quinta-feira, 14 de novembro de 2013

15 DE NOVEMBRO: DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Em 1889, intensificavam-se as críticas contra a monarquia, que perpetuava a vitaliciedade do Senado, a ausência de liberdade religiosa e a inexistência de autonomia das províncias.
Diante da idade avançada de D. Pedro II, os jovens republicanos queriam evitar o estabelecimento de um Terceiro Reinado; almejavam a descentralização administrativa e política.
No Rio de Janeiro, o marechal Deodoro da Fonseca foi convencido a chefiar o movimento revolucionário. O golpe estava previsto, então, para 20 de novembro, mas antecipou-se em razão de boatos de que importantes defensores da República seriam presos.
Embora não tivesse o apoio popular, o batalhão de Deodoro invadiu o Quartel-General do Exército, na manhã do dia 15, sem encontrar resistência. Depois ocupou o Ministério da Guerra, depondo o Visconde de Ouro Preto. Pela tarde, os republicanos proclamaram oficialmente a República na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
Na madrugada de 17 de novembro, Dom Pedro II partiu com a família real para a Europa. E o marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do país.

Quem foi o Marechal Deodoro?

Dia da Proclamação da República
Marechal Deodoro
Nascido em Alagoas, em 1827, combateu revoltas contra o Império e lutou nas guerras do Prata e do Paraguai, alcançando o posto de marechal, em 1884. No ano seguinte, foi nomeado comandante de armas do Rio Grande do Sul e lá mesmo se envolveu com os fatos que o colocariam, a sua revelia, na liderança do movimento que acabou com o sistema monárquico. Em 1886, foi para o Rio de Janeiro, assumindo a chefia da facção do Exército que era favorável à libertação dos escravos.
Como presidente, sofreu violenta oposição do Congresso, que tentou vencer articulando um golpe de Estado.
Não contava, porém, com a resistência do Exército, chefiada pelo vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto e, em 1891, cansado e desiludido, renunciou ao cargo com a seguinte frase: "Assino o decreto de alforria do último escravo do Brasil".
Fonte: www.ftd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.