pela aquisição dos computadores, mas houve problema na aquisição do programa e o Governo de Minas ainda não conseguiu cumprir com sua parte no acordo. Segundo ela a expectativa é de que isso aconteça nos próximos meses.

Janaína também foi questionada sobre a infestação de escorpiões no bairro Várzea e sobre o cumprimento da lei que obriga a divulgação, em um quadro, do nome do médico que está de plantão na unidade de saúde. Janaína disse que não há mecanismos para acabar com escorpiões e sim para controlá-los e que a divulgação do nome dos profissionais está sendo cumprida.

A secretária que está deixando a pasta concluiu dizendo que a saúde de Patos de Minas, por ser referência para micro e macro região enfrenta problemas maiores, mas esclareceu que houve avanços no atendimento da população e destacou as cirurgias eletivas, onde muitas filas foram reduzidas.

fonte: Patoshoje

WILL NUNES COMENTA: Janaína Araújo que já trabalhou em Vazante, retorna a cidade nos próximos dias para assumir a secretária municipal de saúde. O nome dela deverá ser anunciado  pelo o prefeito eleito Dr. José Benedito. A indicação teria sido feita pelo o médico Dr. Clésio, que assumirá o cargo de diretor clínico do Hospital Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.