O desempenho dentro de campo pode até não ser dos melhores atualmente,
mas fora das quatro linhas, mais especificamente na área de marketing, o Corinthians tem conseguido manter uma regularidade que deve levar o
clube paulista a fechar 2013 com um faturamento de R$ 400 milhões. Além da
bolada que o clube paulista de futebol recebe de emissoras de televisão para a
transmissão de seus jogos, o time tem investido pesado em outras formas de
rentabilizar (ainda mais) o negócio.
“Estão caminhando para um modelo mais sustentável”, explica Fernando
Ferreira, sócio-diretor da Pluri Consultoria, especializada no mercado
esportivo. Daí a força dos sócios-torcedores e a larga opção de produtos
licenciados, lojas franqueadas, além dos eventos promovidos pelos times, em
especial, pelo Corinthians. “O clube tem feito um trabalho muito eficiente
nesse sentido de ampliar as fontes de renda”, diz Ferreira. Em 2007, os atletas
era 57% da fonte de receita do time – hoje respondem por apenas 9%.
Dos R$ 359 milhões que o time faturou no ano passado, 43% vieram da
televisão – fatia muito maior que os 17% em 2007. “A maior torcida é a que
recebe mais da Globo”, lembra Ferreira, que ressalta que até 2015 o Timão
deverá embolsar R$ 115 milhões anuais pelas transmissões de jogos. Em 2016,
esse valor passará para R$ 170 milhões.
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