sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

UNAÍ-MG: PREFEITO OCUPA A TRIBUNA DA CÂMARA PARA APRESENTAR PROPOSTAS

O prefeito Delvito Alves ocupou a tribuna da Câmara Municipal,  para apresentar aos vereadores as principais propostas de trabalho da administração para o período 2013-2016. O ato marcou a abertura da 1ª sessão ordinária legislativa da 17ª legislatura. A sessão também assinalou a posse da vereadora Shilma Nunes. Ela ocupa vaga aberta por Andréa Machado, que assumiu a pasta da Secretaria Municipal da Saúde.
Confira os principais tópicos abordados por Delvito Alves:
Situação do município
O prefeito disse que ainda não tem condições de fazer uma avaliação mais precisa para informar a situação do município aos vereadores e à população de Unaí. Mesmo admitindo não ter encontrado uma situação “muito boa” na Prefeitura, Delvito reconheceu que não vai travar um embate com o passado. “O que nos interessa é abraçar a nossa causa, a nossa responsabilidade, com vistas ao futuro de Unaí”, destacou.
Novos momentos
Delvito Alves assinalou que contará com o apoio dos vereadores para que Unaí viva uma nova condição. “O prefeito é diferente, é novo. A maioria dos vereadores, também. Por isso, precisamos estar juntos nesse projeto novo de transformação política. Vamos pedir o apoio, a compreensão, a ajuda de todos”.
Equilíbrio e serenidade
Equilíbrio e serenidade para superar as dificuldades político-partidárias. Essa a senha deixada por Delvito para desenvolvimento de um trabalho conjunto Prefeitura e Câmara. “Não serei prefeito para que a Câmara de Unaí diga amém, sempre. Serei prefeito do diálogo, da discussão e, claro, serei prefeito de todos os unaienses”.
Reforma administrativa
O prefeito disse que vai apresentar uma proposta de reforma administrativa que será amplamente discutida com a Câmara Municipal. A reforma visa principalmente instituir novas secretarias municipais.
A Secretaria de Administração Regional será criada para gerir a cidade a partir de quatro regionais. “Vamos trazer os problemas para mais perto da administração pública. A participação dos vereadores será importante junto às regionais, para ajudar a detectar problemas e buscar soluções conjuntas com a Prefeitura”.
Outra proposta apresentada é a criação da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária. “Essa secretaria vai trabalhar com a atração de investimentos e o fomento da pequena propriedade rural. Os vereadores que trabalham na zona rural vão sentir a importância dessa secretaria”, afirmou o prefeito.
A instituição da Secretaria de Segurança Pública também está nos planos de Delvito Alves. Segundo ele, além de proteger os bens públicos, a guarda municipal vai atuar na proteção aos filhos das famílias unaienses. “O objetivo é exatamente buscar a cooperação e as parcerias com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Vamos colocar um secretário com conhecimento do assunto para facilitar o “encontro” entre a guarda municipal e as forças de segurança do Estado.
E, finalmente, Delvito falou sobre a importância de se instituir uma Secretaria de Habitação. De acordo com o prefeito, Unaí possui déficit habitacional de cerca de 7.000 moradias. “Precisamos de adotar soluções urgentes, porque a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades exigem esse órgão próprio para captação de recursos e construção de novas casas”.
Ele ressaltou ainda que o município precisa liberar loteamentos e oferecer alternativas de espaços para novas construções. “Nós vamos sentar com todos os proprietários de imóveis e loteadores, para fazer um pedido de espaço e condições para que os filhos das classes mais necessitadas possam construir sua moradia”, frisou Delvito.
O pensamento, segundo o prefeito, é fazer a reforma administrativa tão logo o limite de gastos com a folha de pagamento do funcionalismo da Prefeitura abaixe de 54% para 50%.
Centro Administrativo
O prefeito lembrou que a administração municipal está espalhada por imóveis em todos os cantos de Unaí. Segundo ele, o prédio da Prefeitura hoje não tem condições de abrigar três secretarias bem montadas. “Não tem condições de receber uma autoridade dentro do prédio”, criticou.

fonte:unainet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.