quinta-feira, 14 de novembro de 2013

JORNAL O TEMPO: CRESCE O NOME DO MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE COMO PRÉ-CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR NA CHAPA DE PIMENTEL


Até então cotado para ser candidato a vice-governador de Minas ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o empresário Josué Gomes pode agora ser o substituto de Pimentel na pasta. Mesmo que de forma embrionária, os petistas, incluindo os mineiros, já tratam a mudança como uma forte possibilidade.
A ida do filho do ex-vice-presidente da República José Alencar para o cargo é parte, segundo lideranças do PT, da estratégia da presidente Dilma Rousseff de fortalecer a coligação para a sua reeleição. Ela deve usar a reforma ministerial – necessária para substituir nomes que vão se candidatar em 2014 – para dar mais poder ao PMDB, seu principal aliado.
A estratégia interfere diretamente nos planos de PT e PMDB para a disputa pelo governo de Minas. Os petistas apostavam no empresário – que se filiou recentemente ao PMDB – como nome unificador para compor a chapa de Pimentel como vice. Sem ele, a aposta recai sobre outras lideranças.
Segundo um deputado do PT, a indicação de Josué para o ministério já é “uma ação concreta de Dilma”. “Substituir o Pimentel pelo Josué é interessante porque ele é do PMDB e também é mineiro”, explica. Sobre a disputa pelo governo de Minas, esse mesmo petista argumenta que isso facilita a aliança com os peemedebistas no Estado. “Temos uma vaga de vice e três nomes disputando, o que poderia causar dificuldade maior para acomodar todo mundo. Com um a menos, fica mais fácil acomodar os aliados na chapa”, afirmou, se referindo ao ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e ao senador Clésio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.